Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, Volume: 14, Número: 3, Publicado: 2020
  • Viagens e turismo: dos cenários imaginados às realidades disruptivas. Perspectivas

    Trigo, Luiz Gonzaga Godoi

    Resumo em Português:

    Resumo Esse artigo abrange uma análise dos meus principais textos, produzidos ao longo dos últimos 30 anos. É uma tentativa de avaliar como esses textos interpretaram as diversas facetas do setor de viagens e turismo, desde o contexto internacional que influenciou a pesquisa e o ensino do turismo no Brasil, até as diversas características, positivas e negativas, dos cenários brasileiros em que o turismo teve um difícil e acidentado desenvolvimento, apesar do entusiasmo pueril que ainda cerca sua operação, gestão e até mesmo a pesquisa. São comentados alguns pontos críticos e as polêmicas que marcaram essas últimas décadas do turismo no Brasil, inclusive alguns de seus “mitos” ou “dogmas” que fazem parte de sua história. Finalmente, analisa-se como a pandemia da Covid-19 repentinamente truncou o sistema global de viagens e turismo, levando o imenso setor à sua maior crise desde a Segunda Guerra Mundial. O que fica evidente ao longo desses anos é a intensidade e velocidade das mudanças disruptivas, já detectadas nos textos das décadas de 1980 e 1990, que atingiram proporções cada vez mais impactantes ao longo do século XXI.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo cubre un análisis de mis textos principales producidos en los últimos 30 años. Es un intento de evaluar cómo estos textos interpretaron las diferentes facetas del sector de viajes y turismo, desde el contexto internacional que influyó en la investigación y la enseñanza del turismo en Brasil, hasta las diferentes características, positivas y negativas, de los escenarios brasileños en los que el turismo ha tenido un desarrollo difícil y lleno de baches, a pesar del entusiasmo pueril que aún rodea su operación, gestión e incluso investigación. Se comentan algunos puntos críticos y las controversias que han marcado estas últimas décadas de turismo en Brasil, incluidos algunos de sus "mitos" o "dogmas" que forman parte de su historia. Finalmente, analiza cómo la pandemia de Covid-19 ha truncado repentinamente el sistema global de viajes y turismo, llevando al inmenso sector a su mayor crisis desde la Segunda Guerra Mundial. Lo que es evidente a lo largo de estos años es la intensidad y la velocidad de los cambios disruptivos, ya detectados en los textos de los años 1980 y 1990, que alcanzaron proporciones cada vez más impactantes a lo largo del siglo XXI.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article covers an analysis of my main papers, produced over the last 30 years. It is an attempt to evaluate how these texts interpreted the different facets of the travel and tourism sector, from the international context that influenced tourism research and teaching in Brazil, to the different characteristics, positive and negative, of the Brazilian scenarios in whichtourism has had a difficult and bumpy development, despite the puerile enthusiasm that still surrounds its operation, management, and even research. Some critical points and the controversies that have marked these last decades of tourism in Brazil are commented on, including some of its “myths” or “dogmas” that are part of its history. Finally, it looks at how the Covid-19 pandemic has suddenly truncated the global travel and tourism system, taking the immense sector to its biggest crisis since World War II. What is evident throughout these years is the intensity and speed of the disruptive changes, already detected in the papers of the 1980s and 1990s, which reached increasingly impacting proportions throughout the 21st century.
  • Viagens que Transformam a Condição Existencial: Narrativas e Representações em Filmes Protagonizados por Idosos Artigos

    Abreu, Renata Garanito de; Casotti, Letícia Moreira

    Resumo em Português:

