Acessibilidade / Reportar erro

APRESENTAÇÃO

Caros leitores:

Disponibilizamos a Edição 68 da Revista Contabilidade & Finanças. Além de oito artigos originais, ela contém o Editorial Temos do que nos orgulhar na Contabilidade brasileira, de Natan Szuster. Trata-se de uma retrospectiva dos avanços conquistados na área, também indica atuações, aperfeiçoamentos e oportunidades na contabilidade brasileira, de maneira integrada. Mostra, ainda, o dinamismo das mudanças provocadas pelo IFRS e a contemporaneidade dos problemas contábeis.

Os artigos apresentados nesta edição são distribuídos nas várias linhas de pesquisa, sendo:

Isabel Maria Estima Costa Lourenço e Manuel Emílio Mota de Almeida Delgado Castelo Branco desenvolveram o trabalho Principais Consequências da Adoção das IFRS: Análise da Literatura Existente e Sugestões para Investigação Futura. Nele, abordam, a partir da análise de publicações em periódicos internacionais contidos no elenco do Social Sciences Citation Index (SSCI), os impactos positivos gerados pela adoção das IFRS no mercado de capitais, na capacidade de previsão dos analistas, na comparabilidade e no uso da informação.

O artigo denominado Fatores Determinantes para o Fechamento do Capital de Companhias Listadas na BM&FBOVESPA, de autoria de Patrícia Maria Bortolon e Annor da Silva Junior, indica que os principais fatores para o fechamento de capital são maior concentração da propriedade e do controle, menor free-float, menor liquidez das ações, maior disponibilidade de caixa e porte.

A Comparabilidade das Escolhas Contábeis na Avaliação Posterior de Propriedades para Investimento: Uma Análise das Companhias Abertas Brasileiras e Portuguesas, artigo de autoria de Flaida Êmine Alves de Souza, Reiner Alves Botinha, Pablo Rogers Silva e Sirlei Lemes, demonstra que, apesar das escolhas contábeis permitidas pela IAS 40, houve uma comparabilidade média entre as práticas contábeis das entidades desses países, porém com decréscimo do índice ao longo dos anos.

Fatores Determinantes do Pagamento de Dividendos no Brasil é o trabalho apresentado por Cristiano Augusto Borges Forti, Fernanda Maciel Peixoto e Denis Lima e Alves. Além de indicar os fatores mais relevantes para a distribuição de dividendos, dentre os achados, apresenta variáveis que inibem a distribuição.

Cláudia Daniela Ferreira da Mota Carvalho, Fábio Henrique Ferreira de Albuquerque, Joaquín Texeira Quirós e Maria do Rosário Fernandes Justino são autores do artigo Uma Análise das Diferenças em Termos dos Interesses Profissionais a Partir do Projeto de Substituição da IAS 39. A pesquisa foi desenvolvida com a perspectiva de identificar os principais obstáculos a serem enfrentados para atingir a plena harmonização.

Luis Paulo Guimarães dos Santos é o autor do trabalho Comparando o Uso de Mensuração Forward-Looking e Contemporânea de Desempenho na Formulação de Contratos de Incentivo Quando Existe o Problema do Horizonte: Uma Análise Experimental. Por meio de um experimento, trata o desempenho em contratos de incentivo na presença do problema do horizonte, sugerindo que o lucro econômico ajuda a mitigar o problema de miopia gerencial no longo prazo.

O entendimento de que o crédito comercial e o financiamento bancário de curto prazo são fontes complementares, e não substitutas, de recursos para as MPMEs, de que a proporção de vendas a prazo, o prazo médio de recebimento e o crescimento das vendas estão positivamente relacionados à quantidade demandada de créditos comerciais e o uso estratégico da oferta do crédito comercial para o aumento de vendas são os achados do artigo Determinantes da Oferta e da Demanda de Créditos Comerciais por Micro, Pequenas e Médias Empresas. Trabalho de autoria de Claudinê Jordão de Carvalho e Rafael Felipe Schiozer.

O artigo intitulado A Estrutura a Termo da Taxa de Juros e seu Impacto no Teste de Adequação de Passivo para Seguradoras no Brasil analisa os resultados do Teste de Adequação de Passivos, decorrentes da utilização de diferentes modelos de construção, tais como a técnica de interpolação por spline cúbico, o modelo de Svensson (adotado pelo regulador) e o modelo de Vasicek. Os autores são Antonio Aurelio Duarte, Aldy Fernandes da Silva, Luciano Vereda Oliveira, Elionor Farah Jreige Weffort e Betty Lilian Chan.

Quero agradecer a todos que cooperaram para o desenvolvimento da edição.

Boa leitura e excelente pesquisa!

Fábio Frezatti

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    May-Aug 2015
Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade e Atuária Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - prédio 3 - sala 118, 05508 - 010 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: (55 11) 2648-6320, Tel.: (55 11) 2648-6321, Fax: (55 11) 3813-0120 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: recont@usp.br