Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, Volume: 10, Número: 2, Publicado: 2016
  • Arte popular criativa e turismo cultural na cidade de Loulé (Algarve/Portugal) Artigos

    Santos, Jean Carlos Vieira; Silva, João Albino

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho aborda a arte popular criativa como oferta complementar ao produto “turismo cultural” em espaço urbano, uma experiência que tem como chave interpretativa o descobrimento das reflexões e interpretações acerca da inovação estratégica do produto artesanal na cidade de Loulé, na região Algarve, em Portugal. Sob esse pressuposto, interessa-nos aqui não a descrição dos artesãos e artesanatos, mas a discussão acerca da relação entre arte popular e criatividade, uma abordagem integrada nas tendências do turismo cultural. Nesse contexto, o artigo traz o exemplo do projeto de Técnicas Ancestrais e Soluções Atuais (TASA). Desse modo, considera-se como método a subjetividade das entrevistas e dos trabalhos de campo, por meio dos quais foi possível observar as situações do cotidiano, os espaços e lugares dos artesãos com sua arte popular criativa. O texto traz argumentos e análises acerca do turismo nos contextos cultural e criativo e na experiência de valorização da arte popular em Loulé.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este trabajo se aborda el arte popular creativo como una oferta complementaria al producto “turismo cultural” en el espacio urbano, una experiencia cuya clave interpretativa se desentraña las reflexiones e interpretaciones de la innovación estratégica de los productos artesanales en la ciudad de Loulé, en la región Algarve en Portugal. Bajo este supuesto, no nos interesa aquí una descripción de los artesanos y artesanías, pero la discusión sobre la relación del arte popular y la creatividad, un enfoque integrado en las tendencias del turismo cultural. En este contexto, el artículo ofrece el ejemplo del proyecto de Técnicas Ancestrales y Soluciones Actuales (TASA). Por lo tanto, se considera como un método de la subjetividad de entrevistas y trabajo de campo y, a través de ellos, observamos situaciones cotidianas, espacios y lugares de artesanos con su arte popular creativo. Por lo tanto, el texto aporta argumentos y análisis sobre el turismo en los contextos culturales y creativos en la experiencia de valorización del arte popular en Loulé.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work approaches the creative folk art as a complementary offering to the product “cultural tourism” in urban space, an experience that has the unraveling of reflections and interpretations about the strategic innovation of craft products in the city of Loulé, in Algarve region, in Portugal, as an interpretive key. By this assumption, we are not interested in a description of artisans and crafts, but in the discussion about the relationship between folk art and creativity, an integrated approach in the trends of cultural tourism. In this context, the article offers the example of Ancestral Techniques and Current Solutions (ATCS) project. Thus, we consider the subjectivity of interviews and fieldwork as a method, and, through those ones, we observed everyday situations, spaces and places of artisans with their creative folk art. Therefore, the text brings arguments and analysis about tourism in the cultural and creative contexts and in the experience of valorization of folk art in Loulé.
  • Nível de engagement dos fãs das Termas do Centro de Portugal no Facebook Artigos

    Torres, Maria Filomena; García, José Álvarez; Rama, María de la Cruz Del Río; Santos, Barbara Coutinho Pires dos

    Resumo em Português:

    Resumo As redes sociais, tais como o Facebook, revolucionaram as estratégias de comunicação das marcas transformando o modo como a sociedade se comunica ao modificar percepções e normas sociais e, portanto, as dinâmicas da comunicação. Neste sentido, tornou-se pertinente analisar a presença das Termas do Centro de Portugal, nas redes socias, uma vez que, as mesmas permitem transmitir informação sobre os seus serviços e produtos. O objetivo deste trabalho é medir, o nível de interação das Termas do Centro de Portugal com o seu público, de forma a comparar e a medir o envolvimento e a interação de cada uma das páginas com seus os utilizadores, e assim, poder auxiliar os gestores na elaboração de estratégias de conteúdos que possibilitem aumentar o grau de envolvimento dos fãs com a marca. A escolha das Termas, que são estabelecimentos onde se presta serviços de saúde, no qual se realiza o aproveitamento das propiedades terapêuticas de uma água minero-medicinal para fins de prevenção a doenças, terapias, etc., baseou-se na importância que o setor de turismo de saúde em Portugal está adquirindo na atualidade, sendo as Termas seu principal representante. A metodologia do trabalho baseou-se em análises quantitativas utilizando a análise das métricas digitais PageMatch e Kaushik junto com uma análise de conteúdo das páginas oficiais das termas no Facebook. O processo de amostragem foi não probabilista intencional e a recolha dos dados se realizou entre os meses de junho a outubro de 2015. Compreendeu-se que a quantidade de informação disponibilizada nas páginas não é a responsável pelo o aumento do nível de Engagement. Verificou-se ainda, que a maioria das páginas de Facebook das Termas do Centro de Portugal, não potencializam essa ferramenta.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las redes sociales como el Facebook han revolucionado las estrategias de comunicación de las marcas, han transformado la forma en la que la sociedad se comunica al cambiar las percepciones y las normas sociales y, por lo tanto, las dinámicas de la comunicación. En este sentido, es pertinente analizar la presencia de las Termas del Centro de Portugal en las redes sociales, una vez que, permite a las mismas transmitir información sobre sus servicios y productos. El objetivo de este estudio es medir, a través de indicadores digitales, el nivel de interacción de las Termas del Centro de Portugal en las páginas oficiales del Facebook con su público, con el fin de comparar y medir la participación e interacción de cada una de las páginas con sus usuarios, y así ayudar a los administradores en el desarrollo de estrategias de contenido que posibiliten aumentar el nivel de participación de los fans con la marca. La elección de las Termas que son establecimientos donde se prestan cuidados de salud, en el cual se realiza el aprovechamiento de las propiedades terapéuticas de un agua mineromedicinal para fines de prevención de dolencias, terapéuticos, etc., se basó en la importancia que en la actualidad está adquiriendo el turismo de salud en Portugal, siendo las Termas su principal representante. La metodología de trabajo se basó en análisis cuantitativo utilizando el análisis de las métricas digitales PageMarch y Kaushik junto con un análisis del contenido de las páginas oficiales de las Termas en Facebook. El proceso de muestreo fue no probabilístico intencional y la recogida se realizó entre los meses de junio a octubre de 2015. Se observó que la cantidad de información disponible en las páginas, sólo por ellas, no es responsable del aumento del nivel de compromiso. Se verificó, que la mayoría de las páginas de las Termas del Centro de Portugal en Facebook, no aprovechan esta herramienta, en la que Facebook se ha convertido, con el fin de comunicarse a través de Electronic Word-of-mouse con su público.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Social networks like Facebook have revolutionized communication strategies of the brands and its effects are clear and deep, and have transformed the way in which society is communicated to changed perceptions and social norms and, therefore, have transformed the dynamics of communication. In this sense, it is pertinent to analyze the presence of Termas of Centre of Portugal in social networks is essential, once that allows them to transmit information about their services and products. The aim of this study is to measure, through digital indicators, the level of interaction of the Termas of Centre of Portugal (in the official pages of Facebook) with his audience, in order to compare and measure the participation and interaction of each one of the pages with their users, and thus help managers to develop content strategies that make possible increasing the level of participation of the fans to the brand. The choice of Termas which are establishments where health care is provided, in which it is performed harnessing the therapeutic properties of a medicinal mineral water for prevention of ailments, therapeutic, etc., it is based on the importance today is acquiring health tourism in Portugal, being Termas its main representative. The working methodology is based on quantitative analysis using the analysis of digital metrics PageMarch and Kaushik together with an analysis of the content of the official website of Termas on Facebook. The sampling process was non-probabilistic intentional and collection was carried out between June and October 2015.It is observed that the amount of information available on the pages, just for them, is not responsible for the increased level of commitment. It was verified that most of the pages of the Termas of Centre of Portugal on Facebook, do not take this tool, which Facebook has become, in order to communicate through Electronic Word-of-mouse with your audience.
  • Análise reflexiva do turismo em saúde à luz da inovação Artigos

    Ferreira, Keline Leão; Schreiber, Dusan; Puffal, Daniel Pedro

    Resumo em Português:

    Resumo O turismo em saúde, um fenômeno recente no Brasil, representa uma importante oportunidade de expansão para as instituições de saúde que possuem instalações, recursos humanos e tecnologia de excelência. O presente trabalho desenvolve reflexão sobre esse mercado à luz de vertentes teóricas acerca da inovação, principalmente com base em Manual de Oslo, Tidd et al., Christensen e Miller e Morris. Com o propósito de subsidiar a análise foi conduzido o estudo multicaso em quatro instituições de saúde da região sul do Brasil. As evidências apontam que a participação da instituições no mercado de turismo em saúde propiciou que a inovação em produto, processo, marketing e organizacional fosse considerada um diferencial competitivo, gerado por uma nova concepção de negócio, redesenho de seus processos, adequação dos ambientes físicos, maior importância das áreas de marketing e gestão, gerando um reconhecimento externo, uma maior rede relacionamentos, cooperação entre os seus pares e atribuindo às instituições um padrão internacional de fornecimento de serviços.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El turismo de salud, un fenómeno reciente en Brasil, representa una oportunidad importante de expansión para las instituciones que cuentan con instalaciones de salud, recursos humanos y tecnología de excelencia. El presente artículo desarrolla una reflexión sobre este mercado a la luz de las perspectivas teóricas de la innovación. Con el propósito de soportar el análisis, se realizó un estudio de caso múltiple en cuatro instituciones de salud en la región sur de Brasil. La evidencia sustenta que la participación de las instituciones en el mercado de turismo de salud propició que la innovación (de producto, proceso, marketing y organizacional) fuese considerada una ventaja competitiva obtenida a través de un nuevo diseño de negocio, rediseño de procesos, la adecuación de los entornos físicos, mayor importancia en las áreas de marketing y de gestión. Dicha ventaja fue generadora de reconocimiento externo, una red de relaciones de mayor tamaño, la cooperación con sus pares y la imputación de un estándar internacional de prestación de servicios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Medical tourism, although being considered a recent phenomenon in Brazil, still represents an important opportunity for institutions that have health facilities, human resources and advanced technological level. This work aims to develop a reflection about this market based under the innovation theoretical perspectives. In order to support this analysis was conducted a multi case study in four health institutions located in the Brazilian south region. Results confirmed that these institutions developed innovations, classified as innovation in product, process, organizational and marketing. Moreover, the evidences indicated that the institution participation on medical tourism market, using innovation as a competitive advantage, helps to promote a new business design and organizational processes, adequate infrastructure, assigning a due importance to the marketing and management sectors, generating an external recognition, a larger network relationships, cooperation among peers, ensuring to these institutions an international standard of service delivery.
  • O potencial turístico para a observação da avifauna em três áreas verdes na cidade de Campo Grande, MS Artigos

    Oppliger, Emilia Alibio; Fontoura, Fernanda Mussi; Oliveira, Ademir Kleber Morbeck de; Toledo, Maria Cecília Barbosa de; Silva, Mauro Henrique Soares da; Guedes, Neiva Maria Robaldo

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo desse estudo foi avaliar o potencial turístico da avifauna encontrada em três áreas verdes da cidade de Campo Grande. As áreas do estudo são abertas ao público, caracterizadas como um parque, uma praça e uma lagoa. O levantamento qualitativo da avifauna totalizou 55hs de observação por meio do método de observação direta por pontos. As espécies foram registradas e se calculou a frequência de ocorrência (FO) de cada espécie por área analisada. Foram registradas 107 espécies que somam 12% das encontradas no bioma Cerrado e a arara-canindé foi a espécie com frequência absoluta de ocorrência nas três áreas. Cada uma das áreas apresentou espécies exclusivas e o parque, o maior número de espécies registradas, destacando-se como um local apropriado para realizar o roteiro de observação de aves. Porém, o potencial turístico dessa avifauna deve ser fortalecido com outras ações como observar se há complementariedade entre oferta e demanda, planejar e construir elementos próprios para as atividades de observação, organizar e apresentar modalidades da prática de observação de aves de acordo com as limitações da oferta e com o grau de envolvimento e especialização dos ‘birdwatchers’. A população local deve ser mobilizada e motivada a conhecer as aves que fazem parte da paisagem; a iniciativa privada pode se utilizar de um produto turístico formatado e criar novos produtos ou necessidades, como artesanato ou guias impressos; e a participação do poder público é imprescindível na promoção do produto ‘roteiro urbano de observação de aves’, como na manutenção de reservas naturais urbanas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue evaluar el potencial turístico de aves que se encuentran en tres áreas verdes de la ciudad de Campo Grande. Las áreas de estudio están abiertas al público y se caracterizan por un parque, una plaza y un estanque. La investigación cualitativa de avifauna totalizó 55hs observación, a través del método de observación directa por puntos. Se registraron las especies y se calculó la frecuencia de ocurrencia (FO) de cada especie por área analizada. Se registraron 107 especies por un total de 12% del bioma Cerrado. Un guacamayo azul y amarillo fue la especie con frecuencia absoluta de ocurrencia en las tres áreas. Cada una de las áreas presentan especies exclusiva y el parque, el mayor número de especies registradas, destacándose como un lugar apropiado para celebrar el tour de observación de aves. Sin embargo, el potencial turístico de estas aves debería reforzarse con otras acciones para ver si hay complementariedad entre la oferta y la demanda, planificación y construcción de elementos propios a las actividades de observación, organizar y presentar las modalidades prácticas para la observación de aves de acuerdo con las limitaciones de la oferta y el grado de participación y la experiencia de los observadores de aves. La gente local debe ser movilizada y motivada a conocer las aves que forman parte del paisaje; el sector privado puede utilizarse desde un producto turístico con formato y crear nuevos productos o necesidades, como la artesanía o guías impresas; y la participación del gobierno es esencial en la promoción de una ruta de observación de aves, como en el mantenimiento de las reservas naturales urbanas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study was to evaluate the tourism potential of birds found in three public green areas (a park, a square and a pond), in the city of Campo Grande. The qualitative survey of avifauna totaled 55 observation hours, by the method of direct observation by points. The species were recorded and the frequency of occurrence (FO) of each species by analyzed area was calculated. We recorded 107 species, totaling 12% of the Cerrado biome and blue-and-gold macaws were the species with absolute frequency of occurrence in the three areas. Each of the areas presented exclusive species and the park, the largest number of recorded species, standing out as an appropriate place to hold the birdwatch. However, the tourism potential for observing these birds should be strengthened by other actions such as check for complementarity between supply and demand, planning and building elements themselves to the observation activities, organize and present the practical arrangements for the birds observation in accordance with the supply constraints and the level of involvement and expertise of birdwatchers. Local people should be mobilized and motivated to know about the birds that are part of the landscape; the private sector can use a formatted tourism product and create new products or needs, such as crafts or printed guides; and the participation of the government is essential in promoting the 'birdwatching urban script ' product, as in the maintenance of urban nature reserves.
  • Estudo da percepção ética dos estudantes de graduação diante de dilemas concernentes a atividade turística Artigos

