Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, Volume: 15, Número: 3, Publicado: 2021
  • Qualidade dos meios de hospedagem cearenses: Um estudo baseado nas avaliações do consumidor evidenciadas no site TripAdvisor Artigos

    Silva, Emanuela Mota; Freitas, George Alberto de; Rebouças, Sílvia Maria Dias Pedro

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo geral do presente estudo é analisar a influência dos atributos da qualidade do serviço evidenciadas pelo site TripAdvisor, na satisfação geral do consumidor. A amostra é composta por 43 localidades cearenses que participam do ranking de destinos mais procurados pelos turistas no Ceará, constituindo um total de 2.293 estabelecimentos, cujas avaliações foram capturadas por um crawler e, em seguida, extraídas com uso de um parser, ambos executados em linguagem Python. Os resultados gerados por meio de métodos quantitativos. Os resultados sugerem que investimentos na estrutura dos quartos, no atendimento e na limpeza poderiam aumentar a satisfação dos clientes, tendo em vista que são esses atributos, respectivamente, que têm a maior probabilidade de influenciar um cliente a atribuir nota máxima ao estabelecimento. Outros achados mostram que a maioria dos estabelecimentos avaliados com nota máxima estão localizados principalmente no litoral, com destaque para os de Jericoacoara, que hospedagens situadas em municípios mais extensos e populosos têm, em média, menos chances de serem avaliadas com notas máximas de satisfação geral, que os hóspedes tendem a ficar mais rigorosos com o passar o tempo, levando a atribuir notas menores de satisfação geral.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo general de este estudio fue analizar la influencia de dos atributos de calidad de servicio evidenciados por el sitio web de TripAdvisor, para la satisfacción general del consumidor. Muestra compuesta por 43 localidades en Ceará que participaron en la clasificación de los destinos más buscados por los turistas, y no en Ceará, lo que constituye un total de 2,293 establecimientos, cuyas evaluaciones fueron capturadas por un rastreador y luego extraídas con el uso de un analizador, ambos ejecutados en lenguaje Python. Los resultados generados a través de métodos cuantitativos. Los resultados sugieren que las inversiones en la estructura de dos habitaciones, la falta de servicio de limpieza, puede aumentar la satisfacción de dos clientes, considerando que estos atributos son, respectivamente, que tienen más probabilidades de influir en un cliente para que otorgue las mejores calificaciones al establecimiento. Otros expertos han demostrado que la mayoría de los dos establecimientos con las calificaciones más altas se encuentran principalmente en el extranjero, con énfasis en Jericoacoara, ubicado en los municipios más grandes y poblados, con menos probabilidades de ser reconocido con los puntajes de satisfacción general más altos, que los huéspedes tienden a suscribir a otros más estrictos, como pasar tiempo o tiempo, aumentando para asignar puntajes de satisfacción general más bajos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The general objective of this study was to analyze the influence of two attributes of quality of service evidenced by the TripAdvisor website, for general consumer satisfaction. Sample and composed of 43 places in Ceará that participated in the ranking of the most sought after destinations by tourists, and not in Ceará, constituting a total of 2,293 establishments, whose evaluations were captured by a tracker and later extracted with the use of an analyzer, both executed in Python language. The results generated through quantitative methods. The results suggest that investments in the structure of two rooms, the lack of cleaning service, can increase the satisfaction of two customers, considering that these attributes are, respectively, that they are more likely to influence a customer to give top marks to the establishment. Other experts have shown that the majority of the two establishments with the highest marks are located mainly abroad, with emphasis on Jericoacoara, located in the largest and most populous municipalities, least likely to be recognized with the highest overall satisfaction scores, which guests tend to subscribe to more stringent ones such as spending or time, increasing to assign lower overall satisfaction scores.
  • Cartas do México para o Mundo: O discurso da promoção do turismo virtual: um equilíbrio entre sua plausibilidade Artículos

    Chávez, Angelica Radahi Vilchis; Nechar, Marcelino Castillo; Jimenez, Graciela Cruz; Monteros, Gerardo Novo Espinosa de los

    Resumo em Português:

