Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 4, Número: 1, Publicado: 2004
  • Carta das Editoras

    Dutra, Deise Prima; Mello, Heliana
  • Quem é o nosso homenageado

    Signorini, Inês
  • Estativos e suas características

    Basso, Renato Miguel; Ilari, Rodolfo

    Resumo em Português:

    A maioria dos trabalhos em Aktionsart e Aspecto pressupõe que os verbos estativos formem uma classe homogênea e que possam ser facilmente identificados por testes distribucionais baseados na (in)compatibilidade com o imperativo (I), com a perífrase progressiva (PP) e com certos tipos de adjuntos temporais (AT). Nas primeiras seções deste trabalho, analisamos dados do Português Brasileiro (PB) contrários a essa visão. Mostramos que alguns estativos são compatíveis com a PP, com o I, ou ambos, e também com os tipos de AT tidos como problemáticos. Nas últimas seções, desenvolvendo uma idéia inicial proposta pelo Prof. John Schmitz, sustentamos que, considerando-se o PB, a classe dos estativos deve ser subdividida em subclasses cujo comportamento face a I, PP e AT pode ser previsto pela interação de traços semânticos como [± controle ] e [± mudança ].

    Resumo em Inglês:

    Most works on Aktionsart and Aspect presuppose that stative verbs form a homogeneous class and that they can be easily identified by distributional tests based on (in)compatibility with the imperative (I), with the progressive periphrasis (PP) and with certain types of time adjuncts (TA). In the first sections of this paper, we analyze data from Brazilian Portuguese (BP) that goes against this view. We show that some statives are compatible with PP, or with I, or with both, and also with the kinds of TA that have been considered problematic. In the last sections of this paper, elaborating on an idea first proposed by Professor John Schmitz, we claim that, as far as BP is concerned, the class of statives must be sub-divided into sub-classes whose behavior vis-à-vis I, PP and TA can be predicted by the interaction of semantic features such as [± control ] and [± change ].
  • Tradução, (in)fidelidade e gênero num conto de Moacyr Scliar

    Arrojo, Rosemary

    Resumo em Português:

    O senso comum em geral associa as traduções e os tradutores a diferentes formas de traição. Neste ensaio pretendo me concentrar na forma pela qual o tema da traição do tradutor é tratado, com base na representação de um triângulo amoroso envolvendo a competição de dois homens pelo amor de uma mulher. O objeto de minha análise será um conto de Moacyr Scliar, intitulado "Notas ao Pé da Página", publicado em 1995. Creio que esse tipo de leitura pode nos auxiliar a compreender a reputação geralmente negativa dos tradutores numa cultura que celebra originais e que tende a desconfiar de qualquer atividade que possa interferir com a sua suposta integridade. Também pode nos ajudar a compreender as motivações das principais teorias de tradução que sempre se interessaram em desenvolver mecanismos para o controle e a disciplina dos tradutores e de suas intervenções nos textos que necessariamente têm que reescrever.

    Resumo em Inglês:

    Common sense has often associated both translations and translators with different forms of betrayal. In this paper I intend to focus on how the theme of betrayal in translation is treated in terms of a love triangle, in which the translator's "unreliable" handling of the original is associated with some form of competition with the author for the love of a woman. The object of my analysis will be a short story by Moacyr Scliar entitled "Notas ao Pé da Página", first published in Brazil in 1995. I believe that such an analysis may help us further understand the often negative reputation translators seem to have in a culture that worships originals and tends to distrust any activity that somehow "touches" them. It may also help us reflect on why mainstream translation theories have always been so interested in controlling and disciplining translators and their interventions in the texts they necessarily have to rewrite.
  • Estrutura e significado em "Uma rosa para Emily", de William Faulkner

    Daghlian, Carlos

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma análise do consagrado conto "Uma Rosa para Emily", de William Faulkner, voltada para alguns dos principais aspectos de sua estrutura. Após considerarmos o enredo, discutimos a construção das personagens, com destaque para a protagonista, fazendo um levantamento e comentários sobre possíveis fontes de inspiração, destacando, entre outras, aspectos da biografia da poeta Emily Dickinson, a ficção e a poesia de E. A. Poe, romances de Charles Dickens e Henry James, o conto de Sherwood Anderson e a poesia de William Blake, Emily Dickinson, Robert Browning e John Crowe Ransom, acrescentando paralelos com o conto "Bartleby, o escrivão", de Herman Melville. Analisamos, então, o foco narrativo, os símbolos e o significado, ressaltando aqui o desenvolvimento temático da narrativa.

