Acessibilidade / Reportar erro

Abordagem da sustentabilidade no contexto da gestão de bibliotecas: revisão da literatura internacional

RESUMO

Introdução:

a adoção da sustentabilidade na rotina das pessoas e nas atividades de gestão de instituições de ensino está cada vez mais presente. Esta pesquisa aborda o conceito de sustentabilidade aplicado nas atividades de gestão no cenário das bibliotecas.

Objetivo:

O objetivo deste estudo é analisar, a partir de um fragmento da literatura científica, os conteúdos do tema sustentabilidade no contexto da gestão de bibliotecas.

Metodologia:

realizou-se uma revisão da literatura em três bases de dados (Scopus, Web of Science e SciELO), auxiliado pelo instrumento denominado ProKnow-C; a pesquisa foi desenvolvida com abordagem qualitativa e os resultados analisados com a técnica de Análise de conteúdo.

Resultados:

a seleção do portfólio referente ao tema ficou representado por 23 artigos alinhados. Após análise do conteúdo dos artigos, entre alguns dos resultados, destaca-se que o conceito de sustentabilidade no contexto da gestão de bibliotecas ficou representado por quatro temas principais: Construção verde, Tecnologias da Informação e Comunicação, Modelos de avaliação e Práticas sustentáveis aplicadas simultaneamente.

Conclusão:

aos bibliotecários, gestores e pesquisadores da área de biblioteconomia implica esclarecer que este estudo categoriza iniciativas teóricas e práticas do conceito de sustentabilidade aplicado na gestão de bibliotecas e que sua utilização como fonte de informação pode elucidar questões a respeito desta temática.

PALAVRAS-CHAVE
Sustentabilidade; Gestão de bibliotecas; Bibliotecas verdes.

ABSTRACT

Introduction:

The adoption of sustainability in people's routine and in the management activities of educational institutions is increasingly present. This research addresses the concept of sustainability applied to management activities in the library scenario.

Objetivo:

The objective of this study is to analyze, from a fragment of scientific literature, the content of the sustainability theme in the context of library management.

Methodology:

a literature review was carried out in three databases (Scopus, Web of Science, and SciELO), aided by the instrument called ProKnow-C; the research was developed with a qualitative approach and the results were analyzed using the Content Analysis technique.

Results:

the selection of the portfolio referring to the theme was represented by 23 aligned articles. After analyzing the content of the articles, among some of the results, it is highlighted that the concept of sustainability in the context of library management was represented by four main themes: Green construction, Information and Communication Technologies, Evaluation Models and Sustainable Practices applied simultaneously.

Conclusion:

to librarians, managers, and researchers in the field of librarianship is to clarify that this study categorizes theoretical and practical initiatives of the concept of sustainability applied to library management and that its use as a source of information can elucidate issues regarding this theme.

KEYWORDS
Sustainability; Library management; Green libraries.

1 INTRODUÇÃO

A sustentabilidade tornou-se uma preocupação presente em todas as atividades humanas, sejam elas empresariais, governamentais, sociais ou pessoais. A gestão destas atividades necessita contemplar as dimensões sociais e econômicas, assim como, os impactos negativos gerados no meio ambiente, que se mostra um grande desafio ao planejamento de todas as entidades (BRODIE, 2012BRODIE, M. Building the sustainable library at Macquarie University. Australian Academic & Research Libraries, Abingdon, v. 43, n. 1, p. 4-16, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/00048623.2012.10700619.
https://doi.org/10.1080/00048623.2012.10...
; CHOWDHURY, 2014CHOWDHURY, G. Sustainability of digital libraries: a conceptual model and a research framework. International Journal on Digital Libraries, Heidelberg, v. 14, p. 181-195, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s00799-014-0116-0.
https://doi.org/10.1007/s00799-014-0116-...
; EDWARDS, 2011EDWARDS, B. W. Sustainability as a driving force in contemporary library design. Library Trends, Baltimore, MD, v. 60, n. 1, p. 190-214, 2011. DOI: https://doi.org/10.1353/lib.2011.0030.
https://doi.org/10.1353/lib.2011.0030...
; HAMAD; AL-FADEL, 2021HAMAD, F.; AL-FADEL, M. Advocacy of the sustainable development goals in Jordanian academic libraries. IFLA Journal, London, p. 1-18, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/03400352211038300.
https://doi.org/10.1177/0340035221103830...
; JANKOWSKA; MARCUM, 2010; MISSINGHAM, 2021MISSINGHAM, R. A new lens for evaluation: Assessing Academic Libraries using the UN sustainable development goals. Journal of Library Administration, Philadelphia, PA, v. 61, n. 3, p. 386-401, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/01930826.2021.1883376.
https://doi.org/10.1080/01930826.2021.18...
).

A gestão da sustentabilidade deve ser concebida, gerida e entendida em um sentido amplo, para que o conceito sobreviva ao longo do tempo e seja um fator de contribuição ativo para o desenvolvimento e o progresso da humanidade (BEUTELSPACHER; MESCHEDE, 2020BEUTELSPACHER, L.; MESCHEDE, C. Libraries as promoters of environmental sustainability: collections, tools and events. IFLA Journal, London, v. 46, n. 4, p. 347-358, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0340035220912513.
https://doi.org/10.1177/0340035220912513...
; KOSCIEJEW, 2020KOSCIEJEW, M. Public libraries and the UN 2030 Agenda for Sustainable Development. IFLA Journal, London, v. 46, n. 4, p. 328-346, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0340035219898708.
https://doi.org/10.1177/0340035219898708...
; THORPE; GUNTON, 2021THORPE, C.; GUNTON, L. Assessing the United Nation’s sustainable development goals in academic libraries. Journal of Librarianship and Information Science, London, p. 1-8, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/09610006211005528.
https://doi.org/10.1177/0961000621100552...
; WILSON, 2012WILSON, L. A. Creating sustainable futures for academic libraries. Journal of Library Administration, Philadelphia, PA, v. 52, n. 1, p. 78-93, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/01930826.2012.630241.
https://doi.org/10.1080/01930826.2012.63...
). Como instituições participativas no processo de ensino e aprendizagem e conscientes de suas responsabilidades para com a sociedade, as bibliotecas surgem como grandes parceiras na promoção da sustentabilidade em suas atividades.

A preocupação com a degradação do meio ambiente e bem-estar da humanidade proporcionou inúmeras discussões à nível mundial que originaram iniciativas positivas de combate a esta problemática. Assim, o conceito de sustentabilidade passou a ser utilizado com frequência na sociedade contemporânea e está relacionado com o equilíbrio entre o atendimento das necessidades atuais, sem comprometer a viabilidade de existência das gerações futuras, mantendo os aspectos econômicos, sociais e ambientais em uma perspectiva de preservação (ANASI; UKANGWA; FAGBE, 2018ANASI, S. N.; UKANGWA, C. C.; FAGBE, A. University libraries-bridging digital gaps and accelerating the achievement of sustainable development goals through information and communication technologies. World Journal of Science, Technology and Sustainable Development, [London], v. 15, n. 1, p. 13-25, 2018. DOI: https://doi.org/10.1108/WJSTSD-11-2016-0059.
https://doi.org/10.1108/WJSTSD-11-2016-0...
; CHOWDHURY, 2014CHOWDHURY, G. Sustainability of digital libraries: a conceptual model and a research framework. International Journal on Digital Libraries, Heidelberg, v. 14, p. 181-195, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s00799-014-0116-0.
https://doi.org/10.1007/s00799-014-0116-...
; JANKOWSKA, MARCUM, 2010JANKOWSKA, M. A.; MARCUM, J. W. Sustainability challenge for academic libraries: planning for the future. College & Research Libraries, Chicago, IL v. 71, n. 2, p. 160-170, 2010. DOI: https://doi.org/10.5860/0710160.
https://doi.org/10.5860/0710160...
; WILSON, 2012WILSON, L. A. Creating sustainable futures for academic libraries. Journal of Library Administration, Philadelphia, PA, v. 52, n. 1, p. 78-93, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/01930826.2012.630241.
https://doi.org/10.1080/01930826.2012.63...
). No campo da sustentabilidade, três iniciativas principais estão em vigor; o desenvolvimento sustentável ambientalmente correto; o desenvolvimento economicamente sustentável; e o desenvolvimento de ações socialmente sustentáveis; que incluídas ao contexto das bibliotecas, podem torná-las ambientes ecologicamente corretos e, ambientes “verdes”, estão sendo exigidos por toda a sociedade (HAMAD; AL-FADEL, 2021HAMAD, F.; AL-FADEL, M. Advocacy of the sustainable development goals in Jordanian academic libraries. IFLA Journal, London, p. 1-18, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/03400352211038300.
https://doi.org/10.1177/0340035221103830...
; SINGH; MISHRA, 2021SINGH, P.; MISHRA, R. Environmentally sustainable approaches in academic libraries: a micro-study in Uttar Pradesh. Library Philosophy and Practice, Moscow, ID, n. 6.110, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3X0T07C. Acesso em: 22 jun. 2022.
https://bit.ly/3X0T07C...
; SINGH; DIXIT, 2021SINGH, M. P.; DIXIT, S. Sustainable strategies towards green libraries: a study of state university libraries of Lucknow, Uttar Pradesh. Library Philosophy and Practice, Moscow, ID, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3tr9XuI. Acesso em: 22 jun. 2022.
https://bit.ly/3tr9XuI...
).

