Acessibilidade / Reportar erro

Uso do Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) na residência médica: uma revisão de escopo

Use of Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) in medical residency: a scoping review

Resumo

Introdução:

Com a evolução do ensino médico para currículos baseados em competências, fez-se necessária uma readequação dos currículos e dos métodos de avaliação, com maior enfoque sobre o cenário de prática profissional e, portanto, na utilização de ferramentas como o Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX).

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo avaliar o uso da estratégia Mini-CEX como método de avaliação nos programas de residência médica.

Método:

Trata-se de uma revisão de escopo, cuja estratégia de busca realizada no PubMed resultou em 578 artigos. Após aplicar a metodologia do Instituto Joanna Briggs para inclusão e exclusão, foram selecionados 24 estudos transversais.

Resultado:

Selecionaram-se artigos referentes a estudos realizados entre 1995 e 2021, em diversos continentes, diferentes programas de residência, e cenários ambulatorial, internação e de emergência. O Mini-CEX mostrou-se aplicável no contexto da residência médica, pois trata-se de uma avaliação observacional direta do atendimento realizado pelo médico residente nos diversos cenários de atuação, como ambulatórios, internações e emergências. Trata-se de uma avaliação com tempo de observação variando de dez a 40 minutos e que permite a abordagem de vários aspectos do atendimento médico, como anamnese, exame físico, raciocínio clínico e aconselhamento, além de possibilitar a realização de um feedback sobre o desempenho dos residentes.

Conclusão:

O Mini-CEX constitui uma ferramenta de fácil aplicabilidade e promove alto grau de satisfação dos envolvidos, podendo ser utilizada de forma rotineira nos programas de residência médica.

Palavras-chave:
Educação Médica; Residência Médica; Avaliação Educacional

Abstract

Introduction:

With the evolution of medical education towards competency-based curriculum, the need has emerged to reconfigure curriculum and assessment methods, with increased focus on the professional practice setting, thus leading to the utilization of tools such as the mini-CEX (mini-Clinical Evaluation Exam).

Objective:

To evaluate the use of the mini-CEX strategy as an assessment method in medical residency programs.

Method:

This is a scoping review, and the search performed on PubMed resulted in 578 articles. After applying the Joanna Briggs Institute methodology for inclusion and exclusion, 24 cross-sectional studies were selected.

Results:

The selected articles were based on studies conducted between 1995 and 2021, in various continents and in both clinical and surgical residency programs, including outpatient, inpatient, and emergency settings. The Mini-CEX was shown to be applicable in the context of medical residency, as it is an observational assessment of the care provided by the resident physician in various practice settings such as outpatient clinics, inpatient wards, and emergency departments. It involves a variable observation time ranging from 10 to 40 minutes and allows for the evaluation of various aspects of medical care, including history taking, physical examination, clinical reasoning, counseling, and provides an opportunity for providing feedback on the residents’ performance.

Conclusion:

The mini-CEX is a tool that is easy to implement and promotes a high degree of satisfaction among stakeholders. It could be used more routinely in medical residency programs.

Keywords:
Medical Education; Medical Residency; Educational Assessment

INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, a educação médica tem passado por transformações impulsionadas pela globalização, pelos avanços tecnológicos e pelo rápido desenvolvimento médico e do cuidado. Para atender às necessidades sociais desencadeadas por essas mudanças, foi necessária uma readequação do ensino médico com currículos orientados por competência, com foco em resultados de aprendizagem advindos da experiência profissional11. Frank JR, Danoff D. The CanMEDS initiative: implementing an outcomes-based framework of physician competencies. Med Teach. 2007 Sep;29(7):642-7.)-(33. Liao KC, Pu SJ, Liu MS, Yang CW, Kuo HP. Development and implementation of a Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) program to assess the clinical competencies of internal medicine residents: from faculty development to curriculum evaluation. BMC Medical Education 2013, 13:31..

Além do conhecimento médico, outras competências, como forma de atendimento ao paciente, profissionalismo, aprendizado baseado na prática e habilidades interpessoais e de comunicação, foram sendo incorporadas, e os formatos de avaliação também tiveram que ser modificados11. Frank JR, Danoff D. The CanMEDS initiative: implementing an outcomes-based framework of physician competencies. Med Teach. 2007 Sep;29(7):642-7..

Dessa forma, em 1972 o Conselho Americano de Medicina Interna deixou de utilizar provas orais para avaliar a competência clínica de seus candidatos e passou a aplicar o Exercício Clínico Avaliativo (Clinical Evaluation Exercise - CEX) que consistia em um método de observação direta do atendimento feito pelos residentes em pacientes internados, de modo a qualificar a anamnese, o exame físico, bem como o diagnóstico e as terapêuticas propostas, com uma duração média de duas horas44. Holmboe ES, Hawkins RE. Methods for evaluating the clinical competence of residents in internal medicine: a review. Ann Intern Med. 1998;129:42-48.)-(66. Norcini JJ, Blank LL, Arnold GK, Kimball HR. The Mini-CEX (Clinical Evaluation Exercise): a preliminary investigation. Ann Intern Med . 1995;123(10):795-799..

No entanto, observou-se que esse método continha algumas falhas como a variabilidade entre os avaliadores e que o exame necessitaria ser aplicado mais de uma vez para ser confiável, já que a qualidade do desempenho médico pode variar de acordo com o nível de dificuldade do atendimento. Por conta do tempo dispensado, o CEX foi reformulado dando origem ao Mini-CEX44. Holmboe ES, Hawkins RE. Methods for evaluating the clinical competence of residents in internal medicine: a review. Ann Intern Med. 1998;129:42-48..

