Acessibilidade / Reportar erro

O EFEITO DO EXERCÍCIO FÍSICO NO AUMENTO DE CAPTAÇÃO MÁXIMA DE OXIGÊNIO DO MUSCULO ESQUELÉTICO

RESUMO

Introdução:

O exercício aeróbico pode melhorar a função física de atletas e aumentar o conteúdo de oxigênio nos músculos esqueléticos. Isso tem valor referencial importante na avaliação de efeitos do treinamento e no julgamento da fadiga pela prática de esportes.

Objetivo:

A captação máxima de oxigênio é um dos indicadores cruciais da capacidade aeróbica. A tese analisa o efeito médico de se incentivar exercícios físicos para o conteúdo de oxigênio do músculo esquelético.

Métodos:

a tese realizou exercícios aeróbicos em dois grupos de jovens remadores. Os atletas do grupo A realizaram exercícios de alta carga; os atletas do grupo B realizaram exercícios de baixa carga. Ao mesmo tempo, colocamos um detector nos músculos esqueléticos dos atletas para testar o conteúdo de oxigênio no músculo e outros indicadores fisiológicos.

Resultados:

Ao compararmos exercícios de alta carga e de baixa carga, a captação máxima de oxigênio e o índice de utilização de captação máxima de oxigênio ao atingir o ganho aeróbico foram 10% e 16% mais altos, respectivamente. Não houve diferença na atividade de enzimas musculares entre os dois grupos.

Conclusões:

Após o treino aeróbico, a utilização de oxigênio do músculo se fortalece. O exercício físico promove a máxima captação de oxigênio dos músculos esqueléticos. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descriptores:
Exercício físico; Fasciculação; Análise da Demanda Biológica de Oxigênio; Limiar Anaeróbio

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br