Acessibilidade / Reportar erro

Diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem da CIPE ® para idosos comunitários

RESUMO

Objetivo:

Construir uma nomenclatura de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem para pessoas idosas acompanhadas na Estratégia Saúde da Família, utilizando a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem e o referencial teórico de Virginia Henderson.

Método:

Estudo metodológico, desenvolvido conforme as diretrizes preconizadas pelo Conselho Internacional de Enfermeiros.

Resultados:

Foram construídos 127 conceitos de diagnósticos/resultados de enfermagem, distribuídos segundo componentes dos cuidados de enfermagem, nas subcategorias dos Componentes Biológicos/Fisiológicos, Psicológicos, Sociais e Espirituais/Morais. Para esses diagnósticos foram propostas 551 intervenções de enfermagem.

Conclusão:

Espera-se que os conceitos construídos possam favorecer o cuidado integral à pessoa idosa na Estratégia Saúde da Família e a estruturação de um subconjunto terminológico para essa clientela.

Descritores:
Idoso; Terminologia; Classificação; Enfermagem; Estratégia Saúde da Família

ABSTRACT

Objective:

To construct a nomenclature of nursing diagnoses, outcomes and interventions for elderly people under follow-up in the Family Health Strategy by using the International Classification for Nursing Practice and the theoretical reference of Virginia Henderson.

Method:

Methodological study developed according to guidelines of the International Council of Nurses.

Results:

A total of 127 concepts of nursing diagnoses/outcomes were constructed and distributed according to nursing care components in the subcategories of Biological/Physiological, Psychological, Social and Spiritual/Moral components. For these diagnoses, were proposed 551 nursing interventions.

Conclusion:

The concepts constructed may favor integral care for the elderly in the Family Health Strategy and the structuring of a terminological subset for this clientele.

Descriptors:
Aged; Terminology; Classification; Nursing; Family Health Strategy

RESUMEN

Objetivo:

Construir una nomenclatura de diagnósticos, resultados e intervenciones de enfermería para ancianos acompañados en la Estrategia Salud de la Familia, utilizando la Clasificación Internacional para la Práctica de Enfermería y el referencial teórico de Virginia Henderson.

Método:

Estudio metodológico desarrollado conforme a las directrices preconizadas por el Consejo Internacional de Enfermeros.

Resultados:

Se construyeron 127 conceptos de diagnósticos/resultados de enfermería, distribuidos según componentes de los cuidados de enfermería en las subcategorías de los Componentes Biológicos/Fisiológicos, Psicológicos, Sociales y Espirituales/Morales. Para estos diagnósticos se propusieron 551 intervenciones de enfermería.

Conclusión:

Los conceptos construidos pueden favorecer el cuidado integral a los ancianos en la Estrategia Salud de la Familia, y la estructuración de un subconjunto terminológico para esa clientela.

Descriptores:
Anciano; Terminología; Clasificación; Enfermería; Estrategia de Salud Familiar

INTRODUÇÃO

O crescimento rápido e intenso do número de idosos, sobretudo nos países em desenvolvimento como o Brasil, tem impulsionado discussões acerca da necessidade de ampliar o acesso a serviços e equipamentos de saúde dessa população, tendo em vista sua maior vulnerabilidade a doenças e incapacidades (11 Polaro SHI, Montenegro LC. Fundamentals and practice of care in Gerontological Nursing. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017[cited 2017 Jan 18];70(4):671-2. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v70n4/pt_0034-7167-reben-70-04-0671.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v70n4/pt_...
). Na Estratégia de Saúde da Família (ESF), as ações podem ser reorientadas em direção às necessidades de saúde da pessoa idosa e contextualizadas com a realidade vivenciada pela população no âmbito familiar e comunitário, resultando em um atendimento integral à saúde (22 Oliveira JCA, Tavares DMS. Elderly attention to health strategy in the family: action of nurses. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2010[cited 2017 Jan 15];44:774-81. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v44n3/en_32.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v44n3/en...
).