    Resumo A gestão institucional da promoção de destinos turísticos tem sido favorecida pelo o uso de vídeos na internet como meio efetivo de alcançar o usuário e mostrar valores de solidariedade nos lugares que ele visita. Dada a escassa análise das estratégias oficiais de promoção turística do México, com base nesses valores, este artigo tem como objetivo realizar uma análise crítica do conteúdo da estratégia promocional do Ministério do Turismo, denominada Cartas do México para o Mundo operacionalizada por meio do software Atlas.ti. Para essa análise crítica, o desenho teórico-metodológico reúne reflexões sobre o papel das indústrias culturais e dos meios de comunicação de massa, a análise do conteúdo das mensagens nos meios audiovisuais, até a ressignificação dos códigos e categorias suscetíveis à análise em questão, para demonstrar o significado que adquire do conteúdo turístico promocional on-line na estratégia turística do México. A principal descoberta mostra a reprodução de um modelo convencional, além do objetivo assumido de tornar o turismo uma ferramenta de coesão social.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El manejo institucional de la promoción de los destinos turísticos se ha visto favorecido con el uso del video en internet como medio efectivo para llegar al usuario y desplegar valores solidarios hacia los lugares que visita. Ante el escaso análisis de las estrategias de promoción turística oficial de México, bajo esos valores, este artí-culo tiene como objetivo realizar un análisis crítico de contenido en la estrategia promocional de la Secretaría de Turismo, denominada Cartas de México al Mundo operacionalizado con el software Atlas.ti. Para ese análisis crítico, el diseño teórico-metodológico reúne reflexiones en torno al papel de las industrias culturales y los medios de comunicación masivos, el análisis de contenido de mensajes en medios audiovisuales, hasta la resignificación de los códigos y categorías susceptibles del análisis en cuestión, para evidenciar el sentido que adquiere del contenido promoci-onal turístico on line en la estrategia turística de México. El principal hallazgo mues-tra la reproducción de un modelo convencional, más allá de la pretensión asumida de hacer del turismo una herramienta de cohesión social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The institutional handling of the promotion of tourist destinations has been enhanced by the use of video on the Internet as an effective tool to reach the user and display solidarity values towards the places visited. Given the scant analysis of Mexico’s official tourism promotion strategies, based on these values, this article seeks to make a critical analysis of the content of the Ministry of Tourism’s promotional strategy, called Letters from Mexico to the World, operated with the software Atlas.ti. To carry out this critical analysis, the theoretical-methodological design combines reflections on the role of cultural industries and mass media, the analysis of the content of messages in audiovisual media, and even the resignification of the codes and categories susceptible to the analysis at hand, to demonstrate the meaning that online tourism promotional content has in Mexico's tourism strategy. The main conclusion demonstrates the reproduction of a conventional model, going beyond the assumed pretension of making tourism a tool for social cohesion.
  • Me senti em casa: análise das revisões de experiências de hospedagem colaborativa no site Airbnb sob o prisma da confiança Artigos

    Cruz, Francisco Mateus da Silva; Freitas, Ana Augusta Ferreira de

    Resumo em Português:

    Resumo A proliferação das comunidades virtuais aliada à recente popularização dos meios de hospedagem colaborativa no setor turístico oportunizou a consumação de experiências insólitas de hospitalidade que demandam alto grau de confiança dos viajantes. Este artigo buscou compreender como as revisões de hóspedes auxiliam na transmissão da confiança a outros usuários para novas reservas de estadias na plataforma Airbnb. Mediante abordagem qualitativa de cunho exploratório, empreendeu-se uma análise de conteúdo em 210 avaliações de hóspedes que viajaram para Fortaleza/CE, publicadas entre 2018 e 2019. O estudo inovou ao amparar-se nos determinantes da credibilidade de uma revisão on-line retratados na literatura acadêmica internacional (relevância, precisão, abrangência e atualidade) para a seleção dos comentários. Os resultados revelaram que, quanto ao anfitrião, os principais argumentos usados para propagar confiança foram a receptividade e a solicitude. Em relação ao espaço, destacaram-se localização, conforto e limpeza. No tocante as consequências da experiência, firmaram-se a propensão ao retorno e a recomendação. Observou-se também uma relação de convergência dos argumentos identificados com o sentimento de familiaridade e estar em casa que muitos hóspedes relataram. Surpreendentemente, a fidedignidade do espaço aos anúncios e a segurança do lugar – aspectos associados ao risco – não emergiram expressivamente nos discursos dos viajantes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La proliferación de comunidades virtuales junto con la reciente popularización de las instalaciones de alojamiento colaborativo en el sector turístico ha permitido la consumación de experiencias de hospitalidad inusuales que exigen un alto grado de confianza de los viajeros. Este artículo trató de entender cómo las opiniones de los huéspedes ayudan a transmitir confianza a otros usuarios para nuevas reservas de estancias en la plataforma Airbnb. A través de un enfoque cualitativo de carácter exploratorio, se llevó a cabo un análisis de contenido en 210 revisiones de los huéspedes que viajaron a Fortaleza /CE, publicados entre 2018 y 2019. El estudio innovó centrándose en los determinantes de la credibilidad de una revisión en línea retratada en la literatura académica internacional (relevancia, exactitud, alcance y puntualidad) para la selección de comentarios. Los resultados revelaron que, con respecto al anfitrión, los principales argumentos utilizados para propagar la confianza eran la receptividad y la solicitud. En relación con el espacio, la ubicación, la comodidad y la limpieza se destacó. En cuanto a la consecuencias con la experiencia, se estableció la propensión al retorno y la recomendación. También se observó una relación de convergencia de los argumentos identificados con el sentimiento de familiaridad y estar en casa que muchos huéspedes informaron. Sorprendentemente, la fiabilidad del espacio a los anuncios y la seguridad del lugar – aspectos asociados con el riesgo – no surgieron significativamente en los discursos de los viajeros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The increase of virtual communities together with the recent popularization of collabo-rative hosting facilities in the tourism sector has enabled the consumption of non-traditional hospitality experiences that demand a high degree of travelers’ confidence. This article sought to understand how guest reviews help in transmitting trust to other on the Airbnb platform. Based on a qualitative research, a content analysis was un-dertaken into 210 guest reviews, published between 2018 and 2019, who traveled to Fortaleza/CE. The study innovates by focusing on the determinants of the credibility of an online review based on international literature (relevance, accuracy, complete-ness, and timeliness) for the selection of comments. Results revealed that, regarding the host, the main arguments used to promote trust were receptivity and solicitude. In relation to the space, location, comfort, and cleanliness stood out. Regarding the consequences of the experience, the propensity to return and recommendation were established. It was also observed a relationship of convergence of the arguments identified with the feeling of familiarity and being at home that many guests reported. Surprisingly, the trustworthy of space to ads and the security of the place – aspects associated with risk – did not emerge significantly in the speeches of travelers.
  • Classificação de autores, instituições e países, por meio de métricas de produção, centralidade e impacto: O campo de turismo no Brasil (periódicos), 1990-2018 Artigos

