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Eficácia de estratégias educativas no envolvimento do paciente para a segurança no cuidado: revisão sistemática

RESUMO

Objetivo

Avaliar a eficácia de estratégias educativas no envolvimento do paciente adulto hospitalizado para a segurança no cuidado.

Método

Revisão sistemática realizada por meio da busca de estudos experimentais e quase-experimentais, publicados de janeiro/2010 a dezembro/2021, no PubMed®, Cochrane Library CENTRAL, Scopus, Web of Science, LILACS, CINAHL e EMBASE.

Resultados

Foram incluídos doze estudos para envolver o paciente nas práticas seguras do cuidado, cinco (41,7%) experimentais e sete (58,3%) quase experimentais. Diferentes estratégias educativas foram adotadas nos artigos incluídos: orientações verbais, livretos, folhetos e folders (n=4; 33,3%); vídeos, e-book e aplicativos eletrônicos (n=5; 41,7%); pôster, folhetos e vídeo (n=3; 25%). Quatro estudos experimentais apresentaram alto risco de viés (80%) e todos quase-experimentais baixo risco de viés (100%).

Conclusão

O uso de estratégias educativas se demonstrou eficaz no envolvimento do paciente em práticas seguras do cuidado. Recomenda-se a condução de futuras pesquisas ao se considerar a heterogeneidade entre os estudos.

Palavras-chave
Aprendizagem; Educação de pacientes como assunto; Segurança do paciente

ABSTRACT

Objective

To evaluate the effectiveness of educational strategies in the involvement of hospitalized adult patient for safety in care.

Method

Systematic review carried out by searching for experimental and quasi-experimental studies, published from January/2010 to December/2021, in PubMed®, Cochrane Library CENTRAL, Scopus, Web of Science, LILACS, CINAHL and EMBASE.

Results

Twelve studies were included to involve the patient in safe care practices, five (41.7%) experimental and seven (58.3%) quasi-experimental. Different educational strategies were adopted in the articles included: verbal guidance, books, leaflets and folders (n=4; 33.3%); videos, e-books and electronic applications (n=5; 41.7%); poster, leaflets and video (n=3; 25%). Four experimental studies had a high risk of bias (80%) and all quasi-experimental studies had a low risk of bias (100%).

Conclusion

The use of educational strategies proved to be effective in involving the patient in safe care practices. Considering the heterogeneity between studies, it is recommended carrying out future research.

Keywords
Learning; Patient education as topic; Patient safety

RESUMEN

Objetivo

Evaluar la efectividad de estrategias educativas en la participación de paciente adulto hospitalizado para la seguridad en el cuidado.

Método

Revisión sistemática realizada mediante la búsqueda de estudios experimentales y cuasiexperimentales publicados entre enero/2010 y diciembre/2021, en PubMed®, Cochrane Library CENTRAL, Scopus, Web of Science, LILACS, CINAHL y EMBASE.

Resultados

Se incluyeron doce estudios para involucrar al paciente en prácticas de cuidado seguras, cinco (41,7%) experimentales y siete (58,3%) cuasi experimentales. Se adoptaron diferentes estrategias educativas en los artículos incluidas: guías verbales, cuadernillos, trípticos y carpetas (n=4; 33,3%); vídeos, e-books y aplicaciones electrónicas (n=5; 41,7%); cartel, folletos y video (n=3; 25%). Cuatro estudios experimentales tenían un alto riesgo de sesgo (80 %) y todos los estudios cuasiexperimentales tenían un bajo riesgo de sesgo (100 %). Conclusión: El uso de estrategias educativas demostró ser efectivo para involucrar al paciente en prácticas de cuidado seguras. Se recomienda investigación adicional al considerar la heterogeneidad entre los estudios.

Palabras clave
Aprendizaje; Educación del paciente como asunto; Seguridad del paciente

INTRODUÇÃO

Apesar dos avanços realizados na segurança do paciente por meio da publicação de políticas, diretrizes e guidelines(11. Ministério da Saúde (BR), Fundação Oswaldo Cruz, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2014 [cited 2022 Jan 20]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/documento_referencia_programa_nacional_seguranca.pdf .
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicaco...
), a ocorrência de eventos adversos ainda é presente nos serviços de saúde. Revisão de escopo com 25 estudos provenientes de 27 países evidenciou incidência de 10%, sendo metade deles considerados evitáveis, e 7,3% resultante em óbito(22. Schwendimann R, Blatter C, Dhaini S, Simon M, Ausserhofer D. The occurrence, types, consequences and preventability of in-hospital adverse events - a scoping review. BMC Health Serv Res. 2018;18:521. doi: https://doi.org/10.1186/s12913-018-3335-z.
https://doi.org/10.1186/s12913-018-3335-...
). Tais eventos geram prejuízos físicos, sociais, psicológicos aos pacientes e profissionais, bem como impactos financeiros às instituições de saúde(33. Hoogervorst-Schilp J, Langelaan M, Spreeuwenberg P, de Bruijne MC, Wagner C. Excess length of stay and economic consequences of adverse events in Dutch hospital patients. BMC Health Serv Res. 2015;15:531. doi: https://doi.org/10.1186/s12913-015-1205-5.
https://doi.org/10.1186/s12913-015-1205-...
-55. Roque K, Tonini T, Melo ECT. Adverse events in the intensive care unit: impact on mortality and length of stay in a prospective study. Cad Saúde Pública. 2016;32(10):e00081815. doi: https://doi.org/10.1590/0102-311X00081815.
https://doi.org/10.1590/0102-311X0008181...
).

É iminente uma mudança na cultura dos serviços de saúde que vai além da mobilização institucional e profissional e que incentive o envolvimento do paciente/família como participantes e corresponsáveis na promoção de práticas seguras no cuidado(66. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Pacientes pela segurança do paciente em serviços de saúde: como posso contribuir para aumentar a segurança do paciente? orientações aos pacientes, familiares e acompanhantes [Internet]. Brasília, DF: Anvisa; 2017 [cited 2019 Nov 15]. Available from: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/publicacoes/guia-como-posso-contribuir-para-aumentar-a-seguranca-do-paciente-orientacoes-aos-pacientes-familiares-e-acompanhantes .
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centrais...
).

As equipes de saúde ainda apresentam dificuldades de inclusão dos pacientes na produção assistencial, principalmente, por desconhecerem ferramentas eficazes no engajamento dos indivíduos(77. Liang L, Cako A, Urquhart R, Straus SE, Wodchis WP, Baker GR, Gagliardi AR. Patient engagement in hospital health servisse planning and improvement: a scoping review. BMJ Open 2018;8:e018263. doi: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2017-018263.
https://doi.org/10.1136/bmjopen-2017-018...
,88. Pomey MP, Lebel P, Clavel N, Morin É, Morin M, Neault C,et al. Development of patient-inclusive teams: toward a structured methodology. Healthc Q. 2018;21(SP):38-44. doi: https://doi.org/10.12927/hcq.2018.25640.
https://doi.org/10.12927/hcq.2018.25640...
). Ademais, pacientes e familiares necessitam transpor a condição passiva da relação profissional-paciente e ratificar que a participação no cuidado é fundamental para a prevenção de eventos adversos(99. Gillespie BM, Chaboyer W, Sykes M, O'Brien J, Brandis S. Development and pilot testing of a patient-participatory pressure ulcer prevention care bundle. J Nurs Care Qual. 2014;29(1):74-82. doi: https://doi.org/10.1097/NCQ.0b013e3182a71d43.
https://doi.org/10.1097/NCQ.0b013e3182a7...
-1111. Hall J, Peat M, Birks Y, Golder S, PIPS Group; Entwistle V, et al. Effectiveness of interventions designed to promote patient involvement to enhance safety: a systematic review. Qual Saf Health Care. 2010;19(5):e10. doi: https://doi.org/10.1136/qshc.2009.032748
https://doi.org/10.1136/qshc.2009.032748...
).

Na tentativa de romper tais dificuldades, as estratégias educativas têm sido recomendadas por organizações comprometidas com a segurança do paciente(1212. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Assistência segura: uma reflexão teórica aplicada à prática [Internet]. Brasília, DF: Anvisa ; 2017 [cited 2019 Nov 02]. Available from: http://www.saude.pi.gov.br/uploads/divisa_document/file/374/Caderno_1_-_Assist%C3%AAncia_Segura_-_Uma_Reflex%C3%A3o_Te%C3%B3rica_Aplicada_%C3%A0_Pr%C3%A1tica.pdf .
http://www.saude.pi.gov.br/uploads/divis...
,1313. Joint Commission International. Patients as partners in the infection prevention and control process. Oakbrook Terrace, IL: Joint Commission International; 2009.). Acredita-se que a oferta de material educativo que inclua o reconhecimento de situações de risco e as condutas a serem adotadas para evitar a ocorrência de erros pode estimular o paciente a se envolver nas práticas seguras(1414. Mackintosh NJ, Davis RE, Easter A, Rayment-Jones H, Sevdalis N, Wilson S, et al. Interventions to increase patient and family involvement in escalation of care for acute life-threatening illness in community health and hospital settings. Cochrane Database Syst Rev. 2020;12(12):CD012829. doi: https://doi.org/10.1002/14651858.CD012829.pub2.
https://doi.org/10.1002/14651858.CD01282...
).

