Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados à incidência de úlcera por pressão durante a internação hospitalar

Resumo

OBJETIVO

Estimar a taxa de incidência de úlcera por pressão e verificar fatores associados a essa ocorrência em uma coorte de pacientes hospitalizados.

MÉTODO

Trata-se de estudo de coorte no qual o desfecho foi a ocorrência da úlcera por pressão. A estimativa do efeito das variáveis para a proporção de incidência acumulada do desfecho foi realizada utilizando o modelo de riscos proporcionais de Cox. A seleção das variáveis ocorreu por meio do teste de hipóteses Logrank.

RESULTADOS

A amostra foi composta de 442 adultos, com 25 casos incidentes de úlcera por pressão. Pacientes com altos escores na escala de Braden apresentaram maior risco de incidência de úlcera por pressão quando comparados com aqueles classificados na categoria de baixo escore.

CONCLUSÃO

Os resultados reforçam a importância do uso da Escala de Braden para auxiliar na identificação dos pacientes com maior probabilidade de desenvolver úlcera por pressão.

Descritores
Úlcera por Pressão; Pacientes Internados; Incidência; Análise de Sobrevida; Cuidados de Enfermagem.

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br