Desta forma, nas atividades biblioteconômicas se faz necessário acrescentar diferentes atribuições, padrões e responsabilidades que as direcionem para o alinhamento de uma gestão que seja sustentável. A discussão de questões multidimensionais da sustentabilidade proporcionará identificar as necessidades para o desenvolvimento de uma estrutura integrada de estratégias sustentáveis na gestão de bibliotecas (CHOWDHURY, 2015; EDWARDS, 2011EDWARDS, B. W. Sustainability as a driving force in contemporary library design. Library Trends, Baltimore, MD, v. 60, n. 1, p. 190-214, 2011. DOI: https://doi.org/10.1353/lib.2011.0030.
https://doi.org/10.1353/lib.2011.0030...
; JANKOWSKA, MARCUM, 2010JANKOWSKA, M. A.; MARCUM, J. W. Sustainability challenge for academic libraries: planning for the future. College & Research Libraries, Chicago, IL v. 71, n. 2, p. 160-170, 2010. DOI: https://doi.org/10.5860/0710160.
https://doi.org/10.5860/0710160...
; THORPE; GUNTON, 2021THORPE, C.; GUNTON, L. Assessing the United Nation’s sustainable development goals in academic libraries. Journal of Librarianship and Information Science, London, p. 1-8, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/09610006211005528.
https://doi.org/10.1177/0961000621100552...
). Percebe-se assim, que as bibliotecas não possuem a missão de se tornarem apenas um ambiente inovador e incentivador da aprendizagem e da construção do conhecimento, mas de possuírem a missão verde instituída na sua gestão e propiciar mecanismos de capacitação e conscientização dos usuários (TOWNSEND, 2014TOWNSEND, A. K. Environmental sustainability, and libraries: facilitating user awareness. Library Hi Tech News, Bingley, v. 31, n. 9, p. 21-23, 2014. DOI: https://doi.org/10.1108/LHTN-07-2014-0059.
https://doi.org/10.1108/LHTN-07-2014-005...
; KOSCIEJEW, 2020KOSCIEJEW, M. Public libraries and the UN 2030 Agenda for Sustainable Development. IFLA Journal, London, v. 46, n. 4, p. 328-346, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0340035219898708.
https://doi.org/10.1177/0340035219898708...
; BEUTELSPAHCER; MESCHEDE, 2020). Contudo, o desafio para as bibliotecas está em definir quais habilidades individuais e grupais, processos e rotinas, critérios de avaliação e atividades são necessários para melhorar o desempenho, apoiar na tomada de decisões e alcançar os objetivos para inserção da sustentabilidade em seus processos de gestão.

Considerando a perspectiva das bibliotecas em atuarem em prol da sustentabilidade e promoverem a gestão sustentável em seus ambientes, torna-se importante identificar como a literatura científica aborda o tema. Com este entendimento, desponta a pergunta desta pesquisa: Como o tema sustentabilidade é abordado na literatura científica internacional considerando o contexto da gestão de bibliotecas? Para responder este questionamento, o objetivo do estudo é analisar, a partir de um fragmento da literatura científica, os conteúdos do tema sustentabilidade no contexto da gestão de bibliotecas. O alcance deste objetivo foi possível realizando-se uma revisão da literatura, auxiliado pelo instrumento de intervenção denominado Knowledge Development Process-Constructivist - ProKnow-C, e pela análise qualitativa dos resultados com a técnica de Análise de Conteúdo.

A presente pesquisa justifica-se por sua finalidade de buscar evidenciar contribuições teóricas e práticas para a área das Ciências Sociais e Aplicadas, com ênfase na Biblioteconomia. Como contribuição teórica, o estudo identifica, avalia e sintetiza os assuntos relevantes de usabilidade do conceito de sustentabilidade aplicado na gestão de bibliotecas, oportunizando aos pesquisadores identificarem “gaps” para pesquisas futuras do tema. Como contribuição prática, entende-se que a construção do conhecimento nesta área adicionará informações relevantes para os bibliotecários e gestores, destacando propostas de aplicabilidade da sustentabilidade no contexto das bibliotecas.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

O propósito desta seção é complementar o conhecimento dos temas Sustentabilidade e Gestão de Bibliotecas com base na literatura científica; assim, subdivide-se em: 2.1 Abordagem do tema sustentabilidade; 2.2 Contexto da gestão de bibliotecas.

2.1 Abordagem do tema sustentabilidade

A expressão sustentabilidade iniciou sua propagação mundial a partir da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano em 1972, na cidade de Estocolmo, Suécia. O objetivo da Conferência foi discutir os assuntos relacionados a preservação do meio ambiente e da humanidade - o principal resultado foi um documento-síntese intitulado de “Only one World”, que unia os conceitos de crescimento econômico, preservação da natureza e desenvolvimento social, antes discutidos separadamente (ONU, 2022ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). A ONU e o meio ambiente. 2022. Disponível em: https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente. Acesso em: 22 jun. 2022.
https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambie...
). O desenvolvimento sustentável abrange três dimensões fundamentais que são inter-relacionadas e complementares: a econômica, a social e a ambiental, que representam as dimensões básicas da sustentabilidade (ANASI; UKANGWA; FAGBE, 2018ANASI, S. N.; UKANGWA, C. C.; FAGBE, A. University libraries-bridging digital gaps and accelerating the achievement of sustainable development goals through information and communication technologies. World Journal of Science, Technology and Sustainable Development, [London], v. 15, n. 1, p. 13-25, 2018. DOI: https://doi.org/10.1108/WJSTSD-11-2016-0059.
https://doi.org/10.1108/WJSTSD-11-2016-0...
; CHOWDHURY, 2014CHOWDHURY, G. Sustainability of digital libraries: a conceptual model and a research framework. International Journal on Digital Libraries, Heidelberg, v. 14, p. 181-195, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s00799-014-0116-0.
https://doi.org/10.1007/s00799-014-0116-...
; WILSON, 2012WILSON, L. A. Creating sustainable futures for academic libraries. Journal of Library Administration, Philadelphia, PA, v. 52, n. 1, p. 78-93, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/01930826.2012.630241.
https://doi.org/10.1080/01930826.2012.63...
). A abordagem da sustentabilidade visa envolver todos os cidadãos em um processo de planejamento integrado e de longo prazo para proteger o meio ambiente, expandir as oportunidades econômicas e atender as necessidades sociais (JANKOWSKA, MARCUM, 2010JANKOWSKA, M. A.; MARCUM, J. W. Sustainability challenge for academic libraries: planning for the future. College & Research Libraries, Chicago, IL v. 71, n. 2, p. 160-170, 2010. DOI: https://doi.org/10.5860/0710160.
https://doi.org/10.5860/0710160...
).

Em 1987, a Comissão de Brundtland publicou um inovador relatório denominado de "Our Common Future". Entre algumas das diretrizes, se destacou o conceito de desenvolvimento sustentável para o domínio público: “o desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades” (ONU, 2022ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). A ONU e o meio ambiente. 2022. Disponível em: https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente. Acesso em: 22 jun. 2022.
https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambie...
, p. 1).

No ano de 1992, na Conferência sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro - Brasil, o conceito de desenvolvimento sustentável foi efetivamente incorporado como princípio orientador de futuras ações e, juntamente com a elaboração da Agenda 21, foi firmado o comprometimento dos países em agir de forma cooperativa e harmônica na busca pelo desenvolvimento sustentável (ONU, 2022ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). A ONU e o meio ambiente. 2022. Disponível em: https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente. Acesso em: 22 jun. 2022.
https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambie...
).

Na literatura científica, percebe-se que a essência adotada e disseminada pela ONU quanto aos conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade se mantém. Em alguns estudos, nota-se que a abordagem de sustentabilidade cria e assegura condições sob as quais os seres humanos e a natureza podem existir em harmonia produtiva e que permitam cumprir os requisitos sociais, econômicos e ambientais das gerações presentes e futuras (CHOWDHURY, 2014CHOWDHURY, G. Sustainability of digital libraries: a conceptual model and a research framework. International Journal on Digital Libraries, Heidelberg, v. 14, p. 181-195, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s00799-014-0116-0.
https://doi.org/10.1007/s00799-014-0116-...
; JANKOWSKA; MARCUM, 2010; LE BER; GREGORY, 2004LE BER, J. M.; GREGORY, J. M. Becoming green and sustainable: a Spencer S. Eccles health sciences library case study. Journal of the Medical Library Association, Pittsburgh, PA, v. 92, n. 2, p. 266-268, 2004. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC385309/. Acesso em: 22 jun. 2022.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
; SINGH; MISHRA, 2019SINGH, P.; MISHRA, R. Environmental sustainability in libraries through green practices/services. Library Philosophy and Practice, Moscow, ID, n. 2.312, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3WYnRSn. Acesso em: 22 jun. 2022.
https://bit.ly/3WYnRSn...
). Com relação ao desenvolvimento ecologicamente sustentável, tem-se por objetivo o desenvolvimento que melhore a qualidade de vida total, tanto agora como no futuro, de uma forma que mantenha os processos ecológicos dos quais a vida depende (ANASI; UKANGWA; FAGBE, 2018ANASI, S. N.; UKANGWA, C. C.; FAGBE, A. University libraries-bridging digital gaps and accelerating the achievement of sustainable development goals through information and communication technologies. World Journal of Science, Technology and Sustainable Development, [London], v. 15, n. 1, p. 13-25, 2018. DOI: https://doi.org/10.1108/WJSTSD-11-2016-0059.
https://doi.org/10.1108/WJSTSD-11-2016-0...
; BRODIE, 2012BRODIE, M. Building the sustainable library at Macquarie University. Australian Academic & Research Libraries, Abingdon, v. 43, n. 1, p. 4-16, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/00048623.2012.10700619.
https://doi.org/10.1080/00048623.2012.10...
; KOSCIEJEW, 2020KOSCIEJEW, M. Public libraries and the UN 2030 Agenda for Sustainable Development. IFLA Journal, London, v. 46, n. 4, p. 328-346, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0340035219898708.
https://doi.org/10.1177/0340035219898708...
; PIONKE, 2016PIONKE, J. J. Sustainable library services for all. Library Management, Bingley, v. 37, n. 6/7, p. 317-325, 2016. DOI: https://doi.org/10.1108/LM-04-2016-0030.
https://doi.org/10.1108/LM-04-2016-0030...
).