    Resumo em Inglês:

    This is an analysis of the well-known short story "A Rose for Emily," by William Faulkner, concentrating on some of the main aspects of its structure. A consideration of the plot is followed by a discussion of characterization, with emphasis on the protagonist, by means of a survey and comments on possible sources of inspiration including, among others, aspects of Emily Dickinson's biography, E. A. Poe's fiction and poetry, novels by Charles Dickens and Henry James, Sherwood Anderson's short stories, and the poetry of William Blake, Emily Dickinson, Robert Browning, and John Crowe Ransom, in addition to Herman Melville's short story "Bartleby, the Scrivener." The narrative focus, symbolism and meaning, stressing the thematic development of the narrative, are then analyzed.
  • Estrutura e formação do conceito nas línguas especializadas: tratamento terminológico e lexicográfico

    Barbosa, Maria Aparecida

    Resumo em Português:

    Este trabalho propõe-se a examinar aspectos importantes dos níveis conceptual, lexemático e terminológico do percurso gerativo da enunciação de codificação e de decodificação. O estudo das estruturas e funções das unidades-padrão do plano cognitivo e do plano semiótico tem grande relevância, no âmbito das pesquisas lexicológicas, semânticas e terminológicas. São analisadas, aqui, de um lado, a complexidade estrutural e funcional dos constructos do primeiro nível - arquiconceito, metaconceito, metametaconceito, com vistas à proposição de uma tipologia de campos conceituais; de outro, são examinadas diferenças conceituais e metodológicas entre conceito e definição, como subsídios para a metodologia de configuração de traços semântico-conceptuais de um conceito.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at analyzing important aspects of the conceptual, lexematical and terminological levels of the generative process of both encoding and decoding enunciation. The study of the structures and functions of the standard units from the cognitive and semiotic levels are of great relevance when it comes to lexicological, semiotic and terminological research. On the one hand, we analyze the structural and terminological complexities belonging to the constructs in the first level - the archi-concept, the meta-concept, the meta-meta-concept - in order to reach a proposition of a concept fields typology. On the other hand, we analyze conceptual and methodological differences between concept and definition as to propose subsidies to the configurative methodology of the semantic-conceptual trait of a concept.
  • O alinhamento pró-Estados Unidos da Fonologia no Brasil

    D'Angelis, Wilmar da Rocha

    Resumo em Português:

    A fonologia da vertente do Círculo de Praga - seguida por Câmara Jr. - não deixou seguidores entre lingüistas no Brasil, onde assistimos à vitória hegemônica da vertente estruturalista distribucionalista norte-americana. Com suas limitações teóricas e seu empirismo exacerbado, essa perspectiva engessou o tratamento da fonologia do Português Brasileiro e provocou o abandono das intuições mais perspicazes da abordagem do próprio Mattoso. Ela também comprometeu o tratamento da fonologia de grande parte das línguas autóctones brasileiras, ao mesmo tempo em que foi responsável pela formação de gerações de lingüistas em nosso país. Sua vitória não correspondeu apenas a um embate acadêmico, mas integrou um processo latino-americano de alinhamento pró-Estados Unidos que, na Fonologia, ainda mostra uma sobrevida.

    Resumo em Inglês:

    Phonology of the Prague Scholl - followed by Câmara Jr - did not leave followers between Brazilian linguists, since in this country we watched the hegemonic victory of the distributionalist Structuralism of North America. With its theoretical limitations and its exasperate empiricism, this perspective confined the treatment of the Brazilian Portuguese's Phonology and led to the abandonment of the most interesting intuitions of Mattoso's approach. It also impaired the treatment of the phonological component of great part of the native languages in Brazil, and at the same time, it was responsible for the formation of generations of linguists in our country. Its victory did not correspond only to an academic dispute, but it integrated a Latin American process of alignment with the United States, which, in Phonology, still survives.
  • O desenvolvimento da compreensão oral e em leitura em um programa temático baseado em tarefas

    Xavier, Rosely Perez

    Resumo em Português:

    Este trabalho discute o desenvolvimento das habilidades de compreensão oral e escrita em língua inglesa a partir da implementação de um programa temático de ensino baseado em tarefas em duas 5as séries do ensino fundamental. Os dados foram coletados através de diários, gravações de aulas em áudio e vídeo, questionários e testes de rendimento em dois momentos do processo de implementação, de modo que os resultados pudessem ser comparados entre si. Para verificar se os ganhos de aprendizagem haviam sido significativos, duas 6as séries realizaram os mesmos testes de compreensão oral e em leitura e os seus resultados foram comparados com aqueles dos sujeitos desta pesquisa. Nos contextos pesquisados, os alunos apresentaram ganhos de aprendizagem, sendo eles mais significativos na habilidade de compreensão oral.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the development of both listening and reading skills of two groups of Brazilian secondary students learning English under a task-based thematic syllabus. The data were collected through weekly exchanged lesson diaries, audio- and videotaped sets of lessons, questionnaires, and achievement tests in two moments of the syllabus implementation so that the results could be compared. Aiming at investigating the students' learning gains in both reading and listening comprehension, two next-level groups of Brazilian secondary students were asked to carry out the same achievement tests and their results were compared to the ones achieved by the subjects. The results of this research show that the subjects had learning gains in listening more than in reading.
  • A gramática a serviço do desenvolvimento da escrita

    Buin, Edilaine

    Resumo em Português:

    Este trabalho discute as condições atuais de ensino de língua portuguesa e, baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), propõe uma metodologia de ensino de língua materna cujas aulas de gramática estejam a serviço do desenvolvimento da escrita. Para isso, analisa uma redação narrativa de uma aluna de 5ª série do Ensino Fundamental II da rede pública do Estado de São Paulo, com ênfase no uso pronominal, e, a partir dessa redação, sugere um encaminhamento para as aulas de gramática. Trata-se de uma tentativa de aliar a teoria lingüística de ensino de língua materna à prática docente.

    Resumo em Inglês:

    This research work presents a discussion of the current conditions of Portuguese Language Teaching, also suggesting a methodology of First Language Teaching based on the guidance of the National Curricular Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais), in which grammar classes assist the development of writing. In order to do that, the use of pronouns is analyzed particularly, in a composition of narrative style written by a Middle School student from a public school in the state of São Paulo, Brazil. Starting from this analysis, the conduction of the student to grammar classes is suggested. This is an attempt to ally the Linguistics Theory of First Language Teaching to the Teacher's practice.
  • Translated Poetry in Brazil 1965-2004

    Milton, John

    Resumo em Português:

    Por meio de uma pesquisa quantitativa, este artigo analisa a tradução de poesia publicada no Brasil entre 1965 e 2004, enfatizando o grande interesse por parte de editoras e do público na sua publicação e demonstrando que São Paulo é a cidade onde mais se traduz poesia. Também mostra que o mercado concentra-se em obras clássicas, especialmente as de língua inglesa, e que a tradução de poesia é essencialmente uma atividade praticada por homens.

    Resumo em Inglês:

    Through a quantitative survey, this paper will examine the translation of poetry in Brazil in the last forty years, comparing poetry translated from English with poetry translated from other languages, showing the considerable growth in this area, and demonstrating that translated poetry can be considered a new genre in Brazilian literature. In order to do this, I attempted to discover translations of poetry published between 1965 and 2004, including reeditions of previously published works.
  • As "pedras" no caminho do conhecimento em um curso on-line: um estudo de caso

    Wissmann, Liane Dal Molin

    Resumo em Português:

    O uso de ferramentas tecnológicas no ensino-aprendizagem de línguas é uma realidade. No entanto, há que se convir que se trata de uma realidade um tanto nova e que necessita de esforços no que tange à pesquisa e desenvolvimento. Este trabalho buscou fazer uma breve reflexão sobre a mídia ligada ao uso da tecnologia e a realidade encontrada por professores/pesquisadores ao utilizarem-se desse componente nos processos de ensino-aprendizagem. Utilizando como corpus os logs² do Programa de Língua Inglesa para Professores de Inglês de Escolas Públicas, executado pela PUCSP, a pesquisa mapeou 561 ocorrências de palavras estratégicas (como problems, difficult, afraid e algumas negativas universais como never e didn't) que permitissem identificar as dificuldades encontradas, tanto por professores quanto por alunos que decidem embarcar numa experiência que se utiliza de Computer Assisted Language Learning - CALL.