    Resumo O turismo pode figurar como uma atividade catalisadora para mudanças positivas na vida dos idosos ao proporcionar possibilidades de socialização, fuga da rotina, conhecimento de novas realidades e culturas. O presente trabalho utiliza o cinema para investigar representações dos idosos e narrativas sobre processos de transformação em filmes com roteiros centrados em experiências de viagens. A análise de textos culturais tais como músicas, livros, propagandas, programas de televisão e filmes contribui para o entendimento de normas e padrões sociais existentes. Esse tipo de pesquisa ainda é pouco explorado no campo do turismo, mas sabe-se que o cinema se tornou uma arte universal capaz de revelar profundos e íntimos aspectos da sociedade através de suas narrativas e representações. Para análise de conteúdo foram selecionados quatro filmes que ligavam idosos, viagens e transformação: “Antes de Partir (2008)”, “O Exótico Hotel Marigold (2011)”, “Última Viagem a Vegas (2013)” e “Por Aqui e por Ali (2015)”. Posteriormente, foram construídas três categorias de análise: 1) motivação e escolha das experiências; 2) consumo; 3) envelhecimento e estigma. A discussão final está apoiada na lente da filosofia existencial para indicar nas narrativas dos filmes o papel transformador das viagens na vida dos idosos. As viagens são apresentadas como possibilidades de construir uma autenticidade existencial, pois são capazes de diluir sentimentos negativos tais como ansiedade, depressão e isolamento físico e psíquico.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Turismo puede ser un catalizador de cambios positivos en la vida de los ancianos al proporcionar posibilidades de socialización, escapar de la rutina, conocimiento de nuevas realidades y culturas. El presente artículo utiliza películas para investigar representaciones de ancianos y narraciones sobre procesos de transformación en guiones centrados en experiencias de viaje. El análisis de textos culturales como músicas, libros, anuncios, programas de televisión y películas contribuye a la comprensión de las normas y estándares sociales existentes. Este tipo de investigación todavía se explora poco en el campo del turismo, pero se sabe que el cine se ha convertido en un arte universal capaz de revelar aspectos profundose íntimos de la sociedad a través de sus narrativas y representaciones. Para el análisis de contenido seleccionamos cuatro películas que vinculaban a los ancianos, los viajes y la transformación: “The Bucket List (2008)”, “The Best Exotic Marigold Hotel (2011)”, “Last Vegas (2013)” and “A Walk in the Woods (2015)”. Posteriormente, se construyeron tres categorías de análisis: 1) motivación y elección de experiencias; 2) consumo; 3) envejecimiento y estigma. La discusión final se basa en la lente de la filosofía existencial para indicar en las narraciones de la película el papel transformador de los viajes en la vida de los ancianos. El viaje se presenta como posibilidades para construir autenticidad existencial, ya que es capaz de diluir los sentimientos negativos como la ansiedad, la depresión y el aislamiento físico y psíquico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Tourism acts as a catalyst for positive changes in the elderly lives by providing possibilities for socialization, escape from routine, knowledge of new realities and cultures. This paper investigates aging representations and narratives of transformation processes in cinema screenplays focused on travel experiences. Analyzing cultural texts such as music, books, advertisements, television programs and films contributes to an understanding of standards and social norms. This kind of research is quite unexplored on the tourism studies, but it is a fact that cinema has become a universal art capable of revealing deep and intimate aspects of society through its narratives and representations. We have selected four films which links elderly, travel and transformation for content analysis: “The Bucket List (2008)”, “The Best Exotic Marigold Hotel (2011)”, “Last Vegas (2013)” and “A Walk in the Woods (2015)”. Right after, we built three categories of analysis: 1) motivation and choice of experiences; 2) consumption; 3) aging and stigma. The final discussion is based on existential philosophy to identify the transformative role of travelling on the elderly lives presented on the movies. Travelling is shown as possibilities to create existential authenticity, as it is capable of decrease negative feelings such as anxiety, depression and physical and psychic isolation.
  • Economia colaborativa e destinos turísticos urbanos: análise da distribuição espacial da Airbnb em Curitiba Artigos

