Acessibilidade / Reportar erro

Diferentes materiais e técnicas para moldagem precisa na adaptação em implantes inclinados

OBJETIVO:

Avaliar a desadaptação marginal entre intermediário micro-unit e cilindro metálicos, variando a angulação dos implantes, com dois tipos de materiais e diferentes técnicas de moldagem.

MÉTODO:

Modelo com três implantes (um perpendicular ao plano horizontal e dois inclinados) usando intermediários micro-units. Uma barra mestre acoplada ao modelo serviu de situação controle para avaliar a adaptação dos vinte corpos de prova, feitas com estereomicroscópio óptico.

RESULTADOS:

A confiabilidade do avaliador foi avaliada com Índice de Correlação Intraclasse, obtendo 99,6% (ótimo). Houve diferença estatisticamente significante entre os grupos, e com o teste Mann-Whitney comparou-se os grupos aos pares para um resultado mais preciso.

CONCLUSÃO:

O grupo que apresentou melhor comportamento foi o de tray aberta e silicone por condensação. O de pior resultado, que foi preciso ser moldado diversas vezes, foi o de tray fechada e silicone por condensação.

Adaptação; Implantação dentária; Modelos anatômicos


Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br