Na prática, a sustentabilidade está relacionada com a capacidade dos seres humanos de se manterem em um ambiente sem causar impactos nocivos a ele, constituindo ações que objetivem o uso racional dos recursos (BOYDEN; WEINER, 2000BOYDEN, L.; WEINER, J. Sustainable libraries: teaching environmental responsibility to communities. The Bottom Line, Toronto, v. 13, n. 2, p. 74-83, 2000. DOI: https://doi.org/10.1108/08880450010327699.
https://doi.org/10.1108/0888045001032769...
; SILVA; KARPINSKI, 2019SILVA, D. P.; KARPINSKI, C. Sustainable actions and practices in librarianship: the Univali Library Campus Balneario Camboriu. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 24, n. 3, p. 169-193, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/3679.
https://doi.org/10.1590/1981-5344/3679...
). O intuito é que os recursos naturais sejam utilizados com inteligência, de forma colaborativa, atendendo as necessidades essenciais das pessoas, mas que sejam preservados às futuras gerações.

Outro ponto a se destacar é com relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); sua inserção ocorreu na Conferência realizada pelas Nações Unidas no ano de 2015, na cidade de Nova York, Estados Unidos, que reuniu chefes de Estado e de Governo de 193 países membros. Nesta reunião, os ODS foram adotados como um roteiro para o cumprimento da “Agenda 2030” (ano em que as metas precisariam ser atingidas), direcionando os países na construção de um mundo mais pacífico, na redução das desigualdades e promoção dos direitos humanos, proteção do planeta e seus recursos naturais (ONU, 2022ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). A ONU e o meio ambiente. 2022. Disponível em: https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente. Acesso em: 22 jun. 2022.
https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambie...
); a Figura 1 ilustra estes objetivos.

Figura 1
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS

Os ODS são formados por 17 objetivos e 169 metas que refletem os anseios de diversas nações do mundo e que exigem uma cooperação internacional na construção de um mundo justo, próspero, sustentável e igualitário até 2030. O desenvolvimento sustentável é o conceito de necessidades, em particular, as necessidades das pessoas mais pobres do mundo; e os ODS são voltados para o desenvolvimento humano justo, inclusivo e sustentável (ANASI; UKANGWA; FAGBE, 2018ANASI, S. N.; UKANGWA, C. C.; FAGBE, A. University libraries-bridging digital gaps and accelerating the achievement of sustainable development goals through information and communication technologies. World Journal of Science, Technology and Sustainable Development, [London], v. 15, n. 1, p. 13-25, 2018. DOI: https://doi.org/10.1108/WJSTSD-11-2016-0059.
https://doi.org/10.1108/WJSTSD-11-2016-0...
; STILWELL; HOSKINS, 2012STILWELL, C.; HOSKINS, R. Integrated library management systems: a review of choices made and their sustainability in South Africa. Information Development, London, v. 29, n. 2, p. 154-171, 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/0266666912454067.
https://doi.org/10.1177/0266666912454067...
; THORPE; GUNTON, 2021THORPE, C.; GUNTON, L. Assessing the United Nation’s sustainable development goals in academic libraries. Journal of Librarianship and Information Science, London, p. 1-8, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/09610006211005528.
https://doi.org/10.1177/0961000621100552...
).

Os objetivos e metas delineados pelos ODS abrangem diferentes categorias - economia, educação, meio ambiente, desenvolvimento sustentável - sua aceitação proporcionará acabar com a pobreza, combater a desigualdade e a injustiça, garantir a paz das pessoas, inovar e, acima de tudo, proteger o planeta (HAMAD; AL-FADEL, 2021HAMAD, F.; AL-FADEL, M. Advocacy of the sustainable development goals in Jordanian academic libraries. IFLA Journal, London, p. 1-18, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/03400352211038300.
https://doi.org/10.1177/0340035221103830...
; MISSINGHAM, 2021MISSINGHAM, R. A new lens for evaluation: Assessing Academic Libraries using the UN sustainable development goals. Journal of Library Administration, Philadelphia, PA, v. 61, n. 3, p. 386-401, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/01930826.2021.1883376.
https://doi.org/10.1080/01930826.2021.18...
). A adoção dos ODS viabiliza às organizações assumirem um papel relevante na mitigação dos riscos gerados ao meio ambiente e, consequentemente, contribuem para preservação, o bem-estar e a qualidade de vida no planeta.

Contudo, entende-se que para consolidar a abordagem da sustentabilidade no cotidiano das pessoas e organizações é necessário conscientização e aplicabilidade. O entendimento dos princípios da sustentabilidade pela sociedade tem por objetivo o desenvolvimento que melhore a qualidade de vida total, tanto agora como no futuro, de uma forma que mantenha os processos ecológicos dos quais a vida depende. (JANKOWSKA; MARCUM, 2010; SINGH; MISHRA, 2019SINGH, P.; MISHRA, R. Environmental sustainability in libraries through green practices/services. Library Philosophy and Practice, Moscow, ID, n. 2.312, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3WYnRSn. Acesso em: 22 jun. 2022.
https://bit.ly/3WYnRSn...
). Desta forma, uma vez que a sustentabilidade tem por finalidade o uso consciente dos recursos e bens naturais, fica evidente que a aplicação do conceito em práticas trará resultados ambientalmente expressivos às gerações atual e futura.

2.2 Contexto da gestão de bibliotecas

Tradicionalmente as bibliotecas são instituições constituídas com o objetivo de apoiar um determinado público, disponibilizando o acesso as publicações e oferecendo espaços para estimular a convivência e a interação dos usuários, além de incentivar as atividades de pesquisa e leitura. As bibliotecas desempenham o papel de fornecimento de recursos de informação que atendem as necessidades informacionais de sua comunidade, apoiando no processo de ensino e aprendizagem (DIAS, 2017DIAS, S. M. Environmental sustainability for public libraries in Portugal: a first approach. Electronic Green Journal, Oakland, CA, v. 1, n. 4, p. 1-16, 2017. DOI: https://doi.org/10.5070/G314029905.
https://doi.org/10.5070/G314029905...
; HAMAD; AL-FADEL, 2021HAMAD, F.; AL-FADEL, M. Advocacy of the sustainable development goals in Jordanian academic libraries. IFLA Journal, London, p. 1-18, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/03400352211038300.
https://doi.org/10.1177/0340035221103830...
). Por sua vez, as bibliotecas, na maioria das comunidades, são os únicos meios das pessoas acessarem informações, melhorar sua educação, adquirir novas habilidades, tomar decisões com base na informação e obter a compreensão de questões pertinentes (ANASI; UKANGWA; FAGBE, 2018ANASI, S. N.; UKANGWA, C. C.; FAGBE, A. University libraries-bridging digital gaps and accelerating the achievement of sustainable development goals through information and communication technologies. World Journal of Science, Technology and Sustainable Development, [London], v. 15, n. 1, p. 13-25, 2018. DOI: https://doi.org/10.1108/WJSTSD-11-2016-0059.
https://doi.org/10.1108/WJSTSD-11-2016-0...
).

Como atividades básicas nas bibliotecas, têm-se: (i) Formação e desenvolvimento do conhecimento: inclui procedimentos administrativos correspondentes as coleções, memória da produção científica e tecnológica, preservação e conservação; (ii) Organização do conhecimento: inclui atividades de processamento técnico, representando com qualidade o tratamento temático e descritivo das informações; (iii) Acesso ao conhecimento: inclui o atendimento de usuários (capacitação, assistência etc.), e disponibilização de espaços possibilitado o acesso simultâneo de todos; e (iv) Funções gerenciais: inclui o monitoramento e administração de todas as ações, intervindo nas atividades e colaboradores (ANNA, 2018ANNA, J. S. Referenciais teóricos sobre a temática gestão de bibliotecas: uma investigação na literatura em face da base de periódicos em ciência da informação (BRAPCI). RDBCI, Campinas, v. 16, n. 1, p. 78-99, 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i1.8641750.
https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i1.864...
; FUJITA, 2005FUJITA, M. S. P. Aspectos evolutivos das bibliotecas universitárias em ambiente digital na perspectiva da rede de bibliotecas da UNESP. Inf. & Soc., João Pessoa, v. 15, n. 2, p. 97-112, 2005. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2015/12/pdf_f114aad903_0000007740.pdf. Acesso em: 22 jun. 2022.
https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2...
).

As bibliotecas são espaços que guardam a memória humana registrada e possuem a responsabilidade de prover uma gestão que facilite o acesso às informações e contribua para o desenvolvimento de uma sociedade mais humana e digna. A atividade de gestão representa um conjunto de ações, inter-relacionadas, que objetiva atingir resultados satisfatórios para a comunidade e, paralelamente, atender as expectativas organizacionais (ANNA, 2018ANNA, J. S. Referenciais teóricos sobre a temática gestão de bibliotecas: uma investigação na literatura em face da base de periódicos em ciência da informação (BRAPCI). RDBCI, Campinas, v. 16, n. 1, p. 78-99, 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i1.8641750.
https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i1.864...
; DZIEKANIAK, 2009DZIEKANIAK, C. V. Sistema de gestão para biblioteca universitária (SGBU). TransInformação, Campinas, v. 21, n. 1, p. 33-54, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/rct78KXSjLQYNgRwZWnycnN/?format=pdf⟨=pt. Acesso em: 11 jun. 2022.
https://www.scielo.br/j/tinf/a/rct78KXSj...
). As atividades de gerenciamento em uma biblioteca são aquelas com características administrativas e que são responsáveis pelo direcionamento e o alcance das metas e objetivos previamente estabelecidos pelo gestor.

Para isso, a adoção de um conjunto de conceitos e técnicas que possam representar a gestão desenvolvida em uma biblioteca se faz necessário. Como exemplo, apresenta-se o estudo de Dziekaniak (2009)DZIEKANIAK, C. V. Sistema de gestão para biblioteca universitária (SGBU). TransInformação, Campinas, v. 21, n. 1, p. 33-54, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/rct78KXSjLQYNgRwZWnycnN/?format=pdf⟨=pt. Acesso em: 11 jun. 2022.
https://www.scielo.br/j/tinf/a/rct78KXSj...
, que agrupa um conjunto de seis subsistemas de gestão (Figura 2).

