Acessibilidade / Reportar erro

O EXERCÍCIO FÍSICO E O ALÍVIO DE ESTADOS DE DEPRESSÃO ATIVA

RESUMO

Introdução:

O exercício físico tem se tornado um método comum, tanto no país quanto no exterior, na psicoterapia e para a saúde mental.

Objetivo:

Observar a situação e as características atuais do exercício físico e dos transtornos depressivos e examinar o efeito do exercício físico nos transtornos depressivos do corpo humano.

Métodos:

O artigo compara e analisa a relação entre o exercício físico em humanos e o nível de depressão e autoestima corporal da perspectiva psicológica.

Resultados:

A incidência de depressão é mais elevada. Existem diferenças significativas entre a atitude quanto ao exercício físico e o grau de depressão nos três tipos de sujeito do estudo. O exercício físico leva ao alívio da depressão.

Conclusão:

O exercício físico é uma das maneiras mais eficazes para melhorar o estado de depressão no corpo humano. O efeito do exercício não tem relação com a escolha de um método de exercício específico. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descritores:
Exercício físico; Depressão; Esportes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br