O Mini-CEX permite a avaliação em encontros de 15 a 20 minutos, podendo ser aplicado tanto na graduação como na residência médica, possibilitando sua aplicação em diversos cenários, como o ambulatorial, a emergência, a unidade de terapia intensiva (UTI) e a enfermaria. O aluno recebe uma pontuação de 1 a 9, e verificam-se sete competências: habilidades na entrevista, habilidades no exame físico, profissionalismo, raciocínio clínico, habilidades de orientação, organização e competência clínica geral55. Norcini JJ, Blank LL, Duffy, FD, Fortna GS. The Mini-CEX: a method for assessing clinical skills. Ann Intern Med . 2003;138:476-481.),(77. Megale L, Dias Gontijo E, Joaquim I, César Motta A. Evaluation of medical students’ clinical skills using the Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX). RBEM. 2009; 33(2): 166-175..

O objetivo principal desta revisão é avaliar o uso da estratégia Mini-CEX como método avaliativo nos programas de residência médica.

MÉTODO

Realizou-se uma revisão de escopo de acordo com a metodologia do Instituto Joanna Briggs88. Peters M, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco A, Khalil H. Scoping reviews. JBI Manual for Evidence Synthesis. Adelaide: JBI; 2020 [acesso em 10/09/2022]. Disponível em: Disponível em: https://synthesismanual.jbi.global .
https://synthesismanual.jbi.global...
. O protocolo foi desenvolvido seguindo os Itens de Relatórios Preferenciais para Revisão Sistemática e Metanálise (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses - PRISMA) para Revisões de Escopo.

Critérios de inclusão

Incluíram-se estudos que continham como critério de elegibilidade o acrônimo PCC: participantes, conceito e contexto. Consideraram-se participantesos estudos realizados com médicos residentes pertencentes a qualquer tipo de pós-graduação, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, funcionando sob a responsabilidade de instituições de saúde, universitárias ou não, e sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. No que concerne a conceito, considerou-se trabalhos que utilizaram o Mini-CEX como estratégia de avaliação. Quanto a contexto, incluíram-se pesquisas sobre o uso de Mini-CEX na residência médica, em qualquer ambiente de estudo, como enfermaria, ambulatório, pronto-socorro, sala de cirurgia, entre outros.

Critérios de exclusão

Excluíram-se da revisão estudos que continham somente alunos de graduação em Medicina e/ou de outros cursos da área da saúde. Também foram excluídos estudos que tinham como enfoque a percepção ou avaliação apenas de preceptores e artigos de revisão cujo objetivo era a descrição da ferramenta.

Fonte dos dados

Esta revisão de escopo considerou qualquer literatura existente, como estudos primários e secundários, diretrizes, bem como qualquer desenho de estudo, estudos observacionais descritivos, incluindo séries de casos, relatórios de casos individuais e estudos transversais descritivos, com exceção de carta ao editor que foi excluída. Incluíram-se estudos publicados em qualquer língua, e não houve restrição de ano de publicação.

Estratégia de busca e seleção de estudos

A estratégia de pesquisa criada foi adaptada à base de dados eletrônicos de saúde PubMed. Utilizaram-se a expressão-índice “mini-clinical evaluation exercise” e seus sinônimos, resultando na seguinte estratégia rodada: (mini-clinical evaluation exercise) OR (mini-CEX) OR (mini clinical evaluation exercise) OR (mini CEX).

Após ter sido rodada a estratégia de busca, importaram-se todas as referências identificadas ao aplicativo gratuito da web Rayyan. Os títulos e resumos foram então lidos por três revisores independentes para avaliação dos critérios de inclusão para a revisão. Os textos completos dos artigos selecionados foram avaliados detalhadamente em relação aos critérios de inclusão pelos três revisores independentes. Os motivos para a exclusão de estudos de texto completo que não atenderam aos critérios de inclusão foram registrados e relatados na revisão. As divergências entre os revisores em cada etapa do processo de seleção do estudo foram resolvidas por consenso.

Extração e apresentação de dados

Os dados foram extraídos dos artigos incluídos na revisão de escopo por três revisores independentes usando uma ferramenta de extração de dados desenvolvida por eles. Extraíram-se os seguintes dados: autor, ano de publicação, país, participantes, conceito, contexto, desenho de estudo, desfechos avaliados e resultados dos desfechos. Os dados extraídos foram apresentados de forma tabular de maneira alinhada com o objetivo desta revisão de escopo.

RESULTADOS

A estratégia de busca resultou em 578 artigos. Após a leitura dos títulos e resumos, foram selecionados pelos revisores 33 artigos para leitura na íntegra, dos quais 24 foram selecionados para essa revisão. O processo de seleção está resumido na Figura 1.

Figura 1
Fluxograma PRISMA dos artigos incluídos.

Os 24 estudos incluídos foram realizados entre 1995 e 2021, com 54% deles ocorrendo entre 2010 e 202099. Abadie Y, Battolla J, Zubieta A, Dartiguelongue J, Pascual C, Costa CE, et al. Mini-CEX en pediatría artículo original uso de descriptores durante la implementación de mini-cex en la residencia de pediatría. Medicina (B Aires). 2015;75(5):289-96.)-(2121. Zarreen A. Educational impact of Mini-CEX using clinical encounter cardsystem among obstetrics and gynecology residentsin a tertiary care hospital. J Coll Physicians Surg Pak. 2018;28(11):868-71.. Todos tiveram como desenho do estudo o método transversal. No Quadro 1, estão descritos os principais dados dos artigos incluídos.

Quadro 1
Sumário das características dos estudos.

