Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida relacionada à dependência funcional, funcionamento familiar e suporte social em idosos

RESUMO

Objetivo:

determinar a relação entre qualidade de vida e dependência funcional, funcionamento familiar e apoio social em idosos no nordeste do México.

Método:

estudo quantitativo, descritivo e analítico em 205 idosos. Foram aplicados o Índice de Barthel, a Escala de Lawton e Brody, o Teste APGAR, a Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido e o WHOQOL-BREF.

Resultados:

as dimensões física, psicológica e social da qualidade de vida estão relacionadas à capacidade funcional, funcionamento familiar e suporte social (p < 0,05). A capacidade funcional e o suporte social predizem a qualidade de vida física e psicológica. Atividades básicas, função familiar e suporte social predizem a qualidade de vida social; atividades instrumentais e apoio social predizem a qualidade de vida ambiental.

Conclusão:

a qualidade de vida depende da independência funcional, da função familiar e da percepção positiva da saúde. A independência nas atividades básicas e o suporte social adequado melhoram a qualidade de vida física. Ser independente nas atividades básicas e no apoio social melhora a qualidade de vida psicológica. Ao apresentar diminuição da independência nas atividades instrumentais, a percepção de qualidade de vida diminui.

DESCRITORES
Qualidade de Vida; Atividades Cotidianas; Relações Familiares; Apoio Social; Idoso

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br