    Lobo, Yure Sousa

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo centra-se na expressão espacial da Airbnb e nos anúncios contidos na plataforma para investigar a interrelação entre a distribuição espacial da oferta Airbnb e a dinâmica urbano-turística de Curitiba. O método adotado foi o quantitativo, por meio da análise espacial de dados e da estatística descritiva, utilizando fonte de dados digitais (AirDNA, 2017). Os resultados destacam a compreensão das dinâmicas da Airbnb com o espaço urbano-turístico; a indicação de que a oferta Airbnb não representa uma ameaça à ocupação hoteleira convencional; a ocorrência de múltiplos anúncios de um mesmo anfitrião como indicativo de externalidade negativa; a ocorrência do reforço da centralidade como elemento comum na análise da distribuição espacial da oferta Airbnb e das regiões com os melhores índices socioeconômicos; e, a eminência de novos atores na dinâmica turística local. As implicações teóricas ressaltam as relações complexas entre produtores, consumidores, comunidade local e organizações públicas inseridas no contexto da economia colaborativa e, a contribuição para as discussões sobre o planejamento territorial do turismo no âmbito local. A conclusão aponta que a distribuição espacial da Airbnb borra os limites do que seria o espaço turístico "por excelência" de Curitiba, considerando novos usos do espaço e seu potencial de inter-relação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio se centra en la expresión espacial de Airbnb y los anuncios de la plataforma para investigar la interrelación entre la distribución espacial de su oferta y la dinámica urbano-turística de Curitiba. El método fue cuantitativo, a través del análisis de datos espaciales y estadísticas descriptivas, utilizando fuentes de datos digitales (AirDNA, 2017). Los resultados destacan la comprensión de la dinámica de Airbnb con el espacio urbano-turístico; la indicación de que la oferta de Airbnb no representa una amenaza para la ocupación hotelera convencional; la aparición de múltiples anuncios del mismo host como un signo de externalidad negativa; el refuerzo de la centralidad como elemento común en el análisis de la distribución espacial de la oferta de Airbnb y las regiones con los mejores índices socioeconómicos; y la eminencia de nuevos actores en la dinámica turística local. Las implicaciones teóricas subrayan las complejas relaciones entre productores, consumidores, la comunidad local y las organizaciones públicas dentro del contexto de la economía colaborativa y la contribución a las discusiones sobre la planificación territorial del turismo a nivel local. La conclusión señala que la distribución espacial de Airbnb difumina los límites de lo que sería el espacio turístico "por excelencia" de Curitiba, considerando los nuevos usos del espacio y su potencial de interrelación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study focuses on the spatial expression of Airbnb and the plataform’s ads to investigate the interrelationship between the spatial distribution of the Airbnb offer and the urban-tourist dynamics of Curitiba. The quantitative method was conducted through spatial data analysis and descriptive statistics, using digital data source (AirDNA, 2017). The results highlight the understanding of the dynamics of Airbnb with the urban-tourist space; the indication that the Airbnb offer does not pose a threat to conventional hotel occupation; the occurrence of multiple advertisements from the same host as a sign of negative externality; the reinforcement of centrality as a common element in the analysis of the spatial distribution of the Airbnb offer and the regions with the best socioeconomic indices; and the eminence of new actors in the local tourist dynamics. The theoretical implications highlight the complex relationships between producers, consumers, local community and public organizations in the context of collaborative economy and the contribution to the discussions about territorial planning of tourism in local level. The conclusion points out that the spatial distribution of Airbnb blurs the limits of what would be the par excellence tourist space of Curitiba, considering new uses of space and its potential for interrelationship.
  • DEIXE SEU LIKE! O Engajamento nas Publicações com Digital Influencers no Instagram das DMOs Brasileiras Artigos

    Avelino, Maria Raquel; Silva, Adrielly Souza; Leal, Sérgio Rodrigues

    Resumo em Português:

    Resumo Em um cenário de expansão da competição entre destinos turísticos, as DMOs se vêm frente ao desafio de posicioná-los de maneira atrativa. Para tanto, estas organizações podem fazer uso das mais variadas estratégias de marketing comunicacional, dentre as quais estão as mídias sociais, plataformas cuja mensuração da efetividade se dá através do engajamento. Destes canais, originam-se os influenciadores digitais, que, nos últimos anos, têm ganhado maior destaque acadêmico e mercadológico. Em face a esta fundamentação teórica, esta pesquisa teve como propósito mensurar o grau de engajamento nas publicações com digital influencers no Instagram das DMOs brasileiras, com recorte temporal entre dezembro/17 e dezembro/18. Para alcançar os resultados necessários para se responder o problema que foi proposto, a técnica de mineração de dados foi utilizada em uma amostra de 11 perfis do Instagram de DMOs estaduais brasileiras, selecionadas após um processo de filtragem. Os dados coletados foram tratados a partir de uma abordagem quantitativa descritiva, tendo como parâmetro três indicadores principais, a saber: (1) total de publicações, (2) média de curtidas e (3) médias de comentários. Todos estes índices foram definidos após a consulta da literatura sobre engajamento. Em adição, foi realizado o teste T entre amostras pareadas a fim de verificar se houve diferença significativa entre as médias. Em geral, os resultados indicaram que as postagens com influenciadores digitais possuem melhores resultados, dado o recorte temporal proposto, sobretudo quando estes são comparados com os índices das postagens gerais. Contudo, as estatísticas inferenciais indicaram que as diferenças entre médias não foram relevantes. De tal modo, a estratégia de endosso dos influenciadores não parece produzir efeitos relevantes sobre a interação dos usuários nos perfis das DMOs brasileiras. O caráter inovador desta investigação decorre da utilização da técnica de mineração de dados para apresentar resultados precisos quanto à efetividade de uma estratégia de mídia social que está em ascensão, oferecendo uma estrutura sólida de análise aos gestores e fomentando o campo de discussão.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En un escenario de expansión de la competencia entre destinos turísticos, DMOs enfrentan el desafío de posicionarlos de manera atractiva. Con este fin, estas organizaciones pueden hacer uso de diversas estrategias de marketing de comunicación, incluidas las redes sociales, plataformas cuya efectividad se mide a través del compromiso. De estos canales se originan los influencers digitales, que en los últimos años han ganado mayor protagonismo académico y de marketing. Dada esta base teórica, esta investigación tuvo como objetivo medir el grado de participación en publicaciones con personas influyentes digitales en Instagram de DMOs brasileños, entre diciembre de 2017 y diciembre de 2018. Para lograr los resultados necesarios para resolver el problema propuesto, la técnica de minería de datos se utilizó en una muestra de 11 perfiles de Instagram de DMOs estatales brasileños, seleccionados después de un proceso de filtrado. Los datos recopilados se trataron desde un enfoque descriptivo cuantitativo, teniendo como parámetro tres indicadores principales, como sigue: (1) publicaciones totales, (2) me gusta y (3) comentarios. Todos estos índices se definieron después de consultar la literatura de compromiso. Además, la prueba T se realizó entre muestras pareadas para verificar si había una diferencia significativa entre las medias. En general, los resultados indicaron que las publicaciones con influencers digitales tienen mejores resultados, dado el marco de tiempo propuesto, especialmente en comparación con los índices de publicaciones generales. Sin embargo, las estadísticas inferenciales indicaron que las diferencias entre medias no eran relevantes. De esta manera, la estrategia de aprobación por parte de los influenciadores no parece producir efectos relevantes sobre la interacción del usuario en los perfiles de las DMOs brasileñas. El carácter innovador de esta investigación se deriva del uso de la técnica de minería de datos para entregar resultados precisos en cuanto a la efectividad de una estrategia de redes sociales en ascenso, proporcionando a los gerentes un marco sólido para el análisis y fomentando el campo de discusión.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In a scenario of expanding competition between tourist destinations, DMOs face the challenge of positioning them attractively. To this end, these organizations can make use of various communication marketing strategies, including social media, platforms whose effectiveness is measured through engagement. From these channels originate the digital influencers, which in recent years have gained greater academic and marketing prominence. Given this theoretical foundation, this research aimed to measure the degree of engagement in publications with digital influencers on Instagram of Brazilian DMOs, with a time frame between December / 17 and December / 18. To achieve the necessary results to solve the proposed problem, the data mining technique was used in a sample of 11 Instagram profiles from Brazilian state DMOs, selected after a filtering process. The collected data were treated from a quantitative descriptive approach, having as parameter three main indicators, as follows: (1) total publications, (2) likes and (3) comments. All these indexes were defined after consulting the literature on engagement. In addition, a T Test was done between paired samples to verify if there was a significative difference on the means. In general, the results indicated that posts with digital influencers have better results, given the proposed time frame, especially when compared with the indexes of general posts. However, inferential statistics indicated that the differences between means were not relevant. In such a way, the strategy of endorsement by influencers does not seem to produce relevant effects on user interaction in the profiles of Brazilian DMOs. The innovative character of this research stems from the use of the data mining technique to deliver accurate results as to the effectiveness of a rising social media strategy, providing managers with a solid framework for analysis and fostering the field of discussion.
  • O papel do turismo nas transformações espaciais no litoral da região metropolitana de salvador: o caso de Mata de São João Artigos

    Santana, Mariana de Oliveira; Silva, Maina Pirajá; Guidice, Dante Severo

    Resumo em Português:

