Acessibilidade / Reportar erro

Crescimento do amendoinzeiro irrigado com águas salinas1 1 1 Parte da Dissertação de Mestrado do primeiro autor apresentada à UFCG - Campina Grande, PB.

Growth of peanut irrigated with saline waters

Resumo

A maior demanda hídrica pela agricultura vem forçando a utilização das águas de qualidade inferior, inclusive as salinas, liberando as de boa qualidade para fins mais restritivos. Nesta pesquisa objetivou-se estudar o crescimento de duas cultivares de amendoim, irrigadas com águas de diferentes valores de condutividade elétrica (CEa). O experimento foi conduzido em casa de vegetação, no município de Campina Grande, PB. Testaram-se cinco níveis de CEa (0,4; 1,5; 3,0; 4,5 e 6,0 dS m-1) nas cultivares BR-1 e L-7, compondo um arranjo fatorial 5 x 2, em delineamento experimental inteiramente casualizado, com seis repetições A altura de planta e o número de folhas diminuíram, linearmente, com o aumento da salinidade da água de irrigação, aos 45 e 105 dias após a semeadura (DAS). Aos 45 DAS, a cultivar L-7 foi mais sensível ao estresse salino que a cultivar BR-1; já aos 105 DAS o crescimento da cultivar BR-1 foi mais afetado que o da cv. L-7.

Palavras-chave:
Arachis hypogaea L; estresse salino; desenvolvimento

Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com