A exemplo, destaca-se o programa “Speak up”, desenvolvido pela Joint Commission Organization em 2005, que por meio de material educativo estimulava o paciente a participar das decisões sobre sua saúde e a questionar os profissionais em casos de dúvidas quanto ao cuidado prestado(1313. Joint Commission International. Patients as partners in the infection prevention and control process. Oakbrook Terrace, IL: Joint Commission International; 2009.). Outros estudos indicam que o processo educativo é capaz de melhorar o conhecimento, a percepção, o comportamento e as atitudes do paciente frente aos erros, repercutindo diretamente na segurança do cuidado(1414. Mackintosh NJ, Davis RE, Easter A, Rayment-Jones H, Sevdalis N, Wilson S, et al. Interventions to increase patient and family involvement in escalation of care for acute life-threatening illness in community health and hospital settings. Cochrane Database Syst Rev. 2020;12(12):CD012829. doi: https://doi.org/10.1002/14651858.CD012829.pub2.
https://doi.org/10.1002/14651858.CD01282...
-1616. Silkworth AL, Baker J, Ferrara J, Wagner M, Gevaart M, Morin K. Nursing staff develop a video to prevent falls: a quality improvement project. J Nurs Care Qual. 2016;31(1):40-5. doi: https://doi.org/10.1097/NCQ.0000000000000135
https://doi.org/10.1097/NCQ.000000000000...
).

Apesar das potencialidades das estratégias educativas em proporcionar o envolvimento do paciente no cuidado seguro, a literatura demonstra evidências limitadas quanto à eficácia das estratégias e instiga o desenvolvimento de novas pesquisas científicas(1111. Hall J, Peat M, Birks Y, Golder S, PIPS Group; Entwistle V, et al. Effectiveness of interventions designed to promote patient involvement to enhance safety: a systematic review. Qual Saf Health Care. 2010;19(5):e10. doi: https://doi.org/10.1136/qshc.2009.032748
https://doi.org/10.1136/qshc.2009.032748...
), uma vez que o processo educativo eficaz é uma importante ferramenta para estimular a participação do paciente no cuidado seguro e permite contribuir com a prevenção de eventos adversos e a melhoria da qualidade assistencial(1515. Coulter A, Ellins J. Effectiveness of strategies for informing, educating, and involving patients. BMJ. 2007;335(7609):24-7. doi: https://doi.org/10.1136/bmj.39246.581169.80.
https://doi.org/10.1136/bmj.39246.581169...
). Diante do exposto e ao considerar a incipiência de estudos nacionais, o objetivo desta revisão foi avaliar a eficácia de estratégias educativas no envolvimento do paciente adulto hospitalizado para a segurança no cuidado.

MÉTODO

Trata-se de revisão sistemática norteada pelas diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA)(1717. Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG; The PRISMA Group. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. PLoS Med. 2009;6(7):e1000097. doi: https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097
https://doi.org/10.1371/journal.pmed.100...
). O protocolo da revisão foi registrado na International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO), nº CRD42021224920.

A pergunta de revisão delimitada foi: “Quais as estratégias educacionais são eficazes no envolvimento de pacientes adultos hospitalizados nas práticas seguras do cuidado?”. A pergunta elaborada seguiu o anagrama PICOS (acrônimo para Patient-Intervention-Comparison-Outcomes-Studies) (Quadro 1).

Quadro 1-
Componentes da pergunta de pesquisa, seguindo-se o anagrama PICOS. Uberaba, Minas Gerais, Brasil, 2022

Foram incluídos nesta revisão estudos do tipo ensaios clínicos randomizados e quase experimentais que investigaram intervenções educativas para envolver pacientes adultos hospitalizados nas práticas seguras do cuidado, sem delimitação de idioma, publicados entre janeiro de 2010 a dezembro de 2021. Foram excluídos estudos realizados com pacientes menores de 18 anos, pacientes/usuários assistidos em ambiente externo ao hospitalar, estudos que não apresentavam delineamento experimental e estudos que avaliaram intervenções educativas no envolvimento do paciente para questões não relacionadas às práticas seguras do cuidado.

As bases de dados utilizadas para a busca dos estudos foram US National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed), Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL), SCOPUS, Web of Science, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), e Excerpta Medica (EMBASE).

Foram adotadas diversas combinações nas bases de dados utilizando os descritores e os sinônimos, além do uso dos operadores booleanos AND para ocorrência simultânea de assuntos, e OR para ocorrência de um ou outro assunto. Para realização das buscas, a combinação entre as letras P AND I AND O foi adotada, considerando os descritores controlados do Medical Subject Headings (MESH) para as quatro primeiras bases (PubMed, CENTRAL, SCOPUS e Web of Science). As estratégias de buscas foram: P - "Inpatients"[Mesh] OR (Inpatient); I - "Learning"[Mesh] OR (Phenomenography) OR (Memory Training) OR (Training, Memory) OR "Patient Education as Topic"[Mesh] OR (Education, Patient) OR (Patient Education) OR (Education of Patients) OR "Access to Information"[Mesh] OR (Information, Access to) OR (Public Access to Information) OR (Open Access to Information) OR "Educational Technology"[Mesh] OR (Technology, Educational) OR (Educational Technologies) OR (Technologies, Educational) OR (Instructional Technology) OR (Technology, Instructional) OR (Instructional Technologies) OR (Technologies, Instructional); O - "Patient Safety"[Mesh] OR (Patient Safeties) OR (Safeties, Patient) OR (Safety, Patient) AND "Patient Participation"[Mesh] OR (Participation, Patient) OR (Patient Involvement) OR (Involvement, Patient) OR (Patient Empowerment) OR (Empowerment, Patient) OR (Patient Participation Rates) OR (Participation Rate, Patient) OR (Participation Rates, Patient) OR (Patient Participation Rate) OR (Patient Activation) OR (Activation, Patient) OR (Patient Engagement) OR (Engagement, Patient). Nas outras bases, as estratégias de busca foram análogas, respeitando os descritores controlados dos vocabulários de cada base, respectivamente, Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) para LILCAS, CINAHL Headings para CINHAL e Emtree para EMBASE.

A seleção dos estudos foi realizada por dois revisores independentes, um mestre e um doutor, que avaliaram inicialmente os estudos por meio dos títulos e resumos para verificar se os artigos atendiam aos critérios de elegibilidade estabelecidos. As divergências dessa fase foram resolvidas por um terceiro revisor, um doutor. Na Figura 1, o fluxograma detalha o processo de seleção, inclusão e exclusão dos estudos, demonstrando que a amostra da revisão foi composta de 12 estudos.

Figura 1 -
Fluxograma para identificação e seleção dos estudos primários incluídos na revisão sistemática conforme o Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analyses (PRISMA). Uberaba, Minas Gerais, Brasil, 2022

A extração dos dados dos estudos incluídos na revisão foi realizada por dois revisores de forma independente, e as discordâncias foram solucionadas com a participação de um terceiro revisor. Os revisores extraíram os dados de cada estudo por meio de um roteiro que incluiu os seguintes dados: título do estudo; país; autores; ano de publicação; tamanho da amostra; tipo de estudo; objetivo; grupos intervenção (estratégia educativa utilizada para envolver os pacientes nas práticas seguras do cuidado) e controle, principais resultados e conclusão.

Para avaliação do risco de viés dos ensaios clínicos randomizados foi empregado a ferramenta Cochrane Risk-of-Bias tool for randomized trials (RoB 2)(1818. Higgins JPT, Sterne JAC, Savovic J, Page MJ, Hróbjartsson A, Boutron I, et al. A revised tool for assessing risk of bias in randomized trials. In: Chandler J, Clarke M, McKenzie J, Boutron I, Welch V, editors. Cochrane Methods 2016. Cochrane Database of Syst Rev. 2016;(10 Suppl 1):29-31. doi: https://doi.org/10.1002/14651858.CD201601.
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). A qualidade metodológica dos estudos não randomizados foi avaliada por meio da ferramenta JBI Critical Appraisal Checklist for Quasi-Experimental Studies(1919. Tufanaru C, Munn Z, Aromataris E, Campbell J, Hopp L. Systematic reviews of effectiveness [Internet]. In: Aromataris E, Munn Z, editors. JBI Manual for evidence synthesis. Melbourne: JBI; 2020. doi: https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-01.
https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-01...
). A síntese dos resultados foi apresentada de forma descritiva.