Figura 2
Subsistemas de gestão de bibliotecas

Dziekaniak (2009DZIEKANIAK, C. V. Sistema de gestão para biblioteca universitária (SGBU). TransInformação, Campinas, v. 21, n. 1, p. 33-54, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/rct78KXSjLQYNgRwZWnycnN/?format=pdf⟨=pt. Acesso em: 11 jun. 2022.
https://www.scielo.br/j/tinf/a/rct78KXSj...
, p. 38) descreve os subsistemas de gestão de bibliotecas da seguinte forma:

Subsistema Institucional (Filosofia da biblioteca) - negócio: explicitar a(s) área(s) de atuação; visão: a finalidade e/ou compromisso com a Instituição de Ensino; missão: representa o que a organização quer ser, idealização de futuro; princípios: convicções de sustentação as ações administrativas; Subsistema Gerencial - estabelece os resultados a serem atingidos; auxilia na implementação, verificação e avaliação das ações; define os produtos oferecidos e funções administrativas (Planejamento, Direção e Controle); Subsistema Operacional - auxilia o administrador a definir quais atividades são indispensáveis, suas finalidades e como serão executadas (Atividades internas e externas); Subsistema de Organização - envolve a distribuição das funções, estrutura organizacional, nível de autoridade e pessoas responsáveis pelas funções; Subsistema Humano-Comportamental - mobiliza as pessoas e busca adequação do comportamento individual e coletivo aos requisitos das atividades (motivação, ativação e integração das pessoas); e Subsistema Ambiental - define ações ambientalistas; composto por política ambiental, plano de ação, implementação, mediação e avaliação, análise crítica e melhoria contínua.

Conforme apresentado, a gestão de bibliotecas compreende um conjunto de subsistemas integrados que possibilitam a realização e o gerenciamento das atividades, o estabelecimento de responsabilidades aos profissionais, o controle efetivo dos processos e ações com características ambientais. Para que estas ações de gestão possam ser realizadas de forma consistente e eficiente, torna-se necessário a participação de um profissional qualificado e detentor de conhecimento, técnicas e metodologias acerca dos princípios administrativos (ANNA, 2018ANNA, J. S. Referenciais teóricos sobre a temática gestão de bibliotecas: uma investigação na literatura em face da base de periódicos em ciência da informação (BRAPCI). RDBCI, Campinas, v. 16, n. 1, p. 78-99, 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i1.8641750.
https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i1.864...
; DZIEKANIAK, 2009DZIEKANIAK, C. V. Sistema de gestão para biblioteca universitária (SGBU). TransInformação, Campinas, v. 21, n. 1, p. 33-54, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/rct78KXSjLQYNgRwZWnycnN/?format=pdf⟨=pt. Acesso em: 11 jun. 2022.
https://www.scielo.br/j/tinf/a/rct78KXSj...
).

No caso das bibliotecas, o bibliotecário, por possuir formação em técnicas administrativas e o conhecimento especializado na organização de produtos e serviços biblioteconômicos, é o profissional mais adequado para atuar nas atividades de gestão. Os bibliotecários são os principais atores na gestão de bibliotecas e desempenham seu papel de adquirir, organizar e disseminar conhecimento de forma proativa e aprimorada aos usuários (ANASI; UKANGWA; FAGBE, 2018ANASI, S. N.; UKANGWA, C. C.; FAGBE, A. University libraries-bridging digital gaps and accelerating the achievement of sustainable development goals through information and communication technologies. World Journal of Science, Technology and Sustainable Development, [London], v. 15, n. 1, p. 13-25, 2018. DOI: https://doi.org/10.1108/WJSTSD-11-2016-0059.
https://doi.org/10.1108/WJSTSD-11-2016-0...
; BEASLEY; ROSSEEL, 2016BEASLEY, G.; ROSSEEL, T. Leaning into sustainability at University of Alberta Libraries. Library Management, Bingley, v. 37, n. 3, p. 136-148, 2016. DOI: https://doi.org/10.1108/LM-04-2016-0023.
https://doi.org/10.1108/LM-04-2016-0023...
; BEUTELSPACHER; MESCHEDE, 2020BEUTELSPACHER, L.; MESCHEDE, C. Libraries as promoters of environmental sustainability: collections, tools and events. IFLA Journal, London, v. 46, n. 4, p. 347-358, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0340035220912513.
https://doi.org/10.1177/0340035220912513...
; MISSINGHAM, 2021MISSINGHAM, R. A new lens for evaluation: Assessing Academic Libraries using the UN sustainable development goals. Journal of Library Administration, Philadelphia, PA, v. 61, n. 3, p. 386-401, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/01930826.2021.1883376.
https://doi.org/10.1080/01930826.2021.18...
). Nesta perspectiva, as bibliotecas, pela característica participativa que possuem no contexto da educação e da sociedade, surgem como ambientes fundamentais na adoção de práticas que propiciem o amalgamento da sustentabilidade com a gestão de suas atividades.

Assim sendo, a próxima seção demonstra os procedimentos metodológicos que guiaram esta pesquisa com a finalidade de identificar como o tema sustentabilidade é abordado na literatura científica considerando o contexto da gestão de bibliotecas.

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, dando aos pesquisadores uma visão interpretativa do estudo, proferida nas fases de formação do portfólio bibliográfico e na evidenciação das categorias coletadas, analisadas e discutidas (GONSALVES, 2007GONSALVES, E. P. Iniciação à pesquisa científica. 4. ed. Campinas, SP: Alínea, 2007.). Quanto aos objetivos, a pesquisa é de caráter exploratória e descritiva que visa buscar a compreensão de um problema investigado por meio de um portfólio de artigos e torná-lo compreensível, descrevendo o objeto de estudo (GIL, 2007GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2007.).

O procedimento de coleta dos dados é bibliográfico - em artigos científicos - realizado por meio de pesquisa em três bases de dados (Scopus, Web Of Science e SciELO), permitindo aos pesquisadores alcançarem amplitude da área (YIN, 2016YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.). A formação do portfólio bibliográfico referente ao tema se procedeu com o auxílio do instrumento de intervenção ProKnow-C. A escolha de um procedimento ordenado é fundamental para dar início a uma revisão de literatura e permite ao pesquisador demonstrar os caminhos realizados para o atendimento de um tema de pesquisa e, consequentemente, construir o conhecimento necessário. A definição de um processo de pesquisa estruturado permite ao pesquisador se atentar às leituras essenciais ao conhecimento desejado (AFONSO et al., 2012AFONSO, M. H. F. et al. Como construir conhecimento sobre o tema de pesquisa? Aplicação do processo Proknow-C na busca de literatura sobre avaliação do desenvolvimento sustentável. Gestão Social e Ambiental, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 47-62, 2012. https://openaccesspublications.org/rgsa/index.php/rgsa/article/view/424.
https://openaccesspublications.org/rgsa/...
; ENSSLIN et al., 2017ENSSLIN, L. et al. BPM governance: a literature analysis of performance evaluation. Business Process Management Journal, Bingley, v. 23, n. 1, p. 71-86, 2017. DOI: https://doi.org/10.1108/BPMJ-11-2015-0159.
https://doi.org/10.1108/BPMJ-11-2015-015...
; TASCA et al., 2010TASCA, J. E. et al. An approach for selecting a theoretical framework for the evaluation of training programs. Journal of European Industrial Training, Bingley, v. 34, n. 7, p. 631-655, 2010. DOI: https://doi.org/10.1108/03090591011070761.
https://doi.org/10.1108/0309059101107076...
). Por esta razão, visando orientar o caminho percorrido pelos pesquisadores, respaldando a pesquisa em um universo amplo de informações e permitindo a seleção de um portfólio bibliográfico, apresenta-se o instrumento de intervenção denominado de ProKnow-C.

O ProKnow-C constitui-se em um processo estruturado que auxilia o pesquisador entender e estabelecer as fronteiras do conhecimento para o seu tema, criar condições de reflexão sobre o que já foi publicado, evidenciar os “gaps”, alternativas de ação para futuras pesquisas e gerar subsídios para justificar a relevância, ineditismo e originalidade de seus estudos (CHAVES et al., 2012CHAVES, L. C.; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R. Mapeamento do tema gestão do apoio à decisão analisado sob a ótica de seus resultados. Sistema & Gestão, Niterói, v. 7, n. 3, p. 336-348, 2012. Disponível em: https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V7N3A4. Acesso em: 30 out. 2022.
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/...
; ENSSLIN; ENSSLIN; PACHECO, 2012ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R.; PACHECO, G. C. Um estudo sobre segurança em estádio de futebol baseado na análise da literatura internacional. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 71-91, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-99362012000200006.
https://doi.org/10.1590/S1413-9936201200...
; TASCA et al., 2010TASCA, J. E. et al. An approach for selecting a theoretical framework for the evaluation of training programs. Journal of European Industrial Training, Bingley, v. 34, n. 7, p. 631-655, 2010. DOI: https://doi.org/10.1108/03090591011070761.
https://doi.org/10.1108/0309059101107076...
). Este instrumento é composto por quatro etapas principais: 1) Seleção do Portfólio Bibliográfico (PB); 2) Bibliometria ou Análise Bibliométrica; 3) Análise Sistêmica; e 4) Formulação de Perguntas e Objetivos da Pesquisa. Na presente pesquisa, para a construção do conhecimento necessário quanto a verificação de “como a literatura científica está abordando o tema sustentabilidade para a gestão de bibliotecas”, realizou-se a primeira etapa do instrumento.

Para as etapas de apresentação, análise e discussão dos resultados, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo, prezando alcançar um rigor metodológico a partir das fases de: 1) Pré-análise, 2) Exploração do material - criação de categorias e 3) Tratamento dos resultados, inferências e interpretações (BARDIN, 2004BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.).

