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Construção de um currículo integrado de enfermagem

Building an integrated curriculum for nursing

Resumos

Durante as duas últimas décadas, a sociedade brasileira passou por grandes transformações no campo político, ideológico e econômico. Essas mudanças deixaram suas marcas na sociedade, especialmente na saúde da população. A formação do Enfermeiro, baseada na Lei 5540/68 e no Parecer 163/72, não mais acompanha as demandas que a população reivindica. A partir de 1992, a Faculdade de Enfermagem da UERJ - FEUerj intensifica o movimento de reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem em busca de transformar a realidade em que vive. A realização desse projeto apresenta duas razões importantes e complementares: o desejo dos docentes e discentes da FEUerj em elaborar um currículo que busque a formação de um Enfermeiro que articule ensino-trabalho-comunidade, teoria e prática, fundamentado em uma Teoria Crítica da Educação, na linha de PROBLEMATIZAÇÃO, e o cumprimento do Parecer 314/94 do então CFE e da Portaria MEC nº 11 71/15/dez/94. A partir de debates, definiu-se o perfil profissional tendo em vista o meio social onde a profissão se realiza e as características do alunado; determinação de áreas ou conjunto de atribuições, de acordo com a adequação da prática profissional, hierarquização dos conceitos, processos, etc., que no processo de "síntese e classificação" dos conhecimentos resulta em uma árvore encadeada e relacionada como se fosse uma rede. Na primeira fase do estudo do currículo diagnosticou-se como condição precípua a "DESCONTEXTUALIZAÇÃO" do currículo vigente e os "NÓS" a serem enfrentados para levar a cabo a proposta de Reforma Curricular. Implementou-se o processo de Capacitação Pedagógica para professores, oficinas de trabalho, levantamento do perfil atual e o desejável, seminários, sistematização dos desempenhos, habilidades e princípios, identificação das áreas que compõem o Currículo Integrado, localização das disciplinas dentro das áreas e a articulação entre disciplinas profissionalizantes e outras atividades. Com base nesta 1ª etapa do trabalho na pedagogia probíematizadora, construiu-se o instrumento "Levantamento do Perfil Profissional do Curso de Graduação em Enfermagem", identificando-se os desempenhos e princípios que os sustentam em cada disciplina vigente, tornando claro o perfil atual e o desejável pelos docentes e discentes.

Currículo integrado; Educação crítica; Pedagogia da problematização


During the last two decades, Brazilian society has gone through great changes into political, ideological and economical fields. These changes left their strings into society, specially in population health. The nurse formation based on the Law nº 5540/68 and on the Statement nº 163/72, no more meets population demands. Since 1992, the Nursing Faculty of UERJ - FEUerj intensifies the reflection movement upon teaching-learning process searching for transforming its own reality. The making of this project presents two complementary and important reasons: FEUerj docents and discents' desire in elaborating a curriculum which searches for nurses' formation that articulates teaching-work-community, theory and practice, based on a Critical Theory of Education, on the line of PROBLEMATIZATION, and the accomplishment of Statement nº 314/94 from the CFE and from the Letter of Order MEC nº 1171/15/dez/94. From debating, the professional profile has been defined from the social environment where the profession is performed and the alumnate's characteristics; area determination or group of attributions, according to professional praxis adequation, concept hierachization, processes, etc., which in the process of 'classification and syntheses' of knowledge results into a netlike chained and related tree. In the first phase of the curriculum study, it has diagnosed as principal condition, the actual curriculum 'DECONTEXTUALIZATION' and the 'US' to be faced to lead it to an end the Curriculum Reformulation Proposal. The Process of Pedagogical Abilitation for professors, workshops, researches on the desirable and present profile, seminars, performance, abilities and principles systematization, identification of areas which compose the integrated curriculum, subjects localization into areas and articulation between professional subjects and other activities, has been implemented. Based on this work on the problematized pedagogy first step, an instrument 'Research on the Professional Profile for the Nursing Graduation Course', was built, identifying the performances and principles which sustain them on each subject making the present profile clear and desirable to docents and discents.