RESULTADOS

Foram incluídos doze estudos (100%) de delineamento experimental, sendo cinco (41,7%) ensaios clínicos randomizados(2020. Chaboyer W, Bucknall T, Webster J, McInnes E, Gillespie BM, Banks M, et al. The effect of a patient centred care bundle intervention on pressure ulcer incidence (INTACT): a cluster randomised trial. Int J Nurs Stud. 2016;64:63-71. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016.09.015.
https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016....
-2424. Schwappach DLB, Frank O, Buschmann U, Babst R. Effects of an educational patient safety campaign on patients' safety behaviours and adverse events. J Eval Clin Pract. 2013;19(2):285-91. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012.01820.x.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012...
) e sete (58,3%) estudos quase experimentais(2525. Davis RE, Pinto A, Sevdalis N, Vincent C, Massey R, Darzi A. Patients' and health care professionals' attitudes towards the PINK patient safety video. J Eval Clin Pract. 2012;18(4):e848-53. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011.01688.x.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011...
-3131. Shin SH, Kim MJ, Moon HJ, Lee EH. Development and effectiveness of a patient safety education program for inpatients. Int J Environ Res Public Health. 2021;18(6):3262. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph18063262.
https://doi.org/10.3390/ijerph18063262...
). Os artigos incluídos foram produzidos nos Estados Unidos da América(2121. Greysen SR, Harrison JD, Rareshide C, Magan Y, Seghal N, Rosenthal J, et al. A randomized controlled trial to improve engagement of hospitalized patients with their patient portals. J Am Med Inform Assoc. 2018;25(12):e1626-33. doi: https://doi.org/10.1093/jamia/ocy125.
https://doi.org/10.1093/jamia/ocy125...
,2727. Prey JE, Polubriaginof F, Grossman LV, Creber RM, Tsapepas D, Perotte R, et al. Engaging hospital patients in the medication reconciliation process using tablet computers. J Am Med Inform Assoc. 2018;25(11):1460-9. doi: https://doi.org/10.1093/jamia/ocy115.
https://doi.org/10.1093/jamia/ocy115...
,2828. Radecki B, Keen A, Miller J, McClure JK, Kara A. Innovating fall safety: engaging patients as expert. J Nurs Care Qual. 2020;35(3):220-6. doi: https://doi.org/10.1097/NCQ.0000000000000447.
https://doi.org/10.1097/NCQ.000000000000...
), Reino Unido(2323. Lawton R, O'Hara JK, Sheard L, Armitage G, Cocks K, Buckley H, et al. Can patient involvement improve patient safety? a cluster randomised control trial of the Patient Reporting and Action for a Safe Environment (PRASE) intervention. BMJ Qual Saf. 2017;26(8):622-31. doi: https://doi.org/10.1136/bmjqs-2016-005570.
https://doi.org/10.1136/bmjqs-2016-00557...
,2525. Davis RE, Pinto A, Sevdalis N, Vincent C, Massey R, Darzi A. Patients' and health care professionals' attitudes towards the PINK patient safety video. J Eval Clin Pract. 2012;18(4):e848-53. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011.01688.x.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011...
,2626. Davis RE, Sevdalis N, Pinto A, Darzi A, Vincent CA. Patients' attitudes towards patient involvement in safety interventions: results of two exploratory studies. Health Expect. 2013;16(4):e164-76. doi: https://doi.org/10.1111/j.1369-7625.2011.00725.x.
https://doi.org/10.1111/j.1369-7625.2011...
), Austrália(2020. Chaboyer W, Bucknall T, Webster J, McInnes E, Gillespie BM, Banks M, et al. The effect of a patient centred care bundle intervention on pressure ulcer incidence (INTACT): a cluster randomised trial. Int J Nurs Stud. 2016;64:63-71. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016.09.015.
https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016....
,3030. Deakin J, Gillespie BM, Chaboyer W, Nieuwenhoven P, Latimer S. An education intervention care bundle to improve hospitalised patients’ pressure injury prevention knowledge: a before and after study. Wound Pract Res. 2020;28(4):154-62. doi: https://doi.org/10.33235/wpr.28.4.154-162.
https://doi.org/10.33235/wpr.28.4.154-16...
), Coreia do Sul(2929. Cho S, Lee E. Effects of self-education on patient safety via smartphone application for self-efficacy and safety behaviors of inpatients in Korea. Healthc Inform Res. 2021;27(1):48-56. doi: https://doi.org/10.4258/hir.2021.27.1.48.
https://doi.org/10.4258/hir.2021.27.1.48...
,3131. Shin SH, Kim MJ, Moon HJ, Lee EH. Development and effectiveness of a patient safety education program for inpatients. Int J Environ Res Public Health. 2021;18(6):3262. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph18063262.
https://doi.org/10.3390/ijerph18063262...
), Suíça(2424. Schwappach DLB, Frank O, Buschmann U, Babst R. Effects of an educational patient safety campaign on patients' safety behaviours and adverse events. J Eval Clin Pract. 2013;19(2):285-91. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012.01820.x.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012...
) e China(2222. Huang H, Hwang GJ. Facilitating inpatients’ family members to learn: a learning engagement-promoting model to develop interactive e-book systems for patient education. J Educ Techno Soc. 2019 [cited 2021 Mar 12];22(3):74-87. Available from: https://www.jstor.org/stable/pdf/26896711.pdf .
https://www.jstor.org/stable/pdf/2689671...
). A variabilidade amostral foi de 65 a 2115 indivíduos e o idioma adotado por todos os estudos foi o inglês(2020. Chaboyer W, Bucknall T, Webster J, McInnes E, Gillespie BM, Banks M, et al. The effect of a patient centred care bundle intervention on pressure ulcer incidence (INTACT): a cluster randomised trial. Int J Nurs Stud. 2016;64:63-71. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016.09.015.
https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016....
-3131. Shin SH, Kim MJ, Moon HJ, Lee EH. Development and effectiveness of a patient safety education program for inpatients. Int J Environ Res Public Health. 2021;18(6):3262. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph18063262.
https://doi.org/10.3390/ijerph18063262...
). As intervenções educativas utilizadas foram orientação verbal ou material escrito(2121. Greysen SR, Harrison JD, Rareshide C, Magan Y, Seghal N, Rosenthal J, et al. A randomized controlled trial to improve engagement of hospitalized patients with their patient portals. J Am Med Inform Assoc. 2018;25(12):e1626-33. doi: https://doi.org/10.1093/jamia/ocy125.
https://doi.org/10.1093/jamia/ocy125...
,2323. Lawton R, O'Hara JK, Sheard L, Armitage G, Cocks K, Buckley H, et al. Can patient involvement improve patient safety? a cluster randomised control trial of the Patient Reporting and Action for a Safe Environment (PRASE) intervention. BMJ Qual Saf. 2017;26(8):622-31. doi: https://doi.org/10.1136/bmjqs-2016-005570.
https://doi.org/10.1136/bmjqs-2016-00557...
,2424. Schwappach DLB, Frank O, Buschmann U, Babst R. Effects of an educational patient safety campaign on patients' safety behaviours and adverse events. J Eval Clin Pract. 2013;19(2):285-91. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012.01820.x.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012...
,2828. Radecki B, Keen A, Miller J, McClure JK, Kara A. Innovating fall safety: engaging patients as expert. J Nurs Care Qual. 2020;35(3):220-6. doi: https://doi.org/10.1097/NCQ.0000000000000447.
https://doi.org/10.1097/NCQ.000000000000...
) (33,3%), recurso tecnológico (vídeos, e-book, aplicativo eletrônico)(2222. Huang H, Hwang GJ. Facilitating inpatients’ family members to learn: a learning engagement-promoting model to develop interactive e-book systems for patient education. J Educ Techno Soc. 2019 [cited 2021 Mar 12];22(3):74-87. Available from: https://www.jstor.org/stable/pdf/26896711.pdf .
https://www.jstor.org/stable/pdf/2689671...
,2525. Davis RE, Pinto A, Sevdalis N, Vincent C, Massey R, Darzi A. Patients' and health care professionals' attitudes towards the PINK patient safety video. J Eval Clin Pract. 2012;18(4):e848-53. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011.01688.x.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011...
,2727. Prey JE, Polubriaginof F, Grossman LV, Creber RM, Tsapepas D, Perotte R, et al. Engaging hospital patients in the medication reconciliation process using tablet computers. J Am Med Inform Assoc. 2018;25(11):1460-9. doi: https://doi.org/10.1093/jamia/ocy115.
https://doi.org/10.1093/jamia/ocy115...
,2929. Cho S, Lee E. Effects of self-education on patient safety via smartphone application for self-efficacy and safety behaviors of inpatients in Korea. Healthc Inform Res. 2021;27(1):48-56. doi: https://doi.org/10.4258/hir.2021.27.1.48.
https://doi.org/10.4258/hir.2021.27.1.48...
,3131. Shin SH, Kim MJ, Moon HJ, Lee EH. Development and effectiveness of a patient safety education program for inpatients. Int J Environ Res Public Health. 2021;18(6):3262. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph18063262.
https://doi.org/10.3390/ijerph18063262...
) (41,7%) ou ambos(2020. Chaboyer W, Bucknall T, Webster J, McInnes E, Gillespie BM, Banks M, et al. The effect of a patient centred care bundle intervention on pressure ulcer incidence (INTACT): a cluster randomised trial. Int J Nurs Stud. 2016;64:63-71. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016.09.015.
https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016....
,2626. Davis RE, Sevdalis N, Pinto A, Darzi A, Vincent CA. Patients' attitudes towards patient involvement in safety interventions: results of two exploratory studies. Health Expect. 2013;16(4):e164-76. doi: https://doi.org/10.1111/j.1369-7625.2011.00725.x.
https://doi.org/10.1111/j.1369-7625.2011...
,3030. Deakin J, Gillespie BM, Chaboyer W, Nieuwenhoven P, Latimer S. An education intervention care bundle to improve hospitalised patients’ pressure injury prevention knowledge: a before and after study. Wound Pract Res. 2020;28(4):154-62. doi: https://doi.org/10.33235/wpr.28.4.154-162.
https://doi.org/10.33235/wpr.28.4.154-16...
) (25%).

