Acessibilidade / Reportar erro

Adaptação transcultural do Preterm Parenting & Self-Efficacy Checklist

RESUMO

Objetivo:

Realizar a adaptação transcultural do Preterm Parenting & Self-Efficacy Checklist para o português brasileiro.

Método:

Estudo metodológico, realizado com 51 pais de recém-nascidos prematuros. A análise dos dados utilizou-se da psicometria e da estatística inferencial.

Resultados:

A validação de conteúdo do instrumento pelos especialistas obteve concordância excelente (97%), e a análise semântica com a população-alvo demonstrou compreensão dos termos e facilidade na sua utilização. No teste-reteste, houve maioria de participantes do sexo feminino (64,7%) e de pais com ensino superior (47,1%). O instrumento apresentou estabilidade ao longo do tempo, com boa consistência interna (α = 0.84). Quatro fatores foram gerados nas subescalas “autoeficácia parental”, “importância das tarefas” e “competência parental autopercebida” (67,0% a 74,2% da variância).

Conclusão:

Houve a manutenção das propriedades do Preterm Parenting & Self-Efficacy Checklist – Versão Brasileira, que se configura como um indicador confiável para avaliar a alta hospitalar do prematuro.

Descritores:
Autoeficácia; Pais; Recém-Nascido Prematuro; Estudos de Validação; Enfermagem Neonatal

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br