Integrated curriculum; Critical education; Problematization of pedagogy


ARTIGOS

Construção de um currículo integrado de enfermagem

Building an integrated curriculum for nursing

Regina Aurora Trino Romano; Luiza Maria Piazzi Papa; Gertrudes Teixeira Lopes

Enfermeiras, Professoras da Faculdade de Enfermagem da UERJ

RESUMO

Durante as duas últimas décadas, a sociedade brasileira passou por grandes transformações no campo político, ideológico e econômico. Essas mudanças deixaram suas marcas na sociedade, especialmente na saúde da população. A formação do Enfermeiro, baseada na Lei 5540/68 e no Parecer 163/72, não mais acompanha as demandas que a população reivindica. A partir de 1992, a Faculdade de Enfermagem da UERJ - FEUerj intensifica o movimento de reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem em busca de transformar a realidade em que vive. A realização desse projeto apresenta duas razões importantes e complementares: o desejo dos docentes e discentes da FEUerj em elaborar um currículo que busque a formação de um Enfermeiro que articule ensino-trabalho-comunidade, teoria e prática, fundamentado em uma Teoria Crítica da Educação, na linha de PROBLEMATIZAÇÃO, e o cumprimento do Parecer 314/94 do então CFE e da Portaria MEC nº 11 71/15/dez/94. A partir de debates, definiu-se o perfil profissional tendo em vista o meio social onde a profissão se realiza e as características do alunado; determinação de áreas ou conjunto de atribuições, de acordo com a adequação da prática profissional, hierarquização dos conceitos, processos, etc., que no processo de "síntese e classificação" dos conhecimentos resulta em uma árvore encadeada e relacionada como se fosse uma rede. Na primeira fase do estudo do currículo diagnosticou-se como condição precípua a "DESCONTEXTUALIZAÇÃO" do currículo vigente e os "NÓS" a serem enfrentados para levar a cabo a proposta de Reforma Curricular. Implementou-se o processo de Capacitação Pedagógica para professores, oficinas de trabalho, levantamento do perfil atual e o desejável, seminários, sistematização dos desempenhos, habilidades e princípios, identificação das áreas que compõem o Currículo Integrado, localização das disciplinas dentro das áreas e a articulação entre disciplinas profissionalizantes e outras atividades. Com base nesta 1ª etapa do trabalho na pedagogia probíematizadora, construiu-se o instrumento "Levantamento do Perfil Profissional do Curso de Graduação em Enfermagem", identificando-se os desempenhos e princípios que os sustentam em cada disciplina vigente, tornando claro o perfil atual e o desejável pelos docentes e discentes.

Unitermos: Currículo integrado - Educação crítica - Pedagogia da problematização.

ABSTRACT

During the last two decades, Brazilian society has gone through great changes into political, ideological and economical fields. These changes left their strings into society, specially in population health. The nurse formation based on the Law nº 5540/68 and on the Statement nº 163/72, no more meets population demands. Since 1992, the Nursing Faculty of UERJ - FEUerj intensifies the reflection movement upon teaching-learning process searching for transforming its own reality. The making of this project presents two complementary and important reasons: FEUerj docents and discents' desire in elaborating a curriculum which searches for nurses' formation that articulates teaching-work-community, theory and practice, based on a Critical Theory of Education, on the line of PROBLEMATIZATION, and the accomplishment of Statement nº 314/94 from the CFE and from the Letter of Order MEC nº 1171/15/dez/94. From debating, the professional profile has been defined from the social environment where the profession is performed and the alumnate's characteristics; area determination or group of attributions, according to professional praxis adequation, concept hierachization, processes, etc., which in the process of 'classification and syntheses' of knowledge results into a netlike chained and related tree. In the first phase of the curriculum study, it has diagnosed as principal condition, the actual curriculum 'DECONTEXTUALIZATION' and the 'US' to be faced to lead it to an end the Curriculum Reformulation Proposal. The Process of Pedagogical Abilitation for professors, workshops, researches on the desirable and present profile, seminars, performance, abilities and principles systematization, identification of areas which compose the integrated curriculum, subjects localization into areas and articulation between professional subjects and other activities, has been implemented. Based on this work on the problematized pedagogy first step, an instrument 'Research on the Professional Profile for the Nursing Graduation Course', was built, identifying the performances and principles which sustain them on each subject making the present profile clear and desirable to docents and discents.

Keywords: Integrated curriculum - Critical education - Problematization of pedagogy.

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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3.______. Proposta de novo currículo para o Curso Superior de Enfermagem: a formação do enfermeiro. Brasília: 1991.

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9. BRASIL, Ministério da Saúde. Capacitação pedagógica para instrutor/supervisor - Área da Saúde. Brasília: Secretaria de Recursos Humanos, 1989.

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12. BRASIL, Ministério da Saúde. IX Conferência Nacional de Saúde. Brasília: 1993.

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18. FREIRE, Paulo e SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

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22. GIROUX, Henry. Teoria crítica e resistência em educação. Para além das teorias de reprodução. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 1986.

23. KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro. Ed. Paz e Terra, 1986.

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27. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Formação Superior em Saúde: Tendências da graduação no período 1985/1991. Cadernos de Recursos Humanos em Saúde. Ano 1, v. 1, n. 2, 1993.

28. PIERANTONI, Célia R., MACHADO, Helena M. Profissões de Saúde: a formação em questão. II Conferência Nacional de Recursos Humanos. Cadernos de Recursos Humanos em Saúde. Ano 1, v. 1, n. 3. Brasília: 1993.

29. SAUL, Anamaria. Avaliação Emancipatória: desafio à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currícuo. 2. ed. São Paulo: Cortez. 1991.