Quatro estudos utilizaram estratégias educativas por meio de orientações verbais(2121. Greysen SR, Harrison JD, Rareshide C, Magan Y, Seghal N, Rosenthal J, et al. A randomized controlled trial to improve engagement of hospitalized patients with their patient portals. J Am Med Inform Assoc. 2018;25(12):e1626-33. doi: https://doi.org/10.1093/jamia/ocy125.
https://doi.org/10.1093/jamia/ocy125...
), elaboração de planos de ação em conjunto com paciente(2323. Lawton R, O'Hara JK, Sheard L, Armitage G, Cocks K, Buckley H, et al. Can patient involvement improve patient safety? a cluster randomised control trial of the Patient Reporting and Action for a Safe Environment (PRASE) intervention. BMJ Qual Saf. 2017;26(8):622-31. doi: https://doi.org/10.1136/bmjqs-2016-005570.
https://doi.org/10.1136/bmjqs-2016-00557...
,2828. Radecki B, Keen A, Miller J, McClure JK, Kara A. Innovating fall safety: engaging patients as expert. J Nurs Care Qual. 2020;35(3):220-6. doi: https://doi.org/10.1097/NCQ.0000000000000447.
https://doi.org/10.1097/NCQ.000000000000...
) e livretos(2424. Schwappach DLB, Frank O, Buschmann U, Babst R. Effects of an educational patient safety campaign on patients' safety behaviours and adverse events. J Eval Clin Pract. 2013;19(2):285-91. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012.01820.x.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012...
). As orientações verbais demonstraram melhor envolvimento do paciente nos seus cuidados(2121. Greysen SR, Harrison JD, Rareshide C, Magan Y, Seghal N, Rosenthal J, et al. A randomized controlled trial to improve engagement of hospitalized patients with their patient portals. J Am Med Inform Assoc. 2018;25(12):e1626-33. doi: https://doi.org/10.1093/jamia/ocy125.
https://doi.org/10.1093/jamia/ocy125...
). Os planos de ação elaborados em parceria com os pacientes apresentaram potencial para redução de eventos adversos(2323. Lawton R, O'Hara JK, Sheard L, Armitage G, Cocks K, Buckley H, et al. Can patient involvement improve patient safety? a cluster randomised control trial of the Patient Reporting and Action for a Safe Environment (PRASE) intervention. BMJ Qual Saf. 2017;26(8):622-31. doi: https://doi.org/10.1136/bmjqs-2016-005570.
https://doi.org/10.1136/bmjqs-2016-00557...
) e de quedas(2828. Radecki B, Keen A, Miller J, McClure JK, Kara A. Innovating fall safety: engaging patients as expert. J Nurs Care Qual. 2020;35(3):220-6. doi: https://doi.org/10.1097/NCQ.0000000000000447.
https://doi.org/10.1097/NCQ.000000000000...
). A estratégia educativa por meio de livretos favoreceu a percepção do paciente quanto aos comportamentos de segurança e menores experiências com eventos adversos(2424. Schwappach DLB, Frank O, Buschmann U, Babst R. Effects of an educational patient safety campaign on patients' safety behaviours and adverse events. J Eval Clin Pract. 2013;19(2):285-91. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012.01820.x.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012...
).

Cinco estudos adotaram aplicativo eletrônico(2727. Prey JE, Polubriaginof F, Grossman LV, Creber RM, Tsapepas D, Perotte R, et al. Engaging hospital patients in the medication reconciliation process using tablet computers. J Am Med Inform Assoc. 2018;25(11):1460-9. doi: https://doi.org/10.1093/jamia/ocy115.
https://doi.org/10.1093/jamia/ocy115...
,2929. Cho S, Lee E. Effects of self-education on patient safety via smartphone application for self-efficacy and safety behaviors of inpatients in Korea. Healthc Inform Res. 2021;27(1):48-56. doi: https://doi.org/10.4258/hir.2021.27.1.48.
https://doi.org/10.4258/hir.2021.27.1.48...
), e-book(2222. Huang H, Hwang GJ. Facilitating inpatients’ family members to learn: a learning engagement-promoting model to develop interactive e-book systems for patient education. J Educ Techno Soc. 2019 [cited 2021 Mar 12];22(3):74-87. Available from: https://www.jstor.org/stable/pdf/26896711.pdf .
https://www.jstor.org/stable/pdf/2689671...
) e vídeos educativos(2525. Davis RE, Pinto A, Sevdalis N, Vincent C, Massey R, Darzi A. Patients' and health care professionals' attitudes towards the PINK patient safety video. J Eval Clin Pract. 2012;18(4):e848-53. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011.01688.x.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011...
,3131. Shin SH, Kim MJ, Moon HJ, Lee EH. Development and effectiveness of a patient safety education program for inpatients. Int J Environ Res Public Health. 2021;18(6):3262. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph18063262.
https://doi.org/10.3390/ijerph18063262...
) como recursos tecnológicos para implementação de estratégias educativas. O uso do aplicativo eletrônico favoreceu o envolvimento do paciente nos comportamentos seguros(2929. Cho S, Lee E. Effects of self-education on patient safety via smartphone application for self-efficacy and safety behaviors of inpatients in Korea. Healthc Inform Res. 2021;27(1):48-56. doi: https://doi.org/10.4258/hir.2021.27.1.48.
https://doi.org/10.4258/hir.2021.27.1.48...
) e na prevenção de erros de medicamentos(2727. Prey JE, Polubriaginof F, Grossman LV, Creber RM, Tsapepas D, Perotte R, et al. Engaging hospital patients in the medication reconciliation process using tablet computers. J Am Med Inform Assoc. 2018;25(11):1460-9. doi: https://doi.org/10.1093/jamia/ocy115.
https://doi.org/10.1093/jamia/ocy115...
,2929. Cho S, Lee E. Effects of self-education on patient safety via smartphone application for self-efficacy and safety behaviors of inpatients in Korea. Healthc Inform Res. 2021;27(1):48-56. doi: https://doi.org/10.4258/hir.2021.27.1.48.
https://doi.org/10.4258/hir.2021.27.1.48...
). O e-book melhorou o aprendizado e a cognição de pacientes e familiares com situações da segurança do paciente, prevenção de quedas e de infecções relacionadas à assistência à saúde(2222. Huang H, Hwang GJ. Facilitating inpatients’ family members to learn: a learning engagement-promoting model to develop interactive e-book systems for patient education. J Educ Techno Soc. 2019 [cited 2021 Mar 12];22(3):74-87. Available from: https://www.jstor.org/stable/pdf/26896711.pdf .
https://www.jstor.org/stable/pdf/2689671...
). O vídeo educativo incentivou o paciente a se envolver em comportamentos seguros do cuidado e a identificar situações de alerta para prevenção de eventos adversos(2525. Davis RE, Pinto A, Sevdalis N, Vincent C, Massey R, Darzi A. Patients' and health care professionals' attitudes towards the PINK patient safety video. J Eval Clin Pract. 2012;18(4):e848-53. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011.01688.x.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011...
), além de promover um impacto positivo na percepção e no conhecimento quanto às práticas seguras relacionadas à queda, lesões por pressão e prevenção de infeções(3131. Shin SH, Kim MJ, Moon HJ, Lee EH. Development and effectiveness of a patient safety education program for inpatients. Int J Environ Res Public Health. 2021;18(6):3262. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph18063262.
https://doi.org/10.3390/ijerph18063262...
).

