Acessibilidade / Reportar erro

Relações hídricas e produção em plantas de amendoim irrigadas com águas salinas1 1 1 Parte da Dissertação de Mestrado do primeiro autor apresentada à UFCG. Campina Grande, PB.

Water relationships and yield of peanut crop irrigated with saline waters

Resumo

A presença de sódio na água de irrigação provoca, quase sempre, redução no crescimento das plantas em função das modificações no balanço de íons, potencial hídrico, fechamento estomático, na nutrição mineral e eficiência fotossintética. O presente trabalho foi conduzido com o objetivo de se estudar o efeito da salinidade da água de irrigação na cultura do amendoim, em casa de vegetação. Testaram-se cinco níveis de condutividade elétrica da água de irrigação (0,4; 1,5; 3,0; 4,5 e 6,0 dS m-1, a 25 ºC) em duas cultivares BR-1 e L-7, sob arranjo fatorial 5x2, em delineamento inteiramente casualizado, com 6 repetições. Avaliaram-se o teor, o consumo e a eficiência de uso de água, bem como o número de frutos e a fitomassa de partes da planta que, no geral decresceram com o aumento da salinidade. No maior nível de salinidade o número de frutos decresceu 11,36%, a fitomassa de frutos, de sementes e de 10 sementes diminuíram em 16,68, 17,87 e 36,48%, respectivamente.

Palavras-chave:
Arachis hypogaea L; estresse salino; eficiência do uso da água

Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com