Acessibilidade / Reportar erro

Transferência de política do tratamento diretamente observado da tuberculose: discursos de gestores da saúde

RESUMO

Objetivo:

Analisar os efeitos de sentidos produzidos pelos discursos de gestores em saúde sobre a Transferência de Política do Tratamento Diretamente Observado da Tuberculose.

Métodos:

Estudo qualitativo, desenvolvido em 2017, com seis gestores atuantes em serviços de saúde localizados em municípios do estado da Paraíba. O corpus, coletado por meio de entrevistas, foi analisado sob a perspectiva da Análise de Discurso.

Resultados:

Os discursos expressaram aspectos favoráveis para operacionalizar o processo de transferência de política, como o investimento em recursos humanos, tecnológicos, físicos e materiais; articular a gestão na organização da rede e sensibilizar os profissionais envolvidos. Identificaram-se barreiras como a prevalência de casos na Unidade de Referência, rotatividade de profissionais, preconceito e vulnerabilidade social.

Conclusões:

O estudo evidenciou que são necessários investimentos financeiros, pactuações governamentais e compromisso dos atores envolvidos na produção de cuidado para efetivar o processo de transferência de política nos municípios em estudo.

Palavras-chave:
Gestão em saúde; Tuberculose; Atenção primária à saúde; Pesquisa qualitativa; Política de saúde

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br