Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de disfunção temporomandibular em pessoas com Parkinson em hospital público universitário

RESUMO

Objetivo:

avaliar a prevalência de disfunção temporomandibular em pessoas com doença de Parkinson, em um hospital público universitário, e relacioná-los com aspectos sociodemográficos, saúde geral, saúde bucal autopercebida, estágio e tempo de doença.

Métodos:

utilizou-se o instrumento Critério de Diagnostico para Pesquisa em Disfunção Temporomandibular. A amostra foi estratificada de acordo com o diagnóstico de disfunção temporomandibular e associada com as variáveis. Aplicou-se para análise o odds ratio do Qui-quadrado com intervalo de confiança de 95% com nível de significância de p<0,05.

Resultados:

foram avaliadas 110 pessoas com doença de Parkinson. A prevalência de disfunção temporomandibular foi de 35%, com maior frequência no sexo masculino (58%), em pessoas idosas (53%), no estágio 2 da doença (61%), sendo que o sinal clínico predominante foi o estalido (37%). Das variáveis analisadas, o sexo e a autopercepção de saúde bucal demonstraram estar associadas à disfunção temporomandibular.

Conclusão:

verificou-se a presença de disfunção temporomandibular em pessoas com doença de Parkinson, e que os fatores associados foram: ser do sexo masculino e ter autopercepção de saúde oral considerada razoável.

Descritores:
Doença de Parkinson; Transtornos da Articulação Temporomandibular; Dor Referida

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br