Três estudos utilizaram combinação de estratégias (pôster, folheto e DVD(2020. Chaboyer W, Bucknall T, Webster J, McInnes E, Gillespie BM, Banks M, et al. The effect of a patient centred care bundle intervention on pressure ulcer incidence (INTACT): a cluster randomised trial. Int J Nurs Stud. 2016;64:63-71. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016.09.015.
https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016....
); folheto e vídeo(2626. Davis RE, Sevdalis N, Pinto A, Darzi A, Vincent CA. Patients' attitudes towards patient involvement in safety interventions: results of two exploratory studies. Health Expect. 2013;16(4):e164-76. doi: https://doi.org/10.1111/j.1369-7625.2011.00725.x.
https://doi.org/10.1111/j.1369-7625.2011...
); pôster, folheto e vídeo(3030. Deakin J, Gillespie BM, Chaboyer W, Nieuwenhoven P, Latimer S. An education intervention care bundle to improve hospitalised patients’ pressure injury prevention knowledge: a before and after study. Wound Pract Res. 2020;28(4):154-62. doi: https://doi.org/10.33235/wpr.28.4.154-162.
https://doi.org/10.33235/wpr.28.4.154-16...
)) para envolver os pacientes em práticas seguras do cuidado. Dois estudos demonstraram que as estratégias favoreceram a participação do paciente na prevenção de lesão por pressão(2020. Chaboyer W, Bucknall T, Webster J, McInnes E, Gillespie BM, Banks M, et al. The effect of a patient centred care bundle intervention on pressure ulcer incidence (INTACT): a cluster randomised trial. Int J Nurs Stud. 2016;64:63-71. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016.09.015.
https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016....
,3030. Deakin J, Gillespie BM, Chaboyer W, Nieuwenhoven P, Latimer S. An education intervention care bundle to improve hospitalised patients’ pressure injury prevention knowledge: a before and after study. Wound Pract Res. 2020;28(4):154-62. doi: https://doi.org/10.33235/wpr.28.4.154-162.
https://doi.org/10.33235/wpr.28.4.154-16...
), além de redução de tal incidência(2020. Chaboyer W, Bucknall T, Webster J, McInnes E, Gillespie BM, Banks M, et al. The effect of a patient centred care bundle intervention on pressure ulcer incidence (INTACT): a cluster randomised trial. Int J Nurs Stud. 2016;64:63-71. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016.09.015.
https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016....
). As estratégias educativas melhoraram a percepção do paciente quanto à higienização das mãos e a notificação de erros(2626. Davis RE, Sevdalis N, Pinto A, Darzi A, Vincent CA. Patients' attitudes towards patient involvement in safety interventions: results of two exploratory studies. Health Expect. 2013;16(4):e164-76. doi: https://doi.org/10.1111/j.1369-7625.2011.00725.x.
https://doi.org/10.1111/j.1369-7625.2011...
). O quadro 2 apresenta uma síntese descritiva dos estudos incluídos.

Quadro 2 -
Síntese descritiva dos estudos incluídos na revisão sistemática. Uberaba, Minas Gerais, 2022

Foi realizada a avaliação crítica metodológica dos estudos selecionados para presente revisão. Em relação ao risco de viés dos ensaios clínicos randomizados, cada estudo foi avaliado e classificado como sendo de alto risco, risco incerto ou baixo risco, de acordo com os domínios da ferramenta Rob 2 da Cochrane. Todos os estudos(2020. Chaboyer W, Bucknall T, Webster J, McInnes E, Gillespie BM, Banks M, et al. The effect of a patient centred care bundle intervention on pressure ulcer incidence (INTACT): a cluster randomised trial. Int J Nurs Stud. 2016;64:63-71. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016.09.015.
https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016....
-2424. Schwappach DLB, Frank O, Buschmann U, Babst R. Effects of an educational patient safety campaign on patients' safety behaviours and adverse events. J Eval Clin Pract. 2013;19(2):285-91. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012.01820.x.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012...
) apresentaram baixo risco de viés para o domínio 3 (ausência de dados do desfecho) e foram classificados como incertos quanto à seleção dos resultados relatados(2020. Chaboyer W, Bucknall T, Webster J, McInnes E, Gillespie BM, Banks M, et al. The effect of a patient centred care bundle intervention on pressure ulcer incidence (INTACT): a cluster randomised trial. Int J Nurs Stud. 2016;64:63-71. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016.09.015.
https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016....
-2424. Schwappach DLB, Frank O, Buschmann U, Babst R. Effects of an educational patient safety campaign on patients' safety behaviours and adverse events. J Eval Clin Pract. 2013;19(2):285-91. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012.01820.x.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012...
). A maioria dos estudos incluídos apresentou alto risco de viés para o domínio 2 (desvios das intervenções pretendidas)(2121. Greysen SR, Harrison JD, Rareshide C, Magan Y, Seghal N, Rosenthal J, et al. A randomized controlled trial to improve engagement of hospitalized patients with their patient portals. J Am Med Inform Assoc. 2018;25(12):e1626-33. doi: https://doi.org/10.1093/jamia/ocy125.
https://doi.org/10.1093/jamia/ocy125...
-2424. Schwappach DLB, Frank O, Buschmann U, Babst R. Effects of an educational patient safety campaign on patients' safety behaviours and adverse events. J Eval Clin Pract. 2013;19(2):285-91. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012.01820.x.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012...
), e apenas dois estudos apresentaram processo claro de randomização(2020. Chaboyer W, Bucknall T, Webster J, McInnes E, Gillespie BM, Banks M, et al. The effect of a patient centred care bundle intervention on pressure ulcer incidence (INTACT): a cluster randomised trial. Int J Nurs Stud. 2016;64:63-71. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016.09.015.
https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016....
,2121. Greysen SR, Harrison JD, Rareshide C, Magan Y, Seghal N, Rosenthal J, et al. A randomized controlled trial to improve engagement of hospitalized patients with their patient portals. J Am Med Inform Assoc. 2018;25(12):e1626-33. doi: https://doi.org/10.1093/jamia/ocy125.
https://doi.org/10.1093/jamia/ocy125...
). Pode-se dizer que os estudos incluídos apresentaram, pelo menos, um domínio classificado como incerto. Esses resultados são demonstrados na Figura 2.

Figura 2 -
Avaliação do risco de viés dos ensaios clínicos randomizados por meio da ferramenta Rob 2 da Cochrane(1818. Higgins JPT, Sterne JAC, Savovic J, Page MJ, Hróbjartsson A, Boutron I, et al. A revised tool for assessing risk of bias in randomized trials. In: Chandler J, Clarke M, McKenzie J, Boutron I, Welch V, editors. Cochrane Methods 2016. Cochrane Database of Syst Rev. 2016;(10 Suppl 1):29-31. doi: https://doi.org/10.1002/14651858.CD201601.
https://doi.org/10.1002/14651858.CD20160...
). Uberaba, Minas Gerais, Brasil, 2022

Referente à avaliação da qualidade metodológica dos estudos quase experimentais, todos(2525. Davis RE, Pinto A, Sevdalis N, Vincent C, Massey R, Darzi A. Patients' and health care professionals' attitudes towards the PINK patient safety video. J Eval Clin Pract. 2012;18(4):e848-53. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011.01688.x.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011...
-3131. Shin SH, Kim MJ, Moon HJ, Lee EH. Development and effectiveness of a patient safety education program for inpatients. Int J Environ Res Public Health. 2021;18(6):3262. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph18063262.
https://doi.org/10.3390/ijerph18063262...
) apresentaram baixo risco de viés e apenas dois estudos não apresentaram clareza quanto à mensuração dos resultados(2525. Davis RE, Pinto A, Sevdalis N, Vincent C, Massey R, Darzi A. Patients' and health care professionals' attitudes towards the PINK patient safety video. J Eval Clin Pract. 2012;18(4):e848-53. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011.01688.x.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011...
,2626. Davis RE, Sevdalis N, Pinto A, Darzi A, Vincent CA. Patients' attitudes towards patient involvement in safety interventions: results of two exploratory studies. Health Expect. 2013;16(4):e164-76. doi: https://doi.org/10.1111/j.1369-7625.2011.00725.x.
https://doi.org/10.1111/j.1369-7625.2011...
), conforme apresentado no Quadro 3.

Quadro 3-
Avaliação da qualidade metodológica dos estudos quase experimentais com a ferramenta JBI Critical Appraisal Checklist for Quasi-Experimental Studies(1919. Tufanaru C, Munn Z, Aromataris E, Campbell J, Hopp L. Systematic reviews of effectiveness [Internet]. In: Aromataris E, Munn Z, editors. JBI Manual for evidence synthesis. Melbourne: JBI; 2020. doi: https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-01.
https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-01...
). Uberaba, Minas Gerais, 2022

DISCUSSÃO

Foram identificados doze estudos publicados entre os anos de 2011 a 2021. Outras revisões apresentaram amostras maiores(3232. Giap TT, Park M. Implementing patient and family involvement interventions for promoting patient safety: a systematic review and meta-analysis. J Patient Saf. 2021;17(2):131-40. doi: https://doi.org/10.1097/PTS.0000000000000714.
https://doi.org/10.1097/PTS.000000000000...
,3333. Bombard Y, Baker GR, Orlando E, Fancott C, Bhatia P, Casalino S, et al. Engaging patients to improve quality of care: a systematic review. Implement Sci. 2018;13(1):98. doi: https://doi.org/10.1186/s13012-018-0784-z.
https://doi.org/10.1186/s13012-018-0784-...
), contudo, os artigos incluídos foram publicados entre 1988 e 2018(3232. Giap TT, Park M. Implementing patient and family involvement interventions for promoting patient safety: a systematic review and meta-analysis. J Patient Saf. 2021;17(2):131-40. doi: https://doi.org/10.1097/PTS.0000000000000714.
https://doi.org/10.1097/PTS.000000000000...
) e 1990 e 2016(3333. Bombard Y, Baker GR, Orlando E, Fancott C, Bhatia P, Casalino S, et al. Engaging patients to improve quality of care: a systematic review. Implement Sci. 2018;13(1):98. doi: https://doi.org/10.1186/s13012-018-0784-z.
https://doi.org/10.1186/s13012-018-0784-...
).