    Resumo A borda atlântica da Região Metropolitana de Salvador (RMS), Bahia, sofreu e vem sofrendo grandes transformações, sobretudo nas últimas décadas, reflexo das atividades imobiliárias e turísticas que estão em crescente ascensão e são os principais fomentadores desta área. Nesse contexto, o objetivo central da pesquisa foi analisar como ocorreu o processo de produção do espaço neste litoral, mediante o turismo, e sobre quais foram os principais elementos que influenciaram essa produção, utilizando como estudo de caso o município de Mata de São João. Em relação aos aspectos conceituais e metodológicos, o trabalho fundamenta-se nos conceitos de espaço e turismo, e foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa, por meio dos métodos de procedimentos monográfico-descritivo e histórico, bem como análises através de observação direta in loco. Os resultados evidenciaram que as áreas urbanas isoladas, Praia do Forte, Imbassaí e Sauípe foram as mais afetadas pelas atividades turísticas e, consequentemente, sofreram profundas mudanças sócio-espaciais. Isto ocorreu, principalmente, por causa da construção da BA-099, além de outras infraestruturas criadas pelo Estado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La frontera atlántica de la Región Metropolitana de Salvador (RMS), Bahía, ha sufrido y ha sufrido grandes transformaciones, especialmente en las últimas décadas, reflejando las crecientes actividades inmobiliarias y turísticas que son los principales promotores de esta área. En este contexto, el objetivo principal de la investigación fue analizar cómo se produjo el proceso de producción espacial en esta costa, a través del turismo, y cuáles fueron los principales elementos que influyeron en esta producción, utilizando como caso de estudio el municipio de Mata de São João. En cuanto a los aspectos conceptuales y metodológicos, el trabajo se basa en los conceptos de espacio y turismo, y se desarrolló en un enfoque cualitativo, a través de los métodos de procedimientos monográficos descriptivos e históricos, así como el análisis a través de la observación directa in loco. Los resultados mostraron que las áreas urbanas aisladas, Praia do Forte, Imbassaí y Sauípe fueron las más afectadas por las actividades turísticas y, en consecuencia, sufrieron profundos cambios socio-espaciales. Esto se debió principalmente a la construcción de BA-099, así como a otra infraestructura creada por el estado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Atlantic coast of the Salvador Metropolitan Region (RMS), Bahia, has undergone, and still is undergoing, major transformations, especially in recent decades, reflecting the growing of real estate and tourism activities that are the main promoters of this area. Given the background, the main objective of this study was to analyze how the process of space production occurred on this coast, through tourism, and what were the main elements that influenced this production, using as a case study the municipality of Mata de São João. Regarding the conceptual and methodological aspects, the work is based on the concepts of space and tourism, and was developed in a qualitative approach, through the methods of monographic-descriptive and historical procedures, as well as in situ observation. The results showed that isolated urban areas, Praia do Forte, Imbassaí, and Sauípe were the most affected by tourist activities and, consequently, underwent profound socio-spatial changes. This was mainly due to the construction of the BA-099 highway, as well as other state-built infrastructure.
  • Metodologia para Mensuração das Atividades Características do Turismo: uma aplicação para o Brasil e suas Unidades da Federação Artigos

    Gonçalves, Caio César Soares; Faria, Diomira Maria Cicci Pinto; Horta, Tatiana de Almeida Pires

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo desse artigo é propor uma metodologia para mensurar o tamanho das atividades características do turismo. A proposta parte do princípio da mensuração pelo lado da oferta utilizando as mesmas técnicas empregadas para mensuração das atividades no âmbito das Contas Nacionais e Regionais. Utilizando dados do Brasil e de suas Unidades da Federação, entre os anos de 2010 a 2015, os resultados encontrados apontaram que quanto a contribuição das atividades características do turismo no valor adicionado nacional, os estados litorâneos tendem a se destacar, as regiões Sul e Sudeste são hegemônicas em termos nominais e foi possível observar um decrescimento real no turismo em 2015.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El propósito de este documento es presentar una metodología para medir el tamaño de las actividades características del turismo. La propuesta se basa en el principio de medición del lado de la oferta utilizando las mismas técnicas utilizadas para medir las actividades de las Cuentas Nacionales y Regionales. Utilizando datos de Brasil y sus Unidades Federativas, en el periodo de 2010 a 2015, los resultados encontrados señalaron que, en cuanto a la contribución de las actividades características del turismo, los estados costeros tienden a destacarse, las regiones del Sur y Sudeste tienen gran importancia en términos nominales y se ha verificado una disminución real del turismo en 2015.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this article is to propose a methodology to measure the size of characteristic activities of tourism. The proposal is based on the principle of measurement on the supply side, using the same techniques used to measure activities within the scope of National and Regional Accounts. Using data from Brazil and its Federative Units, between the years 2010 to 2015, the results found pointed out, that as far as the contribution of tourism characteristic activities to the national value added is concerned, coastal states tend to stand out, the South and Southeast regions are hegemonic in nominal terms, and it was possible to observe a real decrease in tourism in 2015.
  • Comportamento do consumidor de turismo: Uma revisão sistemática da produção científica brasileira Artigos

    Serra, Letícia Salazar; Alfinito, Solange

    Resumo em Português:

    Resumo Esse estudo analisou a produção científica brasileira relacionada ao comportamento do consumidor de turismo no período compreendido entre 1996 a 2019, nas bases Spell, Scielo e Scopus, utilizando o protocolo de revisão sistemática difundido por Cronin, Ryan e Coughlan (2008). Ademais, a bibliometria de Araújo e Alvarenga (2011) também foi utilizada como estratégia de investigação. Desse modo, essa pesquisa delineia-se como um estudo descritivo e de abordagem qualitativa. A busca resultou em uma amostra de 109 artigos que foram avaliados a partir de três abordagens: a) geral; b) metodológica e c) teórica. Os artigos foram analisados por intermédio da estatística descritiva, Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e Análise Fatorial de Correspondência (AFC). Entre os achados, identificou-se um interesse progressivo na temática após o ano 2014, sendo o período imediatamente posterior o de maior concentração de artigos. Sob o caráter metodológico, os resultados revelaram a preferência por pesquisas descritivas e quantitativas. O survey e levantamento de opinião foram os métodos mais recorrentes. Das análises CHD e AFC emergiram quatro eixos temáticos associados ao tema e definidos como: “influências internas”, “produtos turísticos”, “processo decisório” e “turismo segmentado”. Destarte, essa investigação traz avanços para a área de turismo ao possibilitar uma fotografia sobre as pesquisas brasileiras e identificar lacunas prolíficas a serem preenchidas por estudos futuros.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio analizó la producción científica brasileña relacionada con el comportamiento del consumidor turístico en el período de 1996 a 2019, en las bases Spell, Scielo y Scopus, utilizando el protocolo de revisión sistemática difundido por Cronin, Ryan y Coughlan (2008). Además, la bibliometría de Araújo y Alvarenga (2011) también se utilizó como estrategia de investigación. Por lo tanto, esta investigación está diseñada como un estudio descriptivo con un enfoque cualitativo. La búsqueda resultó en una muestra de 109 artículos que fueron evaluados a partir de tres enfoques: a) general; b) metodológico y; c) teórico. Los artículos se analizaron mediante estadística descriptiva, Clasificación Jerárquica Descendente (CJD) y Análisis de Factores de Correspondencia (AFC). Entre los resultados, se identificó un interés progresivo en el tema después del año 2014, y el período inmediatamente posterior fue la mayor concentración de artículos. Em relación con el carácter metodológico, los resultados revelaron la preferencia por la investigación descriptiva y cuantitativa, siendo le survey y la encuesta de opinión los métodos más recurrentes. De los análisis CHD y AFC surgieron cuatro ejes temáticos asociados con el tema y definidos como: "influencias internas", "productos turísticos", "toma de decisiones" y "turismo segmentado". Por lo tanto, esta investigación trae avances al campo de los estudios de turismo al permitir una fotografía de la investigación brasileña y identificar vacíos que se llenarán en futuros estudios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to analyze the Brazilian scientific production related to tourism consumer behavior without temporal filter, in the databases Spell, Scielo and Scopus, using the systematic review protocol disseminated by Cronin, Ryan and Coughlan (2008). In addition, the bibliometrics by Araújo and Alvarenga (2011) was also adopted as a research strategy. Thus, this research is designed as a descriptive study and with qualitative approach. The search resulted in a sample of 109 papers which were evaluated from three approaches: a) general; b) methodological and; c) theoretical. The papers were analyzed using descriptive statistics, Descending Hierarchical Classification (DHC) and Correspondence Factor Analysis (CFA). About the findings, we identified a progressive interest in the theme after 2014, with the immediately subsequent period being the one with the highest concentration of papers. In relation to the methodological character, the results revealed the preference for descriptive and quantitative researches. The adoption of survey and opinion research were the most recurrent methods. From the DHC and CFA analysis emerged four thematic axes associated with the theme and defined as: “internal influences”, “tourism products”, “decision making” and “segmented tourism”. Therefore, this investigation brings advances to the tourism studies field by enabling a photograph of the Brazilian research and identifying gaps to be filled by future studies.
  • Táticas para o jogo turístico em grupos de municípios da Província de Buenos Aires: uma classificação para o desenvolvimento do turismo de esportes Artículos

