Acessibilidade / Reportar erro

Técnicas de utilização de dicionário como material didático na aula de LE para fins específicos

Resumos

Este artigo apresenta uma metodologia de trabalho relacionado ao uso do dicionário como material didático na aula de língua estrangeira com fins específicos, em atividades como desenvolvimento de vocabulário, gramática, pronúncia, uso de língua, cultura, leitura e interpretação de texto. Com certas técnicas, os professores podem aproveitar esse material em suas aulas e orientar seus alunos sobre qual dicionário adquirir e como empregá-lo de maneira eficiente. Oferecemos algumas sugestões de atividades para serem realizadas com o dicionário, seja em aulas para alunos particulares ou em cursos profissionalizantes em áreas específicas.


This paper presents a methodology related to the use of dictionary as a pedagogic resource in the foreign language for specific purposes class, in activities developing vocabulary, grammar, pronunciation, language use, culture, and reading comprehension. By using some techniques, teachers can benefit from this resource in class and instruct their students about how to choose and use a dictionary properly. We offer some suggestions of activities to be performed both in private classes (one-to-one) and with groups of professionals with specific purposes.


Técnicas de utilização de dicionário como material didático na aula de LE para fins específicos

Camila HöflingI; Maria Cristina Parreira da SilvaII; Patrícia TosquiIII

IUNESP/FCLar

IIUNESP/IBILCE

IIIUNESP/ROSANA

RESUMO

Este artigo apresenta uma metodologia de trabalho relacionado ao uso do dicionário como material didático na aula de língua estrangeira com fins específicos, em atividades como desenvolvimento de vocabulário, gramática, pronúncia, uso de língua, cultura, leitura e interpretação de texto. Com certas técnicas, os professores podem aproveitar esse material em suas aulas e orientar seus alunos sobre qual dicionário adquirir e como empregá-lo de maneira eficiente. Oferecemos algumas sugestões de atividades para serem realizadas com o dicionário, seja em aulas para alunos particulares ou em cursos profissionalizantes em áreas específicas.

ABSTRACT

This paper presents a methodology related to the use of dictionary as a pedagogic resource in the foreign language for specific purposes class, in activities developing vocabulary, grammar, pronunciation, language use, culture, and reading comprehension. By using some techniques, teachers can benefit from this resource in class and instruct their students about how to choose and use a dictionary properly. We offer some suggestions of activities to be performed both in private classes (one-to-one) and with groups of professionals with specific purposes.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

  • BERCHOUD, M. J. Communication de spécialité, culture(s), mondialisation. Le français dans le monde / Recherche et applications, Paris, p.52-61, janv. 2004. Numéro spécial.
  • CHALLE, O. La place du FOS dans la formation tout au long de la vie. Le français dans le monde / Recherche et applications, Paris, p.169-179, janv. 2004. Numéro Spécial.
  • DUBICKA, I.; O'KEEFFE, M. English for International Tourism (pre-intermediate). Harlow: Longman, 2003.
  • HAENSCH, G. Tipología de las obras lexicográficas. In: HAENSCH, G. y otros. La lexicografía. De la Lingüística teórica a la lexicografía práctica. Madrid: Editorial Gredos, 1981. p. 95-187.
  • HÖFLING, C. Da análise crítica de definições de nomes concretos em Dicionários para uma proposta de definição padrão Araraquara, 231 p. Dissertação (Mestrado em Letras) - FCL - UNESP, 2000.
  • HÖFLING, C., TOSQUI, P., SILVA, M. C. P. O dicionário como material didático na aula de língua estrangeira. Intercâmbio, São Paulo: LAEL-PUC/SP, v. 13, 2004. CD-ROM.
  • NESI, H. The specification of dictionary reference skills in Higher Education. In: HARTMAN, R. (Ed.). Dictionaries in language learning. Recommendations, National Reports and Thematic Reports from the TNP Sub-project 9: Dictionaries. Berlin: Free University Berlin, 1999. p. 53-66.
  • PANDOLFI, M. A.; TOSQUI, P. Cultura e sociedade no ensino de línguas para o Turismo. Anais do XX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Porto Alegre, 2004, CD-ROM.
  • SAGNIER, C. Les méthodes et l'usage des méthodes en FOS: interêts, usages, limites. Le français dans le monde / Recherche et applications, Paris, p.96-105, janv. 2004. Numéro Spécial.
  • TOSQUI, P. Advérbios Modalizadores - Subsídios para Dicionários Bilíngües. Araraquara, 144 p. Dissertação (Mestrado em Letras) - FCL - Unesp, 2002.
  • ______. O Dicionário Bilíngüe como Ferramenta de Ensino/Aprendizagem de uma Língua Estrangeira. Trabalhos em Lingüística Aplicada Campinas: UNICAMP/IEL, Setor de Publicações, v. 40, p.101-114, 2002.
  • WRIGHT, J. Dictionaries. Oxford: Oxford University Press, 1998.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Abr 2013
  • Data do Fascículo
    2006
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com