    Resumo em Inglês:

    The use of technological tools in language teaching-learning is already a reality. This situation, however, is new and demands efforts regarding research and development. This work proposes a brief reflection about the media associated to the use of technology and the reality found out by teachers/researches that utilize this component in his/her teaching/learning. The corpus consists of the logs of English Language Program for English Teachers for Public Schools, carried out by PUCSP. Some 561 words (such as problems, difficult, afraid and universal negatives like never and didn't) aimed at identifying teachers and learners difficulties into Computer Assisted Language Learning experience were located.
  • A compreensão de grupos nominais em inglês como LE

    Tostes, Simone Correia

    Resumo em Português:

    O processo de leitura envolve operações cognitivas ainda pouco pesquisadas. No caso da leitura em língua estrangeira, aprendizes tendem a lançar mão de princípios de sua L1. Essa transferência pode levar a problemas de compreensão da LE. Neste estudo, verificamos a ocorrência desses problemas de leitura em grupos nominais, que, na língua inglesa, apresentam um princípio diferente da L1 português, com seu núcleo figurando como último elemento. Os leitores de LE demonstram aplicar o parâmetro da L1 português, que apresenta o núcleo como primeiro elemento do sintagma, em escala maior nos níveis incipientes, chegando a níveis menores em leitores de nível avançado de proficiência.

    Resumo em Inglês:

    The reading process involves cognitive operations still little researched. In the case of reading in a foreign language, learners tend to apply L1 principles. This transfer may cause problems in the comprehension of an FL. In this study, we have checked the occurrence of reading problems related to nominal groups that, in English, present a principle different from the L1 Portuguese, with a nuclear element in the last position. Readers of English as an FL have applied the parameter of their L1 Portuguese, which presents a nuclear element as the first element in the group, in greater levels in beginners, reaching lower levels in readers in advanced levels of proficiency.
  • Correção de textos e concepções de língua e variação: relações nem sempre aparentes

    Bezerra, Maria Auxiliadora; Queiroz, Anne Karine de; Tabosa, Mariana Queiroga

    Resumo em Português:

    Os objetivos deste trabalho são identificar conceitos de língua e de variação lingüística subjacentes à correção de textos escolares realizada por professores de língua materna e explicitar a relação entre esses conceitos e a correção/avaliação feita. Para isso, foram analisadas duas redações corrigidas e avaliadas por um grupo de professores em formação continuada, tendo-lhe sido solicitada a justificativa para a nota a elas atribuída. A análise foi baseada em princípios teóricos relativos à formação de professor, correção/avaliação e concepções de linguagem. Os resultados indicam que os professores corrigem, sobretudo, seguindo normas do código, embora ao justificarem suas notas lancem mão de informações discursivo-textuais, demonstrando terem se apropriado de um discurso teórico moderno sobreposto a práticas tradicionais.

    Resumo em Inglês:

    This paper has two main aims to be achieved. The first one relates to identifying concepts of language and linguistic variety subjacent to school texts correction led by teachers of mother tongue, whereas the second one concerns the elicitation of the relation between those concepts and the correction/evaluation practices adopted by the teachers. For that, two compositions were corrected and evaluated by a group of teachers to be. Afterwards, they were required to justify the grades given. The analysis was based on theoretical principles in relation to teacher training, correction/evaluation practices, and language concepts as well. The results show that although teachers correct compositions based mainly on code rules, during the grades justification phase they refer to discursive information. This implies that despite the fact that they have acquired a modern theoretical discourse, they still adopt traditional corretive practices.
  • Tecnologia eletrônica e letramento digital: um inventário da pesquisa nascente no Brasil

    Vieira, Iúta Lerche

    Resumo em Português:

    Neste estudo analisamos títulos/resumos de trabalhos apresentados em 5 eventos científicos brasileiros de diferentes níveis, de 2000 a 2001, com o objetivo de mapear os estudos nascentes no país, envolvendo texto eletrônico e letramento digital. As questões centrais do levantamento foram: O que está sendo investigado nesses estudos? Como a tecnologia do computador está sendo abordada na pesquisa lingüística? Os dados oferecem uma visão do desenvolvimento da pesquisa em tecnologia/letramento no Brasil, no período assinalado, em relação a: representatividade e produtividade desse campo de estudo nos eventos analisados e no corpus de trabalhos sobre a temática; foco das investigações, problemas de pesquisa (em especial os referentes ao texto eletrônico, uso do computador, formas de ensino virtual) e abordagens priorizadas; pesquisadores/instituições atuantes nessa nova área de investigação.