    Porto, Natalia; Dowbley, Victoria; Garcia, Carolina Inés

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho é analisar a distribuição de recursos e comodidades turísticas, juntamente com outras variáveis relevantes nos municípios da Província de Buenos Aires, a fim de propor uma classificação que considere a potencialidade de determinados recursos no seu desenvolvimento turístico. Emprega-se uma metodologia de classificação estatística multivariada e, como resultado, obtêm-se oito grupos de municípios. Eles apresentam uma transição gradual de municípios onde a atividade turística é relativamente mais importante a outros mais urbanizados e industrialmente desenvolvidos. Três grupos destacam-se do ponto de vista da atividade turística: um deles está principalmente composto por municípios da Costa Atlântica, com uma maioría de recursos naturais e uma alta participação da Atividade de Alojamento e Restaurantes na economia local. Os outros dois grupos estão maiormente compostos por municípios com uma dotação relativamente alta de recursos turísticos esportivos: um deles é mais urbano, com recursos vinculados ao futebol e ao rugbi, enquanto o outro é mais rural e tem um outro tipo de recursos esportivos, como pólo, golfe, basquetebol ou pesca, incluindo clubes e associações. Estes descobrimentos mostram que existe uma grande oportunidade para o desenvolvimento de uma estratégia de turismo de esportes. Espera-se que o presente trabalho contribua para a comprensão da diversidade dos municípios da Província de Buenos Aires, estimule o uso de métodos estatísticos multivariados nesta área de pesquisa, e proponha a consideração de recursos alternativos, como aqueles vinculados aos esportes, para o desenvolvimento local por meio do turismo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este trabajo es analizar la distribución de recursos y amenidades turísticas, junto con otras variables relevantes, en los municipios de la Provincia de Buenos Aires, con el fin de proponer una clasificación que considere la potencialidad de determinados recursos en su desarrollo turístico. Utilizando una metodología de análisis de componentes principales y análisis de cluster, se obtienen ocho grupos de municipios. Los mismos presentan una transición gradual de municipios donde la actividad turística es relativamente más importante, a aquellos que son más urbanizados e industrialmente desarrollados. Tres grupos se destacan desde el punto de vista de la actividad turística: uno de ellos está principalmente compuesto por municipios de la Costa Atlántica, con una mayoría de recursos naturales y una alta participación de la Actividad de Alojamiento y Restaurantes en la economía local. Los otros dos grupos están mayormente compuestos por municipios con una dotación relativamente alta de recursos turísticos deportivos: uno de ellos es más urbano, con recursos vinculados al fútbol y al rugby, mientras que el otro es más rural y tiene otro tipo de recursos deportivos, como polo, golf, básquet o pesca, e incluyendo clubes y asociaciones. Estos hallazgos muestran que existe una gran oportunidad para el desarrollo de una estrategia de turismo de deportes. Se espera que el presente trabajo contribuya a comprender la diversidad de los municipios de la Provincia de Buenos Aires, estimule el uso de métodos estadísticos multivariados en esta área de investigación, y proponga la consideración de recursos alternativos, como aquellos vinculados a los deportes, para el desarrollo local a través del turismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to analyze the distribution of touristic resources and touristic amenities, jointly with other relevant variables, in the municipalities of the Province of Buenos Aires, in order to propose a regional touristic classification that considers the potential of specific resources in their tourism development. Using the methodologies of principal component and cluster analysis, we obtain eight groups of municipalities. These show a gradual transition from municipalities where the tourism activity is relatively more important to those that are more urbanized and industrially developed. Three groups stand out from the point of view of the touristic activity. One of these is mainly composed of municipalities from the Atlantic Coast, with a majority of natural resources and a high share of the Hotels and Restaurants activity in the local economy. The other two groups are mainly composed of municipalities with a relatively high endowment of sports tourism resources: one of them being more urban, with resources linked to football and rugby. In contrast, the other one is more rural and has other types of sports resources, such as polo, golf, basketball, or fishing, and includes clubs and associations. This finding shows that there is a great opportunity for the development of a sports tourism strategy. The present work contributes to the understanding of the diversity of the municipalities of the Province of Buenos Aires, encouraging the use of multivariate statistical methods in this area of research. At the same time, it proposes the consideration of alternative resources, such as those linked to sports, for local development through tourism.
  • O papel de motivações utilitárias e hedônicas na cocriação de valor e sua relação com a experiência no AIRBNB Artigos

