RESUMO
Objetivo: analisar o uso do coping religioso-espiritual entre familiares de crianças que necessitam de cuidados contínuos e complexos. Métodos: estudo de métodos mistos, desenvolvido no Brasil, com familiares de crianças que necessitam de cuidados contínuos e complexos. Na etapa quantitativa, 51 familiares responderam a um questionário demográfico e à Brief Scale for Spiritual/Religious Coping. Na etapa qualitativa, 15 familiares responderam a uma pergunta aberta sobre a prática de religiosidade e espiritualidade em suas vidas cotidianas.
Resultados: a idade dos familiares e o número de moradores no domicílio foram significativamente associados ao coping religioso-espiritual. Três categorias temáticas emergiram dos depoimentos, revelando uma experiência marcada pela confiança nos desígnios de Deus e pelo alívio do sofrimento proporcionado pela fé.
Conclusão: os familiares deste estudo utilizaram estratégias de coping religioso-espiritual positivas com maior frequência, especialmente aqueles de famílias menores. No entanto, os familiares mais jovens utilizaram estratégias de coping religioso-espiritual negativas com maior frequência.
DESCRITORES
Criança; Família; Religião; Espiritualidade; Doença Crônica