O enfermeiro tem importante papel no cuidado à pessoa idosa na ESF, e essa atividade deve ser efetivada mediante a adoção do Processo de Enfermagem, que representa o principal instrumento metodológico para o desempenho sistemático de sua prática profissional. Seu uso na prática clínica possibilita aplicar os fundamentos teóricos da Enfermagem, ordenar e direcionar o cuidado de forma individualizada, personalizada e humanizada (33 Barra DCC, Dal Sasso GTM. The nursing process according to the international classification for nursing practice: an integrative review. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2012[cited 2017 Jan 18];21(2):440-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v21n2/en_a24v21n2.pdf
http://www.scielo.br/pdf/tce/v21n2/en_a2...
).

Como suporte à operacionalização do Processo de Enfermagem, os enfermeiros dispõem de diversos modelos conceituais para desenvolver ações fundamentadas em conhecimento científico. Dentre eles, o Modelo de Cuidados de Enfermagem (MCE) apresentado por Virginia Henderson enfatiza o uso de conhecimentos científicos na solução de problemas da prática profissional e baseia suas ações em um cuidado integral e individualizado. Segundo a teórica, a pessoa é um ser único e complexo, com necessidades fundamentais expressas nos componentes biológicos/fisiológicos, psicológicos, sociais e espirituais/morais. Essas necessidades são comuns a qualquer ser humano, e não representam problemas de saúde. São áreas onde os problemas podem ocorrer, e portanto, focos da prática de enfermagem, cuja finalidade é manter ou recuperar a autonomia e independência dos sujeitos tão rapidamente quanto possível (44 Henderson V. The concept of nursing. J Adv Nurs [Internet]. 2006[cited 2016 Oct 26];53(1):21-34. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2648.2006.03660.x/pdf
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.11...
).

A uso das etapas do Processo de Enfermagem favoreceu o estabelecimento de sistemas de classificação de enfermagem, dentre os quais se destaca a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE ®). Essa classificação reúne termos e conceitos dos elementos da prática profissional, possibilita o raciocínio clínico e a documentação dos registros de enfermagem. Além disso, favorece a elaboração de subconjuntos terminológicos, que são agrupamentos de conceitos de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem direcionados a áreas específicas do cuidado de enfermagem. Os subconjuntos permitem unificar a linguagem profissional e evidenciar e avaliar os elementos que descrevem sua prática (55 Garcia TR, Nóbrega MML. [The ICNP ® terminology and the Brazilian ICNP ® Centre participation on its development and dissemination]. Rev Bras Enferm [Internet]. 2013[cited 2017 Jan 20];66(esp):142-50. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v66nspe/v66nspea18.pdf Portuguese
http://www.scielo.br/pdf/reben/v66nspe/v...
).

O uso do Processo de Enfermagem embasado cientificamente e com linguagem padronizada leva ao fazer reflexivo, à melhoria do cuidado prestado, amplia a autonomia profissional e facilita o processo comunicativo entre os profissionais de enfermagem, e destes com outros profissionais da equipe de saúde. Apesar disso, uma revisão integrativa verificou que as práticas de enfermagem na ESF geralmente são desenvolvidas de forma assistemática e/ou não seguem uma teoria norteadora, o que dificulta a continuidade das ações de cuidado à pessoa idosa e sua família. Os autores enfatizaram a necessidade de pesquisas que abordem o cuidado sistematizado de enfermagem ao idoso com embasamento em referenciais teórico-metodológicos próprios da Enfermagem (66 Silva KM, Vicente FR, Santos SMA. [Nursing consultation to the elderly in primary health care: a literature integrative review]. Rev Bras Geriatr Gerontol [Internet]. 2014[cited 2018 Jun 23];17(3):681-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v17n3/1809-9823-rbgg-17-03-00681.pdf Portuguese
http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v17n3/1809...
).

O presente estudo visa preencher essas lacunas, de acordo com as recomendações internacionais para a elaborar subconjuntos terminológicos da CIPE ®77 Coenen A, Kim TY. Development of terminology subsets using ICNP. Int J Med Inform. 2010;79(7):530-8.). A proposta de um instrumento tecnológico facilitador para a prática sistematizada de enfermagem, apoiado em referencial teórico apropriado ao contexto do cuidado, raciocínio clínico e em vocabulário padronizado de enfermagem, contribuirá para o reconhecimento profissional decorrente do registro e da qualidade do atendimento na prática clínica de enfermagem na ESF.