Quanto ao país de origem das publicações percebe-se que outras revisões sistemáticas corroboram com os dados aqui apresentados, em que há predomínio de estudos desenvolvidos nos Estados Unidos da América, Austrália, Reino Unido(3232. Giap TT, Park M. Implementing patient and family involvement interventions for promoting patient safety: a systematic review and meta-analysis. J Patient Saf. 2021;17(2):131-40. doi: https://doi.org/10.1097/PTS.0000000000000714.
https://doi.org/10.1097/PTS.000000000000...
,3333. Bombard Y, Baker GR, Orlando E, Fancott C, Bhatia P, Casalino S, et al. Engaging patients to improve quality of care: a systematic review. Implement Sci. 2018;13(1):98. doi: https://doi.org/10.1186/s13012-018-0784-z.
https://doi.org/10.1186/s13012-018-0784-...
). Ressalta-se que o ano de publicação e o país de origem no qual o estudo foi realizado pode influenciar na escolha da estratégia educativa, tendo em vista a heterogeneidade cultural e educacional, a disponibilidade e a acessibilidade aos recursos de ensino(3434. Edwards M, Davies M, Edwards A. What are the external influences on information exchange and shared decision-making in healthcare consultations: a meta-synthesis of the literature. Patient Educ Couns. 2009;75(1):37-52. doi: https://doi.org/10.1016/j.pec.2008.09.025.
https://doi.org/10.1016/j.pec.2008.09.02...
,3535. Truglio-Londrigan M, Slyer JT, Singleton JK, Worral PS. A qualitative systematic review of internal and external influences on shared decision-making in all health care settings. JBI Database Syst Rev Implement Rep. 2014;12(5):121-94. doi: https://doi.org/10.11124/jbisrir-2014-1414.
https://doi.org/10.11124/jbisrir-2014-14...
), bem como a evolução destes recursos ao longo dos anos.

A literatura internacional sobre as estratégias educativas no envolvimento do paciente em práticas seguras do cuidado se destaca(1111. Hall J, Peat M, Birks Y, Golder S, PIPS Group; Entwistle V, et al. Effectiveness of interventions designed to promote patient involvement to enhance safety: a systematic review. Qual Saf Health Care. 2010;19(5):e10. doi: https://doi.org/10.1136/qshc.2009.032748
https://doi.org/10.1136/qshc.2009.032748...
,3232. Giap TT, Park M. Implementing patient and family involvement interventions for promoting patient safety: a systematic review and meta-analysis. J Patient Saf. 2021;17(2):131-40. doi: https://doi.org/10.1097/PTS.0000000000000714.
https://doi.org/10.1097/PTS.000000000000...
,3333. Bombard Y, Baker GR, Orlando E, Fancott C, Bhatia P, Casalino S, et al. Engaging patients to improve quality of care: a systematic review. Implement Sci. 2018;13(1):98. doi: https://doi.org/10.1186/s13012-018-0784-z.
https://doi.org/10.1186/s13012-018-0784-...
,3636. Schwappach DLB. Review: engaging patients as vigilant partners in safety: a systematic review. Med Care Res Rev. 2010;67(2):119-48. doi: https://doi.org/10.1177/1077558709342254.
https://doi.org/10.1177/1077558709342254...
) quando comparada à nacionais(3737. Ximenes MAM, Brandão MGSA, Araújo TM, Galdino Neto NM, Barros LM, Caetano JA. Effectiveness of educational interventions for fall prevention: a systematic review. Texto Contexto Enferm. 2021;30:e20200558. doi: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0558
https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-20...
). Percebe-se que as inciativas de participação do paciente na sua segurança ainda são recentes no Brasil(3838. Ministério da Saúde (BR), Gabinete do Ministro. Portaria MS/GM nº 529, de 1° de abril de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Diário Oficial União. 2013 abr 1 [cited 2018 Jun 20];150(62 Seção 1):43-4. Available from: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=02/04/2013&jornal=1&pagina=43&totalArquivos=120 .
https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/...
,3939. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Pacientes pela segurança do paciente em serviços de saúde: como posso contribuir para aumentar a segurança do paciente? orientações aos pacientes, familiares e acompanhantes [Internet]. Brasília: Anvisa; 2017 [cited 2019 Oct 10]. Available from: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/publicacoes/guia-como-posso-contribuir-para-aumentar-a-seguranca-do-paciente-orientacoes-aos-pacientes-familiares-e-acompanhantes/view .
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centrais...
), o que pode contribuir com a escassez de estudos.

Na presente revisão, as estratégias educativas mais utilizadas para envolver o paciente na segurança do cuidado foram as que empregaram ferramentas tecnológicas de ensino como vídeos(2525. Davis RE, Pinto A, Sevdalis N, Vincent C, Massey R, Darzi A. Patients' and health care professionals' attitudes towards the PINK patient safety video. J Eval Clin Pract. 2012;18(4):e848-53. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011.01688.x.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011...
,3131. Shin SH, Kim MJ, Moon HJ, Lee EH. Development and effectiveness of a patient safety education program for inpatients. Int J Environ Res Public Health. 2021;18(6):3262. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph18063262.
https://doi.org/10.3390/ijerph18063262...
), e-book(2222. Huang H, Hwang GJ. Facilitating inpatients’ family members to learn: a learning engagement-promoting model to develop interactive e-book systems for patient education. J Educ Techno Soc. 2019 [cited 2021 Mar 12];22(3):74-87. Available from: https://www.jstor.org/stable/pdf/26896711.pdf .
https://www.jstor.org/stable/pdf/2689671...
) e aplicativos eletrônicos(2727. Prey JE, Polubriaginof F, Grossman LV, Creber RM, Tsapepas D, Perotte R, et al. Engaging hospital patients in the medication reconciliation process using tablet computers. J Am Med Inform Assoc. 2018;25(11):1460-9. doi: https://doi.org/10.1093/jamia/ocy115.
https://doi.org/10.1093/jamia/ocy115...
,2929. Cho S, Lee E. Effects of self-education on patient safety via smartphone application for self-efficacy and safety behaviors of inpatients in Korea. Healthc Inform Res. 2021;27(1):48-56. doi: https://doi.org/10.4258/hir.2021.27.1.48.
https://doi.org/10.4258/hir.2021.27.1.48...
).

O avanço tecnológico proporcionou maior utilização dessas ferramentas eletrônicas nas intervenções educativas, favorecendo a aprendizagem de pacientes que apresentam dificuldades com leitura e compreensão das informações(4040. Daungcharone K, Panjaburee P, Thongkoo K. A mobile game-based C programming language learning: results of university students’ achievement and motivations. Int J Mob Learn Organ. 2019;13(2):171-92. doi: https://doi.org/10.1504/IJMLO.2019.098184.
https://doi.org/10.1504/IJMLO.2019.09818...
,4141. Peterson DA. Electronic textbooks: usability of advanced features a limiting factor. Int J Mob Learn Organ. 2017;11(4):360-77. doi: https://doi.org/10.1504/IJMLO.2017.087087.
https://doi.org/10.1504/IJMLO.2017.08708...
), uma vez que é possível a utilização de ilustrações, músicas, videoclipes e animações, despertando mais interesse e envolvimento do paciente pelo conteúdo apresentado(4141. Peterson DA. Electronic textbooks: usability of advanced features a limiting factor. Int J Mob Learn Organ. 2017;11(4):360-77. doi: https://doi.org/10.1504/IJMLO.2017.087087.
https://doi.org/10.1504/IJMLO.2017.08708...
,4242. Park JS, Kim MS, Kim H, Kim SI, Shin CH, Lee HJ, et al. A randomized controlled trial of educational video to improve quality of bowel preparation for colonoscopy. BMC Gastroenterol. 2016;16(1):e64. doi: https://doi.org/10.1186/s12876-016-0476-6.
https://doi.org/10.1186/s12876-016-0476-...
).

Ao analisar os aspectos dos recursos eletrônicos como estratégia para capacitar pacientes, o vídeo educativo configura-se como ferramenta que facilita a compreensão, favorece a motivação para aprendizagem e a maior interação com as informações repassadas(4242. Park JS, Kim MS, Kim H, Kim SI, Shin CH, Lee HJ, et al. A randomized controlled trial of educational video to improve quality of bowel preparation for colonoscopy. BMC Gastroenterol. 2016;16(1):e64. doi: https://doi.org/10.1186/s12876-016-0476-6.
https://doi.org/10.1186/s12876-016-0476-...
-4545. Sharma S, McCrary H, Romero E, Kim A, Chang E, Le CH. A prospective, randomized, single-blinded trial for improving health outcomes in rhinology by the use of personalized video recordings. Int Forum Allergy Rhinol. 2018;8(12):1406-11. doi: https://doi.org/10.1002/alr.22145.
https://doi.org/10.1002/alr.22145...
).

