Acessibilidade / Reportar erro

Julio Cesar Voltarelli 1948-2012

MEMORIAL

Editor Chefe Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia

Autor correspondente

Médico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) (1967-1972), residente em Clínica Médica e Hematologia do Hospital das Clínicas da FMRP-USP (1973-74), mestre (1975-1978) e doutor (1978-1981) em Clínica Médica (Hematologia/Imunologia Clínica) pela FMRP-USP. Pós-doutorado na Universidade da Califórnia em San Francisco-USA (1985-1986), e no Fred Hutchinson Cancer Research Center em Seattle-USA (1987-1988) e Scripps Research Institute em San Diego-USA (1999-2000). Professor titular do Departamento de Clínica Médica da FMRP-USP, coordenador do laboratório de Imunogenética (HLA) e da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital das Clínicas da FMRP-USP. Pesquisador do Centro de Terapia Celular (CEPID-FAPESP) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Células-Tronco e Terapia Celular (CNPq), sediado no Centro Regional de Hemoterapia do HC-FMRP-USP. Expert em Imunologia Clínica, Hematologia e Hemoterapia, com ênfase no transplante de células-tronco hematopoiéticas para doenças autoimunes, doenças hematológicas malignas e benignas; diagnóstico e tratamento de doenças reumáticas.

As informações apresentadas de produção científica (tabela 1) não traduzem a grandeza do trabalho realizado pelo Júlio durante todos estes anos na hematologia, hemoterapia, transplante de medula óssea e mais recentemente na área de terapia celular regenerativa. Atuante, irreverente e polêmico, não se esquivava em se posicionar e manter o lema de fazer muito com pouco. Queria fazer coisa grande. Lembro-me desta assertiva em conversas particulares e quando dos primeiros eventos sobre o tema em Ribeirão Preto, o que deu início a sua decisão de atuar em doenças crônicas de natureza autoimune tratando-as com o Transplante de Células-tronco, Hematopoéticas, terreno pouco explorado em nosso meio e ainda por cima controverso nos resultados.

Isto ocorreu após o ano 2000, com o início de suas publicações sobre doenças reumáticas(1), passando posteriormente a ser o o seu maior enfoque a diabetes melito do tipo 1(2) sem que houvesse o esquecimento no tratamento de outras doenças crônicas e de origem obscura com o transplante(3).

Publicou 19 contribuições sobre diabetes mellito do tipo 1 em diversas revistas nacionais e internacionais e sempre foi um colaborador constante da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, da qual era membro do corpo editorial, contribuindo com 14 publicações.

Foi o editor do livro sobre o Transplante de Células-tronco Hematopoiéticas no Brasil o que lhe tomou muito tempo e o fez ser alvo de muitas críticas. Participou da criação da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) e participou de diversas diretorias; batalhou pela implantação de um registro nacional de Transplantes, e do inicio do exame para a emissão do certificado de atuação para a área de Transplante na Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular e foi um dos estimuladores do Consenso sobre o transplante de medula óssea no país. Participou de embates nas câmaras altas do país para a liberação dos estudos com células tronco embrionárias e se viu obrigado a participar do torvelinho de opiniões díspares sobre o tema. Apresentou seus resultados sobre diabetes no exterior e inúmeras vezes foi obrigado a rebater opiniões contrárias a seu trabalho.

Recém-eleito presidente da SBTMO para 2012, infelizmente não poderá usufruir do que produziu, mas deixa um legado científico inestimável e uma legião de amigos que, com saudades, nos futuros congressos discutirão suas longas e agradáveis histórias e peripécias.

Referências

  • 1. Voltarelli JC. Transplante de células tronco hematopoéticas para doenças auto-imunes no Brasil. Rev Bras Hematol Hemoter. 2002;24(1):9-13.
  • 2. Voltarelli JC. Transplante de células tronco hematopoéticas no diabete melito do tipo I. Rev Bras Hematol Hemoter. 2002;26(1):43-5.
  • 3. Voltarelli JC. Perspectivas da terapia celular na esclerose lateral amiotrófica. Rev Bras Hematol Hemoter. 2004;26(3):155-6.
  • Julio Cesar Voltarelli 1948-2012

    Milton Artur Ruiz
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      08 Ago 2012
    • Data do Fascículo
      2012
    Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular R. Dr. Diogo de Faria, 775 cj 114, 04037-002 São Paulo/SP/Brasil, Tel. (55 11) 2369-7767/2338-6764 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: secretaria@rbhh.org