Acessibilidade / Reportar erro

Programa para pais de bebês de risco: contribuição para formação do aluno de enfermagem

Programa dirigido a los padres de bebés de riesgo: contribución a la formación del alumno de enfermería

Program designed for parents of high-risk newborns: a contribution to nursing education

Resumos

Trata da formação acadêmica de alunas de enfermagem inseridas em programa de extensão dirigido aos pais de bebês assistidos em unidades neonatais, objetivando analisar a contribuição desta vivência na formação profissional. Estudo descritivo, tendo como sujeitos alunas, de 18 a 22 anos, que desenvolvem atividades lúdico-pedagógicas e de lazer junto aos pais de bebês de risco assistidos em um hospital escola de Ribeirão Preto. Os dados foram coletados através de um questionário no qual discorreram sobre a vivência no projeto (vantagens, desvantagens e contribuição para a formação profissional). As respostas foram analisadas utilizandose a técnica de análise temática. Verificou-se que a participação no programa ampliou a visão das graduandas sobre o cuidado de enfermagem, possibilitou melhoria no relacionamento interpessoal e no desenvolvimento de habilidades, expandiu a visão da assistência hospitalar para além da doença e proporcionou a aquisição de conhecimentos e valores, contribuindo para a formação acadêmica, estimulando a criatividade.

assistência aos pais; formação profissional; enfermagem neonatal


Trata de la formación académica de alumnas de enfermería que realizan un programa de extensión dirigido a los padres de bebés asistidos en unidades neonatales, con el fin de analizar la contribución de esa vivencia/experiencia en la formación profesional. Estudio descriptivo, cuyos sujetos son las alumnas, de 18 a 22 años, quienes desarrollan actividades lúdico-pedagógicas junto a los padres de bebés de riesgo asistidos en un hospital escuela de Ribeirão Preto. Los datos se colectaron a través de un cuestionario en el cual hablaron sobre dicha experiencia(ventajas, desventajas y contribución para la formación profesional). Las respuestas se analizaron utilizándose la técnica de análisis temático. Se verificó que la participación en el programa amplió la visión de las alumnas sobre el cuidado de enfermería, posibilitó mejoría en el relacionamiento interpersonal y en el desarrollo de habilidades, amplió la visión de asistencia hospitalaria más allá de la enfermedad y proporcionó la adquisición de conocimientos y valores, que contribuyen así para la formación académica y estimulan la creatividad.

asistencia a los padres; formación profesional; enfermería neonatal


The present study is related to the academic education of nursing students who participated in a public service program designed for parents of high-risk newborns assisted in neonatal units. It is a descriptive study that has as its objective to analyze the contribution of such professional experience for those students. The subjects of this investigation were nursing students aged 18 to 22 years old. These students performed ludic, educational and leisure activities with parents of high-risk newborns assisted in a university school in the city of Ribeirão Preto. Data were collected by means of a questionnaires through which the subjects reported their experience in the project (advantages, disadvantages and contributions to their education). The answers were analyzed through the thematic analysis technique. Results showed that the program expanded students' view concerning nursing care and hospital care (beyond disease). It also improved interpersonal relationships; promoted the development of skills and the acquisition of knowledge and values. Thus contributing to students' academic education and creativity.

care to parents; professional education; neonatal nursing


PESQUISA

Programa para pais de bebês de risco: contribuição para formação do aluno de enfermagem

Program designed for parents of high-risk newborns: a contribution to nursing education

Programa dirigido a los padres de bebés de riesgo: contribución a la formación del alumno de enfermería

Carmen Gracinda Silvan ScochiI; Fernanda dos Santos NogueiraII; Fabíola Lima PereiraII; Mariana Ribeiro BrunherottiII

IProfessora Associada do Departamento de Enfermagem Materno-lnfantil e Saúde Pública - EERP-USP

IIAlunas do Curso de Graduação da EERP-USP

RESUMO

Trata da formação acadêmica de alunas de enfermagem inseridas em programa de extensão dirigido aos pais de bebês assistidos em unidades neonatais, objetivando analisar a contribuição desta vivência na formação profissional. Estudo descritivo, tendo como sujeitos alunas, de 18 a 22 anos, que desenvolvem atividades lúdico-pedagógicas e de lazer junto aos pais de bebês de risco assistidos em um hospital escola de Ribeirão Preto. Os dados foram coletados através de um questionário no qual discorreram sobre a vivência no projeto (vantagens, desvantagens e contribuição para a formação profissional). As respostas foram analisadas utilizandose a técnica de análise temática. Verificou-se que a participação no programa ampliou a visão das graduandas sobre o cuidado de enfermagem, possibilitou melhoria no relacionamento interpessoal e no desenvolvimento de habilidades, expandiu a visão da assistência hospitalar para além da doença e proporcionou a aquisição de conhecimentos e valores, contribuindo para a formação acadêmica, estimulando a criatividade.