As especialidades médicas envolvidas nos estudos foram predominantemente clínicas com sete artigos em programas de pediatria99. Abadie Y, Battolla J, Zubieta A, Dartiguelongue J, Pascual C, Costa CE, et al. Mini-CEX en pediatría artículo original uso de descriptores durante la implementación de mini-cex en la residencia de pediatría. Medicina (B Aires). 2015;75(5):289-96.),(1212. Fernández Gálvez GM. Assessment of clinical competence in a pediatric residency with the Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX). Arch Argent Pediatr. 2011;109(4):314-20.)-(1414. Gupta S, Sharma M, Singh T. The acceptability and feasibility of mini-clinical evaluation exercise as a learning tool for pediatric postgraduate students. Int J Appl Basic Med Res . 2017;7(5):19-22.),(1616. Khalil S, Aggarwal A, Mishra D. Implementation of a Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) program to assess the clinical competence of postgraduate trainees in pediatrics. Indian Pediatr. 2017;54(4):284-287.),(1919. Urman G, Folgueral S, Gasparri M, López D, Urman J, Grosman A, et al. Evaluación por competencias en formación de posgrado: Implementación de una adaptación pediátrica del examen de ejercicio clínico reducido (Mini-CEX). Arch Argent Pediatr . 2011 Nov;109(6):492-8.),(1919. Urman G, Folgueral S, Gasparri M, López D, Urman J, Grosman A, et al. Evaluación por competencias en formación de posgrado: Implementación de una adaptación pediátrica del examen de ejercicio clínico reducido (Mini-CEX). Arch Argent Pediatr . 2011 Nov;109(6):492-8., três em programas de medicina interna1111. Cook DA, Beckman TJ, Mandrekar JN, Pankratz VS. Internal structure of Mini-CEX scores for internal medicine residents: factor analysis and generalizability. Adv Health Sci Educ. 2010 Dec;15(5):633-45.),(1717. Liao KC, Pu SJ, Liu M sen, Yang CW, Kuo HP. Development and implementation of a mini-clinical evaluation exercise (mini-CEX) program to assess the clinical competencies of internal medicine residents: From faculty development to curriculum evaluation. BMC Med Educ. 2013;13:31-37.),(2222. Durning SJ, Cation LJ, Markert RJ, Pangaro LN. Assessing the reliability and validity of the Mini-Clinical Evaluation Exercise for internal medicine residency training. Acad Med. 2002;77(9):900-4., dois em cardiologia2323. Alves de Lima A, Barrero C, Baratta S, Costa YC, Bortman G, Carabajales J, et al. Validity, reliability, feasibility and satisfaction of the Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) for cardiology residency training. Med Teach . 2007;29(8):785-90.),(2424. Alves de Lima A, Henquin R, Thierer J, Paulin J, Lamari S, Belcastro F, et al. A qualitative study of the impact on learning of the mini clinical evaluation exercise in postgraduate training. Med Teach . 2005 Jan;27(1):46-52., e um nas áreas de oncologia2525. Eriksen JG, Simonsen D, Bastholt L, Aspegren K, Vinther C, Kruse K, et al. Mini clinical evaluation exercise as evaluation tool of communicative and cooperative skills in the outpatient clinic. Ugeskr Laeger. 2009;171(12):1003-6 [acesso em 10/10/2022]. Disponível em: Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/24199548 .
https://www.researchgate.net/publication...
, medicina de emergência2626. Bashir K, Arshad W, Azad AM, Alfalahi S, Kodumayil A, Elmoheen A. Acceptability, and feasibility of mini clinical evaluation exercise (Mini-CEX) in the busy emergency department. Open Access Emerg Med. 2021; 13:481-6. e psiquiatria2727. Sethi S, Srivastava V, Verma P. Mini-clinical evaluation exercise as a tool for formative assessment of postgraduates in psychiatry. Int J Appl Basic Med Res . 2021;11(1):27-31.. Também houve estudos de outras áreas com cinco artigos no programa de anestesiologia1010. Castanelli DJ, Jowsey T, Chen Y, Weller JM. Perceptions du but, de la valeur et du processus du mini-Exercice d’évaluation clinique dans la formation en anesthésie. Can J Anesth. 2016 Dec 1º;63(12):1345-56.),(2020. Weller JM, Castanelli DJ, Chen Y, Jolly B. Making robust assessments of specialist trainees’ workplace performance. Br J Anaesth. 2017 Feb 1º;118(2):207-14.),(2828. Kurdi MS, Hungund BR. Evaluation of mini-clinical evaluation exercise (mini-CEX) as a method for assessing clinical skills in anaesthesia postgraduate education. Indian J Anaesth. 2021;65(3):248-52.)-(3030. Weller JM, Jolly B, Misur MP, Merry AF, Jones A, Crossley JGM, et al. Mini-clinical evaluation exercise in anaesthesia training. Br J Anaesth . 2009;102(5):633-41., um no programa de cirurgia1515. Joshi MK, Singh T, Badyal D. Acceptability and feasibility of mini-clinical evaluation exercise as a formative assessment tool for workplace-based assessment for surgical postgraduate students. J Postgrad Med. 2017 Apr 1º;63(2):100-5. e um em ginecologia e obstetrícia2121. Zarreen A. Educational impact of Mini-CEX using clinical encounter cardsystem among obstetrics and gynecology residentsin a tertiary care hospital. J Coll Physicians Surg Pak. 2018;28(11):868-71.. Em dois estudos, foram incluídos residentes de mais de uma especialidade55. Norcini JJ, Blank LL, Duffy, FD, Fortna GS. The Mini-CEX: a method for assessing clinical skills. Ann Intern Med . 2003;138:476-481.),(66. Norcini JJ, Blank LL, Arnold GK, Kimball HR. The Mini-CEX (Clinical Evaluation Exercise): a preliminary investigation. Ann Intern Med . 1995;123(10):795-799..

