Acessibilidade / Reportar erro

CONSUMO DE OXIGÊNIO E INDICADORES DE OBESIDADE: METANÁLISE INCLUINDO 17.604 ADOLESCENTES

RESUMO

Introdução:

Os baixos níveis de aptidão aeróbica estão associados ao excesso de adiposidade corporal em adolescentes. Porém, os estudos que analisaram essa associação em adolescentes, utilizaram diferentes métodos e medidas para avaliar a aptidão aeróbica, o que dificulta a comparação dos resultados.

Objetivos:

Realizar uma revisão sistemática com metanálise de estudos que analisaram a associação entre aptidão aeróbica e indicadores antropométricos de adiposidade corporal em adolescentes de 10 a 19 anos.

Métodos:

Realizou-se busca sistemática em maio de 2016, atualizada em março de 2017, nas seguintes bases de dados eletrônicas: LILACS (BIREME), Embase, MEDLINE (PubMed), Web of Science (Web of Knowledge), Scopus e SPORTDiscus.

Resultados:

Foram selecionados 23 estudos. A metanálise indicou que à medida que aumentavam os níveis de aptidão aeróbica, diminuíam os valores de IMC, do perímetro da cintura e do percentual de gordura corporal dos adolescentes.

Conclusões:

Existe uma associação negativa entre aptidão aeróbica (avaliada pela medida da captação de oxigênio no teste de corrida de vaivém de 20 metros [20m Shuttle Run]) e percentual de gordura, IMC e perímetro da cintura dos adolescentes e associação negativa entre aptidão aeróbica (avaliada pela contagem de voltas no teste de vai e vem de 20 metros) e percentual de gordura corporal. Contudo, é necessária cautela na interpretação dos dados devido à heterogeneidade dos estudos analisados. Nível de evidência II; Revisão sistemática de Estudos de Nível II

Descritores:
Antropometria; Aptidão; Saúde; Aptidão física

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br