Acessibilidade / Reportar erro

Riscos de adoecimento no trabalho da equipe de enfermagem em um hospital psiquiátrico1 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado “Fatores associados aos transtornos mentais comuns entre trabalhadores de enfermagem em um hospital psiquiátrico”, apresentada à Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

RESUMO

Objetivo:

Analisar os riscos de adoecimento do trabalhador de enfermagem relacionados ao contexto de trabalho em um hospital psiquiátrico.

Método:

Estudo transversal e quantitativo, desenvolvido em um hospital psiquiátrico, com 74 trabalhadores de enfermagem. Utilizou-se a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho, que permite medir os riscos de adoecimento no trabalho. Realizaram-se análises descritivas por meio de média e desvio padrão. Para testar a confiabilidade dos dados, utilizou-se o teste alfa de Cronbach. A correlação entre os fatores do contexto de trabalho foi testada por meio do coeficiente de correlação de Spearmann.

Resultados:

A organização do trabalho foi considerada crítica, as relações socioprofissionais satisfatórias e as condições de trabalho graves para riscos de adoecimento no trabalho. Os itens repetitividade das tarefas, condições de trabalho que oferecem riscos à segurança dos trabalhadores, mobiliário e estrutura física do posto de trabalho inadequados, bem como existência de barulho no ambiente de trabalho, indicaram riscos severos à saúde dos trabalhadores.

Conclusão:

O fator condições de trabalho é o que mais contribui para o adoecimento do trabalhador de enfermagem.

Descritores:
Enfermagem; Condições de Trabalho; Saúde do Trabalhador; Saúde Mental; Recursos Humanos; Hospitais Psiquiátricos

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br