Os estudos incluídos pertenceram predominantemente a países da asiáticos (Catar, Índia, Paquistão e Taiwan) representando 41% do total1313. Goel A, Singh T. The usefulness of Mini-Clinical Evaluation Exercise as a learning tool in different pediatric clinical settings. Int J Appl Basic Med Res. 2015;5(4):32-34.)-(1818. Singh T, Sharma M. Medical education Mini-Clinical Examination (CEX) as a tool for formative assessment. Natl Med J India. 2010;23(2):100-2 [acesso em 10/10/2022]. Disponível em: Disponível em: www.abim.org/pdf/paper-tools/minicex.pdf .
www.abim.org/pdf/paper-tools/minicex.pdf...
),(2121. Zarreen A. Educational impact of Mini-CEX using clinical encounter cardsystem among obstetrics and gynecology residentsin a tertiary care hospital. J Coll Physicians Surg Pak. 2018;28(11):868-71.),(2626. Bashir K, Arshad W, Azad AM, Alfalahi S, Kodumayil A, Elmoheen A. Acceptability, and feasibility of mini clinical evaluation exercise (Mini-CEX) in the busy emergency department. Open Access Emerg Med. 2021; 13:481-6.)-(2828. Kurdi MS, Hungund BR. Evaluation of mini-clinical evaluation exercise (mini-CEX) as a method for assessing clinical skills in anaesthesia postgraduate education. Indian J Anaesth. 2021;65(3):248-52.. Cinco estudos foram argentinos99. Abadie Y, Battolla J, Zubieta A, Dartiguelongue J, Pascual C, Costa CE, et al. Mini-CEX en pediatría artículo original uso de descriptores durante la implementación de mini-cex en la residencia de pediatría. Medicina (B Aires). 2015;75(5):289-96.),(1212. Fernández Gálvez GM. Assessment of clinical competence in a pediatric residency with the Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX). Arch Argent Pediatr. 2011;109(4):314-20.),(1919. Urman G, Folgueral S, Gasparri M, López D, Urman J, Grosman A, et al. Evaluación por competencias en formación de posgrado: Implementación de una adaptación pediátrica del examen de ejercicio clínico reducido (Mini-CEX). Arch Argent Pediatr . 2011 Nov;109(6):492-8.),(2323. Alves de Lima A, Barrero C, Baratta S, Costa YC, Bortman G, Carabajales J, et al. Validity, reliability, feasibility and satisfaction of the Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) for cardiology residency training. Med Teach . 2007;29(8):785-90.),(2424. Alves de Lima A, Henquin R, Thierer J, Paulin J, Lamari S, Belcastro F, et al. A qualitative study of the impact on learning of the mini clinical evaluation exercise in postgraduate training. Med Teach . 2005 Jan;27(1):46-52., quatro norte-americanos55. Norcini JJ, Blank LL, Duffy, FD, Fortna GS. The Mini-CEX: a method for assessing clinical skills. Ann Intern Med . 2003;138:476-481.),(66. Norcini JJ, Blank LL, Arnold GK, Kimball HR. The Mini-CEX (Clinical Evaluation Exercise): a preliminary investigation. Ann Intern Med . 1995;123(10):795-799.),(1111. Cook DA, Beckman TJ, Mandrekar JN, Pankratz VS. Internal structure of Mini-CEX scores for internal medicine residents: factor analysis and generalizability. Adv Health Sci Educ. 2010 Dec;15(5):633-45.),(2222. Durning SJ, Cation LJ, Markert RJ, Pangaro LN. Assessing the reliability and validity of the Mini-Clinical Evaluation Exercise for internal medicine residency training. Acad Med. 2002;77(9):900-4.),, quatro da Oceania (Austrália e Nova Zelândia)1010. Castanelli DJ, Jowsey T, Chen Y, Weller JM. Perceptions du but, de la valeur et du processus du mini-Exercice d’évaluation clinique dans la formation en anesthésie. Can J Anesth. 2016 Dec 1º;63(12):1345-56.),(2020. Weller JM, Castanelli DJ, Chen Y, Jolly B. Making robust assessments of specialist trainees’ workplace performance. Br J Anaesth. 2017 Feb 1º;118(2):207-14.),(2929. Weller JM, Jones A, Merry AF, Jolly B, Saunders D. Investigation of trainee and specialist reactions to the Mini-Clinical Evaluation Exercise in anaesthesia: Implications for implementation. Br J Anaesth . 2009;103(4):524-30.),(3030. Weller JM, Jolly B, Misur MP, Merry AF, Jones A, Crossley JGM, et al. Mini-clinical evaluation exercise in anaesthesia training. Br J Anaesth . 2009;102(5):633-41. e um da Dinamarca2525. Eriksen JG, Simonsen D, Bastholt L, Aspegren K, Vinther C, Kruse K, et al. Mini clinical evaluation exercise as evaluation tool of communicative and cooperative skills in the outpatient clinic. Ugeskr Laeger. 2009;171(12):1003-6 [acesso em 10/10/2022]. Disponível em: Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/24199548 .
https://www.researchgate.net/publication...
. Não houve trabalhos brasileiros.

A realização do Mini-CEX nos estudos se deu no cenário ambulatorial, na internação e na emergência das respectivas especialidades, com predomínio da aplicação dos exames em casos de pacientes ambulatoriais e internações de enfermaria, em detrimento de pacientes críticos em unidades de urgência e emergência e unidade de terapia intensiva (UTI. A exceção foi o estudo de Bashi et al.2626. Bashir K, Arshad W, Azad AM, Alfalahi S, Kodumayil A, Elmoheen A. Acceptability, and feasibility of mini clinical evaluation exercise (Mini-CEX) in the busy emergency department. Open Access Emerg Med. 2021; 13:481-6. que se propôs a avaliar essa ferramenta apenas no departamento de emergência.

