Acessibilidade / Reportar erro

Revisão de dois instrumentos clínicos de avaliação para predizer risco de quedas em idosos

Review of two clinical assessment tools to predict risk of falls in elderly

Introdução:

Quedas são um problema clínico comum nos idosos, que pode reduzir sua mobilidade e independência. O uso de instrumentos simples para detecção do risco de quedas é fundamental para prevenção e tratamento de tais eventos. Não há, porém, consenso quanto aos testes mais adequados para cada situação.

Objetivo:

Revisar estudos sobre eficácia, sensibilidade e especificidade dos testes Timed Up and Go Test e Berg Balance Scale, a fim de verificar qual é o mais apropriado para predizer quedas em idosos.

Métodos:

Realizou-se revisão bibliográfica nas bases de dados MEDLINE, PubMed, ISI, LILACS e Portal de Periódicos CAPES, entre os anos de 2001 e 2011.

Resultados:

Foram selecionados 37 artigos, sendo 17 sobre a Berg Balance Scale e 20 sobre o Timed Up and Go Test. A revisão mostrou que os dois testes podem ser bons preditores de quedas, mas os artigos diferiram quanto à definição de queda e caidor, tipo de estudo, quantidade e característica da amostra e avaliação de quedas, levando a diferentes resultados quanto a nota de corte, sensibilidade, especificidade e predição de quedas. Há controvérsias quanto à capacidade de predição em perfis específicos, como os idosos ativos.

Conclusão:

Os testes avaliados são eficazes para predição de quedas, desde que adaptados para cada perfil. Novos estudos devem ser realizados com metodologia homogênea, a fim de favorecer a comparação de resultados sobre a eficácia desses testes.

Idoso; Acidentes por Quedas; Quedas; Timed Up and Go ; Berg Balance Scale


Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com