Resumo
OBJETIVO
Investigar a postura dos estudantes de enfermagem antes e após a prática clínica.
MÉTODO
O estudo foi desenvolvido em duas etapas, inicialmente com estudantes (2º, 4°, 6° e 8º períodos) tiveram sua postural corporal avaliada por meio da fotogrametria. Todas as imagens foram analisadas, de maneira aleatória e mascarada, por meio do software CorporisPro® 3.1.3. Foram realizadas três avaliações para cada ângulo e calculada a média. Dois anos depois, quando os estudantes do 4º período desenvolveram os estágios clínicos, foram novamente avaliados quanto à postura corporal.
RESULTADOS
A amostra total foi composta por 112 estudantes. Comparando-se os estudantes com o padrão de normalidade, todos os ângulos apresentaram diferença significativa (p< 0,00), com exceção do ângulo triângulo de Tales. Reavaliando os mesmos estudantes, houve diferença significativa nos ângulos da articulação acromioclavicular (p=0,03), da flexão de joelhos (p< 0,00) e no ângulo tibiotársico (p< 0,00).
CONCLUSÃO
Todos os estudantes apresentaram alterações, comparadas aos valores de normalidade. Os segmentos com diferença significativa, comparando-se antes e após a prática, foram o ângulo acromioclavicular, flexo de joelho e ângulo tibiotársico, sendo os dois últimos na posição de rolamento.
Descritores
Estudantes de Enfermagem; Postura; Fotogrametria; Saúde do Trabalhador