Resumo
O sistema rodoviário federal brasileiro é constituído em grande parte por pontes construídas antes de 1984. Assim, essas pontes possuem geometria e capacidade de carga incompatíveis com o tráfego atual. Nesse cenário, o objetivo deste estudo foi a avaliação dos procedimentos de alargamento e reforço empregados em uma ponte de concreto armado que foi reabilitada, visando atender às novas exigências de uma rodovia que foi duplicada. O estudo também inclui a comparação do seu desempenho com a ponte nova, também em concreto armado, que foi construída ao lado para receber a pista nova. Esta comparação se mostra adequada, considerando que ambas as pontes são inseridas no mesmo microclima, estão sujeitas às mesmas características de tráfego e têm vãos e sistemas estruturais semelhantes.Os resultados obtidos permitem conhecer a eficácia das intervenções de alargamento e reforço realizadas, sob o ponto de vista da durabilidade, contribuindo para a melhoria de projetos futuros de reabilitação de pontes rodoviárias de concreto armado.
Palavras-chave:
pontes rodoviárias em concreto armado; procedimentos de reforço; desempenho