OBJETIVO

Construir uma nomenclatura de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem para pessoas idosas acompanhadas na ESF utilizando a CIPE ® e o referencial teórico de Virginia Henderson.

MÉTODO

Aspectos éticos

O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Desenho, local do estudo e período

Estudo metodológico resultante de uma dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará, em 2014. O estudo foi desenvolvido em etapas sequenciadas e mediante adoção das diretrizes preconizadas pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (CIE) para elaborar subconjuntos terminológicos (77 Coenen A, Kim TY. Development of terminology subsets using ICNP. Int J Med Inform. 2010;79(7):530-8.-88 Clares JWB, Freitas MC, Guedes MVC, Nóbrega MML. Construction of terminology subsets: contributions to clinical nursing practice. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2013[cited 2017 Jan 22];47(4):965-70. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n4/en_0080-6234-reeusp-47-4-0965.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n4/en...
, quais sejam: 1) identificação e validação de termos relevantes para a prioridade de saúde e clientela eleitos; 2) mapeamento cruzado dos termos identificados com os termos da CIPE ® Versão 2013; 3) construção dos conceitos de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem, com base nos termos validados e no MCE de Henderson.

Critérios para a inclusão de especialistas

Para a validação de conteúdo dos termos relevantes para a prioridade eleita, foi selecionado um grupo de especialistas mediante busca avançada na Plataforma Lattes, da página eletrônica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os enfermeiros eleitos como especialistas deveriam ter no mínimo, a titulação acadêmica de mestre, trabalhar com Processo de Enfermagem e com a CIPE ® e com foco no idoso atendido na Atenção Primária à Saúde, assistência, ou no ensino e/ou na pesquisa. Do total de 15 enfermeiros que preencheram os critérios de inclusão, apenas cinco aceitaram participar do estudo, mediante devolução do formulário encaminhado preenchido e assinatura do TCLE, compondo a amostra final.

Protocolo do estudo

Na primeira etapa, foram analisados os documentos oficiais sobre idosos publicados no Brasil (99 Governo Federal (BR). Lei n. 8.842, de 4 de janeiro de 1994: dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 1994.

10 Governo Federal (BR). Lei n. 10.741, de 01 outubro de 2003: dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 03 out 2003. Seção 1.

11 Ministério da Saúde (BR). Portaria nº. 2.528, de 19 de outubro de 2006: dispõe sobre a política nacional de saúde da pessoa idosa. Diário Oficial da União. Brasília (DF); 2006.

12 Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília: MS; 2007. (Cadernos de Atenção Básica, n.19).
-1313 Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Guia prático do cuidador. Brasília: MS; 2008. a fim de identificar os termos considerados clínica e culturalmente relevantes para a prática de enfermagem na ESF. Esses documentos foram lidos na íntegra para a extrair os termos, que foram decompostos em termos simples (substantivos, verbos, advérbios e adjetivos), gerando uma listagem de 880 termos. Em seguida, foram excluídos os termos relacionados a procedimentos médicos, doenças e medicamentos, resultando em 616 termos, que passaram por um processo de normalização e uniformização, com retirada de duplicações, correções gráficas e adequações de gênero e número, totalizando 373 termos.

Os termos relevantes foram incluídos em um formulário e submetidos à validação de conteúdo por um grupo de especialistas selecionados a partir dos critérios de inclusão anteriormente citados, considerando as recomendações da literatura (1414 Lynn MR. Determination and quantification of content validity. Nurs Res. 1986; 35(6):382-5.). Os participantes preencheram o instrumento de validação e assinalaram concordância ou discordância quanto à pertinência do conceito dos termos identificados para a prática clínica de enfermagem com pessoas idosas acompanhadas na ESF. Ao final, havia um espaço livre para comentários e sugestões.