Em relação aos desfechos, avaliaram-se, de forma geral, a experiência da implementação, a viabilidade, a confiabilidade, a validade e o índice de satisfação do uso da ferramenta Mini-CEX,55. Norcini JJ, Blank LL, Duffy, FD, Fortna GS. The Mini-CEX: a method for assessing clinical skills. Ann Intern Med . 2003;138:476-481.),(99. Abadie Y, Battolla J, Zubieta A, Dartiguelongue J, Pascual C, Costa CE, et al. Mini-CEX en pediatría artículo original uso de descriptores durante la implementación de mini-cex en la residencia de pediatría. Medicina (B Aires). 2015;75(5):289-96.)-(2121. Zarreen A. Educational impact of Mini-CEX using clinical encounter cardsystem among obstetrics and gynecology residentsin a tertiary care hospital. J Coll Physicians Surg Pak. 2018;28(11):868-71.),(2323. Alves de Lima A, Barrero C, Baratta S, Costa YC, Bortman G, Carabajales J, et al. Validity, reliability, feasibility and satisfaction of the Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) for cardiology residency training. Med Teach . 2007;29(8):785-90.),(2525. Eriksen JG, Simonsen D, Bastholt L, Aspegren K, Vinther C, Kruse K, et al. Mini clinical evaluation exercise as evaluation tool of communicative and cooperative skills in the outpatient clinic. Ugeskr Laeger. 2009;171(12):1003-6 [acesso em 10/10/2022]. Disponível em: Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/24199548 .
https://www.researchgate.net/publication...
)-(2727. Sethi S, Srivastava V, Verma P. Mini-clinical evaluation exercise as a tool for formative assessment of postgraduates in psychiatry. Int J Appl Basic Med Res . 2021;11(1):27-31.. Alguns estudos tiveram outros enfoques, como a percepção e atitudes dos residentes e preceptores no aprendizado com esse formato de avaliação2424. Alves de Lima A, Henquin R, Thierer J, Paulin J, Lamari S, Belcastro F, et al. A qualitative study of the impact on learning of the mini clinical evaluation exercise in postgraduate training. Med Teach . 2005 Jan;27(1):46-52.),(2828. Kurdi MS, Hungund BR. Evaluation of mini-clinical evaluation exercise (mini-CEX) as a method for assessing clinical skills in anaesthesia postgraduate education. Indian J Anaesth. 2021;65(3):248-52.),(2929. Weller JM, Jones A, Merry AF, Jolly B, Saunders D. Investigation of trainee and specialist reactions to the Mini-Clinical Evaluation Exercise in anaesthesia: Implications for implementation. Br J Anaesth . 2009;103(4):524-30., a comparação do Mini-CEX com outros métodos avaliativos2222. Durning SJ, Cation LJ, Markert RJ, Pangaro LN. Assessing the reliability and validity of the Mini-Clinical Evaluation Exercise for internal medicine residency training. Acad Med. 2002;77(9):900-4. e o relato das características logísticas e psicométricas do método66. Norcini JJ, Blank LL, Arnold GK, Kimball HR. The Mini-CEX (Clinical Evaluation Exercise): a preliminary investigation. Ann Intern Med . 1995;123(10):795-799..

Como resultados, os estudos verificaram que o Mini-CEX é um método de avaliação viável e factível. A média do tempo de duração da observação do exame foi de dez a 40 minutos, e o tempo médio de feedback variou de 4,2 a 17,5 minutos55. Norcini JJ, Blank LL, Duffy, FD, Fortna GS. The Mini-CEX: a method for assessing clinical skills. Ann Intern Med . 2003;138:476-481.),(99. Abadie Y, Battolla J, Zubieta A, Dartiguelongue J, Pascual C, Costa CE, et al. Mini-CEX en pediatría artículo original uso de descriptores durante la implementación de mini-cex en la residencia de pediatría. Medicina (B Aires). 2015;75(5):289-96.),(1414. Gupta S, Sharma M, Singh T. The acceptability and feasibility of mini-clinical evaluation exercise as a learning tool for pediatric postgraduate students. Int J Appl Basic Med Res . 2017;7(5):19-22.)-(1818. Singh T, Sharma M. Medical education Mini-Clinical Examination (CEX) as a tool for formative assessment. Natl Med J India. 2010;23(2):100-2 [acesso em 10/10/2022]. Disponível em: Disponível em: www.abim.org/pdf/paper-tools/minicex.pdf .
www.abim.org/pdf/paper-tools/minicex.pdf...
),(2323. Alves de Lima A, Barrero C, Baratta S, Costa YC, Bortman G, Carabajales J, et al. Validity, reliability, feasibility and satisfaction of the Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) for cardiology residency training. Med Teach . 2007;29(8):785-90.),(2525. Eriksen JG, Simonsen D, Bastholt L, Aspegren K, Vinther C, Kruse K, et al. Mini clinical evaluation exercise as evaluation tool of communicative and cooperative skills in the outpatient clinic. Ugeskr Laeger. 2009;171(12):1003-6 [acesso em 10/10/2022]. Disponível em: Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/24199548 .
https://www.researchgate.net/publication...
),(2929. Weller JM, Jones A, Merry AF, Jolly B, Saunders D. Investigation of trainee and specialist reactions to the Mini-Clinical Evaluation Exercise in anaesthesia: Implications for implementation. Br J Anaesth . 2009;103(4):524-30.. A maior parte dos casos empregados foi de baixa a moderada complexidade, e os de alta complexidade corresponderam nos estudos a uma média de 4% a 22% dos casos33. Liao KC, Pu SJ, Liu MS, Yang CW, Kuo HP. Development and implementation of a Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) program to assess the clinical competencies of internal medicine residents: from faculty development to curriculum evaluation. BMC Medical Education 2013, 13:31.),(1414. Gupta S, Sharma M, Singh T. The acceptability and feasibility of mini-clinical evaluation exercise as a learning tool for pediatric postgraduate students. Int J Appl Basic Med Res . 2017;7(5):19-22.)-(1717. Liao KC, Pu SJ, Liu M sen, Yang CW, Kuo HP. Development and implementation of a mini-clinical evaluation exercise (mini-CEX) program to assess the clinical competencies of internal medicine residents: From faculty development to curriculum evaluation. BMC Med Educ. 2013;13:31-37.),(2121. Zarreen A. Educational impact of Mini-CEX using clinical encounter cardsystem among obstetrics and gynecology residentsin a tertiary care hospital. J Coll Physicians Surg Pak. 2018;28(11):868-71.),(2525. Eriksen JG, Simonsen D, Bastholt L, Aspegren K, Vinther C, Kruse K, et al. Mini clinical evaluation exercise as evaluation tool of communicative and cooperative skills in the outpatient clinic. Ugeskr Laeger. 2009;171(12):1003-6 [acesso em 10/10/2022]. Disponível em: Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/24199548 .
https://www.researchgate.net/publication...
.

