Acessibilidade / Reportar erro

A inoculação com bactérias diazotróficas pode diminuir a perda de produtividade de Vigna unguiculata (L.) Walp desfolhada?

RESUMO

Objetivou-se no presente estudo avaliar o efeito da desfolha artificial no crescimento vegetativo e produtivo do feijão caupi sob inoculação com bactérias diazotróficas, em dois experimentos. O primeiro experimento foi realizado em casa de vegetação com fatorial 5 × 5 (cinco percentagens de desfolha e cinco fontes de nitrogênio), com quatro repetições. As fontes de nitrogênio consistiram na inoculação bacteriana das cepas INPA 03-11B, UFLA 03-84, UFRB FA34C2-2 e dois tratamentos controle: i - com adubação nitrogenada e ii - sem adubação nitrogenada e sem inoculação. O segundo experimento, foi realizado em campo no esquema fatorial 3 × 5, com três repetições. Os tratamentos consistiram de três fontes de nitrogênio: com adubação nitrogenada, sem adubação nitrogenada e uso da cepa bacteriana INPA 03-11B selecionada no primeiro experimento, e cinco percentagens de desfolhamento artificial, cujos valores, nos dois experimentos, foram: 0, 25, 50, 75 e 100%. O desfolhamento artificial do feijão caupi durante o estágio vegetativo causou redução na massa seca dos nódulos bacterianos. A inoculação aumentou a tolerância das plantas ao desfolhamento e aumentou o teor de nutrientes dos grãos (N e P). A inoculação com a cepa INPA 03-11B permitiu que as plantas de caupi tolerassem 50% de desfolhamento no estádio vegetativo. A produtividade média do feijão caupi é reduzida a partir de 50% de desfolhamento artificial durante a fase produtiva e, portanto, dispensa o controle de pragas desfolhantes até esse nível, em condições de campo.

Palavras-chave:
Bradyrhizobium elkanni; Bradyrhizobium viridifuturi; manejo agroecológico; nutrição

Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com