Em seguida, foi calculado o Índice de Concordância (IC) entre os participantes para cada termo através da fórmula: IC = NC/(NC+ND), em que NC = número de concordância e ND = número de discordância (1515 Batista CG, Matos MA. O acordo entre observadores em situação de registro cursivo: definições e medidas. Psicologia. 1984;10(3):57-69.). Os termos que alcançaram um IC ≥ 0,80 foram considerados validados (1616 Altman D. Practical statistics for medical research. Boca Raton (FL): CRC; 1991.). Foram validados 332 termos. Os termos não validados pertenciam a componentes do sistema corporal, incluídos em termos mais abrangentes. Não foram necessárias outras rodadas de avaliação.

Na segunda etapa, os termos validados foram importados para planilhas do Microsoft Office Access ®, e submetidos ao processo de mapeamento cruzado com os termos do Modelo de Sete Eixos da CIPE ® Versão 2013 (1717 International Council of Nurses. International Classification for Nursing Practice - ICNP ®. Version 2013. Geneva: ICN; 2013.). Como resultado desse cruzamento, obtiveram-se 271 termos constantes e 61 termos não constantes nessa terminologia, os quais foram agrupados em ordem alfabética, constituindo o banco de termos do estudo.

Na terceira etapa, foram elaborados os conceitos de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem, a partir dos termos elaborados e validados nas etapas anteriores e das diretrizes do CIE, consubstanciadas na norma ISO 18.104. Para elaborar os conceitos de diagnósticos/resultados de enfermagem foram incluídos, obrigatoriamente, um termo do eixo Foco e um termo do eixo Julgamento, além de termos adicionais de outros eixos, conforme necessário. Para construir os conceitos de intervenções, foram empregados, obrigatoriamente, um termo do eixo Ação e um termo Alvo. Este último foi considerado como sendo qualquer termo dos demais eixos, com exceção do eixo Julgamento. Termos adicionais podiam ser incluídos, se necessário (1717 International Council of Nurses. International Classification for Nursing Practice - ICNP ®. Version 2013. Geneva: ICN; 2013.).

Análise dos resultados

Os conceitos de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem foram dispostos em quadros, por ordem alfabética, e categorizados segundo o MCE de Henderson.

Os resultados foram discutidos com base no referencial teórico adotado e na literatura pertinente ao tema.

RESULTADOS

Foram elaborados 127 conceitos de diagnósticos/resultados de enfermagem, categorizados segundo os componentes dos cuidados de enfermagem, sendo: 95 (74,8%) conceitos nos Componentes Biológicos/Fisiológicos; 19 (15%) nos Componentes Psicológicos; seis (4,7%) nos Componentes Sociais; e sete (5,5%) conceitos nos Componentes Espirituais/Morais (Quadro 1).

Quadro 1
Distribuição dos conceitos de diagnósticos/resultados de enfermagem para idosos, segundo os componentes de cuidados de enfermagem, Fortaleza, Ceará, Brasil, 2014

Para os conceitos de diagnósticos construídos foram propostas 515 intervenções de enfermagem, levando em consideração as diretrizes do CIE, o julgamento clínico e a experiência dos autores. Alguns exemplos de conceitos de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem estão apresentados nos Quadros 2, 3, 4 e 5, tendo em vista a limitação de espaço no artigo.

Quadro 2
Exemplos de conceitos de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem para idosos, segundo os Componentes Biológicos/Fisiológicos, Fortaleza, Ceará, Brasil, 2014
Quadro 3
Exemplos de conceitos de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem para idosos, segundo os Componentes Psicológicos, Fortaleza, Ceará, Brasil, 2014
Quadro 4
Exemplos de conceitos de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem para idosos, segundo os Componentes Sociais, Fortaleza, Ceará, Brasil, 2014
Quadro 5
Exemplos de conceitos de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem para idosos, segundo os Componentes Espirituais/Morais, Fortaleza, Ceará, Brasil, 2014

DISCUSSÃO

No presente estudo, a expressão diagnóstico/resultado de enfermagem foi utilizada para denominar esses dois fenômenos da prática profissional. A diferença entre eles é a avaliação do enfermeiro, considerando que o diagnóstico é uma decisão a respeito do estado do cliente, problemas e/ou necessidades, e o resultado é a resposta obtida após a implementação das intervenções (1313 Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Guia prático do cuidador. Brasília: MS; 2008.). Seu uso na prática clínica não substituirá o raciocínio e o processo de tomada de decisão do enfermeiro, através dos quais o profissional julgará as respostas classificadas como diagnósticos e resultados de enfermagem (77 Coenen A, Kim TY. Development of terminology subsets using ICNP. Int J Med Inform. 2010;79(7):530-8.).