    Chagas, Gabrielle Maria de Oliveira; Aguiar, Edvan Cruz

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo investiga o papel de motivações utilitárias e hedônicas na cocriação de valor e sua relação com a experiência de consumo em serviços de hospedagem oferecido por plataforma de consumo colaborativo: o AirBnb. Baseado na literatura sobre economia compartilhada e consumo colaborativo, hipóteses foram formuladas e um modelo conceitual proposto. Um survey com 967 respondentes foi conduzido e os dados foram analisados por meio da técnica de modelagem de equações estruturais. Verificou-se que as motivações de cunho utilitário não apresentam relação com cocriação de valor e experiência de consumo, diferentemente das motivações hedônicas que apresentaram associação positiva com ambas variáveis. Ademais, os achados evidenciaram que cocriação de valor, além de anteceder a experiência de consumo, assume papel mediador da relação entre motivações hedônicas e experiência de consumo. Esta pesquisa traz contribuições importantes para a área, uma vez traz evidência empírica do papel que motivações hedônicas exerce em práticas de consumo colaborativo, mais especificamente em serviços de hospedagem compartilhada. Além disso, consubstancia estudos anteriores que reconhecem a cocriação de valor enquanto aspecto importante na oferta de experiência positivas em serviços de hospitalidade e turismo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo investiga el papel de las motivaciones utilitarias y hedónicas en la creación conjunta de valor y su relación con la experiencia de consumo en un servicio de alojamiento ofrecido por una plataforma colaborativa: AirBnb. Con base en la literatura sobre economía compartida y consumo colaborativo, se formularon hipótesis y se propuso un modelo conceptual. Se realizó una encuesta a 967 encuestados y se analizaron los datos utilizando la técnica de modelado de ecuaciones estructurales. Los resultados muestran que las motivaciones utilitarias no están relacionadas con la co-creación de valor y la experiencia de consumo, a diferencia de las hedónicas que mostraron una asociación positiva con ambas variables. Además, los resultados muestran que la creación conjunta de valores desempeña un papel como antecedente de la experiencia de consumo como una variable mediadora en la relación entre las motivaciones hedónicas y la experiencia de consumo. Esta investigación aporta importantes contribuciones al área, ya que evidencia empíricamente que las motivaciones hedónicas están presentes en las prácticas de consumo colaborativo, más específicamente en los servicios de alojamiento compartido. Además, constituye estudios previos que reconocen la creación conjunta de valor como un aspecto importante para ofrecer experiencias positivas en servicios de hospitalidad y turismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article investigates the role of utilitarian and hedonic motivations in value co-creation and their relationship to consumption experience in a hosting service offered by a collaborative platform: AirBnb. Based on the literature on shared economy and collaborative consumption, hypotheses were formulated and a conceptual model proposed. A survey of 967 respondents was conducted and data analyzed using structural equation modeling technique. Results show that utilitarian motivations are not related to value co-creation and consumption experience, unlike hedonic ones that showed a positive association with both variables. Furthermore, findings show that value co-creation plays role as antecedent of consumption experience as a mediator variable in the relationship between hedonic motivations and consumption experience. This research brings important contributions to the area, since it empirically evidenciates that hedonic motivations are presente in collaborative consumption practices, more specifically in shared hosting services. In addition, it consubstanciates previous studies that recognize value co-creation as an important aspect in offering positive experiences in hospitality and tourism services.
  • A atualidade turística do caso da Gripe Espanhola na cidade do Rio de Janeiro (Sept. 1918 - Mar. 1919) Artigos

    Nascimento, Alan Faber do

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho investiga o surto epidêmico da gripe espanhola que assolou a cidade do Rio de Janeiro em 1918, com o objetivo de que esse caso histórico possa contribuir na compreensão da relação entre turismo e epidemias – e, por consequência, da própria pandemia da Covid-19. Para isso, a pesquisa se vale do método histórico de investigação, com base em fontes primárias e revisão bibliográfica. A principal fonte histórica utilizada são os jornais cariocas de época, explorados por meio de escrutínio no acervo da Biblioteca Nacional Digital. Além dessa fonte, foram utilizados, secundariamente, crônicas, romances e memórias. Como resultado da investigação, infere-se que o surto epidêmico da gripe espanhola impactou, sob múltiplos aspectos, a atividade turística na cidade do Rio de Janeiro, dentre os quais se destaca o seu papel no desenvolvimento do turismo de massas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo investiga el brote epidémico de la gripe española que afectó a la ciudad de Rio de Janeiro en 1918, con el objetivo de que este caso histórico pueda ayudar a comprender la relación entre el turismo y las epidemias y, en consecuencia, la pandemia de la Covid-19. Para esto, la investigación utiliza el método histórico de investigación, basado en fuentes primarias y revisión bibliográfica. La principal fuente histórica utilizada son las publicaciones periódicas de Rio de Janeiro, exploradas a través del escrutinio en la colección de la Biblioteca Nacional Digital. Además de esta fuente, las crónicas, novelas y recuerdos se utilizaron de forma secundaria. Como resultado de la investigación, parece que el brote epidémico de la gripe española impactó, en múltiples aspectos, la actividad turística en la ciudad de Rio de Janeiro, entre los cuales se destaca el desarrollo del turismo massivo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study investigates the epidemic outbreak of the Spanish flu that hit the city of Rio de Janeiro in 1918, aiming to contribute to the understanding of the relationship between tourism and epidemics – and, consequently, the Covid-19 pandemic itself. For this, the study uses the historical method of investigation, based on primary sources and documentary research. The main historical source used is the periodicals from Rio de Janeiro, explored through scrutiny in the collection of the National Digital Library. In addition, secondary sources were used, such as chronicles, novels, and memories. As a result of the investigation, it appears that the epidemic outbreak of the Spanish flu affected, in multiple aspects, the tourist activity in the city of Rio de Janeiro, among which we highlight the development of mass tourism.
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo Rua Silveira Martins, 115 - cj. 71, Centro, Cep: 01019-000, Tel: 11 3105-5370 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: edrbtur@gmail.com