3.1 Seleção do Portfólio Bibliográfico

A etapa inicial da metodologia ProKnow-C, que consiste na seleção do PB, possibilita aos pesquisadores reunirem um conjunto restrito de artigos científicos relevantes, com reconhecimento e destaque científico (LACERDA; ENSSLIN; ENSSLIN, 2011LACERDA, R. T. O.; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R. Contribuições à gestão estratégica de organizações quando analisados na visão de seu desempenho. Gestão Organizacional, Recife, v. 2, n. 9, p. 327-528, 2011. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7203541.pdf. Acesso em: 22 jun. 2022.
https://dialnet.unirioja.es/descarga/art...
; TASCA et al., 2010TASCA, J. E. et al. An approach for selecting a theoretical framework for the evaluation of training programs. Journal of European Industrial Training, Bingley, v. 34, n. 7, p. 631-655, 2010. DOI: https://doi.org/10.1108/03090591011070761.
https://doi.org/10.1108/0309059101107076...
). O processo permite definir os eixos de pesquisa, as palavras-chave de cada eixo, as combinações utilizadas durante a busca, as bases de dados e a realização dos testes de aderência e conformidade das escolhas, de formas a apresentar a percepção do pesquisador com relação ao tema (ENSSLIN et al., 2015ENSSLIN, L. et al. It outsourcing management: the state of the art recognition by a constructivist research process and bibliometrics. Journal of Information Systems and Technology Management (JISTEM), São Paulo, v.12, n.2, p.3-28, 2015. DOI: https://doi.org/10.4301/S1807-17752015000200010.
https://doi.org/10.4301/S1807-1775201500...
). O processo de seleção do PB final pode ser observado na Figura 3.

Figura 3
Processo de seleção do portfólio bibliográfico final via ProKnow-C

A utilização do instrumento de intervenção ProKnow-C inicia-se a partir do rótulo da pesquisa, neste caso: “Como o tema sustentabilidade é abordado na literatura científica considerando o contexto da gestão de bibliotecas?”. Por seguinte, define-se as áreas de conhecimento, ou Eixos de pesquisa, cuja interseção abordem o tema. Cada eixo de pesquisa permite direcionar a construção do conhecimento necessário acerca do contexto estabelecido (ENSSLIN et al., 2015ENSSLIN, L. et al. It outsourcing management: the state of the art recognition by a constructivist research process and bibliometrics. Journal of Information Systems and Technology Management (JISTEM), São Paulo, v.12, n.2, p.3-28, 2015. DOI: https://doi.org/10.4301/S1807-17752015000200010.
https://doi.org/10.4301/S1807-1775201500...
). Determinou-se dois Eixos de pesquisa conforme a necessidade percebida pelo pesquisador em buscar o conhecimento mais abrangente do tema: Eixo 1 - Sustentabilidade; Eixo 2 - Bibliotecas.

A próxima etapa foi definir as palavras-chave, as expressões booleanas e a formação do comando de busca a ser utilizado no processo de pesquisa nas bases de dados, que assim ficou estabelecido: “sustainab* AND librar*” (Scopus, Web of Science e SciELO) / “sustentabilidade OR sustentável AND biblioteca” (SciELO). Na sequência, são priorizados os Bancos de Dados (BD) de acordo com os seguintes critérios: 1) aderência do conceito ao assunto; 2) alinhamento do BD com as palavras-chave; 3) fixação da representatividade desejada; e 4) explicitar o BD que contém a amostra para a representatividade estabelecida.

Após o alinhamento e escolha das bases Scopus, Web of Science e SciELO, foi executado a busca dos artigos utilizando o comando de busca com os seguintes filtros limitadores: I) artigos publicados em periódicos científicos; II) artigos sem restrição temporal; III) artigos publicados na língua inglesa e portuguesa; e IV) uso do comando de busca para os locais: títulos, palavras-chave e resumos dos artigos. O levantamento dos artigos foi realizado no período de 20/06/2022 a 22/06/2022; e os resultados foram: Base Scopus: 2.623 artigos; Base Web of Science: 1.713 artigos, SciELO: 58 artigos; totalizando 4.394 artigos.

O processo de filtragem dos artigos inicia-se com o PB bruto de 4.394 artigos, estes artigos foram importados para o software Endnote que permitiu excluir 1.671 publicações repetidas e não redundantes; restando 2.723 artigos. Com isso, realiza-se a leitura dos títulos dos artigos não repetidos - considerou-se como critério de inclusão a presença das palavras-chave relacionadas ao tema descritas nos títulos dos artigos - excluiu-se 2.643 artigos, ficando ao seu final 80 artigos previamente alinhados.

Com 80 artigos fazendo parte do PB em construção, foi confeccionado uma Planilha de Excel para identificar o grau de reconhecimento científico das publicações por meio do quantitativo de citações de cada artigo; estas informações foram levantadas via sítio on-line Google Scholar na data de 25/06/2022. A taxa de representatividade, para o corte dos artigos com menor reconhecimento científico, foi fixada em 90% - implica esclarecer que do total de citações do PB de 80 artigos, 32 artigos representam 90% das citações, tendo os artigos nove citações ou mais. Em números absolutos, para continuidade da formação do PB final, obteve-se dois portfólios, chamados de: (i) “Repositório K”: 32 artigos; (ii) “Repositório P”: 48 artigos.

Partindo para a análise do Repositório K, de 32 artigos, desempenha-se a leitura dos resumos - considerou-se como critério de inclusão estudos empíricos e teóricos relacionados ao tema, excluindo-se revisões sistemáticas da literatura - obteve-se o resultado de 19 artigos alinhados. Destes 19 artigos, levantou-se um total de 30 autores, formando um Banco de Autores (BA) a ser utilizado na análise do Repositório P.

A análise do Repositório P, de 48 artigos, efetua-se a separação dos artigos mais recentes (2020 a 2022) - identificou-se 20 artigos recentes e 28 não recentes. Dos artigos não recentes, verifica-se a presença de algum autor no BA; nenhum dos 28 artigos apresentaram autores no BA e foram eliminados. Dos artigos recentes, após leitura dos resumos - considerando o mesmo critério de inclusão anteriormente utilizado - obteve-se o alinhamento de seis artigos; sendo 14 descartados.

A partir da conclusão do processo de leitura dos resumos, o portfólio, para leitura na íntegra, ficou estabelecido em 25 artigos. Relata-se que os 25 artigos estavam disponíveis e após a leitura na íntegra - eliminando os artigos que estavam destoando o tema dos demais, conforme percepção dos pesquisadores - o resultado revelou 22 artigos alinhados.

Como última etapa da seleção do PB final, tem-se o teste de representatividade. Esta fase destina-se à verificação da existência de artigos alinhados e com representatividade, contidos nas referências do portfólio de artigos e que tenham sido omitidos (ENSSLIN et al., 2015ENSSLIN, L. et al. It outsourcing management: the state of the art recognition by a constructivist research process and bibliometrics. Journal of Information Systems and Technology Management (JISTEM), São Paulo, v.12, n.2, p.3-28, 2015. DOI: https://doi.org/10.4301/S1807-17752015000200010.
https://doi.org/10.4301/S1807-1775201500...
). A contagem das referências dos 22 artigos resultou em 829 referências totais e 323 referências contendo só artigos de periódicos. Realizou-se a leitura dos títulos das referências que continham somente artigos de periódicos, e separou-se as referências que, inicialmente, estavam alinhadas ao tema de pesquisa; resultando em 19 artigos.

Após novamente realizar o teste de representatividade, leitura dos resumos e na íntegra, houve o interesse dos pesquisadores na inclusão de mais um artigo, totalizando 23 artigos que formaram o Portfólio Bibliográfico Final; o Quadro 1 apresenta o resultado alcançado.

Quadro 1
Portfólio Bibliográfico Final

Com o encerramento da fase de Seleção do Portfólio Bibliográfico, realizado por meio do instrumento estruturado ProKnow-C, o resultado obtido foi de um PB de 23 artigos alinhados ao tema e com representatividade científica.

3.2 Etapas da Análise de Conteúdo

A Análise de Conteúdo é uma técnica de pesquisa que se estrutura em três fases - Pré-análise; Exploração do material - criação de categorias; Tratamento dos resultados, inferências e interpretações - e que a validade dos resultados de uma pesquisa resulta da coerência interna e sistemática entre essas fases (BARDIN, 2004BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.).

A Pré-análise consiste a fase de organização na Análise de Conteúdo, selecionando-se os materiais que serão úteis para a pesquisa com a realização da leitura flutuante e exaustiva dos materiais e escolha dos documentos mais relevantes para o objetivo de pesquisa.

Na sequência, a criação de categorias consiste em apontar os elementos de marcação que permitirão extrair das comunicações a essência de sua mensagem, podendo ser definidas a priori ou posteriori (BARDIN, 2004BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.). Nesta pesquisa, fez-se a categorização a priori, elencando quatro categorias iniciais de elementos característicos ao tema pesquisado e do tipo de documento analisado (artigos científicos), bem como a descrição do conceito norteador de cada categoria, construídos conforme visão epistemológica detectada no decorrer da pesquisa (Figura 4).

Figura 4
Categorias iniciais, conceitos norteadores

Findada a fase de categorização, a Análise de Conteúdo segue com o intuito de constituir e captar os conteúdos contidos no material coletado, trazendo resultados para possibilitar sua discussão e interpretação (BARDIN, 2004BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.). Com isso, a fase de Tratamento dos resultados, inferências e interpretações transcorreu considerando a interpretação e visão de mundo dos pesquisadores a fim de confrontar o problema de pesquisa com os resultados e literatura pesquisada.

4 APRESENTAÇÃO, ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Para apresentação, análise e discussão dos resultados, esta seção subdivide-se em: 4.1 Análise de Conteúdo: Pré-análise; 4.2 Análise de Conteúdo: Categorização; e 4.3 Análise de Conteúdo: Tratamento dos resultados, inferências e interpretações.