A maioria dos conceitos de diagnósticos/resultados de enfermagem construídos teve relação com os Componentes Biológicos/Fisiológicos, segundo o MCE de Henderson. Eles foram expressados em demandas de cuidados decorrentes das alterações biofuncionais inerentes ao processo de envelhecimento, que predispõem a pessoa idosa à dependência e ao adoecimento. Tais achados já eram previstos, pois no modelo teórico adotado, esse componente reúne o maior número de necessidades essenciais à manutenção da saúde e da vida do ser humano, que influenciam a satisfação das outras necessidades (44 Henderson V. The concept of nursing. J Adv Nurs [Internet]. 2006[cited 2016 Oct 26];53(1):21-34. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2648.2006.03660.x/pdf
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.11...
). Resultados semelhantes foram encontrados em estudo com o objetivo de construir enunciados de diagnósticos de enfermagem da CIPE ® fundamentados no Modelo de Vida. Dentre estes enunciados, 54,3% foram classificados nos fatores biológicos que influenciam as atividades de vida do idoso na Atenção Primária à Saúde (1818 Medeiros ACT, Nóbrega MML, Rodrigues RAP, Fernandes MGM. Nursing diagnoses for the elderly using the International Classification for Nursing Practice and the activities of living model. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2013[cited 2018 Aug 23];21(2):523-30. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v21n2/0104-1169-rlae-21-02-0523.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rlae/v21n2/0104...
).

O processo de envelhecimento é determinado por mudanças biológicas, fisiológicas e anatômicas que acarretam níveis crescentes de limitações no desempenho das funções corporais do indivíduo, podem gerar dificuldades adaptativas, adoecimento, e exigem conhecimento dos profissionais de saúde, em especial, do enfermeiro, para desempenhar ações de prevenção de dependência e incapacidades e de promoção da saúde (1919 Alvarez AM, Gonçalves LHT. Nursing and care for the elderly at home. Rev Bras Enferm [Internet]. 2012[cited 2017 Jan 15];65(5):717-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v65n5/en_01.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v65n5/en_...
).

No entanto, é fundamental compreender o processo de envelhecimento para além dos aspectos biofisiológicos. A atenção ao idoso deve estar voltada às reais necessidades dessa população e levar em conta os aspectos biopsicossociais e espirituais do envelhecimento, numa abordagem integral (1818 Medeiros ACT, Nóbrega MML, Rodrigues RAP, Fernandes MGM. Nursing diagnoses for the elderly using the International Classification for Nursing Practice and the activities of living model. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2013[cited 2018 Aug 23];21(2):523-30. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v21n2/0104-1169-rlae-21-02-0523.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rlae/v21n2/0104...
). De acordo com o referencial teórico utilizado no presente estudo, todas as necessidades fundamentais são interdependentes, inter-relacionadas e fazem parte de um todo indivisível na constituição do ser humano. Cada necessidade contém componentes psicológicos, sociais e culturais, até as que à primeira vista parecem apenas biofisiológicas. A satisfação de qualquer uma delas é diferente de pessoa para pessoa e varia conforme os fatores psicológicos, socioculturais e espirituais e a própria percepção individual de saúde e doença (44 Henderson V. The concept of nursing. J Adv Nurs [Internet]. 2006[cited 2016 Oct 26];53(1):21-34. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2648.2006.03660.x/pdf
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.11...
). Os componentes psicológicos, sociais e espirituais/morais também embasaram a construção da nomenclatura de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem, e sua inclusão foi valorizada no plano de cuidados da pessoa idosa.

