Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de fluoreto de sódio 2% como um novo método de desinfecção dentes humanos extraídos

RESUMO

Objetivo:

Investigar a ação do fluoreto de sódio à 2% como um novo método de desinfecção/esterilização de dentes humanos extraídos, usando E. faecalis.

Métodos:

A taxa de sobrevivência do E. faecalis ATCC 29212 foram avaliadas, em termos de absorbância a partir do meio de cultura, usando espectofotômetro. A avaliação de esterilização ocorreu de acordo com os seguintes grupos: Grupo I (GI) - controle; GII - autoclave; GIII - fluoreto de sódio 7 dias; GIV - fluoreto de sódio 14 dias.

Resultados:

Quando utilizado autoclave e solução de fluoreto de sódio (2%), a quantidade de bactérias foi reduzida significativamente quando comparado com o grupo de controle (p <0.001). Diferenças estatisticamente significantes também foram encontrados quando os grupos experimentais foram comparados uns com os outros (p < 0.001).

Conclusão:

Os resultados do presente estudo sugerem que a solução de fluoreto de sódio à 2% pode ser considerado como um novo método de desinfecção com base na sua capacidade para reduzir a carga de E. faecalis.

Termos de indexação:
Antibacterianos; Desinfecção; Flúor; Extração dentária

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br