Acessibilidade / Reportar erro

Rede Cegonha: características maternas e desfechos perinatais relacionados às consultas pré-natais no risco intermediário* * Extraído de dissertação: “Desfechos perinatais e características maternas relacionadas ao número de consultas pré-natais no âmbito da Rede Mãe Paranaense”. Universidade Estadual de Maringá, 2021.

RESUMO

Objetivo:

analisar a correlação entre as características maternas e os desfechos perinatais, com o número de consultas pré-natais realizadas.

Método:

estudo transversal, realizado com 1.219 mães e recém-nascidos estratificados como risco intermediário de acordo com o Programa Rede Mãe Paranaense, adaptação da Rede Cegonha no âmbito estadual. Os dados foram coletados das Declarações de Nascidos Vivos. Foram utilizados os testes de Spearman, Wilcoxon e Kruskal-Wallis, para analisar a correlação entre as variáveis de interesse.

Resultados:

mulheres casadas, com maior escolaridade, da cor branca e com 30 anos ou mais foram as que mais compareceram às consultas de pré-natal. No tocante aos desfechos perinatais, crianças cujas mães tiveram maior frequência nas consultas de pré-natal, apresentaram melhores índices de Apgar e de peso ao nascer. Identificaram-se elevadas taxas de cesariana antes do início do trabalho de parto ocorrer.

Conclusão:

características maternas influenciam no processo de adesão ao pré-natal, impactando nos desfechos perinatais, indicando a pertinência destes fatores de risco e a necessidade de aprimorar ações voltadas à maior observância da estratificação de risco e ao atendimento qualificado e resolutivo das gestantes pertencentes ao risco intermediário.

DESCRITORES
Cuidado Pré-Natal; Serviços de Saúde Materno-Infantil; Mortalidade Infantil

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br