O enfoque das avaliações se deu prioritariamente na anamnese e no exame físico, no aconselhamento, no diagnóstico e na terapêutica55. Norcini JJ, Blank LL, Duffy, FD, Fortna GS. The Mini-CEX: a method for assessing clinical skills. Ann Intern Med . 2003;138:476-481.),(1212. Fernández Gálvez GM. Assessment of clinical competence in a pediatric residency with the Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX). Arch Argent Pediatr. 2011;109(4):314-20.)-(1717. Liao KC, Pu SJ, Liu M sen, Yang CW, Kuo HP. Development and implementation of a mini-clinical evaluation exercise (mini-CEX) program to assess the clinical competencies of internal medicine residents: From faculty development to curriculum evaluation. BMC Med Educ. 2013;13:31-37.),(1919. Urman G, Folgueral S, Gasparri M, López D, Urman J, Grosman A, et al. Evaluación por competencias en formación de posgrado: Implementación de una adaptación pediátrica del examen de ejercicio clínico reducido (Mini-CEX). Arch Argent Pediatr . 2011 Nov;109(6):492-8.),. O instrumento foi capaz de discriminar os níveis preexistentes da competência global dos residentes, demostrando aumento progressivo do escore ao longo do tempo e a possibilidade de identificação de lacunas de conhecimento1212. Fernández Gálvez GM. Assessment of clinical competence in a pediatric residency with the Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX). Arch Argent Pediatr. 2011;109(4):314-20.),(2323. Alves de Lima A, Barrero C, Baratta S, Costa YC, Bortman G, Carabajales J, et al. Validity, reliability, feasibility and satisfaction of the Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) for cardiology residency training. Med Teach . 2007;29(8):785-90.. No entanto, Cook et al.1111. Cook DA, Beckman TJ, Mandrekar JN, Pankratz VS. Internal structure of Mini-CEX scores for internal medicine residents: factor analysis and generalizability. Adv Health Sci Educ. 2010 Dec;15(5):633-45.) verificaram que o método não foi o mais apropriado para avaliar habilidades específicas e encontraram uma baixa reprodutibilidade entre os preceptores.

Apesar da ansiedade relatada por alguns residentes e da necessidade de maior treinamento pontuada em alguns estudos pelos preceptores, o escore de satisfação médio de ambos foi acima da média em todos os estudos que avaliaram tal desfecho55. Norcini JJ, Blank LL, Duffy, FD, Fortna GS. The Mini-CEX: a method for assessing clinical skills. Ann Intern Med . 2003;138:476-481.),(66. Norcini JJ, Blank LL, Arnold GK, Kimball HR. The Mini-CEX (Clinical Evaluation Exercise): a preliminary investigation. Ann Intern Med . 1995;123(10):795-799.),(99. Abadie Y, Battolla J, Zubieta A, Dartiguelongue J, Pascual C, Costa CE, et al. Mini-CEX en pediatría artículo original uso de descriptores durante la implementación de mini-cex en la residencia de pediatría. Medicina (B Aires). 2015;75(5):289-96.),(1313. Goel A, Singh T. The usefulness of Mini-Clinical Evaluation Exercise as a learning tool in different pediatric clinical settings. Int J Appl Basic Med Res. 2015;5(4):32-34.)-(1616. Khalil S, Aggarwal A, Mishra D. Implementation of a Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) program to assess the clinical competence of postgraduate trainees in pediatrics. Indian Pediatr. 2017;54(4):284-287.),(1818. Singh T, Sharma M. Medical education Mini-Clinical Examination (CEX) as a tool for formative assessment. Natl Med J India. 2010;23(2):100-2 [acesso em 10/10/2022]. Disponível em: Disponível em: www.abim.org/pdf/paper-tools/minicex.pdf .
www.abim.org/pdf/paper-tools/minicex.pdf...
),(1919. Urman G, Folgueral S, Gasparri M, López D, Urman J, Grosman A, et al. Evaluación por competencias en formación de posgrado: Implementación de una adaptación pediátrica del examen de ejercicio clínico reducido (Mini-CEX). Arch Argent Pediatr . 2011 Nov;109(6):492-8.),(2323. Alves de Lima A, Barrero C, Baratta S, Costa YC, Bortman G, Carabajales J, et al. Validity, reliability, feasibility and satisfaction of the Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) for cardiology residency training. Med Teach . 2007;29(8):785-90.),(2626. Bashir K, Arshad W, Azad AM, Alfalahi S, Kodumayil A, Elmoheen A. Acceptability, and feasibility of mini clinical evaluation exercise (Mini-CEX) in the busy emergency department. Open Access Emerg Med. 2021; 13:481-6.),(2828. Kurdi MS, Hungund BR. Evaluation of mini-clinical evaluation exercise (mini-CEX) as a method for assessing clinical skills in anaesthesia postgraduate education. Indian J Anaesth. 2021;65(3):248-52.),.

Durning et al.2222. Durning SJ, Cation LJ, Markert RJ, Pangaro LN. Assessing the reliability and validity of the Mini-Clinical Evaluation Exercise for internal medicine residency training. Acad Med. 2002;77(9):900-4. compararam o uso de Mini-CEX com o American Board of Internal Medicine monthy evaluation form (ABIM MEFs) e In-Training Examibation (ITE), e verificaram que todos os itens do Mini-CEX se relacionaram com significância estatística às habilidades avaliadas pelo ABIM MEFs com p < 0,01. O julgamento clínico e a competência clínica global se correlacionaram com significância estatística de p < 0,01 e p < 0,05, respectivamente, com escore ITE. Os demais resultados encontram-se pormenorizados no Quadro 1.

