Acessibilidade / Reportar erro

Dopplerfluxometria de Ducto Venoso — Avaliação da Acidemia em Fetos Prematuros com Centralização de Fluxo Sangüíneo

Resumo de Tese

Dopplerfluxometria de Ducto Venoso — Avaliação da Acidemia em Fetos Prematuros com Centralização de Fluxo Sangüíneo

Autor: Renato Augusto Moreira de Sá

Orientadores: Prof. Dr. Hermógenes Chaves Netto e Prof. Dr. Mário Jorge Barreto Viegas de Castro

Dissertação de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Medicina — Área de Concentração em Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, em 24 de agosto de 2001.

Objetivo: Avaliar a dopplerfluxometria do ducto venoso como marcador não invasivo de gasometria anormal em fetos prematuros centralizados.

Pacientes e Métodos: Estudo observacional transversal. A população em estudo consiste de 48 gestantes entre 25a e 33a semana de gestação, que apresentavam centralização de fluxo sangüíneo fetal pela dopplerfluxometria. O tempo decorrido entre o diagnóstico de centralização fetal e o nascimento (cesariana sob anestesia peridural) foi de até 05 horas. Os seguintes parâmetros foram estudados: relação S/A do ducto venoso, pH e Base Excess (BE) de amostra do sangue da veia umbilical colhida imediatamente após o nascimento. A relação S/A do ducto venoso foi considerada anormal quando maior que 3,6. Os conceptos foram classificados quanto ao resultado da gasometria. Considerada gasometria anormal quando pH < 7,26 e BE <-6 mMol/L. Os resultados da dopplerfluxometria do ducto venoso (normal e anormal) e da gasometria do cordão (normal e anormal) foram cotejados em tabela 2x2. O estudo estatístico utilizado foi o Teste de Fisher, considerado significativo quando "p" foi menor ou igual a 0,05.

Resultados: Sensibilidade 71%, especificidade 94%, taxa de falso-negativo 08%, taxa de falso-positivo 04%, valor preditivo positivo 83%, valor preditivo negativo 89%, probabilidade pré-teste 31%, probabilidade pós-teste anormal 84% e probabilidade pós-teste normal 10%. Teste de significância da associação: p = 0,0000082 (Fisher)

Conclusão: A análise da relação S/A do ducto venoso se mostra adequada para o diagnóstico de gasometria anormal em fetos prematuros, centralizados.

Palavras-chave: Dopplervelocimetria. Gasometria. Sofrimento fetal.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Jun 2003
  • Data do Fascículo
    Out 2001
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br