RESUMO
Objetivo
Comparar as dimensões dos dentes anteriores superiores naturais e de diversos dentes artificiais para próteses e também abordar as diferenças entre os gêneros.
Métodos
Um único examinador mediu com um paquímetro digital dentes naturais de 41 homens e 55 mulheres para determinar CIW (largura do incisivo central), CIL (comprimento do incisivo central) e WS (largura dos dentes anteriores superiores em linha reta). Adicionalmente, CC (largura dos dentes anteriores em uma curva) foi aferida com uma régua flexível. Esses parâmetros também foram observados em três cartas moldes de dentes artificiais para prótese: Premium Pala, Vivodent e Trilux. A comparação entre os sexos foi analisada pelo teste t de Student (?=0,05), enquanto frequências absolutas foram usadas para comparar medidas dos dentes naturais e artificiais.
Resultados
CIW, CIL, WS e WC obtidos de homens foram significativamente maiores do que aqueles encontrados para mulheres (p<0,05). CIW de quase metade de dentes naturais e artificiais estavam entre 8,0-8,5 mm. Quase metade dos dentes naturais apresentaram valores CIL entre 10,6-11 mm, enquanto a maior frequência de dentes artificiais foi observada entre 9,6-10 mm. A maioria dos dentes naturais e artificiais apresentaram valores WS entre 42-49 mm. Apenas uma carta molde de dentes artificiais descreveu os valores de WC, que foram observados principalmente entre 44–51 mm, enquanto a maioria dos valores de WC obtidos em dentes naturais variaram de 48 a 55 mm.
Conclusão
Alguns dentes artificiais para próteses disponíveis comercialmente apresentam dimensões não observadas nos dentes naturais. As dimensões dos dentes em função das diferenças de gênero devem ser consideradas na seleção dos dentes artificiais.
Termos de indexação
Prótese dentária; Estética; Dente artificial