Nessa nomenclatura, as propostas de intervenções de enfermagem foram elaboradas de acordo com os conceitos diagnósticos. Houve um número expressivo de intervenções ligadas à prática educativa para a promoção da saúde da pessoa idosa. Esse resultado vai ao encontro do referencial teórico utilizado (44 Henderson V. The concept of nursing. J Adv Nurs [Internet]. 2006[cited 2016 Oct 26];53(1):21-34. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2648.2006.03660.x/pdf
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.11...
e do modelo de Atenção Primária à Saúde (2020 Pereira IC, Oliveira MAC. Atenção primária, promoção da saúde e o Sistema Único de Saúde: um diálogo necessário. São Paulo: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 2014., onde, é priorizada a capacitação das pessoas para aumentar seu controle sobre como manter, melhorar ou recuperar sua saúde. Fazer das necessidades humanas o fundamento dos cuidados de enfermagem, pode ser um guia para o enfermeiro da ESF na promoção da saúde da população para a satisfação de suas necessidades fundamentais e transmissão de informações para mudanças de comportamento, adoção de estilos de vida saudáveis ou recuperação da saúde.

A promoção da saúde vem sendo utilizada como alternativa para desenvolver mudanças e práticas saudáveis para indivíduos e coletividades, ampliar a qualidade de saúde e de vida da população, reduzir vulnerabilidades e compreender o processo saúde-doença como produção social (2121 Penha AAG, Barreto JESF, Santos RL, Rocha RPB, Morais HCC, Viana MCA. [Health promotion technologies in elderly people with chronic diseases in primary health care]. Rev Enferm UFSM [Internet]. 2015[cited 2017 Feb 2];5(3):406-14. Available from: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/17160/pdf Portuguese
https://periodicos.ufsm.br/reufsm/articl...
). No contexto da atenção à saúde dos idosos, a principal finalidade das ações de promoção da saúde é a manutenção de uma vida saudável e ativa no ambiente destes indivíduos, com autonomia e independência física, psíquica e social. Para que as ações alcancem os resultados desejados, o enfermeiro deve estabelecer vínculo com o idoso, família e comunidade, garantir o fornecimento de orientações voltadas para o processo saúde-doença, e de recursos necessários para facilitar e implementar essa aprendizagem. Nessa relação coparticipativa, a autonomia do indivíduo é primordial, pois permite a sua integração na sociedade e transforma o idoso em agente principal de seu processo saúde-doença-cuidado, o que corrobora os princípios do cuidado gerontológico (1818 Medeiros ACT, Nóbrega MML, Rodrigues RAP, Fernandes MGM. Nursing diagnoses for the elderly using the International Classification for Nursing Practice and the activities of living model. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2013[cited 2018 Aug 23];21(2):523-30. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v21n2/0104-1169-rlae-21-02-0523.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rlae/v21n2/0104...
,2222 Dias JC, Rodrigues IA, Casemiro FG, Monteiro DQ, Luchesi BM, Chagas MHN, et al. Effects of a Health Education program on cognition, mood and functional capacity. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017[cited 2018 Feb 2];70(4):814-21. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v70n4/0034-7167-reben-70-04-0814.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reben/v70n4/003...
).

O uso da nomenclatura de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem, fundamentada nos pressupostos teóricos de Henderson constitui um instrumento facilitador da promoção da saúde, humanização da assistência e da qualidade da prática profissional. Também possibilita prestar cuidados centrados no idoso, levando em consideração os valores, interesses e desejos do indivíduo, família e comunidade no planejamento e implementação da prática clínica de enfermagem.

A prestação de cuidados sistematizados à pessoa idosa no âmbito da ESF representa um enorme desafio e responsabilidade para os enfermeiros. O processo demanda conhecimentos técnico-científicos e reflexão sobre as próprias concepções destes profissionais acerca do processo de envelhecimento e da prática clínica, com o objetivo de melhorar estratégias de cuidado que mobilizem respostas para satisfazer as necessidades específicas desse grupo. Resultados exitosos obtidos com a implantação do inventário vocabular da Classificação das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva (CIPESC ®) nas unidades de Atenção Primária à Saúde de Curitiba-PR comprovam e reforçam a possibilidade de utilizar o Processo de Enfermagem e de linguagem padronizada embasados por referenciais teóricos para sistematizar a prática clínica de enfermagem. Consequentemente, aumentará a visibilidade do profissional nesse nível de atenção à saúde da população (2323 Apostólico MR, Cubas MR, Altino DM, Pereira KCM, Egry EY. [Nursing diagnoses in children's health care in Curitiba, Brazil: an overview of CIPESC bases]. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2007 [cited 2018 Aug 22];16(3):453-62. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v16n3/a11v16n3.pdf Portuguese
http://www.scielo.br/pdf/tce/v16n3/a11v1...
).