    Köhler, André Fontan; Digiampietri, Luciano Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo Trabalha-se com o conjunto de periódicos brasileiros de turismo, mas particularmente com os 3.887 artigos publicados em 16 revistas, no período 1990-2018. Há três objetivos principais, a saber: a) construir rankings de autores, instituições e países do campo de turismo no Brasil, segundo métricas de produção, centralidade e impacto, nos períodos 1990-1999, 1990-2009 e 1990-2018; b) caracterizar os elementos mais importantes – aqueles que aparecem nas primeiras posições desses rankings; e c) comparar os resultados desses rankings aos obtidos com a aplicação do Índice H. Foi feito um estudo bibliométrico e de redes, com coleta de dados e revisão e desambiguação manuais; foram calculadas métricas de produção (contagem simples e fracionada), centralidade (grau, intermediação e Page Rank) e impacto (baseadas nas citações reais). Em resumo, os principais pesquisadores trabalham em instituições do Sul e Sudeste do país, e estão vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu. Para as instituições, ter um programa de pós-graduação stricto sensu em turismo ou campo correlato parece ser um fator-chave; a Universidade de São Paulo e a Universidade do Vale do Itajaí claramente se destacam das demais, em toda e qualquer métrica. O Brasil ocupa a primeira posição em produção, centralidade e impacto, seguido sempre pela Espanha.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo analiza el conjunto de revistas del turismo brasileñas, específicamente los 3,887 artículos publicados en 16 revistas científicas, en 1990-2018. Hay tres objetivos principales, a saber: a) construir clasificaciones de autores, instituciones y países en el campo del turismo en Brasil, utilizando métricas de producción, centralidad e impacto, en 1990-1999, 1990-2009 y 1990-2018; b) caracterizar los elementos más importantes: aquellos que aparecen en las primeras posiciones de estas clasificaciones; y c) comparar los resultados con los obtenidos con la aplicación del índice h. Se realizó un estudio bibliométrico y de redes sociales, con recolección de datos, revisión manual y desambiguación. Se calculó las métricas de producción (conteo simple y fraccional), centralidad (grado, intermediación y Page Rank) e impacto (basado en las citas reales). Los principales investigadores trabajan en instituciones en las regiones Sur y Sudeste del país y están vinculados a programas de posgrado estrictos. Para las instituciones, tener un programa de posgrado estricto en turismo o un campo relacionado parece ser un factor clave. La Universidade de São Paulo y la Universidade do Vale do Itajaí se destacan claramente del resto, en todas las métricas. Brasil ocupa el primer puesto en producción, centralidad e impacto, siempre seguido por España.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We investigated the set of Brazilian tourism journals, specifically 3,887 articles published in 16 journals, from 1990 to 2018. The three main objectives of this study are: a) to rank authors, institutions, and countries in the field of tourism studies in Brazil, using productivity, centrality, and impact metrics, for 1990-1999, 1990-2009, and 1990-2018; b) to characterize the leading elements – i.e. top-ranked ones; and c) to compare these rankings with h-index based rankings. A bibliometric and social network study was carried out, with manual data collection and revision and disambiguation. Productivity (full and fractional counting), centrality (degree, betweenness, and PageRank), and impact (based on actual citations) metrics were calculated. In summary, the leading authors are affiliated with institutions in the South and Southeast regions of Brazil, and they are linked to graduate programs. For institutions, offering a graduate program in tourism or in a related field seems to be a key factor. The University of São Paulo (USP) and the University of Vale do Itajaí (UNIVALI) clearly stand out in all metrics. Brazil occupies the first position in productivity, centrality, and impact, followed by Spain.
  • Um festival para chamar de meu: Análise dos impactos do Festival Internacional SESC de Música, e da sua relação com o orgulho comunitário e a qualidade de vida dos residentes Artigos

