Acessibilidade / Reportar erro

Escala de avaliação de habilidades não técnicas em enfermagem: construção, desenvolvimento e validação1 1 Apoio financeiro do Fundo Europeu de Desenvolvimento Rural (FEDER), operação POCI-01-0145-FEDER-007746, pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE2020) e pelo National Funds through da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em parceria com CINTESIS, R&D Unit, Referência UID/IC/4255/2013.

RESUMO

A introdução de habilidades não técnicas durante o ensino de enfermagem é fundamental para preparar os enfermeiros para o contexto clínico e aumentar a segurança do paciente. Não foram encontrados quaisquer instrumentos desenvolvidos para essa finalidade.

Objetivos:

construir, desenvolver e validar uma escala de avaliação de habilidades não técnicas em enfermagem.

Método:

pesquisa metodológica. Com base na revisão da literatura e na experiência dos pesquisadores em habilidades não técnicas em saúde, e no conhecimento dos princípios do gerenciamento de recursos em crises, foi construída uma lista de 63 itens e com uma escala Likert de cinco pontos. A escala foi aplicada em 177 estudantes de graduação em enfermagem. Estatística descritiva, correlações, análises de consistência interna e análise fatorial exploratória foram realizadas para avaliar as propriedades psicométricas da escala.

Resultados:

os itens da escala apresentaram valores semelhantes para média e mediana. Os valores máximo e mínimo mostraram uma boa distribuição em todas as opções de resposta. A maioria dos itens apresentou uma relação significativa e positiva. O alfa de Cronbach apresentou um bom valor (0,94) e a maioria das correlações foi significativa e positiva. A análise fatorial exploratória através do teste de Kaiser-Meyer-Olkin apresentou um valor de 0,849, e o teste de Bartlett apresentou valores de esfericidade adequados (χ2=6483.998; p=0.000). O modelo de um fator explicou 26% da variância total.

Conclusão:

a formação em habilidades não técnicas e sua mensuração poderiam ser incluídos nos programas de graduação ou pós-graduação de profissões da saúde, ou até mesmo serem utilizadas para avaliar as necessidades e melhorias nos contextos de cuidados de saúde.

Descritores:
Competências Não-Instrumentais; Gestão de Recursos em Situações de Crise; Cuidados de Saúde; Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Qualidades Psicométricas

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br