DISCUSSÃO

Com a evolução do ensino da medicina em currículos baseados em competências, a observação direta das habilidades clínicas tornou-se indissociável do processo educacional. Para tanto, novas formas de avaliação se fizeram necessárias, entre elas as workplace-based assessments, como o Mini-CEX que ocorre no ambiente de trabalho diário e oferece a oportunidade de feedback sobre o desempenho dos residentes3131. Lörwald AC, Lahner FM, Nouns ZM, Berendonk C, Norcini J, Greif R, et al. The educational impact of Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) and Direct Observation of Procedural Skills (DOPS) and its association with implementation: a systematic review and meta-analysis. PLoS One. 2018;13(6): e0198009.. O Mini-CEX, como ferramenta avaliativa, é aplicável no contexto da residência médica, pois trata-se de uma avaliação observacional direta do atendimento realizado pelo residente, de forma rápida, com duração estimada de 15 a 20 minutos. Esta revisão de escopo visou mostrar como é empregado o método avaliativo Mini-CEX nos programas de residência médica.

Todos os estudos desta revisão consideraram o Mini-CEX uma ferramenta útil para avaliação. Esse instrumento se mostrou com empregabilidade tanto em especialidades clínicas como cirúrgicas e factível nos diversos cenários de prática. Ademais, trata-se de um método de baixo custo quando comparado a ambientes simulados, que permite verificar a evolução do residente e o ganho de habilidades na relação médico-paciente, e identificar aqueles que necessitam de maior suporte educacional.

Houve satisfação com o método de preceptores que tiveram uma maior motivação para ensinar e perceberam a melhora da qualidade da avaliação e supervisão. Por sua vez, os residentes consideraram o Mini-CEX uma oportunidade de melhorar a forma de aprender e estudar, construindo o conhecimento por meio da experiência pessoal com casos reais.

A variabilidade dos resultados entre os avaliadores, a necessidade de aplicação múltipla e o sentimento de ansiedade e/ou insegurança mencionado por alguns residentes foram as principais falhas apontadas. O treinamento dos preceptores pode ser uma das sugestões mais importantes para se evitar a grande variabilidade interavaliadores. Além disso, o hábito da realização periódica do método avaliativo aumenta a confiabilidade do resultado e reduz a ansiedade dos envolvidos. A aplicação regular também se justifica por permitir uma avaliação ampla nos diferentes cenários e na complexidade dos casos.

Esta pesquisa tem como limitações o fato de a busca de artigos ter sido realizada apenas no PubMed, a inclusão de artigos com um número pequeno de residentes e as adaptações do Mini-CEX em cada programa de residência, o que também pode dificultar a generalização do resultado.

CONCLUSÃO

O Mini-CEX constitui uma ferramenta de avaliação rápida, de fácil aplicabilidade, factível nos diversos programas de residência médica e em diferentes cenários da prática, de modo a permitir o desenvolvimento no ensino médico de uma cultura de avaliação periódica prática e de feedback, e contribuir para a formação de profissionais de alto desempenho.