    Berselli, Cristiane; Añaña, Edar da Silva; Zucco, Fabrícia Durieux

    Resumo em Português:

    Resumo Os festivais oportunizam trocas sociais, lazer e recreação, e com isso criam senso de comunidade e dão significado à vida das pessoas. O presente estudo aprofunda o conhecimento acerca da realização de festivais e sua influência na qualidade de vida, e do papel mediador do orgulho comunitário na imbricação conceitual daqueles importantes construtos. Os dados primários foram coletados por meio de pesquisa on-line, com questionários autoaplicáveis, disponíveis ao público por três semanas após o evento – o 10º Festival Internacional de Música do SESC – realizado em Pelotas, RS, Brasil, em fevereiro de 2020. A amostra, com 331 respostas válidas, foi escolhida por acessibilidade, e a adesão a pesquisa foi incentivada por meio das redes sociais. O modelo de mensuração foi definido a partir da teoria revisada e aprimorado através de Análise Fatorial Exploratória/Confirmatória, e as relações entre os construtos foram testadas através de Modelagem de Equações Estruturais. O resultado confirmou a existência de seis fatores (benefícios econômicos, benefícios sociais, custos socioambientais, restrições à mobilidade, orgulho da comunidade e qualidade de vida percebida) e atestou a existência de influências significativas dos impactos positivos do evento na formação do orgulho comunitário, e na qualidade de vida percebida pelos moradores.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los festivales ofrecen oportunidades de intercambio social, ocio y recreación, y así crean un sentido de comunidad y dan sentido a la vida de las personas. Este estudio profundiza en el conocimiento de los festivales y su influencia en la calidad de vida, y el papel mediador del orgullo comunitario en la imbricación conceptual de esas importantes construcciones. Los datos primarios se recogieron mediante encuestas en línea, con cuestionarios autoadministrados, disponibles para el público durante tres semanas después del evento - el 10º Festival Internacional de Música de SESC - celebrado en Pelotas, RS, Brasil, en febrero de 2020. La muestra, con 331 respuestas válidas, fue elegida por su accesibilidad, y se fomentó la adhesión a la encuesta a través de las redes sociales. El modelo de medición se basó en la teoría revisada y mejorada a través del Análisis Factorial Exploratorio/Confirmatorio, y las relaciones entre los constructos se probaron a través del Modelado de Ecuaciones Estructurales. El resultado confirmó la existencia de seis factores (beneficios económicos, beneficios sociales, costos sociales y ambientales, restricciones a la movilidad, orgullo de la comunidad y calidad de vida percibida) y atestiguó la existencia de influencias significativas de los impactos positivos del evento en la formación del orgullo de la comunidad y en la calidad de vida percibida por los residentes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Festivals provide opportunities for social exchange, leisure and recreation, and thus create a sense of community and give meaning to people's lives. This study deepens the knowledge about festivals and their influence on the quality of life, and the mediating role of community pride in the conceptual imbrication of those important constructs. The primary data were collected through online surveys, with self-administered questionnaires, available to the public for three weeks after the event - the 10th SESC International Music Festival - held in Pelotas, RS, Brazil, in February 2020. The sample, with 331 valid answers, was chosen by accessibility, and the survey adherence was encouraged through social networks. The measurement model was based on the reviewed theory and improved through Exploratory/Confirmation Factorial Analysis, and the relationships between the constructs were tested through Structural Equations Modeling. The result confirmed the existence of six factors (economic benefits, social benefits, social and environmental costs, restrictions on mobility, community pride, and perceived quality of life) and attested to the existence of significant influences of the positive impacts of the event on the formation of community pride, and on the quality of life perceived by residents.
  • Produção científica no empreendedorismo rural relacionado ao turismo Artigos