    Paes, Taís Alexandre Antunes; Azevedo, Denio Santos

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção ética dos estudantes diante de dilemas éticos de cunho social, econômico e ambiental comuns a atividade turística. A prática do turismo constantemente apresenta dilemas éticos em que os seus agentes sociais necessitam tomar decisões. Dependendo da forma como estas são tomadas, os efeitos, de tais ações, podem gerar benefícios ou malefícios para a sociedade devido às trocas constantes que ocorrem entre estes agentes sociais quando há a aquisição de serviços e produtos turísticos. É devido a tais aspectos que se faz proeminente analisar a percepção ética dos estudantes, uma vez que os mesmos serão futuros tomadores de decisões ou prestadores de serviços turísticos. Desta maneira, foram entrevistados 103 graduandos do curso de turismo de uma universidade pública do nordeste brasileiro considerando uma amostragem não-probabilística por acessibilidade e conveniência. Para tal análise foi desenvolvida uma escala com cenários de cunho social, econômico e ambiental. Os itens basearam-se nas seis questões morais pertencentes ao modelo integrativo de Jones (1991) que em conjunto formam a intensidade moral: magnitude das consequências, consenso social, probabilidade de efeito, imediatismo temporal, proximidade e concentração do efeito. Entre os resultados está uma maior percepção ética para o dilema de cunho ambiental e uma tendência de ação antiética para o dilema de cunho econômico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo analizar la percepción ética de los estudiantes sobre los dilemas éticos de la actividad turística común social, económico y ambiental. La práctica del turismo presenta constantemente dilemas éticos en sus actores sociales necesitan para tomar decisiones. Dependiendo de cómo se toman las decisiones los efectos de este tipo de acciones, puede generar beneficios o daños a la sociedad debido a los constantes cambios que se producen entre estos agentes sociales cuando no es la compra de servicios y productos turísticos. Es debido a estos aspectos que hace prominente analizar la percepción ética de los estudiantes, ya que serán futuros tomadores de decisiones y los proveedores de servicios turísticos. De esta manera, hemos entrevistado a 103 estudiantes de pregrado de Turismo curso en una universidad pública en el noreste de Brasil considerando un muestreo no probabilístico para la accesibilidad y comodidad. Para este análisis se desarrolló con una serie de escenarios sociales, económicos y ambientales. Los artículos se basan en seis cuestiones morales relacionadas con el modelo integrador Jones (1991), que en conjunto forman la intensidad moral: la magnitud del impacto, efecto consenso social de la probabilidad, de inmediatez tiempo, concentración y efecto de proximidad. Entre los resultados es mayor la conciencia ética para dilema relativos al medio ambiente y una tendencia a la acción poco ética para dilema matriz económica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to analyze the ethical perception of students on ethical dilemmas of social, economic and environmental common tourist activity. The practice of tourism constantly presents ethical dilemmas in their social actors need to make decisions. Depending on how decisions are taken the effects of such actions, can generate benefits or harms to society due to the constant changes that occur between these social agents when there is the purchase of services and tourism products. It is due to such aspects that makes prominent analyze the ethical perception of the students, since they will be future decision makers and tourism service providers. In this way, we interviewed 103 undergraduate students of tourism course at a public university in northeastern Brazil considering a non-probability sampling for accessibility and convenience. For this analysis was developed with a range of social, economic and environmental nature scenarios. The items were based on six moral issues pertaining to the integrative model Jones (1991) which together form the moral intensity: the magnitude of the impact, social consensus effect of probability, time immediacy, concentration and proximity effect. Among the results is greater ethical awareness for environment-related dilemma and an unethical action tendency for economic die dilemma.
  • Imagem de destinos turísticos: avaliação à luz da teoria da experiência na economia baseada em serviços Artigos