4.1 Análise de Conteúdo: Pré-análise

A fase de Pré-análise sugerida pela Análise de Conteúdo possui o objetivo de tornar o material coletado operacional, sistematizando as ideias iniciais por meio da leitura flutuante e escolha dos documentos, que consistem na demarcação do que será analisado (BARDIN, 2004BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.). A leitura flutuante dos artigos coletados foi realizada de forma ampla, pautando-se na regra da exaustividade, o que permitiu aos pesquisadores tomarem conhecimento dos textos e evidenciar as ideias preliminares correspondentes as pretensões de investigação. Em sequência, por decorrência da leitura flutuante ampla, houve a escolha dos 23 artigos do PB para o delineamento dos significados e seleção do corpus da análise de conteúdo. A escolha de todos os artigos pautou-se nas regras da exaustividade - exige que nenhum documento deva ser deixado de fora; homogeneidade - a seleção dos documentos permite a comparação e uma categorização proximal; e a pertinência - destaca que os documentos devam guardar correlação com os objetivos de análise (BARDIN, 2004BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.).

4.2 Análise de Conteúdo: Categorização

O processo de categorização destina-se na descrição analítica de um texto síntese, expressando o conjunto de significados presentes nas unidades de análise para cada uma das categorias. A descrição das categorias, além de enaltecer o estudo, apontam os elementos construtivos que possibilitarão a riqueza das interpretações e inferências. Desta forma, o Quadro 2 apresenta as descrições retiradas dos artigos do PB conforme categorias pré-estabelecidas (ver Figura 4).

Quadro 2
Descrição das categorias (unidades de análise) dos artigos do PB

Com as categorias elencadas e descritas, esta fase de exploração dos materiais foi de suma importância, permitindo identificar as unidades de contexto nos documentos e a realização das inferências e interpretações dos conteúdos conforme demonstrado na seção seguinte.

4.3 Análise de Conteúdo: Tratamento dos resultados, inferências e interpretações

Inicia-se esta análise destacando as abordagens e estratégias de pesquisa utilizadas para o tratamento do tema sustentabilidade considerando o contexto da gestão de bibliotecas. Os resultados indicaram estudos qualitativos (18), quantitativos (quatro) e quali-quantitativo (um); realizados com procedimento de coleta dos dados do tipo estudo de caso (17); revisão bibliográfica e documental (seis); observados na Figura 5.

Figura 5
Abordagem do estudo / Estratégias de pesquisa

Nota-se que 74% (17) das pesquisas utilizaram o estudo de caso e 78% (18) a abordagem qualitativa. O estudo de caso é uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo dentro do seu contexto da vida real (YIN, 2016YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.). Pesquisas com abordagem qualitativa preocupam-se com a compreensão do fenômeno, considerando o significado que os outros dão às suas práticas (GONSALVES, 2007GONSALVES, E. P. Iniciação à pesquisa científica. 4. ed. Campinas, SP: Alínea, 2007.). Este resultado confirma que o conceito de sustentabilidade está sendo colocado em prática pelas bibliotecas de forma a gerar novos aprendizados e compreensão do tema. A aplicação da sustentabilidade nas bibliotecas pode servir como ponto de partida para futuras pesquisas e desenvolvimentos com visão holística, permitindo investigar, definir e propor um conjunto de serviços a serem oferecidos de forma ampla a comunidade (BEASLEY; ROSSEEL, 2016BEASLEY, G.; ROSSEEL, T. Leaning into sustainability at University of Alberta Libraries. Library Management, Bingley, v. 37, n. 3, p. 136-148, 2016. DOI: https://doi.org/10.1108/LM-04-2016-0023.
https://doi.org/10.1108/LM-04-2016-0023...
; BEUTELSPACHER; MESCHEDE, 2020BEUTELSPACHER, L.; MESCHEDE, C. Libraries as promoters of environmental sustainability: collections, tools and events. IFLA Journal, London, v. 46, n. 4, p. 347-358, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0340035220912513.
https://doi.org/10.1177/0340035220912513...
; KOSCIEJEW, 2020KOSCIEJEW, M. Public libraries and the UN 2030 Agenda for Sustainable Development. IFLA Journal, London, v. 46, n. 4, p. 328-346, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0340035219898708.
https://doi.org/10.1177/0340035219898708...
; LE BER; GREGORY, 2004LE BER, J. M.; GREGORY, J. M. Becoming green and sustainable: a Spencer S. Eccles health sciences library case study. Journal of the Medical Library Association, Pittsburgh, PA, v. 92, n. 2, p. 266-268, 2004. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC385309/. Acesso em: 22 jun. 2022.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
; TOWNSEND, 2014TOWNSEND, A. K. Environmental sustainability, and libraries: facilitating user awareness. Library Hi Tech News, Bingley, v. 31, n. 9, p. 21-23, 2014. DOI: https://doi.org/10.1108/LHTN-07-2014-0059.
https://doi.org/10.1108/LHTN-07-2014-005...
).

A sustentabilidade teve exemplos de sua finalidade, aplicação nas bibliotecas, absorvendo 39,5% (nove) dos estudos com a temática da “Construção Verde”; 30% (sete) envolvendo “Mecanismos de avaliação”; 17,5% (quatro) do tema Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); e 13% (três) referente as “Práticas sustentáveis aplicadas simultaneamente” (Figura 6).

Figura 6
Conteúdos do tema sustentabilidade no contexto da gestão de bibliotecas

Observa-se que a abordagem da sustentabilidade teve sua predominância com o tema “Construção Verde em Bibliotecas” - destacando, em 89% (oito artigos) desta temática, somente as dimensões ambiental e econômica da sustentabilidade. Construções verdes possuem o objetivo de reduzir a dependência de recursos não renováveis, promover a gestão de resíduos, melhorar o uso do espaço (criar acessibilidade), entre outros (BEASLEY; ROSSEEL, 2016BEASLEY, G.; ROSSEEL, T. Leaning into sustainability at University of Alberta Libraries. Library Management, Bingley, v. 37, n. 3, p. 136-148, 2016. DOI: https://doi.org/10.1108/LM-04-2016-0023.
https://doi.org/10.1108/LM-04-2016-0023...
; BOYDEN; WEINER, 2000BOYDEN, L.; WEINER, J. Sustainable libraries: teaching environmental responsibility to communities. The Bottom Line, Toronto, v. 13, n. 2, p. 74-83, 2000. DOI: https://doi.org/10.1108/08880450010327699.
https://doi.org/10.1108/0888045001032769...
; BRODIE, 2012BRODIE, M. Building the sustainable library at Macquarie University. Australian Academic & Research Libraries, Abingdon, v. 43, n. 1, p. 4-16, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/00048623.2012.10700619.
https://doi.org/10.1080/00048623.2012.10...
; EDWARDS, 2011EDWARDS, B. W. Sustainability as a driving force in contemporary library design. Library Trends, Baltimore, MD, v. 60, n. 1, p. 190-214, 2011. DOI: https://doi.org/10.1353/lib.2011.0030.
https://doi.org/10.1353/lib.2011.0030...
; SINGH; MISHRA, 2021SINGH, P.; MISHRA, R. Environmentally sustainable approaches in academic libraries: a micro-study in Uttar Pradesh. Library Philosophy and Practice, Moscow, ID, n. 6.110, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3X0T07C. Acesso em: 22 jun. 2022.
https://bit.ly/3X0T07C...
). Projetos de construção verde não são apenas intrinsecamente valiosos, mas servem como excelentes veículos para lançar uma conversa mais ampla sobre as questões ambientais, promovendo discussões sobre esse tema (PIONKE, 2016PIONKE, J. J. Sustainable library services for all. Library Management, Bingley, v. 37, n. 6/7, p. 317-325, 2016. DOI: https://doi.org/10.1108/LM-04-2016-0030.
https://doi.org/10.1108/LM-04-2016-0030...
; TOWNSEND, 2014TOWNSEND, A. K. Environmental sustainability, and libraries: facilitating user awareness. Library Hi Tech News, Bingley, v. 31, n. 9, p. 21-23, 2014. DOI: https://doi.org/10.1108/LHTN-07-2014-0059.
https://doi.org/10.1108/LHTN-07-2014-005...
). A partir dos resultados alcançados pelos estudos do tema - Construção Verde em Bibliotecas - legitima-se que por meio da demonstração aos usuários de exemplos exequíveis de preservação do meio ambiente e de economia de recursos, refletidos através das edificações e instalações internas, é possível para as bibliotecas expandirem suas atividades de conscientização no uso racional dos recursos naturais.

A preocupação com o meio ambiente visando a economia dos recursos com edificações sustentáveis é de suma importância, visto o destaque dado nos artigos do PB. No entanto, os exemplos práticos destacados nos resultados dos temas “Desenvolvimento de mecanismos avaliadores”, “Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)” e “Práticas sustentáveis aplicadas simultaneamente” - abarcando as dimensões ambiental, econômica e social da sustentabilidade em 85% (11) dos artigos - apontam para uma perspectiva de integração do conceito de sustentabilidade com um número cada vez maior de atividades realizadas pelas bibliotecas, bem como a inserção de mecanismos de avaliação da sustentabilidade e uso das TIC na geração de aperfeiçoamentos dos serviços e criação de novas oportunidades para ações futuras.

