Acessibilidade / Reportar erro

IMAGINAÇÃO, HISTÓRIA E POLÍTICA: DIÁLOGOS E DUELOS ENTRE POETAS E CRONISTAS NO DON QUIJOTE DE LA MANCHA* * Todas as obras e todos os documentos utilizados na pesquisa e na elaboração do artigo são citados nas notas e na bibliografia. O artigo não foi publicado em plataforma preprint. O tema foi abordado originalmente na comunicação “Diálogos entre poetas y cronistas en D.Quijote de la Mancha” apresentada no IX CINDAC (Congreso Internacional de la Asociación de Cervantistas) realizado na Universidade de São Paulo (29 de junho - 03 de julho de 2015). A pesquisa teve apoio do CNPq (Bolsa de Produtividade em Pesquisa – Processo: 30756/2011-9).

IMAGINATION, HISTORY AND POLITICS: DIALOGUES AND DISPUTES BETWEEN POETS AND CHRONICLERS IN DON QUIJOTE DE LA MANCHA

Resumo

Acompanhando estudiosos da obra de Cervantes, pretendemos reconhecer como a história de D. Quixote de la Mancha constitui complexa “invenção-crítica” expressiva da cultura humanista espanhola dos séculos XVI e XVII. Demonstramos uma possível opinião do autor na polêmica travada entre “poetas” (escritores de ficção) e “cronistas” (historiadores) analisando as peripécias do narrador na busca por fontes e métodos que revelassem as aventuras do cavaleiro e de seu escudeiro na forma de uma “história moderna”. Ou seja, uma novela original, questionadora tanto das novelas de cavalaria quanto das crônicas oficiais.

Palavras-chave
Cervantes; D. Quixote; livros de cavalaria; crônicas; Espanha

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br