Limitações do estudo

Os conceitos de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem construídos neste estudo não foram validados por especialistas. Portanto, outros estudos devem ser conduzidos para a validação de conteúdo desses conceitos. A validação clínica também deve ser feita mediante estudos de casos clínicos com pessoas idosas acompanhadas pelas equipes da ESF em nível domiciliar e nas unidades de atenção primária à saúde, com o objetivo de verificar sua aplicabilidade.

Contribuições para a área da enfermagem

A aplicação dos resultados desta pesquisa na prática clínica contribuirá para implantar o Processo de Enfermagem e apropriação do uso da CIPE ® pelos enfermeiros da ESF, e para o desenvolvimento de ações de cuidados fundamentadas em conhecimento científico e linguagem padronizada, o que resultará em uma assistência individualizada, humanizada e resolutiva à pessoa idosa.

Outras contribuições para a prática clínica de enfermagem serão: identificação da linguagem especializada e peculiar utilizada pelo enfermeiro no cuidado clínico à pessoa idosa na ESF; registro das ações de cuidados realizados, o que facilita o processo comunicativo entre enfermeiros e demais membros da equipe multiprofissional; possibilidade de inclusão de novos termos e conceitos na CIPE ®, o que contribui para seu contínuo desenvolvimento e aprimoramento; maior visibilidade, reconhecimento e autonomia profissional; avanço científico, tecnológico e inovador da Enfermagem.

CONCLUSÃO

Neste estudo, o uso da terminologia CIPE ® para construir conceitos de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem favoreceu a especificação de conceitos da prática profissional no cuidado à pessoa idosa na ESF, subsidiou a operacionalização do Processo de Enfermagem nesse nível de atenção e a geração de informações e conhecimento para melhorar a qualidade da assistência, ensino e pesquisa.

Os conceitos de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem contemplados não esgotam o domínio dessa prioridade de saúde. Outros estudos devem ser conduzidos para estruturar um subconjunto terminológico CIPE ® para o cuidado de pessoas idosas na ESF, com atenção para a importância de investigações sobre o fazer do enfermeiro pautado no método científico e em linguagem padronizada.