    Santos, Ivaneli Schreinert dos; Alves, Camila Elisa dos Santos; Dewes, Homero

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve como objetivo compreender a produção científica sobre o Empreendedorismo Rural e a sua ligação ao setor de Turismo. Para tanto, foi utilizado o método de mineração de texto com artigos e revisões. Por meio de uma estrutura de análise específica, extraíram-se palavras dimensionais que caracterizam as temáticas: Empreendedorismo Social, Estratégias de Negócio, Gênero, Impacto Socioeconômico Local, Inovação e Competitividade, Migração e Tecnologias. Esses temas foram previamente selecionados a partir de uma revisão sistemática. Os resultados indicam a Índia como país que mais estuda sobre Empreendedorismo Rural, e onde a temática Gênero tem maior relevância. Contudo, notou-se que o setor do turismo não é expressivo nesta região. É na Espanha que a atividade turística demonstra uma ligação mais forte com o empreendedorismo no meio rural. As áreas do conhecimento evidenciam que os estudos estão concentrados em Ciências Sociais e Negócios, Gestão e Contabilidade. Em suma, esse trabalho apresentou um estudo a fim de auxiliar na melhor compreensão da evolução das pesquisas sobre turismo como forma de empreender no meio rural.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue comprender la producción científica sobre emprendimiento rural y su conexión con el sector turístico. Para eso, se utilizó el método de minería de texto con artículos y reseñas. A través de una estructura de análisis específica, se extrajeron palabras dimensionales que caracterizan los temas: emprendimiento social, estrategias empresariales, género, impacto socioeconómico local, innovación y competitividad, migración y tecnologías. Estos temas fueron seleccionados previamente de una revisión sistemática. Los resultados indican la India como el país que más estudia sobre emprendimiento rural, y donde el tema de género tiene mayor relevancia. Sin embargo, se observó que el sector turístico no es significativo en esta región. Es en España donde la actividad turística muestra un vínculo más fuerte con el espíritu empresarial en las zonas rurales. Las áreas de conocimiento muestran que los estudios se concentran en Ciencias Sociales y Negocios, Gestión y Contabilidad. Así, este trabajo presentó un estudio con el fin de ayudar a comprender mejor la evolución de la investigación sobre el turismo como una forma de emprender en las zonas rurales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to understand the scientific production on Rural Entrepreneurship and its connection to the Tourism sector. For that, the text mining method with articles and reviews was used. Through a specific analysis structure, dimensional words were extracted that cha-racterize the themes: Social Entrepreneurship, Business Strategies, Gender, Local Socioeco-nomic Impact, Innovation and Competitiveness, Migration, and Technologies. These themes were previously selected from a systematic review. The results indicate India as the country that most studies on Rural Entrepreneurship, and where the theme of Gender has greater relevance. However, it was noted that the tourism sector is not significant in this region. It is in Spain that tourism activity shows a stronger link with entrepreneurship in rural areas. The areas of knowledge show that the studies are concentrated in Social Sciences and Business, Management, and Accounting. In short, this work presented a study to assist in a better un-derstanding of the evolution of research on tourism as a way of undertaking in rural areas.
  • Práticas de gamificação em turismo: Uma análise a partir do modelo de Werbach & Hunter (2012) Artigos

    Paixão, Wilma Barros da; Cordeiro, Itamar José Dias e

    Resumo em Português:

