Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

EDITORIAL

Com muita satisfação entrego o quarto volume e primeiro da Revista CEFAC ampliada, composto por 35 contribuições científicas, sendo 29 artigos originais, 1 artigo de revisão de literatura, 3 relatos de casos e 2 textos de opinião nas áreas da audiologia, linguagem, saúde coletiva, motricidade orofacial e voz.

Quanto aos artigos originais, Bisi, Coifman, Ferreira e Mitre apresentam a primeira contribuição sobre a Correlação entre o perfil audiométrico, idade e o tempo de atividade em motoristas de ônibus. A segunda contribuição é de Taguchi, Alves, Gois e Oliveira, sobre o Valor clínico dos nistagmos posicional e de posicionamento no diagnóstico vestibular de idosos: estudo comparativo. Mello, Silva, Ribeiro, Moraes e Della-Rosa escrevem a terceira contribuição sobre o Índice de retorno ao reteste em um programa de triagem auditiva neonatal. A quarta contribuição é de Ribas, Cabral, Gonçalves, Gonçalves e Kozlowski sobre o Programa de triagem auditiva neonatal: influência do tempo de vida dos recém-nascidos na pesquisa das emissões otoacústicas transientes.

Moda, Mantello, Reis, Isaac, Oliveira e Hypolito apresentam a quinta contribuição sobre a Avaliação da satisfação do usuário de aparelho de amplificação sonora. Teste de percepção da fala HINT Brasil em grupos de sujeitos expostos e não expostos a ruído ocupacional é a sexta contribuição de autoria de Arieta, Couto e Costa. Ramos, Almeida e Lewis apresentam a sétima contribuição sobre Correlação dos achados do PEATE-FE e da Avaliação comportamental em crianças com deficiência auditiva. O tema Proposta de um protocolo de avaliação da atividade elétrica dos músculos masseter e suprahioideos em recém-nascidos pré-termo durante a alimentação é a oitava contribuição apresentado por Raposo e Silva.

O estudo intitulado Análise de variáveis utilizadas para a classificação da gravidade do desvio fonológico é a nona contribuição das autoras Brancalioni, Magnago e Keske-Soares. Pontes, Diniz e Martins-Rei apresentam a décima contribuição intitulada Parâmetros e estratégias de leitura e escrita utilizados por crianças de escolas pública e privada.

A décima primeira contribuição Rosal, Cordeiro e Queiroga sobre a Consciência fonológica e o desenvolvimento do sistema fonológico em crianças de escolas públicas e privadas. A décima segunda contribuição de Crestani, Mattana, Moraes e Souza discorre sobre os Fatores Socioeconômicos, Obstétricos, Demográficos e Psicossociais como Risco ao Desenvolvimento Infantil. Frequência e tipologia das disfluências: análise comparativa entre taquifêmicos e gagos é a décima terceira contribuição de Souza, Paschoalino, Cardoso e Oliveira. O estudo intitulado A lateralidade cruzada e o desempenho da leitura e escrita em escolares é a décima quarta contribuição de Neto, Xavier, Santos, Amaro, Florêncio e Poeta. Von Keyserlingk, Carrasco e Carrasco apresentam o décimo quinto estudo sobre as Teorías subjetivas de profesionales de Escuelas de Lenguaje en Chile sobre el Trastorno Específico del Lenguaje.

A décima sexta contribuição de Fonseca e Nunes é sobre o Conhecimento sobre a gagueira na cidade de Salvador. O estudo intitulado Postura craniocervical, posição da mandíbula e do osso hióide e atividade dos músculos supra e infra-hióideos durante a deglutição de diferentes consistências alimentares é a décima sétima contribuição de autoria de Trevisan, Weber, Ries e Corrêa. Pastana, Cantisano, Mariano e Bianchini apresentam a décima oitava contribuição intitulada Queixas orais e verificação da fala de indivíduos com Síndrome da ardência bucal.

Os autores Berlese, Copetti, Weimmann, Ferreira e Haefffner apresentam a décima nona contribuição sobre as Características miofuncionais eletromiográficas de crianças e adolescentes obesos. A vigésima contribuição é sobre a Influência do contexto silábico da palavra no julgamento perceptivo-auditivo do ceceio produzido por pré-escolares de autoria de Marino, Santos, Fabron, Dutka, Gurgel e Berti. O tema Análise da qualidade de vida dos pacientes com câncer de laringe na região sudeste do Brasil de autoria de Maciel, Leite, Soares e Campos é a vigésima primeira contribuição.

