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Comparação do nível de medo da morte entre estudantes e profissionais de enfermagem no México

OBJETIVO:

comparar o nível de medo da morte em estudantes e profissionais de enfermagem.

MÉTODO:

comparativo-transversal. Os participantes eram 643 estudantes e profissionais de Enfermagem de uma instituição de terceiro nível. Amostragem aleatória, a amostra foi calculada pela análise de potência. O estudo foi desenvolvido durante três etapas: a primeira etapa foi a aplicação de um teste piloto, a segunda etapa incluiu o recrutamento dos participantes e, na terceira etapa, foi aplicada a Escala de Medo da Morte Collett-Lester.

RESULTADOS:

a média de medo da morte foi moderada-alta (-X=3,19±0,55). A pontuação mais alta foi do medo da morte de outros (-X=3,52±0,20). A percepção do medo da morte foi diferente entre os estudantes dos três primeiros anos (p<,05). Os estudantes do 1o e do 4o ano e os profissionais não mostraram diferenças (p>,05).

CONCLUSÕES:

possivelmente, os estudantes do 1o ano percebem um menor medo da morte porque não tiveram a experiência da prática hospitalar. Os estudantes do 2o e do 3o ano têm maior medo da morte porque já cuidaram de pacientes terminais. Aparentemente, conforme o tempo passa (estudantes do 4o ano e profissionais), adquire-se mais confiança e o medo da morte diminui (p<,05).

Medo; Morte; Enfermagem


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