    Resumo em Inglês:

    In this study, we analyze titles/summaries of works presented in 5 Brazilian scientific events at different levels, from 2000 through 2001, with the objective of tracking new studies in the country covering electronic text and digital literacy. Core survey issues included: What are such studies investigating? How is computer technology addressed at linguistic surveys? Data provide a view of the development of the linguistic research in literacy/technology in Brazil, over the period mentioned above, in relation to: representativeness and productivity of this field of study in the analyzed events and in the corpus of works on the theme; the investigation focus, research problems (in particular those related to electronic text, computer use, methods of virtual teaching) and prioritized approaches; researches/institutions involved in this new investigation area.
  • Feedback to grammar mistakes in EFL classes: a case study

    Rauber, Andréia Schurt; Gil, Gloria

    Resumo em Português:

    Este artigo reporta a análise da correção de erros gramaticais de duas turmas de inglês como língua estrangeira (LE) e como os alunos avaliam esse tipo de correção. Os dados são provenientes de transcrições de dez aulas de dois grupos de alunos de nível pré-intermediário, totalizando 7,5 horas de observação em cada grupo. A mesma professora lecionava para os dois grupos analisados e através de um questionário respondido pelos alunos foi possível observar as suas crenças com relação aos procedimentos de correção. A análise foi feita sob uma perspectiva sócio-cultural e revela que (1) correção explícita de erros é o tipo de estratégia de correção mais freqüentemente utilizada, e (2) os alunos gostam de ser corrigidos e consideram a correção importantíssima para o desenvolvimento de suas habilidades lingüísticas.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the analysis of feedback to grammatical mistakes in two English as a Foreign Language (EFL) classrooms and how learners view this kind of correction. The data are drawn from transcripts of audio-recordings of ten classes of two pre-intermediate groups, totaling 7.5 hours of observation in each group. The two groups were taught by the same teacher, and a questionnaire was given to the learners in order to investigate their feelings about the teacher's feedback procedure. The analysis was carried out through a sociocultural perspective and reveals that (1) explicit correction is the most frequent type of feedback to grammar mistakes, and (2) learners appreciate and consider the teacher's correction highly important for the development of their language skills.
  • A interação e o processo de negociação em L2

    Bassi, Cláudia Eliana; Dutra, Deise Prina

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta uma investigação sobre a interação e as negociações desencadeadas por atividades comunicativas em uma sala de aula de nível básico de francês como segunda língua (L2). A partir da teoria sociointeracionista (Vygotsky, 1998), os resultados obtidos demonstraram que o processo interacional incentiva a troca de informações entre os aprendizes, favorecendo a negociação, e, também, que os aprendizes utilizaram estratégias de mediação para realizar as suas negociações. Os aprendizes receberam input modificado e tiveram mais oportunidades para a produção de output compreensível. Este relato, portanto, mostra que, ao negociar para a compreensão e a produção de textos em L2, os aprendizes se comprometeram, tornando-se agentes responsáveis e, sobretudo, colaboradores do processo de ensino/aprendizagem da L2.

    Resumo em Inglês:

    This paper investigated the interaction and the negotiations generated by communicative activities proposed in a French as a second language (L2) basic class. Based on the socio-interactionist theory (Vygotsky, 1998), the results show that the interactional process encourages the exchange of information among learners, helping negotiation. Besides that, learners also use mediating strategies to do the negotiations. The learners receive modified input and have more opportunities to produce comprehensible output. This paper, therefore, shows that, to negotiate, to understand and to produce L2 texts, the learners committed themselves, becoming responsible agents, and, above all, collaborators in the L2 learning/teaching process.
  • Paying attention to identity in advanced EAP writing class

    Camps, David

    Resumo em Português:

    Este artigo discute de que forma alunos de um curso de produção de textos em LE, em uma univeridade particular na Cidade do México, se dão conta da escolha de diferentes identidades em uma atividade de escrita e como essa decisão pode auxiliá-los com relação à demanda do curso. Depois de abordar a questão da identidade em sala, de propor atividades com o propósito de desenvolver identidades sociais e de coletar uma amostragem de textos, os alunos foram questionados sobre a decisão de projetarem suas identidades nos textos, com o objetivo de descobrir se a compreensão da importância da identidade na redação acadêmica e a projeção dessa identidade nos textos facilitaria a escrita. Além disso, foi interessante avaliar se eles encontraram dificuldades de atender às exigências e convenções do texto em questão, ao estarem conscientes das possibilidades de construção de suas próprias identidades nesse mesmo texto.

    Resumo em Inglês:

    The present article discusses how students in the advanced EAP (English as a foreign language) writing course at a private university in Mexico City become aware of choosing different identities in a written assignment, and how this decision can help them deal with the course requirements. After addressing the issue of identity in class and carrying out activities to develop social identities, and collecting samples of their writing, the students were questioned about their decision of projecting their identities in their papers in order to find out whether the understanding of the importance of identity in academic writing and its projection in their written essays would facilitate its writing. In addition, it was deemed interesting to learn about whether they found it easier to meet the demands and conventions of that particular essay by being aware of the possibilities of constructing their identities.
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com