Acessibilidade / Reportar erro

Discursos sobre tecnologias na atenção domiciliar: contribuições entre inovar, inventar e investir

RESUMO

Objetivo:

Analisar discursos de profissionais de saúde sobre as tecnologias na atenção domiciliar.

Método:

Pesquisa qualitativa realizada em quatro serviços públicos de atenção domiciliar de Minas Gerais. Dados obtidos de entrevistas com 52 profissionais, submetidas à Análise de Discurso Crítica.

Resultados:

Os resultados indicam o discurso funcional e econômico-financeiro sobre as tecnologias. O discurso econômico é dominante e revela a contradição entre investir em equipamentos de alto custo e a insuficiência de insumos básicos para o cuidado. Há uma tendência de reprodução da lógica hospitalocêntrica com alta densidade tecnológica. Evidencia-se a inventividade e um processo de adaptação no domicílio.

Conclusão:

Os discursos dos profissionais de saúde indicam que as circunstâncias do cuidado domiciliar são determinantes das adaptações e improvisos que ocorrem neste contexto e são decorrentes das contradições entre inovar, inventar e investir nas tecnologias na AD.

Palavras-chave:
Tecnologia biomédica; Desenvolvimento tecnológico; Assistência domiciliar; Pesquisa qualitativa; Investimentos em saúde; Difusão de inovações

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br