30. SAVIANI, Demerval. Tendências pedagógicas na prática escolar. Revista da ANDES, n. 6, 1982.

31. TRIVIÑOS, Augusto R. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987, 175 p.

ANEXO 1 ANEXO 1

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  • 1
    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. Perfil e competência do enfermeiro e o currículo mínimo para a Graduação em Enfermagem. ANAIS do Seminário da região Sudeste. São Paulo: 1988.
  • 2.______. Currículo mínimo para a formação do enfermeiro. Seminário Nacional. CEEnf. SESU-MEC. Rio de Janeiro, Niterói, 1989.
  • 3
    ______. Proposta de novo currículo para o Curso Superior de Enfermagem: a formação do enfermeiro. Brasília: 1991.
  • 4. AZEVEDO, Maria Lúcia. "Educação de trabalhadores da enfermagem com enfoque na pedagogia da problematização: Avaliação de uma experiência no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1991. Dissertação de mestrado FE-UERJ.
  • 5. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edição 70 PERSONA, 1979, 225p.
  • 6. BRANDÃO, C.R. Avaliação, participação-anotações sobre um ritual de fim de período. Cadernos Cedes, n.12, p.57-64,1984.
  • 7
    BRASIL, Ministério da Saúde. VIII Conferência Nacional de Saúde -Relatório Final - Brasília: 1986.
  • 8. BRASIL, Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social. Secretaria de Medicina Social. Distrito Sanitário: contribuição para um novo tipo de atendimento dos serviços de Saúde. 2. ed. Rio de Janeiro: Coordenadoria de Comunicação Social do INAMPS, 1988. 36 p.
  • 9
    BRASIL, Ministério da Saúde. Capacitação pedagógica para instrutor/supervisor - Área da Saúde. Brasília: Secretaria de Recursos Humanos, 1989.
  • 10
    BRASIL, Ministério da Saúde. ABC do SUS -Doutrinas e Princípios. Brasília: Secretaria Nacional de Assistência á Saúde, 1990. 20 p.
  • 11. BRASIL, Ministério da Saúde. Lei Orgânica da Saúde - 2. ed. Brasília: Assessoria de Comunicação Social, 1991. 36 p.
  • 12
    BRASIL, Ministério da Saúde. IX Conferência Nacional de Saúde. Brasília: 1993.
  • 13
    CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Currículo mínimo para a graduação em enfermagem. Parecer 314/94. Exposição de motivos do Relator Virgínio Cândido Tosta de Souza. Brasília. DOU de 20/11/1994.
  • 14. CHRISTÓFARO, Maria Auxiliadora C. A organização do sistema educacional brasileiro e a formação na área de saúde: documento do programa de recursos humanos. OPAS/BRASIL. Brasília, 1992.
  • 15. DÂMASO, Romualdo Francisco et al. A instituição de avaliação no ensino de Enfermagem. R. Enfermagem-UERJ, Rio de Janeiro, v. 2. n. 2, p. 212-220 -out. 1994.
  • 16. ______. A justiça cuidadosa: introdução à análise institucional de ensino de Enfermagem. R. Enfermagem UERJ. Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 3-12, maio 1994.
  • 17. DEMO, Pedro - Avaliação qualitativa. 2 ed. São Paulo; Cortez. 1988
  • 18. FREIRE, Paulo e SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
  • 19. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - Dados Radis, dez. 1990.
  • 20. GERMANO, Raimunda M. Educação e ideologia da enfermagem no Brasil. São Paulo: Cortez, 1983.
  • 21. GOOD, William J., HATT, Paul K. Métodos em pesquisa social. 7Ş ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1979, 488 p.
  • 22. GIROUX, Henry. Teoria crítica e resistência em educação. Para além das teorias de reprodução. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 1986.
  • 23. KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro. Ed. Paz e Terra, 1986.
  • 24. LOPES, Gertrudes T., CALDAS, Nalva P, SILVA, Maria Therezinha N., VIANNA, Luiz Cesar L. Perfil dos egressos da Faculdade de Enfermagem da UERJ: estudo preliminar. Rio de Janeiro, 1994.
  • 25. LUDKE, Menga, ANDRÉ, Marli, E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986, 99p.
  • 26. MINISTÉRIO DA SAÚDE - AIDS. Boletim Epidemiológico. Ano VIII, n. 1, dez. 94, jan. e fev. 1995.
  • 27. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Formação Superior em Saúde: Tendências da graduação no período 1985/1991. Cadernos de Recursos Humanos em Saúde. Ano 1, v. 1, n. 2, 1993.
  • 28. PIERANTONI, Célia R., MACHADO, Helena M. Profissões de Saúde: a formação em questão. II Conferência Nacional de Recursos Humanos. Cadernos de Recursos Humanos em Saúde. Ano 1, v. 1, n. 3. Brasília: 1993.
  • 29. SAUL, Anamaria. Avaliação Emancipatória: desafio à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currícuo. 2. ed. São Paulo: Cortez. 1991.
  • 30. SAVIANI, Demerval. Tendências pedagógicas na prática escolar. Revista da ANDES, n. 6, 1982.
  • 31. TRIVIÑOS, Augusto R. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987, 175 p.

ANEXO 1

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Dez 2014
  • Data do Fascículo
    Set 1997
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