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Sem tempo de ser criança: a pressa no contexto da educação de crianças e implicações nas aulas de educação física

No hay tempo para ser un niño: prisa en el contexto de la educación de los niños y sus repercusiones en las clases de educación física

No time to be a child: a hurry in the context of education for children and implications in physical education classes

Este texto caminha no sentido de refletir sobre o tempo no processo de educação das crianças, dando destaque ao culto a tudo que é veloz. Procuramos mostrar que a maneira pela qual a sociedade de maneira hegemônica tem percebido o tempo está relacionada com as mudanças mais radicais e menos perceptíveis da nossa modernidade. Na Educação Física, a compreensão fenomenológica do movimento humano ajuda a compreender o brincar e o "se-movimentar"- conceito desenvolvido no Brasil por Kunz (2000) - como as principais possibilidades de respeitar a criança no que ela é e deseja no presente de sua vida e de se posicionar criticamente diante de uma lógica do apressamento do tempo, que faz sucumbir à quantidade em detrimento da qualidade.

Educação física; educação infantil; tempo e brincadeira


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