    Añaña, Edar da Silva; Anjos, Francisco Antonio dos; Pereira, Melise de Lima

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo busca avaliar a imagem de destinos enquanto produtos turísticos à luz da teoria da experiência, com vistas a avaliar as relações existentes entre ambos os construtos. Testa uma escala de mensuração para a imagem de destinos litorâneos, com diferentes atrativos, e analisa o arranjo interno dos fatores imaginários à luz da teoria da experiência e da composição dos destinos enquanto produtos turísticos. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem quantitativa, a partir da aplicação de um survey com potenciais turistas brasileiros que avaliaram um entre oito destinos litorâneos nacionais. Foi utilizada uma amostra, não probabilística por conveniência, de 178 consumidores de diferentes faixas etárias e renda, oriundos de diversos estados brasileiros. O trabalho avança sobre a teoria revisada, apresentando uma forma inovadora de ver a imagem de destinos turísticos à luz de dois elementos que interferem na decisão de visitar ou não um lugar: o arranjo dos destinos enquanto produtos turísticos e a experiência que se espera viver nos destinos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen : El artículo busca evaluar la imagen de distintos destinos como productos turísticos a la luz de la teoría de la experiencia, con el fin de analizar las relaciones existentes entre ambos constructos. Para ello, se prueba una escala de medición de imagen de destinos costeros, con diferentes atractivos, y se analiza la disposición interna de los factores imaginarios bajo la óptica de la teoría de la experiencia y la composición de los destinos como productos turísticos. Se trata de una investigación exploratoria–descriptiva con un abordaje cuantitativo, a partir de la aplicación de un survey a potenciales turistas brasileños que evalúan uno entre ocho destinos costeros nacionales. Se colectó una muestra no probabilística por conveniencia de 178 consumidores de diferentes grupos de edades y de renta, naturales de diferentes estados brasileños. El trabajo trae contribuciones acerca de la teoría revisada, ya que presenta una forma innovadora de ver la imagen de destinos a la luz de dos elementos que interfieren en la decisión de visitar o no un lugar: la conveniencia de los destinos como productos turísticos y la experiencia que se espera vivir en los destinos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper assesses the image of tourist destinations as products in light of the experience theory, in order to evaluate relationships between both constructs. A scale is set forth to measure the image of coastal destinations, with different attractions, and to analyze the internal arrangement of the imaginary factors in light of the experience theory and the destinations as tourist products. The research is exploratory and descriptive with quantitative approach, that surveyed potential Brazilian tourists who were asked to choose one (among eight) national coastal destinations to evaluate. A non-probabilistic sample of 178 consumers of different ages and income levels from various Brazilian states was surveyed. This work advances over previous theory, introducing an innovative way to see the image of destinations in the light of two factors that affect the decision to visit or not to visit a place: the arrangement of destinations as touristic products, and the experience expected to experiment when visiting the destinations.
  • Análise de aspectos hedônicos e utilitários como preditores da recomendação e recompra do Natal Luz Artigos

    Lübeck, Rafael Mendes; Santini, Fernando Oliveira; Camargo, Maria Emília; Wanin, Tatiana Schena