A Organização Mundial de Saúde, por meio do “Guia curricular de segurança do paciente”, publicado em 2011, reconhece que o uso de tecnologias em saúde como tutoriais, atividades on-line, treinamento de habilidades, vídeos e jogos é efetivo no processo educativo nas práticas seguras do cuidado(4646. Organização Mundial de Saúde (BR); Marra VN, Sette ML, coordenadoras. Guia curricular de segurança do paciente da Organização Mundial da Saúde: edição multiprofissional [Internet]. Rio de Janeiro: Autográfica; 2016 [cited 2021 Mar 12]. Available from: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/44641/9788555268502por.pdf?sequence=32 .
https://apps.who.int/iris/bitstream/hand...
).

Cabe destacar que o enfermeiro tem papel fundamental na aprendizagem do paciente por meio da educação em saúde e o uso das tecnologias educativas torna-se um aliado nesse processo, pois, além de fornecer informações e orientações, busca sensibilizar o indivíduo quanto à mudança de comportamento(4747. Maniva SJCF, Carvalho ZMF, Gomes RKG, Carvalho REFL, Ximenes LB, Freitas CHA. Educational technologies for health education on stroke: an integrative review. Rev Bras Enferm. 2018 [cited 2021 Apr 20];71(Suppl 4):1724-31. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php ?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018001001724&lng=en.
http://www.scielo.br/scielo.php...
). Além disso, a utilização dessas tecnologias tem se mostrado cada vez mais eficaz, uma vez que facilitam a compreensão, aprimoram habilidades e promovem a troca de conhecimento e experiências(4848. Barros EJL, Santos SSC, Gomes GC, Erdmann AL. Educational geronto-technology for ostomized seniors from a complexity perspective. Rev Gaúcha Enferm. 2012;33(2):95-101. doi: https://doi.org/10.1590/S1983-14472012000200014.
https://doi.org/10.1590/S1983-1447201200...
,4949. Sampaio SS, Nammur LG, Stuardo JYR, Barbieri MR, Oliveira CJ. A educação em saúde na comunidade com as tecnologias de informação e comunicação: projeto pequeno cientista. Rev Cult Ext USP. 2017;17(supl.):21-36. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v17isupl.p21-36.
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060....
).

Diferentes metodologias tecnológicas foram descritas no processo de educação em saúde, a saber: teleconferência, jogos eletrônicos, websites, apresentação de power point, telenovela, softwares, CD interativo, multimídia, aplicativos para celulares, programas de simulação e vídeos(4747. Maniva SJCF, Carvalho ZMF, Gomes RKG, Carvalho REFL, Ximenes LB, Freitas CHA. Educational technologies for health education on stroke: an integrative review. Rev Bras Enferm. 2018 [cited 2021 Apr 20];71(Suppl 4):1724-31. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php ?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018001001724&lng=en.
http://www.scielo.br/scielo.php...
,5050. Bueno MBT, Bueno MM, Moreira MIG. Fisioterapia e a educação em saúde: as tecnologias educacionais digitais em foco. Rev Thema. 2020;17(3):675-85. doi: https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.675-685.1594.
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020....
-5252. Sá GGM, Silva FL, Santos AMR, Nolêto JS, Gouveia MTO, Nogueira LT. Technologies that promote health education for the community elderly: integrative review. Rev Latino-Am Enfermagem. 2019;27:e3186. doi: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3171.3186.
https://doi.org/10.1590/1518-8345.3171.3...
).

Na área de segurança do paciente, pesquisadores identificaram que a utilização de recursos audiovisuais é capaz de melhorar o envolvimento do indivíduo nas práticas seguras em saúde em diferentes aspectos como a identificação correta do paciente, a higienização das mãos, o uso seguro de medicamentos, o risco de quedas, o desenvolvimento de lesões por pressão e até a notificação de eventos adversos(5353. Groia RCS, Costa JM, Paulo LDR, Viudes MAA, Martins MAP, Reis AMM. Estímulo ao uso racional da varfarina: vídeo educativo como ferramenta de aprendizado. Rev APS. 2019 [cited 2021 May 22];22(1):76-88. Available from: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/16528/20744 .
https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps...
-5656. Salvador PTCO, Costa TD, Gomes ATL, Assis YMS, Santos VEP. Patient safety: characterization of YouTube videos. Rev Gaúcha Enferm. 2017;38(1):e61713. doi: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.01.61713.
https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.0...
).

Na presente revisão, o emprego de estratégias educativas utilizando ferramentas tradicionais de ensino como livreto(2424. Schwappach DLB, Frank O, Buschmann U, Babst R. Effects of an educational patient safety campaign on patients' safety behaviours and adverse events. J Eval Clin Pract. 2013;19(2):285-91. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012.01820.x.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012...
), orientações verbais(2121. Greysen SR, Harrison JD, Rareshide C, Magan Y, Seghal N, Rosenthal J, et al. A randomized controlled trial to improve engagement of hospitalized patients with their patient portals. J Am Med Inform Assoc. 2018;25(12):e1626-33. doi: https://doi.org/10.1093/jamia/ocy125.
https://doi.org/10.1093/jamia/ocy125...
) e elaboração de plano de ação em conjunto com o paciente(2323. Lawton R, O'Hara JK, Sheard L, Armitage G, Cocks K, Buckley H, et al. Can patient involvement improve patient safety? a cluster randomised control trial of the Patient Reporting and Action for a Safe Environment (PRASE) intervention. BMJ Qual Saf. 2017;26(8):622-31. doi: https://doi.org/10.1136/bmjqs-2016-005570.
https://doi.org/10.1136/bmjqs-2016-00557...
,2828. Radecki B, Keen A, Miller J, McClure JK, Kara A. Innovating fall safety: engaging patients as expert. J Nurs Care Qual. 2020;35(3):220-6. doi: https://doi.org/10.1097/NCQ.0000000000000447.
https://doi.org/10.1097/NCQ.000000000000...
) também demonstram o envolvimento do indivíduo com as questões de segurança. A utilização de manuais, desenhos e áudios, bem como o feedback das orientações recebidas podem facilitar a participação ativa no processo de cuidado e segurança(1212. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Assistência segura: uma reflexão teórica aplicada à prática [Internet]. Brasília, DF: Anvisa ; 2017 [cited 2019 Nov 02]. Available from: http://www.saude.pi.gov.br/uploads/divisa_document/file/374/Caderno_1_-_Assist%C3%AAncia_Segura_-_Uma_Reflex%C3%A3o_Te%C3%B3rica_Aplicada_%C3%A0_Pr%C3%A1tica.pdf .
http://www.saude.pi.gov.br/uploads/divis...
).

Em decorrência do processo de globalização, o uso de ferramentas tradicionais de ensino como folders, cartilhas, manuais e folhetos explicativos vem sendo substituído pela incorporação dos recursos tecnológicos e meios de comunicação capazes de tornar o aprendizado mais atrativo, proporcionar ao indivíduo mais interação e dinamicidade e de estimular o pensamento crítico-reflexivo(5757. Vieira AS, Martins MR. Importância dos recursos tecnológicos para a aprendizagem. Rev ALL. 2020 [cited 2021 May 22];1(7):51-8. Available from: http://www.allrevista.com.br/index.php/allrevista/article/view/154 .
http://www.allrevista.com.br/index.php/a...
).

De fato, percebe-se que o emprego de livretos e folhetos educativos foram utilizados por estudos mais antigos publicados em 2011 e 2013(2424. Schwappach DLB, Frank O, Buschmann U, Babst R. Effects of an educational patient safety campaign on patients' safety behaviours and adverse events. J Eval Clin Pract. 2013;19(2):285-91. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012.01820.x.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012...
,2626. Davis RE, Sevdalis N, Pinto A, Darzi A, Vincent CA. Patients' attitudes towards patient involvement in safety interventions: results of two exploratory studies. Health Expect. 2013;16(4):e164-76. doi: https://doi.org/10.1111/j.1369-7625.2011.00725.x.
https://doi.org/10.1111/j.1369-7625.2011...
). Com a evolução dos anos, a maioria das investigações passou a utilizar tecnologias educacionais e recursos multimídia como estratégia educativa(2222. Huang H, Hwang GJ. Facilitating inpatients’ family members to learn: a learning engagement-promoting model to develop interactive e-book systems for patient education. J Educ Techno Soc. 2019 [cited 2021 Mar 12];22(3):74-87. Available from: https://www.jstor.org/stable/pdf/26896711.pdf .
https://www.jstor.org/stable/pdf/2689671...
,2525. Davis RE, Pinto A, Sevdalis N, Vincent C, Massey R, Darzi A. Patients' and health care professionals' attitudes towards the PINK patient safety video. J Eval Clin Pract. 2012;18(4):e848-53. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011.01688.x.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011...
,2727. Prey JE, Polubriaginof F, Grossman LV, Creber RM, Tsapepas D, Perotte R, et al. Engaging hospital patients in the medication reconciliation process using tablet computers. J Am Med Inform Assoc. 2018;25(11):1460-9. doi: https://doi.org/10.1093/jamia/ocy115.
https://doi.org/10.1093/jamia/ocy115...
,2929. Cho S, Lee E. Effects of self-education on patient safety via smartphone application for self-efficacy and safety behaviors of inpatients in Korea. Healthc Inform Res. 2021;27(1):48-56. doi: https://doi.org/10.4258/hir.2021.27.1.48.
https://doi.org/10.4258/hir.2021.27.1.48...
,3131. Shin SH, Kim MJ, Moon HJ, Lee EH. Development and effectiveness of a patient safety education program for inpatients. Int J Environ Res Public Health. 2021;18(6):3262. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph18063262.
https://doi.org/10.3390/ijerph18063262...
).