    Resumo Produtos turísticos inovadores estão surgindo mundo afora como resposta ao clima de cres-cente competitividade no setor. Entre as iniciativas existentes, algumas buscam engajar pessoas, motivar a satisfação e transformar a experiência do usuário através da gamificação. Ao mesmo tempo, há uma carência de estudos sobre os elementos empregados nestas inici-ativas. Diante disto, o presente estudo objetivou analisar práticas (nacionais e internacionais) de gamificação no turismo. Trata-se, portanto, de uma pesquisa exploratória-descritiva que empregou o método da revisão sistemática para identificar práticas de gamificação no turis-mo em todo o mundo. As pesquisas foram feitas a partir de palavras-chave em inglês, fran-cês, espanhol e português, nas seguintes bases de dados: Portal de Periódicos da Capes, Science Direct, Publicações em Turismo (da USP) e website “Gamification in Tourism”. Após o levantamento inicial, seguido da aplicação de critérios de inclusão e exclusão restaram 40 práticas, que foram analisadas à luz do modelo de Werbach e Hunter (2012). Os principais achados do estudo foram que: todas as práticas contemplaram ao menos um dos 27 elemen-tos de jogos propostos por Werbach e Hunter (2012); os elementos de jogos mais frequentes foram “Desafio”, “Progressão”, “Feedback”, “Missão” e “Conquistas”; e os menos frequentes foram “Boss”, “Chance”, “Times” e “Presentes”. A principal conclusão do estudo foi que a frequência dos elementos identificados sugere uma preocupação das práticas analisadas em proporcionar uma maximização da experiência para o visitante; ou seja, a gamificação está sendo utilizada para proporcionar experiências memoráveis, e não simplesmente como um passatempo. Por fim, convém referir que se trata de um estudo original e cujo valor reside em difundir conhecimento sobre um tema que, embora importante, ainda é pouco discutido pela literatura científica nacional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Productos turísticos innovadores están surgiendo en todo el mundo en respuesta al entorno cada vez más competitivo del sector. Entre las iniciativas existentes, algunas buscan atraer las personas, motivar la satisfacción y transformar la experiencia del usuario a través de la gamificación. A lo mismo tiempo, faltan estudios sobre los elementos empleados en estas iniciativas. Ante esto, el presente estudio tuvo como objetivo analizar las prácticas (nacionales e internacionales) de gamificación en el turismo. Se trata, por lo tanto, de una investigación exploratoria-descriptiva que utilizó el método de revisión sistemática para identificar prácticas de gamificación en el turismo. Las búsquedas se realizaron mediante palabras clave en inglés, francés, español y portugués, en las siguientes bases de datos: Capes Journal Portal, Science Direct, Publicações em Turismo (de la USP) y el sitio web “Gamification in Tourism”. Tras la encuesta inicial, seguida de la aplicación de criterios de inclusión y exclusión, quedaron 40 prácticas, que fueron analizadas a la luz del modelo de Werbach y Hunter (2012). Los principales hallazgos del estudio fueron que: todas las prácticas incluían al menos uno de los 27 elementos de los juegos propuestos por Werbach & Hunter (2012); los elementos de juego más frecuentes fueron "Desafío", "Progresión", "Comentarios", "Misión" y "Logros"; y las menos frecuentes fueron "Jefes", "Suerte", "Times" y "Regalos". La principal conclusión del estudio fue que la frecuencia de los elementos identificados sugiere una preocupación de las prácticas analizadas en ofrecer una maximización de la experiencia para el visitante; es decir, la gamificación se utiliza para proporcionar experiencias memorables y no simplemente como un pasatiempo. Finalmente, cabe señalar que se trata de un estudio original y su valor radica en la difusión del conocimiento sobre un tema que, aunque importante, aún es poco discutido en la literatura científica nacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Innovative tourist products have been surging throughout the world as a response to the rising competition in the sector. Among the existing initiatives, some seek to engage people, to motivate their satisfaction, and to transform the user experience through gamification. At the same time, there is a lack of studies regarding the elements used in those initiatives. With that in mind, the present study has as its objective to analyze gamification practices in tourism (national and international). Therefore, this is an exploratory-descriptive research study that uses a systematic review method to identify practices of gamification in tourism all around the world. The queries were made using keywords in English, French, Spanish, and Portuguese in the following databases : Portal de Periódicos CAPES (CAPES Periodical Portal), Science Direct, Publicações de Turismo (USP) (USP’s Tourism Publications) and the site “Gamification in Tourism.” After the initial survey, following the inclusion and exclusion criteria, 40 practices remained, which were analyzed using the Werbach & Hunter (2012) model. The main finding of the study was that all practices fulfill at least one of the 27 gaming elements proposed by Werbach & Hunter (2012) ; the most common elements were “Challenge,” “Progression,” “Feedback,” “Mission” and “Achievement” ; the least common elements were “Boss,” “Chance,” “Teams,” and “Gifts.” The main conclusion of this study is that the frequency of the elements identified suggests a preoccupation with the practices analyzed in maximizing the experience for the visitors. In other words, gamification is being used to provide memorable experiences and not only as a pastime activity. Finally, it is important to mention that this is an original study whose value resides in the diffusion of knowledge about a subject that, although important, is still not widely discussed by the national scientific literature.
  • Parques Nacionais, turismo e governança: Reflexões acerca das concessões dos serviços turísticos no Brasil Artigos

    Brumatti, Paula Normandia Moreira; Rozendo, Cimone

    Resumo em Português:

    Resumo A concessão dos serviços turísticos em Parques Nacionais, baseada em parcerias público-privadas, constitui o principal mecanismo da gestão do uso público desta categoria de unidade de conservação no Brasil. A opção pelo modelo é justificada por seu potencial de sustentabilidade, capaz de fazer convergir interesses conservacionistas e econômicos. Essa habilidade tem sido questionada, principalmente, no que tange às possibilidades de participação de comunidades locais na gestão, aspecto basilar da proposta, que pretende ser referência de governança. Nesse artigo, procurou-se através de revisão bibliográfica, refletir sobre como se configuram os processos participativos no âmbito da implementação e gestão dessas concessões. As análises identificam a prevalência da racionalidade econômica na tomada de decisão e grandes dificuldades em considerar os valores socioculturais na gestão, inclusive na resolução de conflitos fundiários e sociais ocorridos com a implementação dos próprios parques. A participação social é concebida em termos retóricos ou de forma subordinada. Os padrões históricos de exclusão perpetuam-se sob qualificativos de eco ou sustentável sob forte apelo ao ecoturismo, mas sem conexões reais com a proposta. Nesse quadro, é importante atentar para adoção de políticas públicas orientadas efetivamente por uma acepção de ecoturismo capaz de promover a integração do turismo à diversidade sociocultural, à conservação da natureza e de oportunidades para o desenvolvimento da governança local.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las concesiones de los servicios turísticos en los parques nacionales, basado en asociaciones público-privadas, constituye el principal mecanismo para la gestión del uso público en estos espacios protegidos en Brasil. La elección por dicho modelo se justifica por su potencial de sustentabilidad, capaz de converger intereses conservacionistas y económicos. Esta capacidad ha sido cuestionada, principalmente, con respecto a las posibilidades de participación de las comunidades locales en la gestión, aspecto fundamental de la propuesta, que pretende ser una referencia de gobernanza. En este artículo se intentó, a través de una revisión bibliográfica, reflexionar sobre cómo se configuran los procesos participativos en el ámbito de la implementación y gestión de estas concesiones. Los análisis identifican la preponderancia de la racionalidad económica en la toma de decisiones y la existencia de grandes dificultades en considerar los valores socioculturales en la gestión, inclusive en la resolución de conflictos agrarios y sociales ocurridos con la implementación de los propios parques. La participación social es concebida en términos retóricos o de forma subordinada. Los patrones históricos de exclusión se perpetúan bajo el ropaje de calificativo como “eco” o “sustentable”, en una intensa promoción del ecoturismo, pero sin conexiones reales con la propuesta. Ante tal escenario, es importante prestar atención a la adopción de políticas públicas orientadas efectivamente por una acepción del ecoturismo capaz de promover la integración del turismo a la diversidad sociocultural, a la conservación de la naturaleza y de oportunidades para el desarrollo de la gobernanza local.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The concession of tourist services in National Parks, based on public-private partnerships, consti-tutes the main mechanism for public use management of this category of conservation unit in Brazil. This model's option is justified by its sustainability potential, capable of converging con-servationist and economic interests. This ability has been questioned, mainly regarding the possi-bilities of local communities' participation in management, an essential aspect of the proposal, which aims to be a governance reference. In this article, we sought through a bibliographic re-view, to reflect on how participatory processes are configured in the scope of the implementation and management of these concessions. The analyzes identify the prevalence of economic rational-ity in decision-making and great difficulties in considering socio-cultural values in management, including the resolution of land and social conflicts that occurred with the implementation of the parks themselves. Social participation is conceived in rhetorical terms or in a subordinate way. Historical exclusion patterns are perpetuated under eco or sustainable qualifications under strong appeal to ecotourism, but without real connections with the proposal. In this context, it is im-portant to pay attention to the adoption of public policies effectively guided by a sense of eco-tourism capable of promoting the integration of tourism with socio-cultural diversity, nature con-servation, and opportunities for local governance development.
  • Projeção territorial e pontos de interesse em destinos turísticos da região Sul (Brasil): Análise a partir do Mapa do Turismo 2019-2021 Artigos

    Chemin, Marcelo; Filippim, Marcos Luiz; Abrahão, Cinthia Maria de Sena

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo a que se propõe este artigo é apresentar os municípios da região Sul que se destacam em termos de expressividade turística, bem como analisar aspectos da configuração do acervo de Pontos de Interesse (P.I.s). Tomou-se como ponto de partida, os dados consolidados no Mapa do turismo 2019-2021. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem quali-quantitativa e delineamento documental. A interseção dos indicadores: i) estabelecimentos e ii) visitas nacionais do referido mapa resultou em 38 municípios, correspondente a 3,2% da região, que representam 71,34% da visitação doméstica, mais de 54% dos estabelecimentos de hospedagem e cerca de 46% das ACTS. A expressividade do conjunto extrapola a dimensão do turismo, é pluritemática, como demonstrou análise da REGIC (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE], 2016, 2020). Foram levantados 872 P.I.s. O acervo revelou distribuição e configuração irregular e desigual. Destinos enquadrados no sistema costeiro-marinho e próximos da costa se destacam no conjunto. Os costeiros na categoria Natural, enquanto os não costeiros na Cultura e Serviços e Equipamentos de Lazer. Entende-se que estes resultados podem subsidiar o planejamento e a gestão da região e dos destinos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo a que se propone este artículo es presentar los municipios de la región Sur que se destacan en términos de expresividad turística, además analizar aspectos de la configuración del acervo de Puntos de Interés (P.I.s). Se ha tomado como punto de partida los datos consolidados en el Mapa del turismo 2019-2021. Es estudio exploratorio de abordaje cuali-cuantitativo y delineamiento documental. La intersección de los indicadores: i) establecimientos y ii) visitas nacionales del referido mapa resultó en 38 municipios, o sea, 3,2% de la región, que representan 71,34% de la visitación doméstica, más de 54% de los establecimientos de hospedaje y aproximadamente 46% de las ACTS. Tal expresividad extrapola la dimensión del turismo, es pluritemática, como demostró el análisis de la REGIC (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE], 2016, 2020). Fueron levantados 872 P.I.s. El acervo evidenció distribución y configuración irregular y desigual. Destinos encuadrados en el sistema costero marino y próximos de la costa se destacan. Los costeros en la categoría Natural, mientras los no costeros en la Cultura y Servicios y Equipos de ocio. Esos resultados pueden subsidiar el planeamiento y la gestión de la región y de los destinos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this article is to present the municipalities of the South region that stand out in terms of tourist expressiveness, as well as to analyze aspects of the configuration of the collection of Points of Interest (P.I.s). The starting point was the data consolidated in the Tourism Map 2019-2021. It is an exploratory study of qualitative and quantitative approach and document design. The intersection of the indicators: i) establishments and ii) national visits of the mentioned map resulted in 38 municipalities, corresponding to 3.2% of the region, which represent 71.34% of domestic visits, more than 54% of lodging establishments and about 46% of the activities related to tourism. The expressiveness of the set goes beyond the dimension of tourism, it is pluritematic, as demonstrated by analysis of REGIC (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE], 2016, 2020). A result of 872 P.I.s was raised. The collection revealed irregular and unequal distribution and configuration. Destinations within the coastal marine system and close to the coast stand out as a whole. The coastal ones in the Natural category, while the noncoastal ones in Culture and Leisure Services and Equipment. It is understood that these results can subsidize the planning and management of the region and destinations.
  • Análise da localização da oferta do restaurantes no destino turístico Varadero, Cuba Artículos