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do presente trabalho foi demonstrar que os aspectos hedônicos e utilitários antecedem a recomendação e recompra (lealdade) e que a frequência de visitas a um evento modifica a percepção do consumidor sobre as motivações hedônicas e utilitárias sendo que quanto maior a frequência de visitas ao evento mais utilitária é a motivação. Para tal intento procedeu-se uma survey, executada entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012, medindo a percepção hedônica e utilitária em relação à recomendação e recompra moderada pela frequência de visitas ao evento. Os dados foram tratados com a utilização da técnica de modelagem de equações estruturais (MEE). s resultados demonstraram que quanto mais os consumidores vão ao evento, maior é à força dos motivos utilitários para recomendação e recompra e que aspectos hedônicos e utilitários antecedem a recomendação e recompra. O valor hedônico nos resultados encontrados diminui conforme o consumidor frequenta o evento. Esta evidencia possibilitou a inferência que após a primeira visita ao “Natal Luz” o consumidor desenvolve uma relação de utilidade com o espetáculo, podendo citar “razões” para sua escolha e quanto maior for a recompra maior será a racionalização da escolha pelas novas recompras do evento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen : El objetivo de este estudio fue demostrar que los aspectos hedónicos y utilitarias antes de recomendación y de recompra (lealtad) y la frecuencia de las visitas a un evento cambia la percepción del consumidor de las motivaciones hedónicas y utilitarias y cuanto mayor sea la frecuencia de visitas evento más utilitario es la motivación. Para ello se procedió a una encuesta, aplicado de diciembre de 2011 y enero de 2012, que mide la percepción hedonista y utilitarista de la recomendación y recompra moderada por la frecuencia de visitas al evento. Los datos fueron analizados utilizando la técnica de modelado de ecuaciones estructurales (ESM) y los resultados mostraron que los más consumidores que asistieron al evento, mayor será la fuerza de utilidades razones de recomendación y de recompra y los aspectos hedónicos y las utilidades antes de recomendación y recompra. El valor hedónico los resultados disminuye a medida que el consumidor asiste al evento. Esta evidencia permite la inferencia de que después de la primera visita a la "luz de la Navidad" el consumidor desarrolla una relación útil con la demostración y puede citar las "razones" para su elección y mayor será la recompra mayor será la justificación de la elección de nuevas recompras de evento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study was to demonstrate that the hedonic and utilitarian aspects prior to recommendation and repurchase (loyalty) and the frequency of visits to an event changes the perception of the consumer of the hedonic and utilitarian motivations and the higher the frequency of visits more utilitarian event is motivation. For this purpose we proceeded a survey, applied December 2011 and January 2012, measuring the hedonic and utilitarian perception of the recommendation and moderate repurchase by the frequency of visits to the event. The data were analyzed using the structural equation modeling technique (ESM) and the results showed that the more consumers attending the event, the greater the strength of utilities reasons for recommendation and repurchase and hedonic aspects and utilities prior to recommendation and repurchase. The hedonic value the results found decreases as the consumer attends the event. This evidence allowed the inference that after the first visit to the "Christmas Light" the consumer develops a useful relationship with the show and can cite "reasons" for your choice and the greater the higher repurchase will be the rationalization of choice by new repurchases of event.
  • Resorts no Brasil: uma avaliação do desempenho Artigos

