Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTO DO EXERCÍCIO CONTÍNUO E INTERVALADO NA RESPOSTA AUTONÔMICA E PRESSÓRICA EM 24 HORAS

IMPACT OF CONTINUOUS AND INTERVAL EXERCISE ON THE AUTONOMIC AND PRESSORIC RESPONSE IN 24 HOURS

IMPACTO DEL EJERCICIO CONTINUO Y INTERVALICO SOBRE LA RESPUESTA AUTONÓMICA Y PRESORA EN 24 HORAS

RESUMO

Introdução:

Exercícios físicos aeróbicos contínuos são os mais relacionados com a hipotensão pós-exercício. No entanto, são escassas as informações sobre o impacto do exercício intervalado sobre a resposta pressórica de 24 horas.

Objetivo:

Comparar as respostas pressóricas subagudas e agudas em uma sessão de exercício aeróbico contínuo e intervalado e identificar possíveis modulações em indicadores de atividade autonômica em adultos normotensos.

Métodos:

Submeteram-se 25 adultos normotensos saudáveis a três sessões experimentais: controle (30 minutos em repouso), exercício contínuo (30 min. - 60%-70% da FCres) e exercício intervalado (6 sessões de 5 minutos com intervalos de 2 min. - 60-70% da FCres) e seus parâmetros cardiovasculares foram monitorados por 24 horas após as sessões. Para comparação dos dados, foi utilizada a ANOVA para medidas repetidas, seguida de suas hipóteses.

Resultados:

No acompanhamento subagudo foi identificada redução significativa (P < 0,05) da pressão arterial sistólica somente após a sessão de exercício contínuo em comparação com a sessão de repouso (115 ± 2 mmHg vs. 112 ± 2 mmHg) e à sessão controle (119 ± 2 mmHg vs. 112 ± 2 mmHg). Não se identificou redução da pressão arterial ambulatorial em nenhuma das sessões experimentais. Os indicadores autonômicos parassimpáticos (RMSSD e pNN50) permaneceram reduzidos após 30 minutos em ambas as sessões de exercício.

Conclusão:

Uma única sessão de exercício aeróbico contínuo causa redução subaguda da pressão arterial em adultos normotensos. A sessão única de exercício aeróbico contínuo e intervalado não promove redução da pressão arterial ambulatorial na média nos períodos intermediários de sono e vigília.

Descritores:
hipotensão pós-exercício; monitorização ambulatorial; pressão arterial

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br