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O Campo Acadêmico da Educação Especial no Brasil

The Academic Field of Special Education in Brazil

RESUMO:

O objetivo deste trabalho foi analisar a emergência e o desenvolvimento do campo acadêmico da Educação Especial no Brasil. Por meio de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e documental, foram coletados dois conjuntos de dados: dados históricos e bens acadêmicos, permitindo estruturar a institucionalização do campo acadêmico da Educação Especial em três momentos distintos: a) Elementos antecedentes (de 1789 a 1962); b) Elementos constituintes (de 1962 a 1989); e c) Expansão do campo acadêmico (a partir de 1990). A análise relacional dos dados indicou que a Educação Especial se constitui como um campo acadêmico abrangente e em expansão, porém restrito para a dimensão do país. A caracterização da Educação Especial na qualidade de campo acadêmico possibilitou a sistematização de um conjunto de instâncias de institucionalização responsáveis pela produção e pela divulgação de bens acadêmicos diversos que contribuem significativamente para seu processo de consolidação. Espera-se que os agentes do campo acadêmico atuem na luta contra a invisibilidade e o menosprezo histórico às pessoas com deficiência, por uma Educação Especial Inclusiva no âmbito de uma educação pública, gratuita e de qualidade.

PALAVRAS-CHAVE:
Educação Especial; Campo acadêmico; Brasil

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