Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida e atitudes alimentares de graduandos da área da saúde

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a qualidade de vida e as atitudes alimentares de graduandos dos cursos da saúde de uma universidade pública.

Método:

Estudo observacional, transversal, quantitativo, realizado em uma universidade federal. Foram utilizados três questionários para coleta de dados: um sociodemográfico e acadêmico, o WHOQOL-BREF e o Teste de Atitudes Alimentares (EAT-26).

Resultado:

Participaram do estudo 399 graduandos, maioria feminina, idade média de 22 anos, escores médios de EAT-26 de 15,12 e médias de qualidade de vida acima de 60 pontos em todos os domínios. Os graduandos do curso de Nutrição apresentaram atitudes alimentares mais inadequadas que os de outros cursos da saúde; à medida que evolui a idade, a vulnerabilidade às atitudes alimentares inadequadas aumenta; e a renda familiar influenciou negativamente a qualidade de vida nos domínios Físico e Social.

Conclusões:

A atitude alimentar inadequada diminui a qualidade de vida dos graduandos da saúde em todos os domínios do WHOOQOL-BREF.

Descritores:
Qualidade de Vida; Comportamento Alimentar; Transtornos da Alimentação e da Ingestão de Alimentos; Estudantes de Ciências da Saúde; Universidades

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br