Acessibilidade / Reportar erro

Fatores de satisfação e insatisfação entre os pacientes assistidos pelo SUS

Factores de satisfacción e insatisfacción entre los pacientes atendidos por el SUS

Factors that cause satisfaction and insatisfaction among patients assisted by SUS

Resumos

Este estudo foi desenvolvido com o propósito de identificar os fatores que causam satisfação ou insatisfação nos pacientes internos em hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS), com base na assistência prestada durante o período de internação. A amostra foi constituída de cento e setenta pacientes. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário com quarenta e sete questões fechadas. Os resultados obtidos revelaram diversos aspectos que comprometem a qualidade do serviço prestado, tais como: serviço médico, nutrição, enfermagem e o ambiente. Assim, conclui-se que há insatisfação nos pacientes em relação aos serviços oferecidos pelo SUS.

fatores de satisfação; serviços de saúde; qualidade total


El propósito de este estudio fue identificar los factores que causan satisfacción o insatisfacción en los pacientes internados en hospitales que mantienen convenio con el Sistema Único de Salud (SUS). La muestra fue constituída por ciento y sesenta pacientes. Para obtener los datos, se utilizó un cuestionario con cuarenta y siete preguntas cerradas. Los resultados revelaron diversos aspectos que comprometen la calidad del servicio prestado, tales como: servicio médico, nutrición, enfermería y ambiente. Se concluye, así, que existe insatisfacción de los pacientes en relación a los servicios ofrecidos por el SUS.

fatores de satisfacción; servicios de salud; calidad total


This study has the purpose to identify the factors that cause satisfaction and insatisfaction to the patients who are interns in hospitals which have agreements with "Sistema Único de Saúde - SUS", based on the assistency rendered during the period of internment. The samples were constituted of 170 patients. To obtain the data, there was used a questionary containing 47 closed questions. The results obtained revealed several aspects that compromise the quality of the service rendered, such as: service doctors, nutrition, nurse and the enviroment. Thus, concludes there is insatisfaction of the patients with the service offered by SUS.

factores of satisfaction; service of Health; total quality


ARTIGOS

Fatores de satisfação e insatisfação entre os pacientes assistidos pelo SUS

Factors that cause satisfaction and insatisfaction among patients assisted by SUS

Factores de satisfacción e insatisfacción entre los pacientes atendidos por el SUS

Sérgio Ribeiro dos SantosI; Maria do Carmo Nunes de LacerdaII

IProfessor do Departamento de Enfermagem - DEMCA/UFPB. Mestre em Enfermagem

IIEnfermeira. Discente do curso de especialização em Administração do Serviço de Enfermagem

RESUMO

Este estudo foi desenvolvido com o propósito de identificar os fatores que causam satisfação ou insatisfação nos pacientes internos em hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS), com base na assistência prestada durante o período de internação. A amostra foi constituída de cento e setenta pacientes. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário com quarenta e sete questões fechadas. Os resultados obtidos revelaram diversos aspectos que comprometem a qualidade do serviço prestado, tais como: serviço médico, nutrição, enfermagem e o ambiente. Assim, conclui-se que há insatisfação nos pacientes em relação aos serviços oferecidos pelo SUS.

Palavras-chave: fatores de satisfação, serviços de saúde, qualidade total.

ABSTRACT

This study has the purpose to identify the factors that cause satisfaction and insatisfaction to the patients who are interns in hospitals which have agreements with "Sistema Único de Saúde - SUS", based on the assistency rendered during the period of internment. The samples were constituted of 170 patients. To obtain the data, there was used a questionary containing 47 closed questions. The results obtained revealed several aspects that compromise the quality of the service rendered, such as: service doctors, nutrition, nurse and the enviroment. Thus, concludes there is insatisfaction of the patients with the service offered by SUS.

Keyword: factores of satisfaction, service of Health, total quality

RESUMEN

El propósito de este estudio fue identificar los factores que causan satisfacción o insatisfacción en los pacientes internados en hospitales que mantienen convenio con el Sistema Único de Salud (SUS). La muestra fue constituída por ciento y sesenta pacientes. Para obtener los datos, se utilizó un cuestionario con cuarenta y siete preguntas cerradas. Los resultados revelaron diversos aspectos que comprometen la calidad del servicio prestado, tales como: servicio médico, nutrición, enfermería y ambiente. Se concluye, así, que existe insatisfacción de los pacientes en relación a los servicios ofrecidos por el SUS.

Palavras llave: fatores de satisfacción; servicios de salud, calidad total.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • AZAMBUJA, Telmo Travasso. Metodologia para auto-avaliação da GQT. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1994.
  • BERWICK, D. M. Melhorando a qualidade dos serviços médicos, hospitalares e da saúde São Paulo: Markon Books, 1994.
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Coordenação de Informação, Educação e Comunicação. Núcleo de Estudo em Saúde Pública. Incentivo à participação popular e controle social no SUS: textos técnicos para conselheiros de saúde. Brasília, 1994.
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Nacional de Assistência Técnica à Saúde. ABC do SUS: doutrinas e princípios. Brasília, 1990.
  • CAMPOS, V. F. Controle da qualidade total. Rio de Janeiro: Block, 1992.
  • CARVALHO, R. 10 anos de SUS: aniversário sem comemoração. Revista Prodoctor Resident, São Paulo, v. 3, n. 5, p. 8-9, set./out. 1996.
  • CSILLAG, J. M. Opção pela qualidade total em serviço público: ação e modernização. São Paulo: Qualitymark, 1994.
  • GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
  • GIOVANELLA, L. Eqüidade em saúde no Brasil. Saúde em debate, Brasília, v. 1, n. 49-50, p. 13, dez./mar. 1996.
  • LANDMANN, Jayme. A outra face da medicina - um estudo das ideologias médicas. Rio de Janeiro: Salamandra, 1984.
  • LAWAND, Elvira Maria P.; RUTHES, Rosa M.; ESTEVES, Silvia. O gerenciamento de materiais e medicamentos e a qualidade da assistência de enfermagem em centro cirúrgico. Revista Hospital-Adm. e Saúde, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 37-41, jan./fev. 1993.
  • LIMA, Maria Lúcia C. R. A importância da nutrição clínica na terapia. Revista Hospital - Adm. e Saúde, São Paulo, v. 17, n. 5, p, 271-5, set./out. 1993.
  • MALIK, A. N. Desenvolvimento de recursos humanos, gerência de qualidade e cultura das organizações de saúde. Revista Adm. Emp., São Paulo, v. 32, n. 4, p. 32-41, set./out. 1992.
  • MANZOLLI, Maria Cecília. Relacionamento em enfermagem - aspectos psicológicos. São Paulo: Savier, 1983.
  • MEZOMO, J. C. Hospital humanizado. São Paulo: CEDAS, 1979.
  • MEZOMO, J. C. Qualidade na relação hospital-paciente. Revista Hospital - Adm. e Saúde, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 17, jan./fev. 1993.
  • SANTANA, J. P. Desenvolvimento gerencial no SUS: demandas e perspectivas. Revista Espaço para a saúde, Curitiba, v. 5, n. 5, p. 13, set. 1996.
  • SPSS Inc. SPSS for Windows - advanced statistics Release 6.0, SPSS Inc, Chicago,1993.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Mar 1999
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br