Acessibilidade / Reportar erro

A criação de um material multimidiático para o estudo da incorporação da realidade aumentada na leitura de um poema no ciclo inicial do ensino fundamental II1 1 Este artigo tem origem na dissertação da autora, orientada pela Profa Dra Inês Signorini (cf. GUIMARÃES, 2019).

Creating a multimedia material for the study of augmented reality incorporation during a poem reading in the initial cycle of middle school

Resumo

O crescimento de pesquisas sobre mídias imersivas na área de educação e a identificação de materiais (para)didáticos voltados, principalmente, para as ciências duras motivaram este estudo em linguística aplicada. Seu objetivo é compreender a criação de um material multimidiático, com finalidade didática, que incorporasse realidade aumentada (RA) e a leitura de um poema para alunos no ciclo inicial do ensino fundamental II. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de estudo de caso que buscou, dentre outras questões, entender as interpretações dos alunos sobre o poema, antes e após o uso da tecnologia, assim como suas impressões sobre o material. A análise dos resultados mostra o interesse despertado nos alunos e as potencialidades de uso da RA com o poema para os estudantes da pesquisa.

Palavras-chave:
realidade aumentada; poemas; ensino fundamental II; ciências duras; material multimidiático

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com