    Bonfato, Antonio Carlos; Baltieri, Marcia Akemi Takahashi

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo analisa o desempenho mercadológico e financeiro dos resorts no Brasil. O objetivo geral foi identificar o comportamento dos principais indicadores de desempenho financeiro, sob a ótica das receitas, na medida de contribuir para uma melhor compreensão de como opera esse setor no país. Para se obter os resultados desejados, foram realizadas pesquisas correlacionais que geraram os valores e índices de crescimento que permitiram estabelecer uma relação comparativa entre os anos de 2013 e 2014. Serviram como fontes primárias os resorts filiados à Associação Brasileira de Resorts - Resorts Brasil, bem como entrevista de campo, com profissional de reconhecida atuação na área. As fontes secundárias se basearam em autores consagrados no universo da temática analisada. O universo de investigação foi formado pelos 49 resorts oficialmente reconhecidos pela principal entidade da área no país, ABR/Resorts Brasil. A entidade colaborou com o presente estudo ao permitir o acesso ao de seu banco de dados, onde os associados depositam mensalmente as informações de desempenho. Os empreendimentos estudados também foram segmentados em quatro subgrupos que foram analisados de forma separada. Os resultados mostraram que o mercado de resorts nacionais segue avançando em seus índices de desempenho e aperfeiçoando seus processos internos de gestão e distribuição de vendas. Entre os anos analisados, foi observada uma melhora no desempenho das receitas nominais na ordem de 6,34% no principal índice analisado. No que tange aos subgrupos, os resorts localizados em praia e os que operam no sistema all inclusive geraram os resultados mais significativos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se analiza la comercialización y el rendimiento financiero de los resorts brasileños. El objetivo general fue identificar el comportamiento de los principales indicadores de rendimiento financiero desde la perspectiva de los ingresos, con objeto de contribuir a una mejor comprensión de cómo funciona este sector en el país. Para obtener los resultados deseados, que se llevaron a cabo la investigación correlacional que generó los valores y las tasas de crecimiento que permitieron establecer una relación comparativa dentre los años 2013 y 2014. A los datos obtenidos hay ayudado - cómo fuente primaria - los resorts afiliados a la Associação Brasileira de Resorts - Resorts Brasil, así como la entrevista con profesional de reconocida experiencia en el campo. Las fuentes secundarias se basaron en los autores consagrados en el universo temático analizado. El universo de la investigación fue formada por los 49 resorts oficialmente reconocidos por la entidad principal de la zona en el país, ABR / Resorts Brasil. La organización hay colaborado con el estudio por permitir el acceso a su base de datos, donde los afiliados hacen el depósito mensual de las informaciones de rendimiento. Los proyectos estudiados también fueron segmentados en cuatro subgrupos que fueron analizados por separado. Los resultados mostraron que el mercado de los resorts brasileños sigue avanzando en sus indicadores de desempeño y presentando mejora de sus procesos internos de gestión y distribución de ventas. Entre los años analizados, se observó una mejora en el rendimiento de la renta nominal del orden de 6,34% en el índice principal analizada. Con respecto a los sub-grupos, los resorts situados en la playa y que operan en el sistema all inclusive generaron los resultados más significativos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This scientific article is about resort’s operations in Brazil. The main goal was to identify the financial key performance indicators, so that it could contribute to a better comprehension about how the resorts area acts in Brazil. To achieve this goal, this study took researches which generated numbers and indicators that could establish a comparison between 2013 and 2014. The main sources were token from all resorts from the Associação Brasileira de Resorts - Resorts Brasil, as well as an interview with a renowned area professional. Other sources were token by the most important resorts books. There are actually 49 resorts which are part of the Brazilian Resorts Association-ABR/Resorts Brasil. This institution allowed the access to all its database, in which the associated resorts give numerical informations about its own performance. The resorts studied in this article were divided and studied in four big groups. The results showed that the national resorts market keeps increasing its statistics and improving its internal management processes and sales distribution. Revenues increased 6.34% in the main analysed indicator during the years of 2013 and 2014. It was also observed that beach and all inclusive resorts tend to have better results.
  • Motivações para visitar a Oktoberfest de Blumenau (BR) e Munique (RFA): uma análise comparativa utilizando a técnica Partial Least Squares Artigos

    Moretti, Sérgio Luiz do Amaral; Zucco, Fabricia Durieux; Pozo, Hamilton

    Resumo em Português:

    Resumo É impossível desenvolver ações eficazes de marketing turístico e planejamento da comunicação, sem uma compreensão das motivações dos turistas para viajar. O objetivo deste artigo é aprofundar o conhecimento dos motivos para viajar de visitantes de festivais. Com este propósito foi desenvolvido um instrumento de pesquisa formado por quatro constructos obtidos na literatura, cujos dados foram coletados por meio de um survey nas Oktoberfest de Blumenau (BR), com 432 entrevistados e Munique (RFA), com 285 entrevistados. A maioria das escalas foi confirmada mostrando a validade do instrumento. O estudo por meio de Partial Least Squares – PLS revelou que ambas as amostras buscam experimentar diferentes costumes e culturas e encontrar situações novas que não fazem parte do seu ambiente. Os visitante também frequentam festivais para estar com amigos, reduzir a tensão, ansiedade e frustrações. A compreensão das motivações dos turistas para viajar contribui com novos subsídios para a elaboração de políticas públicas e o trade turístico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen És imposible desarrollar acciones efectivas para la promoción del turismo y la planificación de la comunicación sin una comprensión de las motivaciones de los turistas para viajar. El propósito de este artículo és profundizar el conocimiento de las razones para viajar a los visitantes de festivales. Para esto se ha desenvolvido un instrumento de investigación basado en cuatro construcciones de la literatura y se aplica a través de una encuesta en la Oktoberfest de Blumenau (BR), con 432 encuestados y Múnich (Alemania), con 285 encuestados. La mayoría de las escalas se confirmó que muestra la validez del instrumento. El estudio realizado por mínimos cuadrados parciales - PLS reveló que ambas muestras buscan experimentar diferentes costumbres y culturas y conocer a las nuevas situaciones que no son parte de su entorno. Los visitantes también asisten a festivales para estar con los amigos, reducir el estrés, la ansiedad y la frustración. La comprensión de las motivaciones de los turistas a viajar contribuye nuevas subvenciones para el desarrollo de políticas públicas y la industria del turismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract It is impossible to develop effective tourism marketing actions and planning the communication without an understanding of the motivations of tourists for travel. The aim of this paper is to deepen the knowledge of the reasons for traveling festivals visitors. For this purpose we developed a survey instrument that consists of four constructs obtained in the literature, with data collected through a survey in Oktoberfest Blumenau (BR), with 432 respondents and Munich (Germany), with 285 respondents. Most of scales were confirmed showing the validity of the instrument. The study by Partial Least Squares - PLS revealed that both samples looking to experience different customs and cultures and meet new situations that are not part of your environment. Visitors also attend festivals to be with friends, reduce stress, anxiety and frustration. The understanding of tourists' motivations for travel reports new subsidies for the development of public policies and the tourist trade.
  • Mensuração de ativos culturais: aplicação do método do custo de viagem e método de valoração contingente no Memorial Darcy Ribeiro Artigos