A vigésima segunda contribuição é sobre a Percepção de estudantes da área da saúde sobre comunidades rurais quilombolas no norte de Minas Gerais – Brasil dos autores Macedo, Rabelo, Silveira, Souza, Lima, Pereira, Moura, Oliveira, Siqueira Jr, Marques, Leão, Freitas e Caldeira. O artigo Gestão em saúde: as representações de estudantes da graduação das autoras Arakawa, Sitta, Caldana e Machado é a vigésima terceira contribuição. Pizolato, Mialhe, Karine Cortellazzi, Ambrosano, Rehder e Pereira apresentam a vigésima quarta contribuição intitulada Avaliação dos fatores de risco para distúrbios de voz em professores e análise acústica vocal como instrumento de avaliação epidemiológica.

Condições socioeconômicas estão associadas ao overbite e overjet? Uma avaliação utilizando fotografias digitais é a vigésima quinta contribuição dos autores Cutrim, Wada, Lima, Pinho, Azevedo, Martins, Leal e Thomaz. A vigésima sexta contribuição é de Xavier, Santos e Silva intitulada Saúde vocal do professor: intervenção fonoaudiológica na atenção primária à saúde. Aquino e Teles apresentam o tema Autopercepção vocal de coristas profissionais como a vigésima sétima contribuição. A vigésima oitava contribuição é sobre a Pressão sonora e tempo máximo de fonação após a técnica de Finger Kazoo de autoria de Frigo, Christmann e Cielo. A interferência dos fatores de risco e emocionais na voz de professores com e sem queixas vocais é a vigésima nona contribuição dos autores Costa, Lopes, Silva, Cunha, Ameida e Almeida.

O artigo de revisão de literatura intitulado Levantamento de protocolos e métodos diagnósticos do transtorno autista aplicáveis na clínica fonoaudiológica de autoria de Gonçalves e Pedruzzi é a trigésima contribuição. A trigésima primeira contribuição é de Melo, Ramalho, Perillo e Rodrigues é um relato de caso sobre a Terapia fonoaudiológica intensiva e fissura de palato. Silva, Guedes e Cunha apresentam a trigésima segunda contribuição intitulada Aspectos psicossociais associados à paralisia facial periférica na fase sequelar: estudo de caso clínico. A trigésima terceira contribuição é de autoria de Leite, Francisco, Duarte, Garcia e Bizinoto sobre Potencial evocado auditivo de tronco encefálico no prognóstico do coma superficial. Spinardi-Panes, Lopes-Herrera e Maximino apesentam a trigésima quarta contribuição intitulada Aspectos éticos e legais na prática da Telessaúde em Fonoaudiologia. A trigésima quinta e última contribuição é de autoria de Piccirilli e Freire sobre Psicanálise e Alfabetização: um novo olhar.

Depois deste número da Revista CEFAC finalizado gostaria de agradecer aos pareceristas e autores pela presteza e prontidão, quer seja na análise ou no envio dos manuscritos versados nas duas Línguas para o início da ampliação do número de artigos publicados por esta Revista. Obrigado por acreditarem nesta Revista e no trabalho da equipe do corpo editorial.

Para finalizar este editorial, aproveitando este espaço científico para prestar homenagens a Profa. Dra. Maria Cecília Bevilacqua que partiu recentemente deixando um legado pessoal, profissional e científico para a fonoaudiologia. Mulher de otimismo, força e coragem que soube empregar seus conhecimentos de vida pessoal e profissional para a construção de uma Fonoaudiologia Brasileira baseada na ciência e na tecnologia. Em nome da desta Fonoaudiologia Brasileira agradeço todas as suas contribuições!

Que a cada avanço fonoaudiológico na ciência, na pesquisa e na clínica possa homenagear de forma singela aquela que foi e é um dos pilares da Fonoaudiologia Nacional!

Profa. Dra. Simone Aparecida Capellini

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Set 2013
  • Data do Fascículo
    Ago 2013
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br