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Editorial

O primeiro volume de 2014 é composto por 35 contribuições científicas, sendo 29 artigos originais, 3 artigos de revisão de literatura e 3 relatos de casos nas áreas da audiologia, linguagem, saúde coletiva, motricidade orofacial, disfagia e voz.

Quanto aos artigos originais, Agostinho-Pesse e Alvarenga apresentam a primeira contribuição sobre o Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência para estímulo de fala apresentado com diferentes transdutores em crianças ouvintes. A segunda contribuição é de Blasca, Kuchar, Pardo-Fanton, Ascencio, Falsetti e Mondelli, sobre um Modelo de educação em saúde pública. Oda, Marangoni e Gil escrevem a terceira contribuição sobre os Fones de inserção e fones supra-aurais: avaliação audiológica em idosos. A quarta contribuição é de Barcelos e Ataíde sobre a Análise audiométrica de trabalhadores atuantes na indústria de confecção de roupa.

Guardiano, Chagas e Junior apresentam a quinta contribuição sobre a Avaliação da perda auditiva em motoristas de ônibus de Curitiba. Falhas técnicas dos aparelhos de amplificação sonora individual dispensados pelo sistema único de saúde é a sexta contribuição de autoria de Bevilacqua, Melo, Morettin, Reis e Martinez. Meneses, Cardoso e Silva apresentam a sétima contribuição sobre os Fatores que interferem no desempenho de usuários de implante coclear em testes de percepção de fala. O tema Portal dos bebês – seção aparelho auditivo: avaliação por pais de crianças deficientes auditivas é a oitava contribuição apresentado por Bastos e Ferrari.

O estudo intitulado Análise do Ruído e Intervenção Fonoaudiológica em Ambiente Escolar: rede privada e pública de ensino regular é a nona contribuição das autoras Campos e Delgado-Pinheiro. Diniz, Carvalho, Ferreira, Ramos, Bassi e Resende apresentam a décima contribuição intitulada Análise das emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção em neonatos prematuros.

A décima primeira contribuição é de Sousa, Silveira, Machado, Santana e Flores sobre a Variabilidade da frequência cardíaca em recém-nascidos de alto risco na presença de ruído. A décima segunda contribuição de Baesso, Mota, Mezzomo e Luiz discorre sobre o Uso de estratégias de reparo no constituinte onset complexo: desenvolvimento fonológico normal e desviante. Gagueira desenvolvimental persistente: avaliação da fluência pré e pós-terapia é a décima terceira contribuição de Oliveira e Pereira. O estudo intitulado O uso do discurso reportado por uma pessoa com afasia na construção de uma narrativa é a décima quarta contribuição de Oliveira e Oliveira. Bahia e Chun apresentam o décimo quinto estudo sobre a Repercussão da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa na Afasia não fluente.

A décima sexta contribuição de Moraes, Feniman, Gonçalves e Crenitte é sobre o Processamento temporal, fonologia e escrita em crianças contaminadas por chumbo. O estudo intitulado Habilidades fonológicas em crianças com gagueira é a décima sétima contribuição de autoria de Rossi, Pinto, Arcuri, Ávila e Schiefer. Silva, Ferreira e Queiroga apresentam a décima oitava contribuição Desenvolvimento da narrativa oral e o nível de escolaridade materna.

Os autores Inaoka e Albuquerque apresentam a décima nona contribuição sobre Eficácia da intervenção fonoaudiológica na progressão da alimentação via oral em pacientes com disfagia orofaríngea pós AVE. A vigésima contribuição é sobre a Acurácia da avaliação clínica da disfagia orofaríngea na encefalopatia crônica não progressiva de autoria de Santos, Sales, Cola, Jorge, Peres, Furkim, Berti e Silva. O tema Prosopografia: estudo comparativo das medidas antropométricas de imagem e questionada em sujeitos conhecidos de autoria de Paiva e Resende é a vigésima primeira contribuição.

A vigésima segunda contribuição é sobre a Pacientes Apnéicos – IAH, eficiência do sono, sono REM e oxigenação dos autores Catão, Carneiro, Alves, Ribeiro, Silva e Filho. O artigo Concordância entre método antropométrico e cefalométrico na classificação do tipo facial dos autores Bolzan, Berwig, Prade, Weinmann, Moraes e Silva é a vigésima terceira contribuição. Schmidt, Briesemeister e Ries apresentam a vigésima quarta contribuição intitulada Alterações no controle motor mandibular e cervical de crianças com paralisia cerebral.

Fatores que interferem na amplitude dos movimentos mandibulares em crianças é a vigésima quinta contribuição dos autores Benevides, Araujo, Garcia, Ribeiro e Mello. A vigésima sexta contribuição é de Miotto, Caxias, Campos, Ferreira e Barcellos intitulada Aleitamento materno como fator de proteção contra a instalação de hábitos bucais deletérios. Picolini e Maximino apresentam o tema Programa de educação em síndromes genéticas: avaliação motivacional de um material educacional on line. A vigésima oitava contribuição é sobre as Expressões Faciais Emocionais em Indivíduos Laringectomizados Totais de autoria de Almeida e Correia. Análise das concepções de informação, educação e comunicação em saúde dos coordenadores das campanhas de voz no Distrito Federal é a vigésima nona contribuição dos autores Dornelas, Sousa e Mendonça.

O artigo de revisão de literatura intitulado Testes tonais de padrão de frequência e duração no Brasil de autoria de Delecrode, Cardoso, Guida e Frizzo é a trigésima contribuição. Qualidade de vida em voz: uma revisão é a trigésima primeira contribuição de autoria de Ribas, Penteado e García-Zapata. A trigésima segunda contribuição é de Filus, Pivatto, Fontoura, Koga, Albizu, Soares, Lacerda e Gonçalves intitulada Ruídos e seus impactos nos hospitais brasileiros: uma revisão de literatura.

A trigésima terceira contribuição é um relato de caso de autoria Golembiouski, Czlusniak, Dassie-Leite, Oliveira e Bagarollo intitulado Caracterização e follow-up de crianças com desvio fonológico. A influência das habilidades em consciência fonológica na terapia para os desvios fonológicos de autoria de Mezzomo, Mota, Keske-Soares, Ceron e Dias é a trigésima quarta contribuição. A trigésima quinta e última contribuição é de autoria Giaconi, Rodrigues, Capellini e Rossi sobre o tema Dar corpo à Didática: diálogos internacionais.

Finalizo este editorial desejando uma boa leitura para todos!

Profa. Dra. Simone Aparecida Capellini

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Mar 2014
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