REFERENCES

  • 1
    Polaro SHI, Montenegro LC. Fundamentals and practice of care in Gerontological Nursing. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017[cited 2017 Jan 18];70(4):671-2. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v70n4/pt_0034-7167-reben-70-04-0671.pdf
    » http://www.scielo.br/pdf/reben/v70n4/pt_0034-7167-reben-70-04-0671.pdf
  • 2
    Oliveira JCA, Tavares DMS. Elderly attention to health strategy in the family: action of nurses. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2010[cited 2017 Jan 15];44:774-81. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v44n3/en_32.pdf
    » http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v44n3/en_32.pdf
  • 3
    Barra DCC, Dal Sasso GTM. The nursing process according to the international classification for nursing practice: an integrative review. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2012[cited 2017 Jan 18];21(2):440-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v21n2/en_a24v21n2.pdf
    » http://www.scielo.br/pdf/tce/v21n2/en_a24v21n2.pdf
  • 4
    Henderson V. The concept of nursing. J Adv Nurs [Internet]. 2006[cited 2016 Oct 26];53(1):21-34. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2648.2006.03660.x/pdf
    » http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2648.2006.03660.x/pdf
  • 5
    Garcia TR, Nóbrega MML. [The ICNP ® terminology and the Brazilian ICNP ® Centre participation on its development and dissemination]. Rev Bras Enferm [Internet]. 2013[cited 2017 Jan 20];66(esp):142-50. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v66nspe/v66nspea18.pdf Portuguese
    » http://www.scielo.br/pdf/reben/v66nspe/v66nspea18.pdf
  • 6
    Silva KM, Vicente FR, Santos SMA. [Nursing consultation to the elderly in primary health care: a literature integrative review]. Rev Bras Geriatr Gerontol [Internet]. 2014[cited 2018 Jun 23];17(3):681-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v17n3/1809-9823-rbgg-17-03-00681.pdf Portuguese
    » http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v17n3/1809-9823-rbgg-17-03-00681.pdf
  • 7
    Coenen A, Kim TY. Development of terminology subsets using ICNP. Int J Med Inform. 2010;79(7):530-8.
  • 8
    Clares JWB, Freitas MC, Guedes MVC, Nóbrega MML. Construction of terminology subsets: contributions to clinical nursing practice. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2013[cited 2017 Jan 22];47(4):965-70. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n4/en_0080-6234-reeusp-47-4-0965.pdf
    » http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n4/en_0080-6234-reeusp-47-4-0965.pdf
  • 9
    Governo Federal (BR). Lei n. 8.842, de 4 de janeiro de 1994: dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 1994.
  • 10
    Governo Federal (BR). Lei n. 10.741, de 01 outubro de 2003: dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 03 out 2003. Seção 1.
  • 11
    Ministério da Saúde (BR). Portaria nº. 2.528, de 19 de outubro de 2006: dispõe sobre a política nacional de saúde da pessoa idosa. Diário Oficial da União. Brasília (DF); 2006.
  • 12
    Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília: MS; 2007. (Cadernos de Atenção Básica, n.19).
  • 13
    Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Guia prático do cuidador. Brasília: MS; 2008.
  • 14
    Lynn MR. Determination and quantification of content validity. Nurs Res. 1986; 35(6):382-5.
  • 15
    Batista CG, Matos MA. O acordo entre observadores em situação de registro cursivo: definições e medidas. Psicologia. 1984;10(3):57-69.
  • 16
    Altman D. Practical statistics for medical research. Boca Raton (FL): CRC; 1991.
  • 17
    International Council of Nurses. International Classification for Nursing Practice - ICNP ® Version 2013. Geneva: ICN; 2013.
  • 18
    Medeiros ACT, Nóbrega MML, Rodrigues RAP, Fernandes MGM. Nursing diagnoses for the elderly using the International Classification for Nursing Practice and the activities of living model. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2013[cited 2018 Aug 23];21(2):523-30. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v21n2/0104-1169-rlae-21-02-0523.pdf
    » http://www.scielo.br/pdf/rlae/v21n2/0104-1169-rlae-21-02-0523.pdf
  • 19
    Alvarez AM, Gonçalves LHT. Nursing and care for the elderly at home. Rev Bras Enferm [Internet]. 2012[cited 2017 Jan 15];65(5):717-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v65n5/en_01.pdf
    » http://www.scielo.br/pdf/reben/v65n5/en_01.pdf
  • 20
    Pereira IC, Oliveira MAC. Atenção primária, promoção da saúde e o Sistema Único de Saúde: um diálogo necessário. São Paulo: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 2014.
  • 21
    Penha AAG, Barreto JESF, Santos RL, Rocha RPB, Morais HCC, Viana MCA. [Health promotion technologies in elderly people with chronic diseases in primary health care]. Rev Enferm UFSM [Internet]. 2015[cited 2017 Feb 2];5(3):406-14. Available from: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/17160/pdf Portuguese
    » https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/17160/pdf
  • 22
    Dias JC, Rodrigues IA, Casemiro FG, Monteiro DQ, Luchesi BM, Chagas MHN, et al. Effects of a Health Education program on cognition, mood and functional capacity. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017[cited 2018 Feb 2];70(4):814-21. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v70n4/0034-7167-reben-70-04-0814.pdf
    » http://www.scielo.br/pdf/reben/v70n4/0034-7167-reben-70-04-0814.pdf
  • 23
    Apostólico MR, Cubas MR, Altino DM, Pereira KCM, Egry EY. [Nursing diagnoses in children's health care in Curitiba, Brazil: an overview of CIPESC bases]. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2007 [cited 2018 Aug 22];16(3):453-62. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v16n3/a11v16n3.pdf Portuguese
    » http://www.scielo.br/pdf/tce/v16n3/a11v16n3.pdf

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Dez 2019
  • Data do Fascículo
    Nov 2019

Histórico

  • Recebido
    27 Abr 2018
  • Aceito
    13 Out 2018
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br