O desenvolvimento de indicadores de sustentabilidade visa discutir às questões multidimensionais em bibliotecas e identificar as necessidades para projetar uma estrutura integrada de estratégias sustentáveis (CHOWDHURY, 2014CHOWDHURY, G. Sustainability of digital libraries: a conceptual model and a research framework. International Journal on Digital Libraries, Heidelberg, v. 14, p. 181-195, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s00799-014-0116-0.
https://doi.org/10.1007/s00799-014-0116-...
; HAMAD; AL-FADEL, 2021HAMAD, F.; AL-FADEL, M. Advocacy of the sustainable development goals in Jordanian academic libraries. IFLA Journal, London, p. 1-18, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/03400352211038300.
https://doi.org/10.1177/0340035221103830...
; JANKOWSKA; MARCUM, 2010; MISSINGHAM, 2021MISSINGHAM, R. A new lens for evaluation: Assessing Academic Libraries using the UN sustainable development goals. Journal of Library Administration, Philadelphia, PA, v. 61, n. 3, p. 386-401, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/01930826.2021.1883376.
https://doi.org/10.1080/01930826.2021.18...
). Por sua vez, o uso de uma estrutura confiável de TIC nos serviços da biblioteca é um pré-requisito para boas práticas de gerenciamento e auxiliam no alcance dos objetivos institucionais e objetivos mais amplos de desenvolvimento (ANASI; UKANGWA; FAGBE, 2018ANASI, S. N.; UKANGWA, C. C.; FAGBE, A. University libraries-bridging digital gaps and accelerating the achievement of sustainable development goals through information and communication technologies. World Journal of Science, Technology and Sustainable Development, [London], v. 15, n. 1, p. 13-25, 2018. DOI: https://doi.org/10.1108/WJSTSD-11-2016-0059.
https://doi.org/10.1108/WJSTSD-11-2016-0...
; SINGH; DIXIT, 2021SINGH, M. P.; DIXIT, S. Sustainable strategies towards green libraries: a study of state university libraries of Lucknow, Uttar Pradesh. Library Philosophy and Practice, Moscow, ID, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3tr9XuI. Acesso em: 22 jun. 2022.
https://bit.ly/3tr9XuI...
; SINGH; MISHRA, 2019SINGH, P.; MISHRA, R. Environmental sustainability in libraries through green practices/services. Library Philosophy and Practice, Moscow, ID, n. 2.312, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3WYnRSn. Acesso em: 22 jun. 2022.
https://bit.ly/3WYnRSn...
; STILWELL; HOSKINS, 2012STILWELL, C.; HOSKINS, R. Integrated library management systems: a review of choices made and their sustainability in South Africa. Information Development, London, v. 29, n. 2, p. 154-171, 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/0266666912454067.
https://doi.org/10.1177/0266666912454067...
). Sendo assim, as bibliotecas reconhecem a importância do tema e que é necessário compreender melhor o que a sustentabilidade é como um conceito integrado, porém, estão no caminho para contribuir ainda mais para a construção de um futuro sustentável (BEUTELSPACHER; MESCHEDE, 2020BEUTELSPACHER, L.; MESCHEDE, C. Libraries as promoters of environmental sustainability: collections, tools and events. IFLA Journal, London, v. 46, n. 4, p. 347-358, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0340035220912513.
https://doi.org/10.1177/0340035220912513...
; DIAS, 2017DIAS, S. M. Environmental sustainability for public libraries in Portugal: a first approach. Electronic Green Journal, Oakland, CA, v. 1, n. 4, p. 1-16, 2017. DOI: https://doi.org/10.5070/G314029905.
https://doi.org/10.5070/G314029905...
; SILVA; KARPINSKI, 2019SILVA, D. P.; KARPINSKI, C. Sustainable actions and practices in librarianship: the Univali Library Campus Balneario Camboriu. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 24, n. 3, p. 169-193, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/3679.
https://doi.org/10.1590/1981-5344/3679...
).

Não obstante, apesar da maioria dos artigos do PB, 20 artigos (87%), apresentarem o uso do conceito de sustentabilidade e sua aplicação prática em objetivos pontuais (Figura 7), não implica afirmar que as percepções dos pesquisadores em relação as práticas de gestão sejam limitadas.

Figura 7
Práticas de gestão identificadas nos artigos do PB

Um sistema de gestão é algo complexo, visto que envolve um conjunto de funções, técnicas e instrumentos administrativos, tornando-se difícil abarcar sua totalidade (DZIEKANIAK, 2009DZIEKANIAK, C. V. Sistema de gestão para biblioteca universitária (SGBU). TransInformação, Campinas, v. 21, n. 1, p. 33-54, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/rct78KXSjLQYNgRwZWnycnN/?format=pdf⟨=pt. Acesso em: 11 jun. 2022.
https://www.scielo.br/j/tinf/a/rct78KXSj...
). Ademais, as boas práticas no mundo das bibliotecas são a essência de uma gestão eficaz (DIAS, 2017DIAS, S. M. Environmental sustainability for public libraries in Portugal: a first approach. Electronic Green Journal, Oakland, CA, v. 1, n. 4, p. 1-16, 2017. DOI: https://doi.org/10.5070/G314029905.
https://doi.org/10.5070/G314029905...
). As bibliotecas verdes tornaram-se simultaneamente um conjunto de atitudes e comportamentos, é um conceito multifacetado com vários componentes separados e que juntos objetivam o crescimento sustentável apropriado por consequência de sua gestão (BEUTELSPACHER; MESCHEDE, 2020BEUTELSPACHER, L.; MESCHEDE, C. Libraries as promoters of environmental sustainability: collections, tools and events. IFLA Journal, London, v. 46, n. 4, p. 347-358, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0340035220912513.
https://doi.org/10.1177/0340035220912513...
; DIAS, 2017DIAS, S. M. Environmental sustainability for public libraries in Portugal: a first approach. Electronic Green Journal, Oakland, CA, v. 1, n. 4, p. 1-16, 2017. DOI: https://doi.org/10.5070/G314029905.
https://doi.org/10.5070/G314029905...
; SILVA; KARPINSKI, 2019SILVA, D. P.; KARPINSKI, C. Sustainable actions and practices in librarianship: the Univali Library Campus Balneario Camboriu. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 24, n. 3, p. 169-193, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/3679.
https://doi.org/10.1590/1981-5344/3679...
).

Por fim, com relação ao objetivo desta pesquisa de analisar os conteúdos do tema sustentabilidade considerando o contexto da gestão de bibliotecas, infere-se que o conceito de sustentabilidade está sendo incorporado nas rotinas de gestão das bibliotecas de forma a construir o conhecimento do tema. Essa construção do conhecimento reflete-se através de exemplos sustentáveis nas edificações, instalações internas e de iniciativas pontuais que alertam da importância de integração do conceito de sustentabilidade com um número cada vez maior de atividades desenvolvidas e que, como resultados, possam ampliar as funções e responsabilidades das bibliotecas com relação a gestão sustentável.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A sustentabilidade tem ganhado destaque crescente na literatura científica, fato este resultante da incorporação de seus princípios na gestão das organizações empresariais, instituições de ensino e das pessoas. Para as bibliotecas, por possuírem importante participação no processo de ensino e aprendizagem nas Instituições de Ensino e, consequentemente, das pessoas, questões que envolvem à incorporação de suas atividades de gestão às premissas da sustentabilidade tornou-se indispensável. Com isso, a presente pesquisa teve como objetivo analisar, a partir de um fragmento da literatura científica, os conteúdos do tema sustentabilidade no contexto da gestão de bibliotecas.

Os achados do estudo demonstraram que: 1°) o portfólio de artigos alinhados ao tema ficou representado por 23 documentos; 2°) o conceito de sustentabilidade considerando o contexto da gestão de bibliotecas, foi abordado em quatro principais temas: (i) Construção verde em bibliotecas; (ii) Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); (iii) Mecanismos de avaliação da sustentabilidade; e (iv) Práticas sustentáveis aplicadas simultaneamente; 3°) a construção do conhecimento sobre a sustentabilidade e sua usabilidade nas bibliotecas está sendo gerado a partir de ações práticas; 4°) constatou-se que iniciativas exequíveis, como em edificações e instalações internas sustentáveis, mostraram-se ser um caminho possível de expansão das atividades de conscientização dos usuários quanto à preservação do meio ambiente; 5°) apontou-se que a perspectiva é de que o conceito de sustentabilidade esteja integrado a um número cada vez maior de atividades realizadas nas bibliotecas e que conjuntamente a uma avaliação periódica e auxílio das TIC, possam gerar aperfeiçoamentos e criar oportunidades para ações futuras; e 6°) a gestão de bibliotecas envolve um conjunto complexo de funções, técnicas, instrumentos e que, por estas razões, iniciativas isoladas já configuram práticas de uma boa gestão.

Aos bibliotecários, gestores e pesquisadores da área de biblioteconomia implica esclarecer que este estudo categoriza iniciativas teóricas e práticas do conceito de sustentabilidade aplicado na gestão de bibliotecas. Sua contribuição pauta-se no seu uso como fonte de informação, permitindo aos gestores e bibliotecários absorverem questões que sejam relevantes em suas rotinas, optando na escolha e execução das ações mais condizentes ao seu contexto. E para os pesquisadores, esta síntese conceitual apresenta que a relação do tema sustentabilidade com a gestão de bibliotecas ainda está em plena construção, o estudo demonstra que existem lacunas a serem exploradas, principalmente quanto à incorporação do conceito de sustentabilidade na gestão de bibliotecas, abarcando todas as atividades desenvolvidas.

Como limitação desta pesquisa, retrata-se o fato de que a interpretação e execução das fases de coleta e análise dos conteúdos consideraram a subjetividade e visão de mundo dos pesquisadores quanto ao tema. Por esta razão, outros pesquisadores, ao replicarem o mesmo método adotado, poderão obter resultados com características distintas, mas que se somarão ao conhecimento da temática já construída neste estudo. Por fim, percebendo a necessidade de ampliar a visão dos bibliotecários e usuários de bibliotecas quanto ao assunto da sustentabilidade, estudos que considerem a formação e capacitação destes atores se faz necessário para pesquisas futuras.

  • Financiamento: Não aplicável.
  • Disponibilidade de dados e material:

    Não é aplicável.

