Acessibilidade / Reportar erro

Osteocondroma patelar: relato de caso Trabalho feito no Departamento de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Relato de um caso raro de osteocondroma patelar. Homem de 60 anos apresentou tumor na patela esquerda que tem se desenvolvido por 10 anos, fato raro, considerando-se a idade do paciente e o local de surgimento do tumor. Dor leve e a presença da massa compunham o quadro clínico, sem limitação da flexoextensão ou déficit neurovascular. O tumor apresentava 8 cm longitudinal x 6 cm transversal x 3 cm anteroposterior, endurecido, aderido ao plano ósseo patelar. Nas radiografias e tomografias observamos áreas mais densas correspondentes de osso e outras menos densas, que podem corresponder à cartilagem, de crescimento lento, e irregularidades na superfície articular patelofemoral. Foi feita ressecção simples do tumor e o anatomopatológico confirmou osteocondroma da patela. Osteocondroma, ou exostose osteocartilaginosa, abrange uma grande parte dos tumores ósseos benignos. Ele resulta de alterações celulares que desencadeiam a produção desregulada de osso esponjoso. Seu tratamento é feito basicamente pela retirada cirúrgica da massa tumoral. Não é essencial, mas recomendada para evitar lesões por contiguidade e risco de malignização.

Neoplasias ósseas; Patela; Osteocondroma


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br