Palavras-chave: assistência aos pais, formação profissional, enfermagem neonatal

ABSTRACT

The present study is related to the academic education of nursing students who participated in a public service program designed for parents of high-risk newborns assisted in neonatal units. It is a descriptive study that has as its objective to analyze the contribution of such professional experience for those students. The subjects of this investigation were nursing students aged 18 to 22 years old. These students performed ludic, educational and leisure activities with parents of high-risk newborns assisted in a university school in the city of Ribeirão Preto. Data were collected by means of a questionnaires through which the subjects reported their experience in the project (advantages, disadvantages and contributions to their education). The answers were analyzed through the thematic analysis technique. Results showed that the program expanded students' view concerning nursing care and hospital care (beyond disease). It also improved interpersonal relationships; promoted the development of skills and the acquisition of knowledge and values. Thus contributing to students' academic education and creativity.

Keywords: care to parents, professional education, neonatal nursing

RESUMEN

Trata de la formación académica de alumnas de enfermería que realizan un programa de extensión dirigido a los padres de bebés asistidos en unidades neonatales, con el fin de analizar la contribución de esa vivencia/experiencia en la formación profesional. Estudio descriptivo, cuyos sujetos son las alumnas, de 18 a 22 años, quienes desarrollan actividades lúdico-pedagógicas junto a los padres de bebés de riesgo asistidos en un hospital escuela de Ribeirão Preto. Los datos se colectaron a través de un cuestionario en el cual hablaron sobre dicha experiencia(ventajas, desventajas y contribución para la formación profesional). Las respuestas se analizaron utilizándose la técnica de análisis temático. Se verificó que la participación en el programa amplió la visión de las alumnas sobre el cuidado de enfermería, posibilitó mejoría en el relacionamiento interpersonal y en el desarrollo de habilidades, amplió la visión de asistencia hospitalaria más allá de la enfermedad y proporcionó la adquisición de conocimientos y valores, que contribuyen así para la formación académica y estimulan la creatividad.

Palavras clave: asistencia a los padres, formación profesional, enfermería neonatal

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Recebido em 29/11/2001

Aprovado em 06/02/2002

1 ALMEIDA, M.C.P. Prática de enfermagem na atenção primária de saúde: a experiência do Departamento de Enfermagem Materno-lnfantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo - Brasil, julho de 2000. Comentário pessoal.

  • ALMEIDA, M. C. P. Prática de enfermagem na atenção primária de saúde: a experiência do Departamento de Enfermagem Materno-lnfantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo-Brasil. julho 2000, 21 p. digital.
  • BARDIN, L. Análise de conteúdo Lisboa: Edições 70, 1977.
  • BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano - compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999.
  • BRUNHEROTTI, M.R. et al. Lazer para os pais de bebês de risco: a experiência junto ao Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Rev. Bras. Enferm., v.53, n. 3, p. 435-42, 2000.
  • COSTA, F.N.A. Pesquisando para ensinar: a "práxis" de ensino de enfermagem. Ribeirão Preto, 1993. 152 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
  • DANIEL, L.F. Atitudes interpessoais em enfermagem São Paulo: EPU, 1983.
  • FOUCAUL, M. Microfisica do poder 2.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1981.
  • JORGE, A S. Rendimento acadêmico de estudantes de enfermagem relacionado com níveis de ansiedade, expectativa e atribuição de causalidade Ribeirão Preto, 1997, 84 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
  • JORGE, M.S.B. Indo em busca do seu plano de vida: a trajetória do estudante universitário. Florianópolis: Papa-Livro, 1997.
  • LIMA, R.A.G. Criança hospitalizada: a construção da assistência integral. Ribeirão Preto, 1996. 254 f. Tese (Doutorado) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
  • LIMA, R.A.G. A enfermagem na assistência à criança com câncer São Paulo: AB, 1995. 109 p.
  • MANZOLLI, M.C. Relacionamento em enfermagem: aspectos psicobiológicos São Paulo: Sarvier, 1987.
  • NOSSETO, N.M.C. Expectativas en el ingresso a Enfermaría. Límites y Posibilidades. Temas de Enfermaria Actualizados, v. 5, n. 24, p. 30, 1997.
  • REDSHAW, M.E.; HARRIS, A. Training and education for nurses working in neonatal care. Journal of Advanced Nursing, v. 21, n. 2, p. 1023-29, 1994.
  • SANTOS, R. et al. Envolvimento emocional do acadêmico de enfermagem com o paciente: reflexos dessa experiência na vida futura do profissional. Rev. Bras. Enferm., v. 39, n. 1, p. 61-66, 1986.
  • SCOCHI, C. G. S. A organização do trabalho e a prática de enfermagem em unidades neonatais de diferentes níveis de complexidade. Regional de Ribeirão Preto ERSA-50. Ribeirão Preto, 1996. 213 f. Tese (Doutorado) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
  • SCOCHI, C.G.S. et al. O apoio aos pais de bebês em berçário de risco: uma proposta de intervenção de enfermagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM 51., 1999, Florianópolis - SC. Livro de Resumos.. Florianópolis: ABEn, 1999.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Jun 2014
  • Data do Fascículo
    Fev 2002

Histórico

  • Aceito
    06 Fev 2002
  • Recebido
    29 Nov 2001
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br