Acessibilidade / Reportar erro

Efetividade da posição prona na síndrome do desconforto respiratório agudo: overview de revisões sistemáticas

Resumo

OBJETIVO

Identificar e integrar as evidências científicas disponíveis relacionadas à utilização da posição prona em pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo para a redução da variável de desfecho mortalidade, quando comparada ao decúbito dorsal.

MÉTODO

Overview de revisões sistemáticas ou metanálises de ensaios clínicos randomizados. Foram incluídos estudos publicados no período entre 2014 e 2016, que avaliaram a utilização de posição prona em pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo. Utilizou-se da ferramenta AMSTAR para determinar a qualidade metodológica dos estudos e o sistema GRADE para estabelecer a qualidade geral da evidência para o desfecho mortalidade.

RESULTADOS

A partir da estratégia de busca foram recuperados sete manuscritos relevantes de alta qualidade metodológica.

CONCLUSÃO

As evidências científicas sustentam que a utilização combinada de estratégia ventilatória protetora e posição prona por períodos entre 16 e 20 horas em pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo, com relação PaO2/FiO2 inferior à 150 mm/Hg, resulta em redução significativa da taxa de mortalidade.

Descritores
Cuidados Críticos; Decúbito Ventral; Síndrome do Desconforto Respiratório do Adulto; Enfermagem Baseada em Evidências; Prática Clínica Baseada em Evidências; Revisão

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br