Acessibilidade / Reportar erro

Rituais públicos com intervenção de Juan de Albuquerque, primeiro bispo de Goa residente na Ásia. Linguagens de transferência ou de acomodação?1 1 Este artigo foi redigido no contexto do projeto PTDC/HAR-HIS/28719/2017, intitulado Religião, Administração e Justiça Eclesiástica no Império Português (1514-1750) - ReligionAJE -, aprovado no âmbito do concurso para financiamento de projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico em todos os domínios científicos (2017), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), por meio do COMPETE, Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), e por fundos nacionais por meio da FCT, Fundação para a Ciência e Tecnologia.

RESUMO

Uma das estratégias adotadas pelo franciscano Juan de Albuquerque, primeiro bispo da Índia a residir na Ásia, ao desembarcar em Goa em 1538, foi a realização e a intervenção em rituais públicos, a exemplo da sagração da catedral, dos batismos de importantes personagens locais, das bençãos de armadas portuguesas que partiam para a guerra, da entronização de governadores ou vice-reis e das práticas de exercício de justiça eclesiástica. Este artigo propõe o mapeamento e a reconstituição desses eventos a partir da cronística e de diversos relatos coevos de quem participou nesses rituais. Defendemos que os modelos que conformavam estas cerimônias tinham um padrão que replicava na Ásia os rituais europeus. Neste estudo avaliar-se-á de que modo se conformaram com o mundo que, para os portugueses ali instalados, era novo e diferente: Goa nos anos 40-50 do século XVI.

Palavras-chave:
Rituais; Diocese de Goa; Juan de Albuquerque

Associação Nacional de História - ANPUH Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Caixa Postal 8105, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel. / Fax: +55 11 3091-3047 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbh@anpuh.org