REFERÊNCIAS

  • AFONSO, M. H. F. et al Como construir conhecimento sobre o tema de pesquisa? Aplicação do processo Proknow-C na busca de literatura sobre avaliação do desenvolvimento sustentável. Gestão Social e Ambiental, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 47-62, 2012. https://openaccesspublications.org/rgsa/index.php/rgsa/article/view/424
    » https://openaccesspublications.org/rgsa/index.php/rgsa/article/view/424
  • ANASI, S. N.; UKANGWA, C. C.; FAGBE, A. University libraries-bridging digital gaps and accelerating the achievement of sustainable development goals through information and communication technologies. World Journal of Science, Technology and Sustainable Development, [London], v. 15, n. 1, p. 13-25, 2018. DOI: https://doi.org/10.1108/WJSTSD-11-2016-0059
    » https://doi.org/10.1108/WJSTSD-11-2016-0059
  • ANNA, J. S. Referenciais teóricos sobre a temática gestão de bibliotecas: uma investigação na literatura em face da base de periódicos em ciência da informação (BRAPCI). RDBCI, Campinas, v. 16, n. 1, p. 78-99, 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i1.8641750
    » https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i1.8641750
  • BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo Lisboa: Edições 70, 2004.
  • BEASLEY, G.; ROSSEEL, T. Leaning into sustainability at University of Alberta Libraries. Library Management, Bingley, v. 37, n. 3, p. 136-148, 2016. DOI: https://doi.org/10.1108/LM-04-2016-0023
    » https://doi.org/10.1108/LM-04-2016-0023
  • BEUTELSPACHER, L.; MESCHEDE, C. Libraries as promoters of environmental sustainability: collections, tools and events. IFLA Journal, London, v. 46, n. 4, p. 347-358, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0340035220912513
    » https://doi.org/10.1177/0340035220912513
  • BOYDEN, L.; WEINER, J. Sustainable libraries: teaching environmental responsibility to communities. The Bottom Line, Toronto, v. 13, n. 2, p. 74-83, 2000. DOI: https://doi.org/10.1108/08880450010327699
    » https://doi.org/10.1108/08880450010327699
  • BRODIE, M. Building the sustainable library at Macquarie University. Australian Academic & Research Libraries, Abingdon, v. 43, n. 1, p. 4-16, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/00048623.2012.10700619
    » https://doi.org/10.1080/00048623.2012.10700619
  • CHAVES, L. C.; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R. Mapeamento do tema gestão do apoio à decisão analisado sob a ótica de seus resultados. Sistema & Gestão, Niterói, v. 7, n. 3, p. 336-348, 2012. Disponível em: https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V7N3A4 Acesso em: 30 out. 2022.
    » https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V7N3A4
  • CHOWDHURY, G. How to improve the sustainability of digital libraries and information services? Journal of the Association for Information Science and Technology, Hoboken, NJ, v. 67, n. 10, p. 2379-2391, 2016. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.23599
    » https://doi.org/10.1002/asi.23599
  • CHOWDHURY, G. Sustainability of digital libraries: a conceptual model and a research framework. International Journal on Digital Libraries, Heidelberg, v. 14, p. 181-195, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s00799-014-0116-0
    » https://doi.org/10.1007/s00799-014-0116-0
  • DIAS, S. M. Environmental sustainability for public libraries in Portugal: a first approach. Electronic Green Journal, Oakland, CA, v. 1, n. 4, p. 1-16, 2017. DOI: https://doi.org/10.5070/G314029905
    » https://doi.org/10.5070/G314029905
  • DZIEKANIAK, C. V. Sistema de gestão para biblioteca universitária (SGBU). TransInformação, Campinas, v. 21, n. 1, p. 33-54, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/rct78KXSjLQYNgRwZWnycnN/?format=pdf⟨=pt Acesso em: 11 jun. 2022.
    » https://www.scielo.br/j/tinf/a/rct78KXSjLQYNgRwZWnycnN/?format=pdf⟨=pt
  • EDWARDS, B. W. Sustainability as a driving force in contemporary library design. Library Trends, Baltimore, MD, v. 60, n. 1, p. 190-214, 2011. DOI: https://doi.org/10.1353/lib.2011.0030
    » https://doi.org/10.1353/lib.2011.0030
  • ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R.; PACHECO, G. C. Um estudo sobre segurança em estádio de futebol baseado na análise da literatura internacional. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 71-91, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-99362012000200006
    » https://doi.org/10.1590/S1413-99362012000200006
  • ENSSLIN, L. et al BPM governance: a literature analysis of performance evaluation. Business Process Management Journal, Bingley, v. 23, n. 1, p. 71-86, 2017. DOI: https://doi.org/10.1108/BPMJ-11-2015-0159
    » https://doi.org/10.1108/BPMJ-11-2015-0159
  • ENSSLIN, L. et al It outsourcing management: the state of the art recognition by a constructivist research process and bibliometrics. Journal of Information Systems and Technology Management (JISTEM), São Paulo, v.12, n.2, p.3-28, 2015. DOI: https://doi.org/10.4301/S1807-17752015000200010
    » https://doi.org/10.4301/S1807-17752015000200010
  • FUJITA, M. S. P. Aspectos evolutivos das bibliotecas universitárias em ambiente digital na perspectiva da rede de bibliotecas da UNESP. Inf. & Soc., João Pessoa, v. 15, n. 2, p. 97-112, 2005. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2015/12/pdf_f114aad903_0000007740.pdf Acesso em: 22 jun. 2022.
    » https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2015/12/pdf_f114aad903_0000007740.pdf
  • GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social São Paulo: Atlas, 2007.
  • GONSALVES, E. P. Iniciação à pesquisa científica 4. ed. Campinas, SP: Alínea, 2007.
  • HAMAD, F.; AL-FADEL, M. Advocacy of the sustainable development goals in Jordanian academic libraries. IFLA Journal, London, p. 1-18, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/03400352211038300
    » https://doi.org/10.1177/03400352211038300
  • JANKOWSKA, M. A.; MARCUM, J. W. Sustainability challenge for academic libraries: planning for the future. College & Research Libraries, Chicago, IL v. 71, n. 2, p. 160-170, 2010. DOI: https://doi.org/10.5860/0710160
    » https://doi.org/10.5860/0710160
  • KOSCIEJEW, M. Public libraries and the UN 2030 Agenda for Sustainable Development. IFLA Journal, London, v. 46, n. 4, p. 328-346, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0340035219898708
    » https://doi.org/10.1177/0340035219898708
  • LACERDA, R. T. O.; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R. Contribuições à gestão estratégica de organizações quando analisados na visão de seu desempenho. Gestão Organizacional, Recife, v. 2, n. 9, p. 327-528, 2011. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7203541.pdf Acesso em: 22 jun. 2022.
    » https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7203541.pdf
  • LE BER, J. M.; GREGORY, J. M. Becoming green and sustainable: a Spencer S. Eccles health sciences library case study. Journal of the Medical Library Association, Pittsburgh, PA, v. 92, n. 2, p. 266-268, 2004. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC385309/ Acesso em: 22 jun. 2022.
    » https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC385309/
  • MISSINGHAM, R. A new lens for evaluation: Assessing Academic Libraries using the UN sustainable development goals. Journal of Library Administration, Philadelphia, PA, v. 61, n. 3, p. 386-401, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/01930826.2021.1883376
    » https://doi.org/10.1080/01930826.2021.1883376
  • ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). A ONU e o meio ambiente 2022. Disponível em: https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente Acesso em: 22 jun. 2022.
    » https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente
  • PIONKE, J. J. Sustainable library services for all. Library Management, Bingley, v. 37, n. 6/7, p. 317-325, 2016. DOI: https://doi.org/10.1108/LM-04-2016-0030
    » https://doi.org/10.1108/LM-04-2016-0030
  • SILVA, D. P.; KARPINSKI, C. Sustainable actions and practices in librarianship: the Univali Library Campus Balneario Camboriu. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 24, n. 3, p. 169-193, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/3679
    » https://doi.org/10.1590/1981-5344/3679
  • SINGH, M. P.; DIXIT, S. Sustainable strategies towards green libraries: a study of state university libraries of Lucknow, Uttar Pradesh. Library Philosophy and Practice, Moscow, ID, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3tr9XuI Acesso em: 22 jun. 2022.
    » https://bit.ly/3tr9XuI
  • SINGH, P.; MISHRA, R. Environmentally sustainable approaches in academic libraries: a micro-study in Uttar Pradesh. Library Philosophy and Practice, Moscow, ID, n. 6.110, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3X0T07C Acesso em: 22 jun. 2022.
    » https://bit.ly/3X0T07C
  • SINGH, P.; MISHRA, R. Environmental sustainability in libraries through green practices/services. Library Philosophy and Practice, Moscow, ID, n. 2.312, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3WYnRSn Acesso em: 22 jun. 2022.
    » https://bit.ly/3WYnRSn
  • STILWELL, C.; HOSKINS, R. Integrated library management systems: a review of choices made and their sustainability in South Africa. Information Development, London, v. 29, n. 2, p. 154-171, 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/0266666912454067
    » https://doi.org/10.1177/0266666912454067
  • TASCA, J. E. et al An approach for selecting a theoretical framework for the evaluation of training programs. Journal of European Industrial Training, Bingley, v. 34, n. 7, p. 631-655, 2010. DOI: https://doi.org/10.1108/03090591011070761
    » https://doi.org/10.1108/03090591011070761
  • THORPE, C.; GUNTON, L. Assessing the United Nation’s sustainable development goals in academic libraries. Journal of Librarianship and Information Science, London, p. 1-8, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/09610006211005528
    » https://doi.org/10.1177/09610006211005528
  • TOWNSEND, A. K. Environmental sustainability, and libraries: facilitating user awareness. Library Hi Tech News, Bingley, v. 31, n. 9, p. 21-23, 2014. DOI: https://doi.org/10.1108/LHTN-07-2014-0059
    » https://doi.org/10.1108/LHTN-07-2014-0059
  • WILSON, L. A. Creating sustainable futures for academic libraries. Journal of Library Administration, Philadelphia, PA, v. 52, n. 1, p. 78-93, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/01930826.2012.630241
    » https://doi.org/10.1080/01930826.2012.630241
  • YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim Porto Alegre: Penso, 2016.

Disponibilidade de dados

Não é aplicável.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jan 2023
  • Data do Fascículo
    2022

Histórico

  • Recebido
    26 Jul 2022
  • Aceito
    03 Nov 2022
  • Publicado
    12 Nov 2022
Universidade Estadual de Campinas Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421 - 1º andar Biblioteca Central César Lattes - Cidade Universitária Zeferino Vaz - CEP: 13083-859 , Tel: +55 19 3521-6729 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: rdbci@unicamp.br