    Pulido, Yadrián Arnaldo García; Bello, Ismaray Rodríguez; Jiménez, Roberto Argelio Frías

    Resumo em Português:

    Resumo Entre os principais destinos de sol e praia em Cuba fica Varadero, onde o planeamento adequado dos serviços oferecidos é vital para a sua gestão. A crescente variedade de ofertas gastronómicas nos seus 22 km de extensão, não está a satisfazer as expectativas dos clientes por razões como a localização deficiente não só no mapa, mas também de acordo com o tipo de oferta que estes oferecem. O objectivo desta investigação consistiu em analisar a localização dos serviços gastronómicos no destino turístico de Varadero. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma extensa revisão documental, entrevistas com os administradores dos restaurantes e a utilização de sistemas de informação geográfica e análise de clusters. A análise dos 43 restaurantes em funcionamento no histórico Varadero mostrou uma concentração de 10 estabelecimentos por quilómetro quadrado. Foram detectados onze centróides onde os restaurantes se situam a menos de 100 metros de distância, com o alcance maioritário a ser de 30 a 200 metros. Houve um desequilíbrio significativo tanto na localização como no fornecimento de instalações na área, com um claro impacto na percepção da variedade do destino.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Entre los principales destinos de sol y playa de Cuba, se encuentra Varadero donde una adecuada planificación de los servicios que se ofertan, resulta vital para su gestión. La creciente variedad de ofertas gastronómicas en sus 22 km de extensión, no está cumpliendo con las expectativas de los clientes por razones como la deficiente localización no solo en el plano, sino también de acuerdo al tipo de oferta que brindan. La presente investigación tuvo como objetivo analizar la localización de los servicios gastronómicos del destino turístico Varadero. Para el desarrollo del trabajo se realizó una amplia revisión documental, entrevistas a los administrativos de los restaurantes y el empleo de sistemas de información geográfica y análisis clúster. El análisis de los 43 restaurantes en operación en el Varadero histórico evidenció una concentración de 10 establecimientos por kilómetro cuadrado. Se detectaron 11 centroides donde los restaurantes se encuentran a menos de 100 metros, siendo el rango de distancia mayoritario de 30 a 200 metros. Se evidenció un significativo desbalance tanto en la localización como en la oferta de las instalaciones en el área, con una clara incidencia en la percepción de variedad del destino , and impact, followed by Spain.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The main sun and beach destinations in Cuba is Varadero, an adequate planning of the services offered is vital for its management. The growing variety of gastronomic offerings in its 22 km of extension, is not meeting the expectations of customers, for reasons such as the deficient location not only in the plan, but also according to the type of offerings that provide. The objective of this research was to analyze the location of gastronomic services in the Varadero tourist destination. For the development of the work, an extensive documentary review was carried out, interviews with the restaurant managers and the use of geographic information systems and cluster analysis. The analysis of the 43 restaurants in operation in the historic Varadero showed a concentration of 10 establishments per square kilometer. Eleven centroids were detected where the restaurants are located less than 100 meters away, where the majority range being from 30 to 200 meters. There was a significant imbalance in the location and in the supply of facilities in the area, with a clear impact on the variety perception of destination.
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo Rua Silveira Martins, 115 - cj. 71, Centro, Cep: 01019-000, Tel: 11 3105-5370 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: edrbtur@gmail.com