Alguns estudos combinaram diferentes estratégias educativas e utilizaram ferramentas tecnológicas e tradicionais de ensino, por exemplo, pôster, folheto e DVD(2020. Chaboyer W, Bucknall T, Webster J, McInnes E, Gillespie BM, Banks M, et al. The effect of a patient centred care bundle intervention on pressure ulcer incidence (INTACT): a cluster randomised trial. Int J Nurs Stud. 2016;64:63-71. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016.09.015.
https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016....
), folheto e vídeo(2626. Davis RE, Sevdalis N, Pinto A, Darzi A, Vincent CA. Patients' attitudes towards patient involvement in safety interventions: results of two exploratory studies. Health Expect. 2013;16(4):e164-76. doi: https://doi.org/10.1111/j.1369-7625.2011.00725.x.
https://doi.org/10.1111/j.1369-7625.2011...
) e pôster, folheto e vídeo(3030. Deakin J, Gillespie BM, Chaboyer W, Nieuwenhoven P, Latimer S. An education intervention care bundle to improve hospitalised patients’ pressure injury prevention knowledge: a before and after study. Wound Pract Res. 2020;28(4):154-62. doi: https://doi.org/10.33235/wpr.28.4.154-162.
https://doi.org/10.33235/wpr.28.4.154-16...
). Acredita-se que a combinação de ferramentas educacionais pode apresentar maior eficácia na produção de conhecimento e compreensão do paciente, pois são complementares(4242. Park JS, Kim MS, Kim H, Kim SI, Shin CH, Lee HJ, et al. A randomized controlled trial of educational video to improve quality of bowel preparation for colonoscopy. BMC Gastroenterol. 2016;16(1):e64. doi: https://doi.org/10.1186/s12876-016-0476-6.
https://doi.org/10.1186/s12876-016-0476-...
,5858. Wong E, Mavondo F, Fisher J. Patient feedback to improve quality of patient-centred care in public hospitals: a systematic review of the evidence. BMC Health Serv Res. 2020;20(1):e530. doi: https://doi.org/10.1186/s12913-020-05383-3.
https://doi.org/10.1186/s12913-020-05383...
).

A escolha da estratégia educativa para utilização no ensino dos pacientes depende das evidências sobre sua eficácia. Nessa revisão, os ensaios clínicos randomizados incluídos foram classificados com alto risco de viés(2020. Chaboyer W, Bucknall T, Webster J, McInnes E, Gillespie BM, Banks M, et al. The effect of a patient centred care bundle intervention on pressure ulcer incidence (INTACT): a cluster randomised trial. Int J Nurs Stud. 2016;64:63-71. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016.09.015.
https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016....
-2424. Schwappach DLB, Frank O, Buschmann U, Babst R. Effects of an educational patient safety campaign on patients' safety behaviours and adverse events. J Eval Clin Pract. 2013;19(2):285-91. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012.01820.x.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012...
) e os estudos quase experimentais apresentaram baixo risco de viés(2525. Davis RE, Pinto A, Sevdalis N, Vincent C, Massey R, Darzi A. Patients' and health care professionals' attitudes towards the PINK patient safety video. J Eval Clin Pract. 2012;18(4):e848-53. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011.01688.x.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2011...
-3131. Shin SH, Kim MJ, Moon HJ, Lee EH. Development and effectiveness of a patient safety education program for inpatients. Int J Environ Res Public Health. 2021;18(6):3262. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph18063262.
https://doi.org/10.3390/ijerph18063262...
). Tais achados se assemelham a outros estudos(1111. Hall J, Peat M, Birks Y, Golder S, PIPS Group; Entwistle V, et al. Effectiveness of interventions designed to promote patient involvement to enhance safety: a systematic review. Qual Saf Health Care. 2010;19(5):e10. doi: https://doi.org/10.1136/qshc.2009.032748
https://doi.org/10.1136/qshc.2009.032748...
,3232. Giap TT, Park M. Implementing patient and family involvement interventions for promoting patient safety: a systematic review and meta-analysis. J Patient Saf. 2021;17(2):131-40. doi: https://doi.org/10.1097/PTS.0000000000000714.
https://doi.org/10.1097/PTS.000000000000...
,3333. Bombard Y, Baker GR, Orlando E, Fancott C, Bhatia P, Casalino S, et al. Engaging patients to improve quality of care: a systematic review. Implement Sci. 2018;13(1):98. doi: https://doi.org/10.1186/s13012-018-0784-z.
https://doi.org/10.1186/s13012-018-0784-...
).

O alto risco de viés pode ser justificado pela existência de algumas fragilidades no percurso metodológico como o processo de randomização(2222. Huang H, Hwang GJ. Facilitating inpatients’ family members to learn: a learning engagement-promoting model to develop interactive e-book systems for patient education. J Educ Techno Soc. 2019 [cited 2021 Mar 12];22(3):74-87. Available from: https://www.jstor.org/stable/pdf/26896711.pdf .
https://www.jstor.org/stable/pdf/2689671...
-2424. Schwappach DLB, Frank O, Buschmann U, Babst R. Effects of an educational patient safety campaign on patients' safety behaviours and adverse events. J Eval Clin Pract. 2013;19(2):285-91. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012.01820.x.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012...
) e o desvio da intervenção pretendida(2121. Greysen SR, Harrison JD, Rareshide C, Magan Y, Seghal N, Rosenthal J, et al. A randomized controlled trial to improve engagement of hospitalized patients with their patient portals. J Am Med Inform Assoc. 2018;25(12):e1626-33. doi: https://doi.org/10.1093/jamia/ocy125.
https://doi.org/10.1093/jamia/ocy125...
-2424. Schwappach DLB, Frank O, Buschmann U, Babst R. Effects of an educational patient safety campaign on patients' safety behaviours and adverse events. J Eval Clin Pract. 2013;19(2):285-91. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012.01820.x.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2753.2012...
), que contempla a avaliação do cegamento dos participantes e da equipe.

Na execução dos ensaios clínicos randomizados o processo de aleatorização é fundamental para garantir que cada participante tenha chance igual e independente de participação aos grupos de alocação(5959. Bondemark L, Ruf S. Randomized controlled trial: the gold standard or an unobtainable fallacy? Eur J Orthod. 2015;37(5):457-61. doi: https://doi.org/10.1093/ejo/cjv046.
https://doi.org/10.1093/ejo/cjv046...
). Da mesma forma, a ocultação da alocação impede a manipulação da intervenção para cada grupo do participante, sendo importante descrever os métodos utilizados para esse processo(6060. Sousa-Pinto B, Azevedo LF. Avaliação crítica de um ensaio clínico aleatorizado (parte I): da seleção dos participantes à atribuição aleatória da intervenção. Rev Soc Port Anestesiol. 2018;27(3):38-41. doi: https://doi.org/10.25751/rspa.15148.
https://doi.org/10.25751/rspa.15148...
).

Ao considerar a heterogeneidade entre os estudos, a possibilidade de risco de viés, a avaliação de diferentes intervenções em segmentos distintos da segurança no cuidado e a disparidade dos instrumentos utilizados na mensuração dos desfechos de cada estudo incluído, dificultou-se a elegibilidade de estratégias educativas eficazes no envolvimento do paciente nas práticas seguras do cuidado.

Determinar a eficácia de estratégias educativas focadas no envolvimento ativo do paciente no cuidado seguro contribui para reflexão de profissionais de saúde e pesquisadores a utilizarem intervenções de ensino que considerem as especificidades do Sistema Único de Saúde a fins de reduzir a possibilidade de eventos adversos, melhorar a qualidade da assistência e promover a cultura de segurança nas instituições de saúde.

CONCLUSÃO

As estratégias educativas, sejam as que utilizaram ferramentas de ensino tecnológicas, tradicionais ou a combinação entre elas, foram eficazes no envolvimento do paciente para adoção de práticas seguras no cuidado. Sugere-se a realização de estudos experimentais bem delineados, a fim de fortalecer a qualidade das evidências aqui apresentadas, e de pesquisas futuras que contemplem segmentos específicos da segurança do paciente.

Agradecimento

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) [PQ-2021-307468/2021-6].

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Editado por

Editor associado

João Lucas Campos de Oliveira

Editor-chefe

Maria da Graça Oliveira Crossetti

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Nov 2022
  • Data do Fascículo
    2022

Histórico

  • Recebido
    29 Jun 2021
  • Aceito
    02 Maio 2022
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