REFERÊNCIAS

  • 1
    Frank JR, Danoff D. The CanMEDS initiative: implementing an outcomes-based framework of physician competencies. Med Teach. 2007 Sep;29(7):642-7.
  • 2
    Harden RM. Outcome-based education: the future is today. Med Teach . 2007;29: 625-9.
  • 3
    Liao KC, Pu SJ, Liu MS, Yang CW, Kuo HP. Development and implementation of a Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) program to assess the clinical competencies of internal medicine residents: from faculty development to curriculum evaluation. BMC Medical Education 2013, 13:31.
  • 4
    Holmboe ES, Hawkins RE. Methods for evaluating the clinical competence of residents in internal medicine: a review. Ann Intern Med. 1998;129:42-48.
  • 5
    Norcini JJ, Blank LL, Duffy, FD, Fortna GS. The Mini-CEX: a method for assessing clinical skills. Ann Intern Med . 2003;138:476-481.
  • 6
    Norcini JJ, Blank LL, Arnold GK, Kimball HR. The Mini-CEX (Clinical Evaluation Exercise): a preliminary investigation. Ann Intern Med . 1995;123(10):795-799.
  • 7
    Megale L, Dias Gontijo E, Joaquim I, César Motta A. Evaluation of medical students’ clinical skills using the Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX). RBEM. 2009; 33(2): 166-175.
  • 8
    Peters M, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco A, Khalil H. Scoping reviews. JBI Manual for Evidence Synthesis. Adelaide: JBI; 2020 [acesso em 10/09/2022]. Disponível em: Disponível em: https://synthesismanual.jbi.global
    » https://synthesismanual.jbi.global
  • 9
    Abadie Y, Battolla J, Zubieta A, Dartiguelongue J, Pascual C, Costa CE, et al. Mini-CEX en pediatría artículo original uso de descriptores durante la implementación de mini-cex en la residencia de pediatría. Medicina (B Aires). 2015;75(5):289-96.
  • 10
    Castanelli DJ, Jowsey T, Chen Y, Weller JM. Perceptions du but, de la valeur et du processus du mini-Exercice d’évaluation clinique dans la formation en anesthésie. Can J Anesth. 2016 Dec 1º;63(12):1345-56.
  • 11
    Cook DA, Beckman TJ, Mandrekar JN, Pankratz VS. Internal structure of Mini-CEX scores for internal medicine residents: factor analysis and generalizability. Adv Health Sci Educ. 2010 Dec;15(5):633-45.
  • 12
    Fernández Gálvez GM. Assessment of clinical competence in a pediatric residency with the Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX). Arch Argent Pediatr. 2011;109(4):314-20.
  • 13
    Goel A, Singh T. The usefulness of Mini-Clinical Evaluation Exercise as a learning tool in different pediatric clinical settings. Int J Appl Basic Med Res. 2015;5(4):32-34.
  • 14
    Gupta S, Sharma M, Singh T. The acceptability and feasibility of mini-clinical evaluation exercise as a learning tool for pediatric postgraduate students. Int J Appl Basic Med Res . 2017;7(5):19-22.
  • 15
    Joshi MK, Singh T, Badyal D. Acceptability and feasibility of mini-clinical evaluation exercise as a formative assessment tool for workplace-based assessment for surgical postgraduate students. J Postgrad Med. 2017 Apr 1º;63(2):100-5.
  • 16
    Khalil S, Aggarwal A, Mishra D. Implementation of a Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) program to assess the clinical competence of postgraduate trainees in pediatrics. Indian Pediatr. 2017;54(4):284-287.
  • 17
    Liao KC, Pu SJ, Liu M sen, Yang CW, Kuo HP. Development and implementation of a mini-clinical evaluation exercise (mini-CEX) program to assess the clinical competencies of internal medicine residents: From faculty development to curriculum evaluation. BMC Med Educ. 2013;13:31-37.
  • 18
    Singh T, Sharma M. Medical education Mini-Clinical Examination (CEX) as a tool for formative assessment. Natl Med J India. 2010;23(2):100-2 [acesso em 10/10/2022]. Disponível em: Disponível em: www.abim.org/pdf/paper-tools/minicex.pdf
    » www.abim.org/pdf/paper-tools/minicex.pdf
  • 19
    Urman G, Folgueral S, Gasparri M, López D, Urman J, Grosman A, et al. Evaluación por competencias en formación de posgrado: Implementación de una adaptación pediátrica del examen de ejercicio clínico reducido (Mini-CEX). Arch Argent Pediatr . 2011 Nov;109(6):492-8.
  • 20
    Weller JM, Castanelli DJ, Chen Y, Jolly B. Making robust assessments of specialist trainees’ workplace performance. Br J Anaesth. 2017 Feb 1º;118(2):207-14.
  • 21
    Zarreen A. Educational impact of Mini-CEX using clinical encounter cardsystem among obstetrics and gynecology residentsin a tertiary care hospital. J Coll Physicians Surg Pak. 2018;28(11):868-71.
  • 22
    Durning SJ, Cation LJ, Markert RJ, Pangaro LN. Assessing the reliability and validity of the Mini-Clinical Evaluation Exercise for internal medicine residency training. Acad Med. 2002;77(9):900-4.
  • 23
    Alves de Lima A, Barrero C, Baratta S, Costa YC, Bortman G, Carabajales J, et al. Validity, reliability, feasibility and satisfaction of the Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) for cardiology residency training. Med Teach . 2007;29(8):785-90.
  • 24
    Alves de Lima A, Henquin R, Thierer J, Paulin J, Lamari S, Belcastro F, et al. A qualitative study of the impact on learning of the mini clinical evaluation exercise in postgraduate training. Med Teach . 2005 Jan;27(1):46-52.
  • 25
    Eriksen JG, Simonsen D, Bastholt L, Aspegren K, Vinther C, Kruse K, et al. Mini clinical evaluation exercise as evaluation tool of communicative and cooperative skills in the outpatient clinic. Ugeskr Laeger. 2009;171(12):1003-6 [acesso em 10/10/2022]. Disponível em: Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/24199548
    » https://www.researchgate.net/publication/24199548
  • 26
    Bashir K, Arshad W, Azad AM, Alfalahi S, Kodumayil A, Elmoheen A. Acceptability, and feasibility of mini clinical evaluation exercise (Mini-CEX) in the busy emergency department. Open Access Emerg Med. 2021; 13:481-6.
  • 27
    Sethi S, Srivastava V, Verma P. Mini-clinical evaluation exercise as a tool for formative assessment of postgraduates in psychiatry. Int J Appl Basic Med Res . 2021;11(1):27-31.
  • 28
    Kurdi MS, Hungund BR. Evaluation of mini-clinical evaluation exercise (mini-CEX) as a method for assessing clinical skills in anaesthesia postgraduate education. Indian J Anaesth. 2021;65(3):248-52.
  • 29
    Weller JM, Jones A, Merry AF, Jolly B, Saunders D. Investigation of trainee and specialist reactions to the Mini-Clinical Evaluation Exercise in anaesthesia: Implications for implementation. Br J Anaesth . 2009;103(4):524-30.
  • 30
    Weller JM, Jolly B, Misur MP, Merry AF, Jones A, Crossley JGM, et al. Mini-clinical evaluation exercise in anaesthesia training. Br J Anaesth . 2009;102(5):633-41.
  • 31
    Lörwald AC, Lahner FM, Nouns ZM, Berendonk C, Norcini J, Greif R, et al. The educational impact of Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) and Direct Observation of Procedural Skills (DOPS) and its association with implementation: a systematic review and meta-analysis. PLoS One. 2018;13(6): e0198009.
  • 2
    Avaliado pelo processo de double blind review.
  • FINANCIAMENTO

    Este trabalho fez parte do Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Preceptoria de Residência Médica ofertado pelo projeto “Capacitação em Preceptoria de Residência Médica” NUP: 25000.010320/2021-31. É uma realização do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por intermédio da Diretoria Executiva de Sustentabilidade e Responsabilidade Social e da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Editado por

Editora-chefe: Rosiane Viana Zuza Diniz. Editora associada: Izabel Coelho.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Mar 2024
  • Data do Fascículo
    2024

Histórico

  • Recebido
    15 Jun 2023
  • Aceito
    22 Nov 2023
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com