Acessibilidade / Reportar erro

Violência simbólica entre adolescentes nas relações afetivas do namoro* * Extraído da tese “Violência simbólica entre adolescentes nas relações afetivas do namoro e a rede de apoio social”, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2015.

RESUMO

Objetivo

Compreender como os adolescentes significam suas relações afetivas e situações de conflito/violência no namoro.

Método

Pesquisa qualitativa, cujo recorte empírico foi constituído por adolescentes de uma escola estadual, sendo utilizadas técnicas de grupo focal e entrevista. A análise foi realizada por meio do método de interpretação de sentidos, baseado na perspectiva hermenêutico-dialética.

Resultados

Participaram do estudo 19 adolescentes. Depreenderam-se duas categorias temáticas centrais: “Significados das relações afetivas dos adolescentes” e “Da (des)construção da violência simbólica à expressão de outras formas de violência”.

Conclusão

Os resultados revelam que nas relações afetivas dos adolescentes é possível depreender situações em que se identifica a legitimação da violência simbólica contra a mulher. Entende-se que atuar sobre a origem da violência, já no início dos relacionamentos dos adolescentes, seja a melhor forma de combatê-la ou minimizá-la, visando à democratização das relações de gênero e à prevenção da violência conjugal.

Adolescente; Violência; Violência contra a Mulher; Dominação-Subordinação; Saúde do Adolescente; Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br