    Carvalho Júnior, Luís Carlos de; Marques, Matheus de Mendonça; Freire, Fatima de Souza

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa tem por objetivo aplicar o Método de Valoração Contingente (MVC) e o Método do Custo de Viagem (MCV) no Memorial Darcy Ribeiro, conhecido como Beijódromo, localizado em Brasília, para auferir o seu valor econômico. O estudo da mensuração de heritage assets se justifica em função da necessidade de conhecer o valor econômico do patrimônio cultural brasileiro para fins gerenciais, além disso, porque permite que os mecanismos de valoração sejam aperfeiçoados auxiliando os gestores na formulação de políticas públicas. Foram aplicados 72 questionários, em maio de 2014, aos visitantes e turistas do Beijódromo para obter o valor do Memorial. Conclui-se que embora as metodologias indiretas de valoração econômica se mostram como sendo uma alternativa para mensuração de ativos culturais, o valor encontrado no MCV não difere daquele do MVC, sendo a estimativa econômica bastante inferior daquela investida na construção do Memorial. A falta de informação adequada sobre a origem e o número de visitantes e de turistas influenciou no resultado. Demonstra-se que o registro e monitoramento dos turistas é uma peça importante para que o valor econômico do Memorial seja representado adequadamente, assim como de programas de atração de visitantes e turistas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación tiene como objetivo aplicar el Método de Valoración Contingente (MVC) y el Método de Costo de Viaje (MCV) en el Memorial Darcy Ribeiro, conocido como Besódromo, ubicado en Brasilia, para ganar su valor económico. El estudio de medición de los bienes patrimoniales se justifica por la necesidad de conocer el valor económico de la herencia cultural de Brasil para fines de gestión. Además, permite que los mecanismos de evaluación se mejoren ayudando a los administradores en la formulación de políticas públicas. Se aplicaron 72 cuestionarios, en mayo 2014, a los visitantes y turistas, para obtener el valor del Memorial. En conclusión, a pesar de que las metodologías de valoración económica indirectos se muestran como una alternativa a la medición de los activos culturales, el valor encontrado en MCV no difiere de la de los MVC. La estimación económica es mucho más baja que el invertido en la construcción del monumento. La falta de información adecuada sobre el origen y el número de visitantes y turistas influyóen el resultado. Se muestra que el registro y seguimiento de los turistas es una pieza importante para encontrar el valor económico del Memorial Darcy Ribeiro, así como la necesidad de programas de atracción de visitantes y turistas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aims to apply the Contingent Valuation Method (CVM) and the Travel Cost Method (TCM) at Memorial Darcy Ribeiro, known Beijódromo, located in Brasilia, to assess its economic value. The study of heritage assets measurement is justified because of the need to know the economic value of the Brazilian cultural heritage for management purposes. In addition, it allows evaluation mechanisms are improved assisting managers in the formulation of public policies. In May 2014, 72 questionnaires were applied to visitors and tourists Beijódromo to get the value of the Memorial. In conclusion, although the indirect economic valuation methodologies are shown as an alternative to measurement of heritage assets, the value found in TCM does not differ from that of the CVM. The economic estimate was much lower than that invested in the construction of the Memorial. The lack of adequate information on the origin and the number of visitors and tourists influenced the outcome. It shows that the record and monitored of tourists is an important piece for the economic value of Memorial to be properly represented, as well as attraction of programs of visitors and tourists.
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo Rua Silveira Martins, 115 - cj. 71, Centro, Cep: 01019-000, Tel: 11 3105-5370 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: edrbtur@gmail.com